Connect with us

Brasil

USP disponibiliza cursos online gratuitos de fisica e estatistica no site Veduca

Portal Hortolândia

Publicado

em

usp

A USP lança amanhã seus primeiros cursos abertos e gratuitos na internet, na onda do que já tem sido feito nos EUA nos chamados Moocs (sigla em inglês para cursos abertos on-line em massa).

Por aqui, os cursos serão de física mecânica básica e de probabilidade e estatística. Ambos compõem o primeiro ano das engenharias.

Os interessados devem se inscrever a partir de amanhã no Veduca (veduca.com.br), plataforma na internet que reúne os cursos.

De acordo com os organizadores da Poli USP, os cursos podem ser feitos por qualquer pessoa. Mas são montados tendo em mente um estudante do primeiro ano de um curso de engenharia.

“A qualidade USP tem de ser acessível a toda sociedade”, diz o físico Vanderlei Salvador Bagnato, da USP de São Carlos, responsável pelo curso de física mecânica básica.

Esse curso tem 45 videoaulas acompanhadas de exercícios. As atividades devem levar pelo menos três meses para serem concluídas.

Ao final, há um exame. Se aprovado, o aluno ganha um certificado -que não vale, ainda, como crédito de graduação ou de pós-graduação.

“Mas pode ser que, no futuro, alguns cursos de engenharia passem a usar o certificado do nosso curso on-line como crédito”, acredita.

No curso de probabilidade e estatística, as videoaulas duram em média 15 minutos. “Senão o aluno se distrai”, diz Melvin Cybalista, da Poli-USP, que ministra o curso.

O modelo da Veduca segue plataformas já usadas nos EUA como edX (com 59 cursos) e Coursera (com 386 cursos), de universidades de ponta como Harvard e MIT.

Nessas plataformas, há desde introdução à programação até noções sobre direitos humanos. A USP também quer expandir a oferta.

A iniciativa não é inédita no Brasil. A ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior) já conduziu um Mooc independente, sobre língua portuguesa, que começou em abril e terminou ontem, com mais de 5.000 inscritos.

SERVIÇO

Cursos oferecidos: Física mecânica básica (com certificação), Probabilidade e estatística (sem certificação)

Valor: Gratuito

Duração: Média de três meses, mas o ritmo é determinado pelos alunos

Quem pode fazer: Qualquer pessoa. Não há exigência de formação, mas os cursos são planejados para estudantes de cursos de engenharia

Inscrições: Abertas a partir de amanhã, no site Veduca (www.veduca.com.br), que servirá como plataforma para os cursos

Fonte: Folha de São Paulo – 11-06-2013

Brasil

Bolsonaro pede que apoiadores não saiam às ruas no próximo domingo

Portal Hortolândia

Publicado

em

O presidente Jair Bolsonaro pediu hoje (1º) a seus apoiadores que não compareçam às ruas no próximo domingo (7), quando estão previstas manifestações contrárias ao governo. Ontem (31), houve tumulto na Avenida Paulista, em São Paulo, quando a polícia militar tentou dispersar atos contrários e favoráveis ao governo.

Nas últimas semanas, aos domingos, grupos que apoiam o presidente têm se manifestado pela continuidade das ações do Executivo e com críticas à atuação do Congresso e do Supremo Tribunal Federal (STF). Em Brasília, eles se reúnem na Esplanada dos Ministérios e Praça dos Três Poderes, onde o presidente também comparece para cumprimentá-los.

“Estão marcando domingo um movimento, né? Deixa sozinho domingo. Eu não coordeno nada, não sou dono de grupo, não participo de nada, eu só vou prestigiar vocês que estão me apoiando, fazem um movimento limpo, decente, pela democracia, pela lei e pela ordem. Eu apenas compareço. Não conheço praticamente ninguém desses grupos. Eu acho que, já que marcaram para domingo, deixa eles domingo lá”, disse, ao deixar o Palácio da Alvorada, em Brasília.

Na manhã desta segunda-feira, os seguranças da Presidência encaminharam os apoiadores para uma área interna do Alvorada, longe da imprensa, onde Bolsonaro parou para cumprimentá-los. Normalmente, eles ficam em um espaço reservado aos visitantes na área externa da residência oficial. A conversa foi transmitida ao vivo na página pessoal do presidente no Facebook.

fonte ebc

Continue Lendo

Brasil

CORONAVÍRUS NO BRASIL: 55.383 casos confirmados, 223.638 curados e 31.199 óbitos

Redação

Publicado

em

Por

O Ministério da Saúde registrou nesta terça-feira (2/6) o total de 555.383 casos confirmados de infectados pelo Covid-19. 223.638 foi o número de recuperados da doença.

O número de óbitos registrados chegou a 31.199, sendo que nas últimas 24 horas foram registrados 1.262 mortes por covid-19.

O Brasil é o segundo maior do mundo em número de infectados, ficando atrás do Estados Unidos, que já registrou 1.881.482 casos. Em números de mortes o Brasil ocupa o quarto lugar do mundo e Estados Unidos a primeira posição.

Em números de curados o Brasil também fica em segundo e também atrás dos EUA.

Fonte: Ministério da Saúde e Worldometer

Continue Lendo

Brasil

CORONAVÍRUS: Brasil ultrapassa 30 mil óbitos

Redação

Publicado

em

Por

Os números divulgados pelas secretarias estaduais de Saúde mostraram que o país já ultrapassou as 30 mil mortes por covid-19, com registros até a noite desta segunda-feira(1).

30.079 mortes provocadas pela Covid-19 e 530.733 casos confirmados da doença em todo o país.

O diretor de emergências da Organização Mundial de Saúde (OMS), Michael Ryan, destacou nesta segunda-feira (1º) que o Brasil foi um dos países com o maior aumento do número de casos de Covid-19 nas últimas 24 horas. Também afirmou que o país está entre aqueles que não chegaram ao pico da transmissão.

O números de curados no País já ultrapassou os 200 mil.

Continue Lendo

Noticias

Publicidade

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA