Connect with us
Publicidade


Cursos

Centro Paula Souza já oferece cursos com currículo do Novo Ensino Médio

Redação

Publicado

em

Mudanças vêm ocorrendo desde 2018 e relatos nas escolas técnicas mostram alunos e professores entusiasmados e revendo seus papéis

Publicidade

Quem conhece ou estuda no Centro Paula Souza (CPS) já sabe que em 2018 a instituição implantou mudanças no currículo para oferecer a opção do Novo Ensino Médio. Com a homologação do Currículo Paulista, que traz as orientações para a implementação das novas diretrizes em todo o Estado, o CPS iniciou os ajustes finais para adaptar seus cursos à nova modalidade de ensino.

A instituição é uma das pioneiras no novo modelo nacional, que prevê cursos que contemplem a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), com 1,8 mil horas, e um dos cinco itinerários formativos, que devem somar 1,2 mil horas. As trilhas de aprendizagem previstas na lei 13.417/17 são Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Formação Técnica e Profissional. Cada rede de ensino tem certa liberdade para trabalhar sobre essas diretrizes. O Estado de São Paulo foi o primeiro a aprovar as orientações para suas escolas.

“É uma experiência que nós já tivemos nos anos 1960, 1970, quando tínhamos o curso de magistério, o curso científico”, explica o coordenador dos Ensinos Médio e Técnico do CPS, Almério Melquíades Araújo. “A ideia de flexibilizar e de diversificar a oferta é boa, atende interesses diferentes.”

O CPS já vem se adaptando às mudanças desde 2018. Naquele ano, a instituição passou a oferecer o itinerário formativo voltado à formação técnica e profissional. No ano seguinte, começou a oferta de mais três possibilidades de cursos: ênfase em Ciências Biológicas, Agrárias e da Saúde; ênfase em Ciências Exatas e Engenharias e ênfase em Linguagens, Ciências Humanas e Sociais.

Em 2020, em todo o Estado, já são 135 Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) com turmas em aulas já adaptadas ao Novo Ensino Médio, totalizando 25.339 estudantes nessas modalidades.

A maioria dos cursos oferecidos pelo Paula Souza já têm as três mil horas previstas em lei. Outros ainda vão sofrer acréscimos para atingir a meta de carga horária. “Nós vamos fazer esse incremento a partir dos seguintes eixos estruturantes: alfabetização científica, processos criativos, intervenção social e atitude empreendedora”, conta a diretora de Capacitação Técnica e Pedagógica do CPS, Lucília Guerra.

Mudança de rotina

Nas escolas que já oferecem os cursos adaptados, os relatos são animadores. “Eu recebia telefonemas de pais querendo saber o que estava acontecendo, porque seus filhos passavam muito mais tempo na escola, não queriam voltar para casa”, conta a diretora da Etec Prof. Armando José Farinazzo, de Fernandópolis, Valdete Aparecida Zanini Magalhães. “Sou fã desse novo formato.”

Os estudantes fazem 60% do Ensino Médio com o estudo tradicional de disciplinas e 40% por meio da realização de projetos interdisciplinares, cujos temas são escolhidos pelos próprios alunos.

A professora de língua portuguesa e espanhol da Etec Professora Helcy Moreira Martins Aguiar, de Cafelândia, leciona para uma turma que escolheu o Ensino Médio com ênfase em Linguagens, Ciências Humanas e Sociais. Ela destaca que o formato do curso abre mais espaço para os jovens se expressarem, não ficando apenas tão focados no estudo convencional das matérias. “Eles se abrem e, às vezes, falam na escola o que não conseguem falar em casa. É um espaço muito importante”, afirma.

Interessada em “questionar o mundo e obter respostas”, a jovem Eduarda Pereira Tavares, de 16 anos, decidiu cursar o Médio com ênfase em Linguagens, Ciências Humanas e Sociais na Etec Albert Einstein, na capital, já pensando em fazer a faculdade de Jornalismo daqui a alguns anos.

