Connect with us

Nossa Cidade

Coleta seletiva domiciliar chega a mais três bairros nesta quarta (11/07)

imagem 26

Com a ampliação do serviço pela Prefeitura, Cooperativa de Reciclagem espera contratar mais 10 integrantes, podendo dobrar o número de cooperados, caso seja efetiva a adesão da comunidade nos 22 bairros participantes

Mais três bairros de Hortolândia passam a contar com o serviço de coleta seletiva de materiais recicláveis, na modalidade porta a porta, a partir desta quarta-feira (11/07). No Jardim Novo Cambuí, no Jardim das Figueiras e no Jardim São Sebastião, a equipe coletora passará sempre às quartas-feiras, à tarde. Até a primeira quinzena de agosto, outros 19 bairros também serão beneficiados com a ampliação do serviço pela Prefeitura. Até então, este tipo de coleta era disponibilizado somente em dois bairros: Parque Ortolândia e Jardim Firenze. Além de um ambiente mais limpo e saudável, o munícipe ganha também uma cidade mais inclusiva, uma vez que a ação da Prefeitura permitirá a geração de emprego e renda inicialmente a mais 10 pessoas em vulnerabilidade social, que passarão a atuar como catadoras junto à  Cooperativa Águia de Ouro, parceira da iniciativa. A expectativa do grupo é dobrar o número de integrantes, dos atuais 33 para 66, criando um segundo turno de trabalho, caso haja efetiva adesão da comunidade ao projeto nos 22 bairros contemplados pela ampliação do serviço.

Anuncio

O projeto de expansão da coleta seletiva porta a porta foi lançado oficialmente hoje pela Prefeitura, em cerimônia, na sede da AMCRESS (Associação dos Moradores do Conjunto Residencial São Sebastião). Com a ampliação, aproximadamente 20% dos 114 bairros de Hortolândia receberão o serviço, uma vez que 24 bairros passarão a contar com coleta domiciliar de recicláveis (veja lista abaixo). O número de famílias atendidas saltará de cerca de três mil para 20 mil.

O evento contou com a presença de representantes do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas), do qual Hortolândia faz parte; da Câmara Municipal; do CMMA (Conselho Municipal do Meio Ambiente); da Cooperativa Águia de Ouro; da empresa Horto Ambiental e também da comunidade. O vice-prefeito e secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Nazareno Zezé Gomes, que representou o prefeito Angelo Perugini, lembrou que a ação ambiental vai muito além da arborização. “O Meio Ambiente não é só plantar árvores, é garantir o ir e vir das pessoas, desobstruindo calçadas, reduzindo a quantidade de resíduos que vão para o aterro em Paulínia. Nossa meta é reduzir a quantidade de lixo aterrado e investir em coleta seletiva para gerar emprego e renda e reduzir custos. É preciso que todos façam a sua parte, que cada morador da cidade seja um agente ambiental, em benefício da nossa cidade”, convida Zezé. “Agora, a coleta seletiva porta a porta vai para 22 bairros. Para dar certo, todos precisam participar. É o que o prefeito Angelo Perugini espera de vocês. Ele abraçou esta causa. Todos podemos contribuir para tornar nossa cidade mais limpa e saudável”, afirma.

Advertisement

Feliz com a ampliação do projeto, a coordenadora da Cooperativa de Reciclagem Águia de Ouro, Áurea Bueno, explica a fórmula da inclusão: “Quanto mais material coletado e maior a adesão da comunidade à coleta seletiva, mais geração de renda, mais oportunidade para incluir novos cooperados.” O presidente do Consimares, Valdemir Ravagnani, o Mimo, parabenizou a Prefeitura pela iniciativa e destacou que, na questão ambiental, Hortolândia é modelo a ser seguido por outros municípios da região, tanto pela promoção da coleta seletiva de recicláveis, quanto pela geração de emprego e renda, em parceria com a Cooperativa de Reciclagem.

Para a comunidade, a chegada de coleta domiciliar de recicláveis é bem-vinda. Representa um reforço das ações que os próprios moradores realizam de maneira autônoma há algum tempo. O bairro, que já conta com equipamento de coleta seletiva disponibilizado pela Prefeitura, o LEV (Local de Entrega Voluntária de Recicláveis), instalado em frente à AMCRESS, ganhará em breve outro, um PEV (Ponto de Entrega Voluntária de Entulhos e outros recicláveis), que será construído na Rua Prof. Lúcio Alves da Costa, ao lado do prédio da Associação de Moradores. “Este projeto é um avanço. A gente precisava disso. Na Associação, já fazíamos este trabalho, mas com catadores autônomos. Mas precisava melhorar, porque tem uns que fazem e outros que não fazem.; Estou feliz que vamos ter também um PEV aqui”, afirma Mara Ester da Silva, presidente da AMCRESS. Ela estima que no bairro vivam cerca de 6 mil pessoas.

“O projeto é excelente”, avalia o bombeiro civil Mauro Elias, secretário da AMCRESS, morador do São Sebastião e “árduo defensor do meio ambiente”, como se autointitula.“Nem todos cuidam do que é seu, nem todos conservam a cidade do mesmo jeito. Esta iniciativa vai ajudar”, afirma.

Adesão à coleta seletiva cresce

Advertisement

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, os números relativos à coleta seletiva domiciliar no Jd. Firenze e no Pq. Ortolândia mostram a crescente adesão da comunidade ao projeto. Enquanto o boletim do dia 28/03, relativo à primeira semana, mostra que foram coletados 240,50 kg de resíduos, sendo 103,50 kg de rejeitos, o boletim mais recente, de 04/07, relativo à semana passada, registra coleta de 1,02 tonelada de materiais recicláveis, com somente 20 kg de rejeitos. Entre março e julho, foram coletadas 10,35 toneladas de resíduos recicláveis e 0,41 tonelada de rejeitos (material inservível).

“A qualidade dos resíduos coletados melhorou bastante, cerca de 30%, com apenas aproximadamente 2% de rejeitos. Isso mostra que a população está compreendendo, que adotou a ideia da coleta seletiva, criou-se o hábito na população destes bairros”, avalia a secretária-adjunta de Meio Ambiente, Eliane Nascimento.

Divulgação da coleta seletiva continua

Para preparar a comunidade para a expansão do serviço, a Prefeitura realiza ação de educação ambiental nos bairros que serão beneficiados pela ampliação. A partir desta quarta-feira (11/07) até o dia 19 deste mês, equipes da Administração Municipal estarão no Jd. Rosolen, no Jd. Santa Izabel e no Jd. Sumarezinho, distribuindo folhetos informativos. Na última quinta e sexta-feira (05 e 06/07), a ação aconteceu no Pq. Ortolândia e nos jardins das Figueiras, Firenze, Novo Cambuí, Adventista Campineiro e São Sebastião.

Advertisement

O panfleto distribuído esclarece o que é a coleta seletiva e orienta sobre o que fazer para descartar corretamente os materiais recicláveis (veja abaixo). “Antes de colocar as embalagens para coleta seletiva, lave-as eliminando restos de produtos. Guarde o material reciclável em sua residência até o dia da Coleta Seletiva. Embrulhe os vidros quebrados e objetos pontiagudos para evitar acidentes com os catadores”, informa o documento. Na coleta seletiva, são recolhidos materiais metálicos, plásticos, vidros e papel/papelão.

Agenda Verde

A coleta seletiva integra o programa Agenda Verde – Mutirão de Limpeza e Zeladoria, criado pela Administração Municipal para envolver a população na tarefa de fazer o descarte correto de lixo e manter a cidade limpa. A ação promove palestras de conscientização ambiental e plantio de árvores. Além disso, recolheu desde sua implantação, em março do ano passado, a maio deste ano, aproximadamente 14 mil toneladas de entulho e resíduos inservíveis, descartados pelas ruas de Hortolândia.

A coleta seletiva acontece de dois modos: de maneira voluntária e feita porta a porta. Para a coleta seletiva voluntária a Prefeitura disponibiliza nos bairros dois tipos de equipamentos: os PEVs e os LEVs. Existem ao todo 19 equipamentos já implantados, de modo permanente – sete PEVs e 12 LEVs.

Advertisement

“A importância da separação dos resíduos vai desde a geração de emprego e renda aos impactos ao meio ambiente, à economia aos cofres públicos, à limpeza da cidade e à qualidade de vida, considerando que o acúmulo de resíduos descartados de forma incorreta atrai insetos e consequentemente doenças”, avalia Eliane Nascimento.

Confira os novos bairros que receberão a coleta seletiva, porta a porta:

11/07, quarta-feira –  Jd. Novo Cambuí, Jd. das Figueiras e Jd. São Sebastião

19/07, quinta-feira –  Jd. Rosolen, Jd. Santa Izabel e Jd. Sumarezinho

Advertisement

24/07, terça-feira – Jd. Adelaide, Terras de Sto. Antonio, Sta. Esmeralda e Chácaras Assay

30/07, segunda-feira – Jd. N. Sra de Fátima, Jd. Ricardo, Jd. N. Sra de Lourdes, Chácaras Fazenda do Coelho, Jd. São Benedito, Jd. Viagem, Jd. Sto. Antônio, Jd. N. Sra. da Penha, Jd. Sta. Cândida

10/08, sexta-feira – Pq. Gabriel, Pq. São Miguel, Remanso Campineiro

Veja que material separar para a Prefeitura recolher:

Advertisement

Papel/papelão – jornais, revistas, cadernos, embalagens longa vida, caixas de papelão, cartazes, dentre outros.

Vidro – Garrafas, copos, vidros de conserva, potes e embalagens.

Plástico – Canos e tubos, baldes, garrafas plásticas (PET), sacolas plásticas, brinquedos, embalagens de produto de limpeza e de higiene pessoal.

Metal – Tampas de garrafas, latas de alumínio, panelas, talheres, materiais de ferro, alumínio, cobre e outros metais

Advertisement

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Dupla foi presa for furto no São Bento em Hortolândia

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Nossa Cidade

Cervejaria de Hortolândia é premiada na II Copa Sul-americana de Cerveja

cosvesi

Ontem (25/04) foi um dia de celebração para Cervejaria Cosvesi, pois na cerimônia de premiação da II Copa Sul-americana de Cerveja, sediada no Rio Grande do Sul, foram agraciados com duas medalhas de ouro, um feito que enche Hortolândia orgulho!

Neste prestigiado concurso, especialistas do Brasil e de mais quatro países avaliaram mais de 950 amostras inscritas, provenientes de cervejarias de toda a América Latina. E foi com grande satisfação que as cervejas ‘Summer Ale’ e ‘American Wheat’ foram reconhecidas com as cobiçadas medalhas de ouro, tornando-se ainda mais queridas pelos apreciadores da Cervejaria que fica na cidade.

Anuncio

De acordo com os gestores da empresa: “este reconhecimento só foi possível graças ao apoio e carinho que recebemos de vocês, nossos clientes fiéis. Afinal, são vocês que apreciam e valorizam o que produzimos!”

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Baixa umidade e altas temperaturas em Hortolândia para este fim de semana: confira previsão do tempo

Baixa umidade

Nesta sexta-feira (26), Hortolândia amanheceu sob um céu aberto, com poucas nuvens e uma brisa suave, indicando um dia ensolarado pela frente. Segundo informações do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE).

Espera-se um aumento gradual das nuvens, especialmente durante a tarde, porém, sem previsão de chuva. As temperaturas devem oscilar, alcançando uma máxima de 29°C, proporcionando um clima agradável para atividades ao ar livre.

Anuncio

Para o fim de semana, os termômetros continuarão em ascensão, com previsão de máximas ainda mais elevadas. No sábado (27), a temperatura alcançará os 32°C, enquanto no domingo (28), o calor será ainda mais intenso, atingindo os 33°C.

No entanto, é importante ressaltar que a baixa umidade pode chegar a 25%. Portanto, é essencial manter-se hidratado e, caso planeje praticar atividades físicas, é recomendável fazê-lo preferencialmente durante a parte da manhã, quando as temperaturas estarão mais amenas.

Advertisement

Assim, os moradores de Hortolândia podem desfrutar de um fim de semana ensolarado e quente, ideal para aproveitar as diversas opções de lazer ao ar livre que a cidade oferece.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Praça da Cidadania, em Hortolândia, é aberta ao público em evento que teve presença do Governador de SP

Praça da Cidadania

Hortolândia marca um importante marco em sua trajetória ao inaugurar, nesta quinta-feira (25/04), a primeira Praça da Cidadania da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Fruto de uma parceria entre o Fundo Social da Prefeitura de Hortolândia e o Fundo Social do Governo do Estado de São Paulo, o complexo comunitário foi recebido com entusiasmo pela população, autoridades municipais e estaduais, incluindo o governador Tarcísio de Freitas e o prefeito José Nazareno Zezé Gomes.

A inauguração representa um avanço significativo para a cidade, sendo a primeira unidade do tipo na região e a sétima no estado de São Paulo.

Anuncio

“Esta é mais uma obra impulsionada pela boa relação com o Governo do Estado. O cuidado com as pessoas, que já é uma marca consagrada em Hortolândia, está também alinhado com as diretrizes do governo estadual”, destacou o prefeito Zezé Gomes, ressaltando a importância da parceria para o desenvolvimento da cidade.

Praça da Cidadania

Governador Tarcísio de Freitas fala sobre a Praça da Cidadania

O governador Tarcísio de Freitas reiterou o compromisso do estado com Hortolândia, enfatizando a importância da Praça da Cidadania como um espaço de formação, lazer e inclusão social. “Hortolândia pode esperar sempre esta parceria do governo do estado. A Praça de Cidadania vai ser um local que permitirá formar novos microempreendedores ou abrir as portas de mercado de trabalho para muitas pessoas”, afirmou o governador.

Localizada no Jardim Nova América, a Praça da Cidadania de Hortolândia abrange uma área construída de 7 mil metros quadrados, oferecendo uma ampla gama de infraestrutura para atividades esportivas, de lazer e formação profissional. O espaço inclui quadra poliesportiva coberta, quadra de futebol society, pista de skate, pista de caminhada, bicicletário, parque infantil, academia ao ar livre, horta comunitária e redário.

Advertisement

Um dos diferenciais da Praça da Cidadania é a presença da Escola de Qualificação Profissional, com dez salas destinadas a oferecer cursos diversos, como informática, gastronomia, moda e arte, beleza e bem-estar, entre outros. Essa iniciativa visa capacitar a população e abrir novas oportunidades de trabalho e empreendedorismo.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

Cantor do Grupo Molejo Cantor do Grupo Molejo
Brasil13 horas ago

Cantor do Grupo Molejo morre após luta contra o câncer

Anderson Leonardo, cantor do grupo Molejo, faleceu hoje (26), aos 51 anos de idade. Ele lutava contra um câncer na...

cosvesi cosvesi
Nossa Cidade13 horas ago

Cervejaria de Hortolândia é premiada na II Copa Sul-americana de Cerveja

Ontem (25/04) foi um dia de celebração para Cervejaria Cosvesi, pois na cerimônia de premiação da II Copa Sul-americana de...

Rodadas decisivas Rodadas decisivas
Esportes14 horas ago

Rodadas decisivas do futebol amador de Hortolândia: confira os confrontos

Neste sábado (27), o Campeonato de Futebol Amador de Hortolândia terá rodadas decisivas, especialmente pela categoria Supermaster. Os jogos das...

Feira de adoção de filhotes de cães e gatos Feira de adoção de filhotes de cães e gatos
Nossa Região15 horas ago

Feira de adoção de filhotes de cães e gatos acontece amanhã (27), em Sumaré

No próximo sábado (27), Sumaré receberá a Feira de adoção de filhotes de cães e gatos, oferecendo uma oportunidade única...

engasgado com pedaço de pão engasgado com pedaço de pão
Nossa Região20 horas ago

Menino de 7 anos morre engasgado com pedaço de pão em escola de Mogi Guaçu

Uma tragédia abalou a cidade de Mogi Guaçu ontem (25), quando houve a confirmação da morte do menino de 7...

curso gratuito curso gratuito
Cursos20 horas ago

Curso gratuito para se preparar para o Concurso da Caixa: confira

Que tal fazer um Curso gratuito para se preparar para o concurso da Caixa Econômica Federal, que chegará em breve?...

terreno abandonado terreno abandonado
Policial21 horas ago

Homem tenta agarrar e arrastar mulher para terreno abandonado, mas é preso pela polícia em Sumaré

Na manhã de ontem (25), uma equipe policial de Sumaré seguiu até o bairro Santa Terezinha, após uma mulher relatar...

Advertisement
cinema

Populares