Campinas

Prefeitura e PUC-Campinas se aliam para auxiliar região do Jardim Novo Ângulo

A fim de promover o desenvolvimento social da região do Jd. Novo Ângulo, a Prefeitura de Hortolândia e a PUC-Campinas (Pontifícia Universidade Católica de Campinas) firmaram parceria, por meio de um convênio de cooperação técnica, sem custos para as partes. A aliança prevê a realização de uma série de ações estratégicas e estudos que poderão nortear políticas públicas específicas para a região, na área da assistência social. Uma das metas é o enfrentamento à vulnerabilidade social. 

Na tarde desta sexta-feira (27/11), a diretora de Inclusão Social, Mônica de Freitas Inácio; assistentes sociais e a coordenadora do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Jd. Novo Ângulo, Eliane Silva, reuniram-se com os professores da PUC-Campinas, Teresinha Cristiane de Moraes, Cristiano Monteiro, Stela Cristina de Godoi, Vera Plácido e Camila Massaro, para tirar dúvidas sobre um dos projetos em curso: o Diagnóstico Socioterritorial do Território do CRAS do Jardim Novo Ângulo. A etapa é necessária, antes da elaboração e publicação da versão final do documento.

Anuncio


Segundo a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, a região, que tem como órgão de referência este CRAS, engloba 48 bairros, nos quais moram 5.815 famílias e 15.824 pessoas.

De acordo com Eliane Silva, entre as ações estratégicas em realização pela PUC-Campinas, por meio do Observatório da universidade, na área, estão os seguintes protótipos: Mapa da Vulnerabilidade e Diagnóstico Socioterritorial de toda a região; Cartografia Social e desenvolvimento de aplicativo para que munícipes de cinco dos 48 bairros se identifiquem dentro do mapa de Hortolândia (Jd. Aline, Vila Guedes, Jd. Conceição, Jd. Brasil e ocupação do Monte Sinai); Corrente de Memórias e Economia Solidária com as mulheres da região do Jd. Rosolém; e trabalho com familiares de pessoas reclusas, no Jd. Brasil. Cabe à Prefeitura, por meio do CRAS Jd. Novo Ângulo, fazer a ponte dos pesquisadores com a comunidade.

“O objetivo da parceria entre a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social e a PUC-Campinas é desenvolver estratégias de desenvolvimento social, com base em dados públicos e dos sistemas de benefícios, visando ao fortalecimento das políticas públicas sociais”, esclarece a coordenadora. Eliane ressalta, ainda, que os bairros deste território apresentam grande diversidade entre si, sendo alguns muito empobrecidos e mais vulneráveis que outros. “O Diagnóstico nos mostrará os pontos de vulnerabilidade do CRAS Novo Ângulo. Por exemplo, soubemos que, na região do Novo Ângulo 24% da população inserida no Cadastro Único são consideradas sem instrução e 38% não completaram o Ensino Fundamental. A questão é, se a Prefeitura oferece a EJA (Educação de Jovens e Adultos), por que não fazem? Soubemos também que a maioria deles são mulheres, que trabalham o dia todo e à noite cuidam dos filhos. O que fazer para atendê-las? O CRAS é este agente que vai estabelecer pontes, mostrar caminhos”, complementa Eliane.

 

Confira os bairros da área de abrangência do CRAS Novo Ângulo:

1.Chácara Nova Boa Vista

2.Chácara Panaíno

3.Chácara Recreio Novo Ângulo

4.Chácara Reymar

5.Jardim Aline

6.Jardim Andaraí

7.Jardim Brasil

8.Jardim Conceição

9.Jardim do Brás

10.Jardim do Lago

11.Jardim Flórida

12.Jardim Girassol

13.Jardim Malta

14.Jardim Nova América

15.Jardim Nova Europa

16.Jardim Novo Ângulo

17.Jardim Santiago

18.Jardim Residencial Veccon Buriti

19.Loteamento Industrial Zeta Hortolândia

20.Parque Perón

21.Residencial Anauá

22.Santa Emília

23.Vila América

24.Vila da Conquista

25.Vila do Presídio (Pq. Perón)

26.Vila Guedes

27.Vila Inema

28.Chácara Assahy

29.Santa Esmeralda

30.Chácara Fazenda Coelho

31.Condomínio Residencial Monte Carlo (Jd. Lírio)

32.Jardim Adelaide

33.Jardim Lírio

34.Jardim Nossa Senhora da Penha

35.Jardim Nossa Senhora de Fátima

36.Jardim Nossa Senhora de Lourdes

37.Jardim Paulistinha

38.Jardim Ricardo

39.Jardim Rosolém

40.Jardim Santa Cândida

41.Jardim Santa Izabel

42.Jardim Santo Antônio

43.Jardim São Benedito

44.Jardim Sumarezinho

45.Jardim Terras de Santo Antonio

46.Jardim Viagem

47.Núcleo Santa Isabel

48.Vila Ipê

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo