Connect with us

Campinas

Campinas muda lei, incentiva cerveja artesanal e movimenta economia

Publicado

em

cerveja

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, assinou nesta quarta-feira, dia 2 de outubro, decreto que incentiva a criação de novas cervejarias artesanais na cidade, ampliando as áreas em que esses empreendimentos poderão ser instalados. Na ocasião, também foi apresentada a Rota Cervejeira da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e o 1º Polo Beer Fest – Oktoberfest do Polo Cervejeiro da RMC, primeiro evento do núcleo, que ocorrerá na Praça Carlos Gomes, nos dias 26 e 27 de outubro.

Com o novo decreto, as cervejarias artesanais em Campinas passam a ser classificadas como atividade de baixa incomodidade e será possível instalar esse tipo de negócio ao longo de grandes avenidas e no no centro da cidade, entre outros locais. Na classificação anterior, pela tabela da nova Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo, as cervejarias estavam classificadas como atividades de média incomodidade e só poderiam ser instaladas na área industrial do município, como ao longo das rodovias, no Distrito Industrial e no Parque Via Norte, por exemplo.

Anuncio

“A assinatura desse decreto é uma maneira de facilitar e estimular essa atividade econômica no município, pois o documento altera a classificação de cervejarias do CNAE – Classificação Nacional de Atividades Econômicas. Até agora, estavam classificadas da mesma forma tanto uma cervejaria multinacional como uma artesanal, sendo que se tratam de atividades  completamente diferentes. Agora, as cervejarias artesanais poderão ser instaladas em outras áreas da cidade”, explicou o prefeito.

Ainda de acordo com Jonas Donizette, Campinas se tornou naturalmente um polo cervejeiro, abrigando várias marcas conhecidas. “Acredito que esse decreto vai incentivar ainda mais a instalação de novos empreendimentos e gerar muitos postos de trabalho, impactando positivamente o mercado de trabalho na cidade”, reforçou.

Advertisement

Conforme o presidente do Polo Cervejeiro da RMC, Alexandre Montagnana Vicente Leme, o decreto é importante porque possibilita a instalação de microcervejarias em diversos locais da cidade. “Na prática, abre a facilidade e a possibilidade de montar uma cervejaria ou um bar numa região central da cidade. Posso montar uma pequena cervejaria, com um bar na frente, na região do Taquaral, por exemplo. Isso porque o decreto muda o Cnae das cervejarias”, disse Leme.

A estimativa é que a mudança promovida pelo novo decreto vai movimentar o setor como um todo e também incentivar mais empresas a abrirem cervejarias artesanais em diversos pontos da cidade para atender o mercado consumidor. Os interessados poderão verificar pela internet onde é possível instalar uma cervejaria. Bastará acessar o site da Secretaria de Planejamento, entrar no zoneamento on-line no Portal da Prefeitura e clicar no mapa sobre as faixas vermelhas para consultar as Zonas de Centralidade 2 e as faixas marrons para as Zonas de Centralidade 4 (ZC2 e ZC4).

Além do prefeito Jonas Donizette, do presidente do Polo Cervejeiro da RMC, Alexandre Montagnana Vicente Leme, e do vice-presidente, Vagner Fausi, participaram do evento os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, André Von Zuben; de Planejamento e Urbanismo, Carlos Augusto Santoro; de Cultura, Ney Carrasco; de Esportes e Lazer, Dário Saadi, vereadores e representantes do Polo Cervejeiro da RMC.

Polo Cervejeiro

Advertisement

Como frisaram os representantes dos produtores de cerveja, ao simplificar e facilitar a instalação de novas microcervejarias independentes na cidade, serão gerados novos postos de trabalho, direta e indiretamente, além de fomentar a economia local.

Eles também destacaram que o incentivo à produção local de cervejas traz reflexos ao meio ambiente e à sustentabilidade. Isso porque essa forma de produção reduz o uso de embalagens e o transporte da bebida.

A medida, dizem, ainda contribui para incentivar o turismo e a gastronomia da região e para fomentar o empreendedorismo na cidade. “Assim, além de prestigiar os produtos, se fortalece a região como um polo cervejeiro de destaque nacional”, afirma Leme.

Atualmente, a Região Metropolitana de Campinas conta com 18 cervejarias artesanais, sendo 11 delas instaladas em Campinas. Em breve, o Polo Cervejeiro irá lançar a 1774, um cerveja em homenagem ao ano de fundação de Campinas.

Advertisement

O mercado do produto vem crescendo. Segundo dados do Ministério da Agricultura, o número de microcervejarias saltou de 280 em 2013 para mais de mil em 2019. O Estado de São Paulo é o segundo maior reduto de cervejarias do País, atrás apenas do Rio Grande do Sul.

O setor de microcervejarias representa 2,5% do mercado total de cervejas e gera 12% dos empregos diretos do setor, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Os números mostram a importância do incentivo às cervejarias independentes, que geram mais empregos por litro produzido do que os grandes conglomerados.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Noticias

ripa de madeira ripa de madeira
Policial8 minutos ago

Homem é preso após bater com ripa de madeira em criança, que vai a óbito, em Monte Mor

Na tarde do último sábado (27), uma criança que havia chegado ao hospital de Monte Mor, supostamente vítima de agressão,...

Jornada de Capacitação Empreendedora Jornada de Capacitação Empreendedora
Cursos1 hora ago

Inscrições e aulas gratuitas para Jornada de Capacitação Empreendedora em Hortolândia: aulas de marketing, finanças e muito mais

Oportunidade para empreendedores de Hortolândia! O Fundo Social de Solidariedade, em colaboração com o SEBRAE, está promovendo uma Jornada de...

Escorpião Escorpião
Nossa Cidade2 horas ago

Escorpião aparece em casa no Jd. Amanda e assusta moradores: confira o que fazer em casos como este

Uma moradora do Jardim Amanda compartilhou conosco um fato ocorrido nos últimos dias. Um escorpião foi encontrado na Rua Vinícius...

fotografia fotografia
Cursos2 horas ago

Oficinas gratuitas de fotografia beneficiam 60 jovens em Campinas

Duas escolas municipais de Campinas serão sede das oficinas de fotografia do projeto Clique Jovem, que serão realizadas gratuitamente entre...

Ciclista Ciclista
Nossa Região3 horas ago

Ciclista de 38 anos morre ao cair de ponte com altura superior a 15 metros

Na manhã de ontem (28), uma ciclista de 38 anos, que fazia um trajeto entre Cordeirópolis e Limeira, morreu após...

cachorro cachorro
Brasil3 horas ago

Projeto que protege pets em voo está parado no Congresso Nacional desde 2022

Desde 2022, um projeto de lei visa melhorar e humanizar o transporte de animais domésticos em voos nacionais e internacionais....

Operação contra balões Operação contra balões
Policial3 horas ago

Operação contra balões em Campinas: dois policiais feridos e três suspeitos presos

Ontem (28), em Campinas, foi desencadeada a Operação contra balões, intitulada “Risco Baloeiro”, onde três indivíduos foram detidos e dois...

Advertisement
cinema

Populares