Connect with us
Publicidade


Cursos

Cursos online gratuitos do Centro Paula Souza recebem 60 mil inscrições

Portal Hortolândia

Publicado

em

Durante o período de quarentena, cerca de 60 mil pessoas inscreveram-se em um dos 12 cursos livres gratuitos do Centro Paula Souza (CPS) na modalidade Mooc (Massive Open Online Course – sigla em inglês para Curso Online Aberto e Massivo).

Publicidade

Qualquer pessoa pode se inscrever e estudar na hora que quiser. Para isso, acesse o site mooc.cps.sp.gov.br e se cadastre com login e senha. Os conteúdos são dinâmicos, com várias leituras, reflexões, vídeos, jogos, avaliações e exercícios. Os cursos oferecidos são Autocad, Arduíno, Canvas, Design e Photoshop, Design Thinking, Felicidade, Gestão de Conflitos, Gestão de Pessoas, Gestão do Tempo, Formação de Professores Mediadores para Educação a Distância (Mediação em EaD), Mercado de Trabalho e Vendas.

Aprendendo em casa

Lançada em 2015, a plataforma Mooc do CPS soma atualmente mais de 306 mil inscritos. Cerca de 20% desse total corresponde ao incremento do período de quarentena, com uma média mensal de 34,6 mil inscritos. A média anterior à pandemia era de 2,2 mil inscrições por mês.

Formação de Professores Mediadores para Educação a Distância foi o curso mais procurado no início da quarentena, com mais de 11,8 mil inscritos. Em segundo lugar está Design e Photoshop, com 7 mil interessados, seguido por Gestão de Pessoas, com 6,7 mil inscrições. Assista vídeo de apresentação dos cursos.

Veja abaixo tabelas com a relação dos cursos e inscrições:

Cursos livres mais procurados na quarentenaInscrições
1Formação de Professores Mediadores para EaD11.849
2Design e Photoshop7.024
3Gestão de Pessoas6.734
4Gestão do Tempo5.333
5Design Thinking4.921
6Gestão de Conflitos4.160
7Canvas4.088
8Mercado de Trabalho3.542
9Vendas3.194
10Arduino2.896
11Autocad2.881
12Felicidade2.583
Total59.205*
*Número de inscrições entre os dias 19/3 e 13/5/2020
Cursos livres mais procurados na plataformaInscrições
1Gestão de Pessoas57.586
2Canvas39.063
3Gestão do Tempo35.908
4Mercado de Trabalho32.265
5Autocad25.691
6Gestão de Conflitos22.426
7Vendas18.922
8Formação de Professores Mediadores para EaD17.376
9Arduino16.991
10Design e Photoshop14.243
11Felicidade13.166
12Design Thinking13.281
Total306.918*
*Número de inscrições entre a data de criação do curso e 13/5/2020
Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Cursos

Abertas inscrições para formações profissionalizantes de teatro e dança da Prefeitura de Hortolândia

Portal Hortolândia

Publicado

em

Amantes da expressão corporal, através do teatro e da dança, que desejem aprimorar essas artes já podem se inscrever nas formações culturais profissionalizantes gratuitas, promovidas pela Prefeitura de Hortolândia. Há 200 vagas, entre as duas turmas e módulos disponíveis. Para participar é preciso ter acima de 16 anos e haver terminado ou estar cursando o Ensino Médio. As inscrições para este semestre vão até o dia 25 de setembro e serão preenchidas por ordem de inclusão na lista de interesse.

Publicidade

As aulas estão vinculadas ao Centro Cultural “Inês Aparecida da Silva Afonso” – Escola de Artes “Augusto Boal”, localizado no Jardim Amanda, mas acontecerão online até que sejam retomadas as aulas presenciais, para conter a disseminação da COVID-19.

O processo de declaração de interesse à vaga pode ser realizado totalmente online, inclusive o envio de documentos. O formulário está disponível através deste link. Cadastros realizados após o dia 25 de setembro ficarão no cadastro reserva e disponíveis para as próximas turmas. No formulário, a pessoa pode escolher a componente curricular do segundo semestre de 2020 e já indicar o interesse pelas componentes nos próximos semestres.

Os cursos profissionalizantes em Teatro e em Dança têm carga horária de mais de 1.160 horas e permitem que o aprendiz pleiteie o registro profissional junto ao Sated (Sindicato dos Artistas e Técnicos de Espetáculos e Diversões do Estado de São Paulo) ou ao SindDança (Sindicato dos Profissionais da Dança do Estado de São Paulo).

Os cursos profissionalizantes são ministrados por arte-educadores que possuem graduação, mestrado e doutorado e são selecionados por processo de credenciamento baseado na experiência artística e docente.

Caso a pessoa deseje colocar seu nome na lista de interesse presencialmente, deve agendar atendimento pelo telefone da Escola de Artes, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, pelo telefone (19) 3819-0518.

Confira abaixo a descrição técnica pedagógica das formações culturais profissionalizantes de Teatro e de Dança:

– A Formação Cultural em Teatro oferece uma formação técnica e ética, com vistas à preparação do aprendiz para ingressar no mercado de trabalho das artes da cena, com ênfase na participação em grupos formais e informais.

Nas componentes curriculares teóricas são abordados os principais autores e encenadores do teatro ocidental e nas componentes práticas o aprendiz desenvolve-se como criador artístico por meio de montagens teatrais e intenso aprimoramento corporal e vocal.

Ao final de cada semestre, os aprendizes apresentam os resultados de seus trabalhos na MAC (Mostra de Artes da Cena) ou outra correspondente.

– A Formação Cultural em Dança é voltada ao aprimoramento técnico e profissionalizante do aprendiz na área das Artes Corporais, com vistas à atuação como bailarino intérprete criador. O curso objetiva desenvolver a capacidade de articular fundamentos práticos e teóricos da dança. São oferecidas atividades que propiciam a consciência e percepção do próprio corpo, despertam a expressão e a exploração criativa do movimento e desenvolvem o domínio corporal dos movimentos. Também são apresentadas diversas abordagens de estudo do corpo em relação ao contexto histórico e social em que está inserido, tendo em vista a capacidade de refletir e compreender criticamente os conceitos que organizam a dança como área do conhecimento.

Ao final de cada semestre os aprendizes devem apresentar os resultados de seus trabalhos na MAC.

SERVIÇO:

Formações culturais profissionalizantes gratuitas de Teatro e Dança

Inscrições para as turmas de 2020 até 25 de setembro

Link para inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe7BhxJnyEfOHPvQNkps_B-TR_ENq7dpZ1HkZLbFVpbYJbuOA/viewform

– Centro Cultural “Inês Aparecida da Silva Afonso” – Escola de Artes “Augusto Boal

Endereço: Rua Casemiro de Abreu, s/nº, Jd. Amanda

Telefone: 3819-0518

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Cursos

Inscrições para o Colégio Técnico da Unicamp

Portal Hortolândia

Publicado

em

O Colégio Técnico de Campinas vai realizar o seu processo seletivo de 2021 por meio de análise de Histórico Escolar/Boletim para ingresso em seus cursos técnicos de nível médio, nas modalidades integrada, concomitância externa e especializações técnicas.

Publicidade

No processo seletivo online serão consideradas as médias obtidas nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

Candidatos interessados em solicitar a redução da taxa de inscrição, devem se manifestar de 12 a 18 de agosto, após às 12 horas.

As inscrições para o Vestibulinho custam R$50,00 e podem ser feitas, de 24 de agosto a 29 de outubro, conforme calendário divulgado pela unidade.