Ela e os colegas ainda têm um pouco de receio com as mudanças curriculares, temem que a opção por uma área possa significar perda de conteúdo em outras, cobradas no vestibular. Mesmo assim, ela está satisfeita. “Eu amo esse curso, era exatamente o que eu estava buscando.”

Acompanhamento estreito

Para garantir que os cursos tenham a qualidade que é característica da instituição, o planejamento é constante e os professores passam por capacitações periódicas. “O acompanhamento do Centro Paula Souza é bem estreito”, resume a diretora da Etec Albert Einstein, Silvia Petri Dalla Nora. “Esse curso foi uma boa surpresa.”

O diretor da Etec de Cafelândia, Antonio Carlos Ottoboni de Oliveira, também está satisfeito com a implementação da nova modalidade e destaca a mudança na forma de ensinar e aprender. “Não faz mais sentido termos um professor à frente e alunos passivos, decorando coisas”, diz. “Agora, o professor é um guia e o estudante tem muito mais responsabilidade sobre seu aprendizado.”

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Cursos

Estuda Friday na Faculdade Anhanguera de Sumaré, bolsas de 50% para todos os cursos

Portal Hortolândia

Publicado

em

A Faculdade Anhanguera de Sumaré realizará o Estuda Friday com bolsas de 50% para todos os candidatos que se inscreverem nos dias 26, 27 e 28 de novembro.

Publicidade

A bolsa de estudos destina-se à alunos ingressantes em cursos de graduação presencial e EAD com início em Fevereiro de 2021. Faça sua inscrição através do Link: https://bit.ly/3abF7u6

A unidade Anhanguera Sumaré, no interior de São Paulo, iniciou as suas atividades em 2010 com a oferta de quatro cursos de graduação e tecnólogos. Em pouco tempo a universidade ampliou as opções e já são 20 diferentes cursos disponíveis para os 3.050 alunos, todos com reconhecimento do MEC.

Anhanguera Sumaré já recebeu diversos prêmios por sua atuação junto à comunidade, como o selo de Instituição Socialmente Responsável da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), o Certificado de Instituição de Ações Socioeducativas para Crianças do Nisfran e o certificado pelo reconhecimento dos serviços prestados em parceria com o Rotary Club Sumaré.

Faça sua inscrição através do Link: https://bit.ly/3abF7u6

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Cursos

Fatecs abrem inscrições para ensino superior gratuito

Portal Hortolândia

Publicado

em

O processo seletivo das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) está com inscrições abertas a partir desta quarta-feira (25) até 15 de dezembro, exclusivamente pelo site vestibularfatec.com.br – no último dia, o prazo vai até 15 horas. O valor da taxa de inscrição é de R$ 39. O Vestibular para o primeiro semestre de 2021 será por análise de histórico escolar, sem prova presencial ou online.

Publicidade

A mudança do critério de seleção se fez necessária para atender ao distanciamento social, recomendado pelo Governo do Estado de São Paulo e autoridades sanitárias, visando preservar a saúde dos candidatos, e observando as notas atribuídas aos estudantes antes da pandemia. A previsão é de que as aulas comecem de forma remota (online).

Serão avaliadas as notas de Língua Portuguesa e Matemática da segunda série do Ensino Médio. Candidatos que estão cursando o Ensino Médio por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou modalidade semelhante podem apresentar notas referentes ao segundo termo deste ciclo, desde que no ato da matrícula comprovem a conclusão do Ensino Médio.

O Vestibular das Fatecs oferece um total de 17.960 vagas, distribuídas entre os 84 cursos superiores tecnológicos gratuitos, em todas as regiões do Estado – aumento superior a 15% em relação ao primeiro semestre de 2020 (15.565 vagas).

Cursos inéditos

As Fatecs passam a oferecer:

Big Data para Negócios, na Fatec Ipiranga, localizada a zona sul da Capital – 40 vagas no período da manhã;

Desenvolvimento de Software Multiplataforma será ministrado nas unidades localizadas em Araras (40 vagas, noite), Capital (Fatec Zona Leste – 40 vagas, manhã), Franca (40 vagas, noite), Osasco (40 vagas, noite) e São José dos Campos (40 vagas, manhã).

Outras novidades

O curso de Gestão Empresarial, na modalidade Educação a Distância, volta a ser oferecido em 47 polos de aprendizagem – são 1.880 vagas no total.

Três Fatecs vão implantar turmas de cursos oferecidos em outras unidades:
– Fatec Assis – Gestão da Tecnologia da Informação (40 vagas, noite);
– Fatec Cotia – Ciência de Dados (40 vagas, noite);
– Fatec Sertãozinho – Gestão da Produção Industrial (40 vagas, manhã).

Inscrições

O candidato que quiser disputar uma vaga no Vestibular precisa ter terminado ou estar cursando o Ensino Médio ou equivalente, desde que no ato da matrícula comprove a conclusão do curso. Para se inscrever é necessário preencher a ficha de inscrição e o questionário socioeconômico, imprimir o boleto e pagar a taxa de R$ 39. O valor deve ser pago até 15 de dezembro, em dinheiro, em qualquer agência bancária, mediante a apresentação do boleto impresso no momento da inscrição eletrônica, ou pagar, via internet, no banco do candidato ou ainda pela ferramenta Getnet (pagamento com cartão de crédito) disponível no site vestibularfatec.com.br.

É necessário também cadastrar o CPF para acessar o sistema e fazer upload legível do histórico escolar (frente e verso) ou declaração de conclusão do Ensino Médio, assinada por agente escolar da escola de origem, contendo as notas finais de Português e Matemática ou equivalentes da segunda série do Ensino Médio. Candidatos que concluíram o Ensino Médio na rede de escolas estaduais de São Paulo podem inserir o Boletim Escolar Digital, disponível no site da Secretaria Estadual de Educação. Estudantes das Etecs do Centro Paula Souza (CPS) podem utilizar o boletim online emitido no Novo Sistema Acadêmico (NSA) ou no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga).

O candidato que concluiu o Ensino Médio por meio da EJA ou afins, deve fazer o upload do histórico escolar (frente e verso) ou declaração de conclusão do Ensino Médio, assinada por agente escolar da escola de origem, contendo as notas finais de Português e Matemática ou equivalentes da segunda série do Ensino Médio.

Quem ainda estiver concluindo o Ensino Médio regular, EJA ou modalidades semelhantes precisa inserir declaração assinada por agente escolar da escola de origem contendo as notas finais de Português e Matemática ou equivalentes da segunda série do Ensino Médio – as disciplinas devem ter sido concluídas até 31 de dezembro de 2019.

Candidatos que concluíram o Ensino Médio por meio de provas ou exames de certificação de competências ou de avaliação de jovens e adultos, que sejam decorrentes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) devem fazer upload do certificado de conclusão do Ensino Médio (frente e verso), expedido por órgão competente, contendo as notas finais de Português e Matemática ou equivalentes do Ensino Médio.

No ato da inscrição é possível escolher um curso em primeira opção e colocar como segunda alternativa: o mesmo curso (presencial) de primeira opção em outro período na mesma Fatec; ou o mesmo curso (presencial) de primeira opção oferecido em qualquer período de outra Fatec.

Confira todos os detalhes no Manual do Candidato, que está disponível no site do processo seletivo.

Inclusão digital

As Fatecs vão disponibilizar computadores online aos candidatos que tiverem dificuldade de acesso á internet para fazer a sua inscrição. Os interessados devem entrar em contato com a unidade para verificar data e horário de atendimento. Para utilizar os equipamentos, será obrigatório o uso de máscara de proteção facial e também respeitar as demais medidas de proteção do Protocolo Sanitário Institucional do CPS.

Inclusão Social

O Sistema de Pontuação Acrescida do Centro Paula Souza concede acréscimo de pontos à nota final do processo seletivo das Fatecs, sendo 3% a estudantes afrodescendentes e 10% a oriundos da rede pública. Se o candidato estiver nas duas situações, recebe 13% de bônus.

Outras informações pelos telefones (11) 3471-4103 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-596 9696 (demais localidades) ou em vestibularfatec.com.br.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Cursos

Abertas inscrições para formações profissionalizantes de teatro e dança da Prefeitura de Hortolândia

Portal Hortolândia

Publicado

em

Amantes da expressão corporal, através do teatro e da dança, que desejem aprimorar essas artes já podem se inscrever nas formações culturais profissionalizantes gratuitas, promovidas pela Prefeitura de Hortolândia. Há 200 vagas, entre as duas turmas e módulos disponíveis. Para participar é preciso ter acima de 16 anos e haver terminado ou estar cursando o Ensino Médio. As inscrições para este semestre vão até o dia 25 de setembro e serão preenchidas por ordem de inclusão na lista de interesse.

Publicidade

As aulas estão vinculadas ao Centro Cultural “Inês Aparecida da Silva Afonso” – Escola de Artes “Augusto Boal”, localizado no Jardim Amanda, mas acontecerão online até que sejam retomadas as aulas presenciais, para conter a disseminação da COVID-19.

O processo de declaração de interesse à vaga pode ser realizado totalmente online, inclusive o envio de documentos. O formulário está disponível através deste link. Cadastros realizados após o dia 25 de setembro ficarão no cadastro reserva e disponíveis para as próximas turmas. No formulário, a pessoa pode escolher a componente curricular do segundo semestre de 2020 e já indicar o interesse pelas componentes nos próximos semestres.

Os cursos profissionalizantes em Teatro e em Dança têm carga horária de mais de 1.160 horas e permitem que o aprendiz pleiteie o registro profissional junto ao Sated (Sindicato dos Artistas e Técnicos de Espetáculos e Diversões do Estado de São Paulo) ou ao SindDança (Sindicato dos Profissionais da Dança do Estado de São Paulo).

Os cursos profissionalizantes são ministrados por arte-educadores que possuem graduação, mestrado e doutorado e são selecionados por processo de credenciamento baseado na experiência artística e docente.

Caso a pessoa deseje colocar seu nome na lista de interesse presencialmente, deve agendar atendimento pelo telefone da Escola de Artes, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, pelo telefone (19) 3819-0518.

Confira abaixo a descrição técnica pedagógica das formações culturais profissionalizantes de Teatro e de Dança:

– A Formação Cultural em Teatro oferece uma formação técnica e ética, com vistas à preparação do aprendiz para ingressar no mercado de trabalho das artes da cena, com ênfase na participação em grupos formais e informais.

Nas componentes curriculares teóricas são abordados os principais autores e encenadores do teatro ocidental e nas componentes práticas o aprendiz desenvolve-se como criador artístico por meio de montagens teatrais e intenso aprimoramento corporal e vocal.

Ao final de cada semestre, os aprendizes apresentam os resultados de seus trabalhos na MAC (Mostra de Artes da Cena) ou outra correspondente.

– A Formação Cultural em Dança é voltada ao aprimoramento técnico e profissionalizante do aprendiz na área das Artes Corporais, com vistas à atuação como bailarino intérprete criador. O curso objetiva desenvolver a capacidade de articular fundamentos práticos e teóricos da dança. São oferecidas atividades que propiciam a consciência e percepção do próprio corpo, despertam a expressão e a exploração criativa do movimento e desenvolvem o domínio corporal dos movimentos. Também são apresentadas diversas abordagens de estudo do corpo em relação ao contexto histórico e social em que está inserido, tendo em vista a capacidade de refletir e compreender criticamente os conceitos que organizam a dança como área do conhecimento.

Ao final de cada semestre os aprendizes devem apresentar os resultados de seus trabalhos na MAC.

SERVIÇO:

Formações culturais profissionalizantes gratuitas de Teatro e Dança

Inscrições para as turmas de 2020 até 25 de setembro

Link para inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe7BhxJnyEfOHPvQNkps_B-TR_ENq7dpZ1HkZLbFVpbYJbuOA/viewform

– Centro Cultural “Inês Aparecida da Silva Afonso” – Escola de Artes “Augusto Boal

Endereço: Rua Casemiro de Abreu, s/nº, Jd. Amanda

Telefone: 3819-0518

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Noticias

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares