Connect with us

Brasil

Resultados do Prouni: 406.428 bolsas divulgadas pelo MEC

Publicado

em

comprovação de dados do Prouni

O Ministério da Educação (MEC) anuncia, nesta terça-feira (6/2), os resultados dos candidatos pré-selecionados no Programa Universidade para Todos (Prouni), destacando-se pela oferta de 406.428 bolsas. Este volume de bolsas se divide entre 308.977 integrais e 97.451 parciais, abrangendo uma vasta gama de cursos em 1.028 instituições de ensino superior. O acesso aos resultados é facilitado pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, ponto central para os interessados acompanharem sua situação.

Duas Oportunidades de Seleção no Prouni 2024

O processo seletivo do Prouni para o primeiro semestre de 2024 está organizado em duas chamadas consecutivas, a primeira ocorrendo nesta terça-feira e a segunda agendada para 27 de fevereiro. Essa estrutura oferece aos candidatos mais de uma chance de serem contemplados com o benefício educacional, aumentando as possibilidades de acesso ao ensino superior.

Critérios de Elegibilidade Para o Prouni

Anuncio

Para ser elegível ao Prouni, o candidato precisa comprovar renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo per capita para a bolsa integral e até 3 salários mínimos para a bolsa parcial. Além disso, é necessário ter concluído o ensino médio sob certas condições, como em escola pública, como bolsista integral em instituição privada ou uma combinação desses critérios.

Condições Especiais de Acesso

O Prouni estabelece condições especiais para dois grupos de candidatos: pessoas com deficiência e professores da rede pública que buscam formação em licenciatura e pedagogia. Para estes, não se aplica o limite de renda exigido aos demais candidatos, facilitando o acesso à formação superior e contribuindo para a inclusão e qualificação profissional.

Advertisement

Processo Seletivo Baseado em Mérito e Necessidade

O programa se destaca por ser um processo seletivo que combina critérios de mérito, representados pelo desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), e de necessidade, evidenciados pela comprovação de renda. Esta abordagem assegura que as bolsas sejam distribuídas de forma justa, atendendo tanto à capacidade acadêmica quanto à condição socioeconômica dos candidatos.

Impacto Social do Prouni

O Prouni tem um papel fundamental na democratização do acesso ao ensino superior no Brasil, ao oferecer oportunidades educacionais para estudantes de baixa renda. Através deste programa, muitos jovens conseguem ingressar na universidade, o que contribui para a formação de profissionais qualificados e o desenvolvimento socioeconômico do país.

Acompanhamento Contínuo

Os candidatos não selecionados nas primeiras chamadas devem manter-se atentos às possíveis listas de espera e convocações subsequentes, garantindo que nenhuma oportunidade seja perdida. O Portal Único de Acesso ao Ensino Superior permanece como a principal fonte de informações atualizadas sobre o processo seletivo.

Conclusão

O Prouni representa uma importante política pública de inclusão educacional, oferecendo a estudantes de diferentes perfis socioeconômicos a chance de realizar o sonho do ensino superior. A iniciativa do MEC de oferecer um número expressivo de bolsas reafirma o compromisso do governo com a educação e a equidade social no Brasil.

Advertisement

Confira o cronograma atualizado do Prouni

image

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Noticias

Escorpião Escorpião
Nossa Cidade23 minutos ago

Escorpião aparece em casa no Jd. Amanda e assusta moradores: confira o que fazer em casos como este

Uma moradora do Jardim Amanda compartilhou conosco um fato ocorrido nos últimos dias. Um escorpião foi encontrado na Rua Vinícius...

fotografia fotografia
Cursos35 minutos ago

Oficinas gratuitas de fotografia beneficiam 60 jovens em Campinas

Duas escolas municipais de Campinas serão sede das oficinas de fotografia do projeto Clique Jovem, que serão realizadas gratuitamente entre...

Ciclista Ciclista
Nossa Região58 minutos ago

Ciclista de 38 anos morre ao cair de ponte com altura superior a 15 metros

Na manhã de ontem (28), uma ciclista de 38 anos, que fazia um trajeto entre Cordeirópolis e Limeira, morreu após...

cachorro cachorro
Brasil1 hora ago

Projeto que protege pets em voo está parado no Congresso Nacional desde 2022

Desde 2022, um projeto de lei visa melhorar e humanizar o transporte de animais domésticos em voos nacionais e internacionais....

Operação contra balões Operação contra balões
Policial1 hora ago

Operação contra balões em Campinas: dois policiais feridos e três suspeitos presos

Ontem (28), em Campinas, foi desencadeada a Operação contra balões, intitulada “Risco Baloeiro”, onde três indivíduos foram detidos e dois...

calor e umidade baixa calor e umidade baixa
Nossa Cidade2 horas ago

Previsão do tempo mostra que calor e umidade baixa retornam à região de Hortolândia esta semana

Calor e umidade baixa, esta será a tônica desta semana, segundo a previsão do tempo para Hortolândia e região. Ou...

ações para combate de queimadas ações para combate de queimadas
Nossa Cidade24 horas ago

Hortolândia registras diversos focos de queimada neste sábado

Hortolândia enfrentou uma intensa nuvem de fumaça na noite de sábado (27), impactando significativamente a qualidade do ar. Moradores relataram...

Advertisement
cinema

Populares