Calendário Cotuca 2021

Cursos técnicos

Cursos de especialização técnica

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Cursos

Setembro recheado de oficinas culturais online gratuitas em Hortolândia

Portal Hortolândia

Publicado

em

Durante o mês de setembro, a população de Hortolândia poderá contar com oficinas culturais gratuitas. Com oito temas variados, entre eles Fotografia Básica e Fotografia Digital para Celulares, as atividades serão virtuais e possuem diversas linguagens e formatos. A ação é realizada pela Equipe Oficinas Culturais – Programa de Formação para o Interior – Poiesis Gestão Cultural, do Governo do Estado, e tem o apoio da Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Cultura.

Publicidade

As vagas são limitadas e, para o curso de “Documentários Domésticos”, as inscrições iniciam nesta sexta-feira (21/08). Confira os links, descrições e períodos de inscrição abaixo.

Segundo a organização das oficinas, as vagas estão abertas ao público de todas as cidades. As atividades e os conteúdos dos diversos programas são gerenciados pela Poiesis, como a Oficina Oswald de Andrade, Casa das Rosas, Casa Mário de Andrade, Fábricas de Cultura e Programa de Qualificação em Artes. Confira também no http://poiesis.org.br/maiscultura.

Veja abaixo os links, as descrições das oficinas e os períodos de inscrição.

Oficina: “Documentários Domésticos”

Vagas: 30 vagas
Período para inscrição: 
de 21 a 31 de agosto

Link para inscrição: https://forms.gle/hpDxdd5bQHcoEA28A

Data e horário do curso: 14, 16 e 18 de setembro, das 14h às 16h

Plataforma: aplicativo Google Meet

Informações: Nesta oficina, os participantes entram em contato com métodos de produção audiovisual voltados para o cinema documentário, não importando o tipo de dispositivo de vídeo (celulares, webcam, câmeras semi- profissionais, DSLRs, etc.). A atividade será focada em técnicas de filmagem e produção sem sair de casa – respeitando as orientações de isolamento social – utilizando equipamentos de baixo custo e acessórios fáceis de serem encontrados ou adaptados a partir do que os participantes tiveram à mão. Também serão abordados princípios básicos da edição e montagem, resultando em mini-documentário.

Oficina: “Fotografia Básica com Câmera -Composição e Enquadramento”

Vagas: 30 vagas
Período para inscrição: 
de 21 a 31 de agosto

Link para inscrição: https://forms.gle/8eR1KNS5zYMMYwUa8

Data e horário do curso: 15, 17, 22 e 24 de setembro, das 17h30 às 19h30

Plataforma: aplicativo Google Meet

Informações: Têm como objetivo apresentar os princípios básicos da fotografia digital, passando pelos fundamentos da fotografia até a importância de saber se comunicar com aquele que está sendo fotografado. Desta forma, o participante poderá sair com um conhecimento básico, mas suficiente, para iniciar sua produção fotográfica autoral.

Oficina: “Eutonia – Atravessamentos da Pele – A Dança e o Autocuidado”

Vagas: 100 vagas
Período para inscrição: 
de 21 de agosto a 1° de setembro

Link para inscrição: https://forms.gle/7KZWCQg6ofVdJ4GC7

Data e horário do curso: 21, 23 e 25 de setembro, das 17h30 às 19h30

Plataforma: aplicativo Zoom

Informações: Eutonia é uma prática corporal cujo objetivo é o desenvolvimento e a ampliação da percepção e da consciência de si, através do corpo. “O corpo é sua primeira casa, sua morada! Portanto, precisamos habitá-lo e, para tanto, é fundamental acessar a sabedoria que é própria do corpo, o auto-conhecimento. Por meio da atenção às sensações, promove a ampliação da percepção e da consciência corporal, propiciando a regulação e flexibilização do tônus, contribuindo não somente para um bem estar, mas como também para pesquisa de criação de movimentos”, ressaltam os organizadores.

Oficina: “Introdução à Teoria Queer e os seus manifestos”

Vagas: 45 vagas
Período para inscrição: 
de 21 de agosto a 1° de setembro

Link para inscrição: https://forms.gle/SmaG2zsVxqG69MUF7

Data e horário do curso: 16, 18, 22 e 24 de setembro, das 14h às 16h

Plataforma: aplicativo Zoom

Informações: Os participantes desta oficina serão introduzidos ao pensamento Queer, por meio do conceito de manifesto enquanto gênero literário e dos manifestos produzidos pela própria teoria.

Oficina: “Artes e Estéticas Afro-Brasileiras”

Vagas: 50 vagas
Período para inscrição: 
de 24 de agosto a 3 de setembro

Link para inscrição: https://forms.gle/XMMHGVFhZhLSAEZi9

Data e horário do curso: 21, 23 e 25 de setembro, das 14h às 16h

Plataforma: aplicativo Google Meet

Informações: O curso visa introduzir o estudo das artes e das estéticas afro-brasileiras, através de leituras e análises de obras e autores emblemáticas, de diferentes temporalidades, linguagens e contextos. O ponto de partida serão os debates em torno de tal nomenclatura, suas interpretações e possibilidade de compreensão. Em um segundo momento, serão apresentadas produções de autoria afro-brasileira e suas relações com as histórias, culturas e narrativas brasileiras, passando por períodos que vão desde o colonial ao contemporâneo.

Oficina: “Profissão: Arranjador”

Vagas: 50 vagas
Período para inscrição: 
de 24 de agosto a 3 de setembro

Link para inscrição: https://forms.gle/f1qFchvDbR6QjrCt7

Data e horário do curso: 21, 22, 28 e 29 de setembro, das 14h às 16h

Plataforma: aplicativo Google Meet

Informações: Realizada em formato teórico/expositivo e empírico, a oficina apresenta um panorama histórico, cultural e técnico da importância deste profissional na produção musical. Também propõe discutir as origens e características da formação do profissional arranjador; serão apontados e discutidos particularidades culturais, técnicas e profissionais da atuação deste profissional no mercado cultural e no metiê artístico. Será analisado o perfil artístico, histórico, cultural e profissional de grandes arranjadores brasileiros e norte-americanos vistos como referências na área.

Oficina: “Processos criativos e elaborativos da retratística Afro-Brasileira”

Vagas: 50 vagas
Período para inscrição: 
de 4 a 14 de setembro

Link para inscrição: https://forms.gle/n2stQq9etRS43VkA8

Data e horário do curso: 28, 29 e 30 de setembro, das 14h às 16h

Plataforma: aplicativo Google Meet

Informações: A oficina tem por objetivo analisar a produção visual afro-brasileira dedicada ao retrato. Esse, que é um dos gêneros artísticos mais emblemáticos da história visual da humanidade, está presente em diversos suportes, como a pintura, a fotografia, o vídeo, entre outros. O retrato é parte do desejo de memorizar a imagem no tempo, de retê-la em uma superfície concreta, de representar, de confrontar, de ver e ser visto. Tomar o retrato como objeto de estudo possibilita pensar narrativas da individualidade e da coletividade, da memória e da imaginação. Com base nisso, o curso analisará os processos criativos e elaborativos desenvolvidos por artistas e pesquisadores afro-brasileiros, entendendo o retrato como espaço de potência artística e social.

Oficina: “Fotografia Digital para Celulares”

Período para inscrição: de 9 a 16 de setembro

Link para inscrição: https://forms.gle/urTNHZAjG5qHgYNh9

Data e horário do curso: 21, 22 e 23 de setembro, das 10h às 12h

Plataforma: transmissão será ao vivo pelo Canal das Oficinas Culturais no Youtube

Informações: O curso é voltado àqueles que querem aprender a fotografar com os seus celulares. Com metodologia mista e didática interativa, Bruna Grassi propõe uma imersão ao universo da fotografia digital com qualquer celular que possua câmera. Não é necessário ter conhecimento prévio em fotografia. A oficina será realizada nos dias 21 a 23 de setembro.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Noticias

Publicidade

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares