Connect with us

Cursos

Centro Paula Souza já oferece cursos com currículo do Novo Ensino Médio

Redação

Publicado

em

Mudanças vêm ocorrendo desde 2018 e relatos nas escolas técnicas mostram alunos e professores entusiasmados e revendo seus papéis

Quem conhece ou estuda no Centro Paula Souza (CPS) já sabe que em 2018 a instituição implantou mudanças no currículo para oferecer a opção do Novo Ensino Médio. Com a homologação do Currículo Paulista, que traz as orientações para a implementação das novas diretrizes em todo o Estado, o CPS iniciou os ajustes finais para adaptar seus cursos à nova modalidade de ensino.

A instituição é uma das pioneiras no novo modelo nacional, que prevê cursos que contemplem a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), com 1,8 mil horas, e um dos cinco itinerários formativos, que devem somar 1,2 mil horas. As trilhas de aprendizagem previstas na lei 13.417/17 são Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Formação Técnica e Profissional. Cada rede de ensino tem certa liberdade para trabalhar sobre essas diretrizes. O Estado de São Paulo foi o primeiro a aprovar as orientações para suas escolas.

“É uma experiência que nós já tivemos nos anos 1960, 1970, quando tínhamos o curso de magistério, o curso científico”, explica o coordenador dos Ensinos Médio e Técnico do CPS, Almério Melquíades Araújo. “A ideia de flexibilizar e de diversificar a oferta é boa, atende interesses diferentes.”

O CPS já vem se adaptando às mudanças desde 2018. Naquele ano, a instituição passou a oferecer o itinerário formativo voltado à formação técnica e profissional. No ano seguinte, começou a oferta de mais três possibilidades de cursos: ênfase em Ciências Biológicas, Agrárias e da Saúde; ênfase em Ciências Exatas e Engenharias e ênfase em Linguagens, Ciências Humanas e Sociais.

Em 2020, em todo o Estado, já são 135 Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) com turmas em aulas já adaptadas ao Novo Ensino Médio, totalizando 25.339 estudantes nessas modalidades.

A maioria dos cursos oferecidos pelo Paula Souza já têm as três mil horas previstas em lei. Outros ainda vão sofrer acréscimos para atingir a meta de carga horária. “Nós vamos fazer esse incremento a partir dos seguintes eixos estruturantes: alfabetização científica, processos criativos, intervenção social e atitude empreendedora”, conta a diretora de Capacitação Técnica e Pedagógica do CPS, Lucília Guerra.

Mudança de rotina

Nas escolas que já oferecem os cursos adaptados, os relatos são animadores. “Eu recebia telefonemas de pais querendo saber o que estava acontecendo, porque seus filhos passavam muito mais tempo na escola, não queriam voltar para casa”, conta a diretora da Etec Prof. Armando José Farinazzo, de Fernandópolis, Valdete Aparecida Zanini Magalhães. “Sou fã desse novo formato.”

Os estudantes fazem 60% do Ensino Médio com o estudo tradicional de disciplinas e 40% por meio da realização de projetos interdisciplinares, cujos temas são escolhidos pelos próprios alunos.

A professora de língua portuguesa e espanhol da Etec Professora Helcy Moreira Martins Aguiar, de Cafelândia, leciona para uma turma que escolheu o Ensino Médio com ênfase em Linguagens, Ciências Humanas e Sociais. Ela destaca que o formato do curso abre mais espaço para os jovens se expressarem, não ficando apenas tão focados no estudo convencional das matérias. “Eles se abrem e, às vezes, falam na escola o que não conseguem falar em casa. É um espaço muito importante”, afirma.

Interessada em “questionar o mundo e obter respostas”, a jovem Eduarda Pereira Tavares, de 16 anos, decidiu cursar o Médio com ênfase em Linguagens, Ciências Humanas e Sociais na Etec Albert Einstein, na capital, já pensando em fazer a faculdade de Jornalismo daqui a alguns anos.

Ela e os colegas ainda têm um pouco de receio com as mudanças curriculares, temem que a opção por uma área possa significar perda de conteúdo em outras, cobradas no vestibular. Mesmo assim, ela está satisfeita. “Eu amo esse curso, era exatamente o que eu estava buscando.”

Acompanhamento estreito

Para garantir que os cursos tenham a qualidade que é característica da instituição, o planejamento é constante e os professores passam por capacitações periódicas. “O acompanhamento do Centro Paula Souza é bem estreito”, resume a diretora da Etec Albert Einstein, Silvia Petri Dalla Nora. “Esse curso foi uma boa surpresa.”

O diretor da Etec de Cafelândia, Antonio Carlos Ottoboni de Oliveira, também está satisfeito com a implementação da nova modalidade e destaca a mudança na forma de ensinar e aprender. “Não faz mais sentido termos um professor à frente e alunos passivos, decorando coisas”, diz. “Agora, o professor é um guia e o estudante tem muito mais responsabilidade sobre seu aprendizado.”



Melhores No. 1
Mop Giratório Fit Flash Limp MOP5010 Cinza
  • Capacidade em uso do balde: 4 Litros / capacidade máxima do balde: 8 Litros
  • O sistema de centrifugação substitui a torção do pano, livrando as mãos do contato com a sujeira
  • Ideal para pisos frios, sintéticos ou madeira, para uma limpeza completa ou uma faxina rápida do dia a dia
  • Alças flexíveis para facilitar o transporte e o manuseio
  • Cabo com altura regulável de 104 a 128 cm, possui a base flexível permitindo alcançar áreas de difícil acesso

Cursos

Campinas e Senai oferece 433 vagas para diversos cursos

Portal Hortolândia

Publicado

em

Uma parceria entre a Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, e o Senai disponibiliza  433 vagas para diferentes cursos. As inscrições podem ser feitas pelos links: https://www.sympla.com.br/produtor/SENAICAMPINAS e https://www.sympla.com.br/produtor/zerbini

Podem se inscrever pessoas acima de 18 anos que tenham concluído o 6º ano do Ensino Fundamental. Os cursos ocorrerão nas unidades do Senai Roberto Mange e professor Dr. Euryclides de Jesus Zerbini de forma presencial e virtual, dependendo do curso.

Confira os cursos disponíveis:

SENAI Roberto Mange

Sistema de Partida de Motores  – Online.

Técnicas de Manutenção Preventiva e Corretiva de Instalações Elétricas – Online.

Técnicas de Dimensionamento de Circuitos Elétricos Residenciais  – Online.

Desenvolvimento de Projetos Elétricos para padrão de Entrada de Energia – Online

Diagnóstico e Reparo do Sistema de Injeção de Veículos Leves – Presencial

SENAI Zerbini

Fabricação de Produtos de Confeitaria- Presencial

Técnicas de Reparo e Configuração de Computadores- Presencial

Desenvolvimento de Projetos Elétricos para Padrão de Baixa Tensão- Online

Boas Práticas de Fabricação de Cosméticos- Online

Técnicas de Manutenção Preventiva e Corretiva de Instalações Elétricas- Online

Boa Prática de Fabricação de Saneantes – Online

Sistema de Partida de Motores- Online

Descomplique sua Empresa  – 250 vagas – inscrições – dia 23 de abril.



Melhores No. 1
Mop Giratório Fit Flash Limp MOP5010 Cinza
  • Capacidade em uso do balde: 4 Litros / capacidade máxima do balde: 8 Litros
  • O sistema de centrifugação substitui a torção do pano, livrando as mãos do contato com a sujeira
  • Ideal para pisos frios, sintéticos ou madeira, para uma limpeza completa ou uma faxina rápida do dia a dia
  • Alças flexíveis para facilitar o transporte e o manuseio
  • Cabo com altura regulável de 104 a 128 cm, possui a base flexível permitindo alcançar áreas de difícil acesso
Continue Lendo

Cursos

Senai-SP abre inscrições para processo seletivo de cursos técnicos gratuitos

Portal Hortolândia

Publicado

em

O SENAI-SP está com as inscrições abertas para processo seletivo de cursos técnicos gratuitos, destinados a candidatos encaminhados por empresas e da comunidade. Para se inscrever, é preciso ter concluído o 1º ano do Ensino Médio (cursos no período da manhã e tarde), ou Ensino Médio completo (cursos no período noturno), ou ainda estar matriculado em curso que lhes permita concluí-los até a data de início das aulas.

Os candidatos terão até o dia 26 de abril para realizar a inscrição. Ressalta-se que, de modo preventivo, os processos seletivos para o segundo semestre de 2021 do SENAI-SP, serão realizados por meio de avaliação de desempenho escolar com análise do Histórico ou Boletim Escolar.

No total, são aproximadamente 3.500 vagas nas mais diversas áreas tecnológicas demandadas pela indústria, como Alimentos, Automotiva, Construção Civil, Eletroeletrônica, Equipamentos Biomédicos, Gestão, Gráfica, Mecânica, Mecatrônica, Metalurgia, Vestuário, Refrigeração, Segurança do Trabalho e Tecnologia da Informação. Há oportunidades em 26 cidades do Estado de São Paulo. Os cursos possuem duração de um ano e meio a dois anos, com opções nos períodos da manhã, tarde e noite, e são reconhecidos pelo MEC, Ministério da Educação.

A participação no processo seletivo possui uma taxa de inscrição no valor de R﹩53,00, para candidatos da comunidade, que deve ser paga via boleto.

A divulgação do resultado estará disponível no site do SENAI-SP e nas escolas, a partir das 14h, do dia 8 de junho de 2021.

Os períodos de matrículas serão:

Técnico Diurno:

  • – Classificados: de 15 a 17/6/2021
  • – 1ª Chamada de Suplentes: 18/6/2021
  • – 2ª Chamada de Suplentes: 21/6/2021

Técnico Noturno:

  • – Classificados: de 22 a 24/6/2021
  • – 1ª Chamada de Suplentes: 25/6/2021
  • – 2ª Chamada de Suplentes: 28/6/2021

As aulas dos cursos técnicos gratuitos do SENAI-SP estão previstas para começar no dia 29 de julho de 2021.

Para mais informações, acesse: bit.ly/cursostecnicos21 ou sugestão: www.sp.senai.br -> Cursos Senai -> Processo Seletivo -> Técnicos

Curso em Campinas

CursosTurnoVagas 
Técnico de MecânicaNoite40INSCREVA-SE
Técnico de MecatrônicaNoite32INSCREVA-SE
CursosTurnoVagas 
Técnico de Desenvolvimento de SistemasNoite40INSCREVA-SE
CursosTurnoVagas 
Técnico de Desenvolvimento de SistemasTarde40INSCREVA-SE


Melhores No. 1
Mop Giratório Fit Flash Limp MOP5010 Cinza
  • Capacidade em uso do balde: 4 Litros / capacidade máxima do balde: 8 Litros
  • O sistema de centrifugação substitui a torção do pano, livrando as mãos do contato com a sujeira
  • Ideal para pisos frios, sintéticos ou madeira, para uma limpeza completa ou uma faxina rápida do dia a dia
  • Alças flexíveis para facilitar o transporte e o manuseio
  • Cabo com altura regulável de 104 a 128 cm, possui a base flexível permitindo alcançar áreas de difícil acesso
Continue Lendo

Cursos

CPAT e Sebrae oferecem mais de 700 vagas de cursos gratuitos em Campinas

Portal Hortolândia

Publicado

em

O Centro Público de Apoio ao Trabalhador (CPAT) e o Sebrae estão com mais de 700 vagas disponíveis para quatro modalidades de cursos gratuitos em Campinas.

Sebrae Aprimora Beleza

Para os empreendedores do ramo da beleza que precisam aprimorar a gestão dos negócios, a indicação é o curso ‘Sebrae Aprimora Beleza’. Ao todo são seis workshops e cada participante ganhará duas horas de consultoria com especialistas do Sebrae-SP. As inscrições podem ser feitas pelo link: http://bit.ly/aprimorabeleza até sexta-feira, 16 de abril. As vagas são ilimitadas.


Avança Digital

Nesta sexta-feira, 9 de abril, terminam as inscrições para o curso ‘Avança Digital’. O aluno aprenderá como montar um bazar digital por meio do WhatsApp e uma Live Commerce que orientará nas vendas. O cronograma conta também com dicas de fotos e vídeos voltados para as redes sociais, criação de cartão digital e agendamento de post. Para essa modalidade de curso estão disponíveis 500 vagas. As inscrições podem ser feitas por meio do link http://bit.ly/AVANCADIGITAL


Descomplique sua Empresa

O curso ‘Descomplique sua Empresa’ é voltado para aqueles que precisam de ferramentas para fazer um planejamento, fidelizar clientes, vendas, fluxo de caixa e acesso ao crédito. Estão disponíveis 200 vagas. As aulas começam na segunda-feira, 12 de abril, e seguem até a próxima sexta-feira, 16 de abril, das 19h às 21h. As inscrições podem ser feitas pelo link: http://empreendarapido.sebraesp.com.br/kit/turma/17258

Descomplique Primeiros Passos
Outro curso oferecido é o ‘Descomplique Primeiros Passos’ voltado para aqueles que buscam conhecimento para empreender. O programa inclui aulas de empreendedorismo, marketing e vendas, controles financeiros, plano de negócio e formalização do negócio. As aulas começam na segunda-feira, 12 de abril e seguem até a próxima sexta-feira, 16 de abril, das 19h às 21h. As inscrições terminam hoje e podem ser feitas pelo link: http://empreendarapido.sebraesp.com.br/kit/turma/17266



Melhores No. 1
Mop Giratório Fit Flash Limp MOP5010 Cinza
  • Capacidade em uso do balde: 4 Litros / capacidade máxima do balde: 8 Litros
  • O sistema de centrifugação substitui a torção do pano, livrando as mãos do contato com a sujeira
  • Ideal para pisos frios, sintéticos ou madeira, para uma limpeza completa ou uma faxina rápida do dia a dia
  • Alças flexíveis para facilitar o transporte e o manuseio
  • Cabo com altura regulável de 104 a 128 cm, possui a base flexível permitindo alcançar áreas de difícil acesso
Continue Lendo

Noticias

Nossa Cidade17 minutos atras

Abertas inscrições para cursos profissionais online e gratuitos do programa “Hortolândia Empreendedora”

Estão abertas as inscrições para dois cursos online e gratuitos do programa “Hortolândia Empreendedora”: “Sistema Partida de motores” e “Fabrique...

Nossa Cidade3 horas atras

Mostra Na Lona tem programação variada nesta terça-feira (20/04)

A 6ª Mostra Nacional de Teatro Na Lona está movimentada nesta terça-feira (20/04), com quatro espetáculos e duas oficinas. Todas...

Policial4 horas atras

Mães de sentenciados enviam drogas para sentenciados da PII de Hortolândia

K4 estava escondida em pares de chuteiras  A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informa que na manhã de ontem, 19,...

Nossa Cidade4 horas atras

Nota da Prefeitura com relação à Operação Contágio da Polícia Federal em Hortolândia

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Governo, informa que, em relação à Operação Contágio, da Polícia Federal,...

Nossa Cidade4 horas atras

Confira os serviços públicos que funcionam no feriado de Tiradentes, nesta quarta-feira (21/04)

A Prefeitura de Hortolândia manterá os serviços públicos essenciais em funcionamento, durante o feriado de Tiradentes, que acontece nesta quarta-feira...

Nossa Cidade5 horas atras

Em Hortolândia Polícia Federal deflagra a Operação Contágio

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (20/4) a Operação Contágio, para aprofundar investigação sobre desvios de recursos públicos na área...

Publicidade

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares