Connect with us

Cursos

Etecs e Fatecs prorrogam inscrição para processos seletivos até sexta-feira (24)

Portal Hortolândia

Publicado

em

As Escolas Técnicas (Etecs) e as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais prorrogaram para 15h da próxima sexta-feira (24) os prazos de inscrição para seus respectivos processos seletivos.  Neste segundo semestre de 2020, a seleção de candidatos para as mais de 60 mil vagas, distribuídas em cursos técnicos e superiores tecnológicos gratuitos em todas as regiões do Estado, se dará pela análise do histórico escolar, sem a realização de prova presencial ou online.

No Vestibulinho, que oferece acesso às Etecs, serão avaliadas as notas de Língua Portuguesa e Matemática da primeira série do Ensino Médio ou do primeiro termo do Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), concluídos até 31 de dezembro de 2019.

O Vestibular das Fatecs também vai avaliar as notas destas mesmas disciplinas, porém da terceira série do Ensino Médio. Candidatos que estão cursando o Ensino Médio por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou modalidade semelhante podem apresentar notas referentes à segunda série, desde que no ato da matrícula comprovem a conclusão do ciclo.

A mudança do critério se fez necessária para atender ao distanciamento social, recomendado pelo Governo do Estado e autoridades sanitárias, visando preservar a saúde dos candidatos, e observando as notas atribuídas aos estudantes antes da pandemia de COVID-19. A previsão é de que todas as atividades comecem de forma remota (online), até que as regras do isolamento social sejam flexibilizadas a ponto de tornar possível o retorno das aulas presenciais.

Vestibulinho

O novo prazo para a inscrição no processo seletivo das Etecs, exclusivamente pelo site, vai até as 15h do dia 24 de julho. Ao todo, o Vestibulinho para o segundo semestre de 2020 oferece 44.872 vagas para Ensino Técnico (presencial, semipresencial e online) e Especialização Técnica.

As vagas são destinadas às Etecs e às classes descentralizadas (unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos, sob a administração de uma Etec) por meio de parcerias com as prefeituras do interior e da capital (aulas nos CEUs) e com a Secretaria estadual da Educação para oferta do Ensino Técnico em salas de escolas estaduais.

Para se inscrever em um dos cursos técnicos, o candidato precisa ter concluído ou estar cursando a partir do segundo ano do Ensino Médio. Quem já concluiu ou está fazendo a Educação de Jovens e Adultos – EJA ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – Encceja deve apresentar uma das seguintes certificações: certificado de conclusão do Ensino Médio, declaração de que está matriculado a partir do segundo semestre da EJA, dois certificados de aprovação em áreas de estudos da EJA, boletim de aprovação do Encceja enviado pelo Ministério da Educação (MEC) ou o certificado de aprovação do Encceja em duas áreas de estudos avaliadas.

Quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até a edição de 2016 deve apresentar o certificado ou declaração de conclusão do Ensino Médio, expedido por órgão competente.

Os interessados em concorrer a uma vaga devem preencher a ficha de inscrição eletrônica e imprimir o boleto bancário para pagamento da taxa de R$ 19. O valor deve ser pago até 24 de julho, em dinheiro, em qualquer agência bancária, mediante a apresentação do boleto impresso no momento da inscrição eletrônica, ou pagar, via internet, no banco do candidato ou ainda pela ferramenta Getnet (pagamento com cartão de crédito) disponível no site www.vestibulinhoetec.com.br.

No ato da inscrição para o primeiro módulo do Ensino Técnico, presencial e semipresencial, é possível colocar como segunda opção outro curso ou período desde que oferecido na mesma unidade para a qual o candidato vai se inscrever.

A leitura atenta do Manual do Candidato e o preenchimento da ficha de inscrição eletrônica (ambos disponíveis em www.vestibulinhoetec.com.br) é de responsabilidade exclusiva do candidato ou de seu representante legal (pai, mãe, curador ou tutor), quando menor de 16 anos.

Especialização de nível Médio

Do total de vagas oferecidas, 440 são para Especialização Técnica, sendo 140 distribuídas entre cinco cursos presenciais: Desenvolvimento de Aplicativos para Smartphones; Desenvolvimento de Novos Produtos para a Área da Indústria Alimentícia; Gestão de Energia; Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição; e Radiocomunicação. As outras 300 vagas são destinadas ao curso de Gestão em Projetos, na modalidade online.

Para concorrer a uma vaga de Especialização Técnica, além de ter concluído o Ensino Médio, o candidato precisa ter cursado integralmente o Ensino Técnico associado ao curso de especialização, conforme relação disponível na internet.

Está disponível no site do Centro Paula Souza (CPS) a relação de respostas para as dúvidas mais frequentes dos candidatos ao Vestibulinho. Veja também vídeo explicativo de como realizar as inscrições.

Mais informações: (11) 3471-4071 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-772-2829 (demais localidades) e em www.vestibulinhoetec.com.br.

Vestibular

As inscrições para concorrer a uma das 15,8 mil vagas nas 81 graduações oferecidas pelas Fatecs neste semestre devem ser feitas exclusivamente no site www.vestibularfatec.com.br, até 24 de julho, às 15h.

Novidades

A Fatec Jundiaí vai oferecer uma graduação inédita, Sistemas Embarcados, com 40 vagas no período da manhã.

Cinco Fatecs vão implantar turmas de cursos oferecidos em outras unidades:

– Fatec Adamantina – Ciência de Dados (40 vagas, noite);
– Fatec Itaquera (Capital) – Manutenção Industrial (40 vagas, manhã);
– Fatec Santana de Parnaíba – Ciência de Dados (40 vagas, noite);
– Fatec São Bernardo do Campo – Manufatura Avançada (40 vagas, noite);
– Fatec Sorocaba – Gestão da Qualidade (40 vagas, manhã).

O candidato que quiser disputar uma vaga do Vestibular precisa ter terminado ou estar cursando o Ensino Médio ou equivalente, desde que no ato da matrícula comprove a conclusão do curso. Para se inscrever é necessário preencher a ficha de inscrição e o questionário socioeconômico, imprimir o boleto e pagar a taxa de R$ 39.

O valor deve ser pago até 24 de julho, em dinheiro, em qualquer agência bancária, mediante a apresentação do boleto impresso no momento da inscrição eletrônica, ou pagar, via internet, no banco do candidato ou ainda pela ferramenta Getnet (pagamento com cartão de crédito) disponível no site www.vestibularfatec.com.br.

No ato da inscrição, é possível escolher um curso em primeira opção e colocar como segunda opção: o mesmo curso (presencial) de primeira opção em outro período na mesma Fatec; ou o mesmo curso (presencial) de primeira opção oferecido em qualquer período de outra Fatec.

Confira todos os detalhes no Manual do Candidato, que está disponível no site do processo seletivo. Também é possível acessar pelo site do CPS a relação de respostas para as dúvidas mais frequentes dos candidatos ao Vestibular. Assista também ao vídeo que explica passo a passo sobre como realizar as inscrições.

Outras informações: (11) 3471-4103 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-596-9696 (demais localidades) ou no site do processo seletivo.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Melhores No. 1
Liquidificador Turbo , 900W, Copo de 2,7L, 127V, Preto, Mondial -L-900 FB.
  • 900W de potência:Potente no preparo de receitas como gelo, frutas congeladas, sucos , vitaminas, bolo, sopas, tortas e patês.
  • Copo de 2,7L ULTRARRESISTENTE:Copo resistente a quedas e riscos, e não pega cheiro. Prepara grandes quantidades de sucos, vitaminas e receitas
  • 5 velocidades + pulsar:A função “pulsar” do liquidificador l-900 é velocidade máxima - mistura de forma rápida alimentos pastosos como grão de bico, papinhas de bebê, cremes e Smoothies.
  • Função auto limpeza:Auxilia na limpeza do copo do liquidificador e, em especial, as suas lâminas. Para isso, encha o copo até metade com água e um pouquinho de detergente. Depois, aperte o botão pulsar alguns vezes e pronto!
  • Filtro:Entra a fruta coa e sai o suco ou molho filtrado. O filtro retira toda a semente deixando seus sucos prontos para serem tomados.
Melhores No. 2
Maquina de Acabamento - Mondial, Mondial, Maquina de acabamento MA-01, Preto
  • Pente de corte ajustável
  • Lâminas em aço inox
  • Uso com ou sem fio
  • Luz Indicadora de carregamento
OfertaMelhores No. 3
Panela Elétrica Multicook Premium, Mondial, PE-03.
  • Aquece, assa, tosta, gratina, grelha e cozinha
  • Controle de temperatura entre 90° e 190°
  • Revestimento antiaderente
  • Pode ser levada à mesa
  • Tampa transparente com válvula para saída de vapor

Cursos

Instituto da Oportunidade Social e DELL Hortolândia oferece curso gratuito para jovens

Portal Hortolândia

Publicado

em

O Instituto da Oportunidade Social (IOS) é uma Entidade Beneficente de Assistência Social certificada pelo CEBAS, que desde 1998 atua promovendo a formação profissional gratuita e a empregabilidade de jovens e pessoas com deficiência.

O IOS forma profissionais que agregam em sua bagagem, além do conhecimento técnico e capacitação teórica, competências comportamentais que o mundo do trabalho busca, como o cuidado com as relações, respeito às diferenças, trabalho em equipe, solução criativa de problemas, sempre embasados por uma mentalidade inovadora.

Em parceria com a DELL em Hortolândia oferece gratuitamente curso de Informatica pratica e preparação para o mercado de trabalho

Informática prática e preparação para o mercado de trabalho – clique aqui para inscrição

Manhã – 08:00 às 12:00

Idade – 15 a 24 anos

Aulas – Semipresencial

Informática prática e preparação para o mercado de trabalho – clique aqui para inscrição

Tarde – 13:00 às 17:00

Idade – 15 a 24 anos

Aulas – Semipresencial

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Melhores No. 1
Liquidificador Turbo , 900W, Copo de 2,7L, 127V, Preto, Mondial -L-900 FB.
  • 900W de potência:Potente no preparo de receitas como gelo, frutas congeladas, sucos , vitaminas, bolo, sopas, tortas e patês.
  • Copo de 2,7L ULTRARRESISTENTE:Copo resistente a quedas e riscos, e não pega cheiro. Prepara grandes quantidades de sucos, vitaminas e receitas
  • 5 velocidades + pulsar:A função “pulsar” do liquidificador l-900 é velocidade máxima - mistura de forma rápida alimentos pastosos como grão de bico, papinhas de bebê, cremes e Smoothies.
  • Função auto limpeza:Auxilia na limpeza do copo do liquidificador e, em especial, as suas lâminas. Para isso, encha o copo até metade com água e um pouquinho de detergente. Depois, aperte o botão pulsar alguns vezes e pronto!
  • Filtro:Entra a fruta coa e sai o suco ou molho filtrado. O filtro retira toda a semente deixando seus sucos prontos para serem tomados.
Melhores No. 2
Maquina de Acabamento - Mondial, Mondial, Maquina de acabamento MA-01, Preto
  • Pente de corte ajustável
  • Lâminas em aço inox
  • Uso com ou sem fio
  • Luz Indicadora de carregamento
OfertaMelhores No. 3
Panela Elétrica Multicook Premium, Mondial, PE-03.
  • Aquece, assa, tosta, gratina, grelha e cozinha
  • Controle de temperatura entre 90° e 190°
  • Revestimento antiaderente
  • Pode ser levada à mesa
  • Tampa transparente com válvula para saída de vapor
Continue Lendo

Cursos

Programa que busca inserir profissionais pretos na área de tecnologia anuncia nova edição

Portal Hortolândia

Publicado

em

Inscrições para o AfroDev, programa gratuito de diversidade e inclusão da Share RH, serão abertas no dia 20 de fevereiro

Vem aí mais uma edição do AfroDev, programa de inclusão social que visa desenvolver, capacitar e oferecer oportunidades reais de emprego para profissionais pretos da Região Metropolitana de Campinas (RMC) que queiram trabalhar na área de tecnologia.  Idealizada pela Share RH, empresa especializada em recrutamento e seleção e projetos com foco em gestão de pessoas, a iniciativa contará com o patrocínio de duas empresas que se destacam no setor, a 3778 e o Venturus.

 “A Share RH se orgulha muito do impacto que tem gerado a partir dos programas de formação com foco em diversidade. O AfroDev, por exemplo, ajuda a contornar dois problemas distintos em nossa sociedade: a escassez de mão de obra qualificada na área de tecnologia e a inclusão de pessoas pertencentes a diversos recortes sociais.”, diz Augusto Passarelli, Head Of Business da Share RH. 

Considerando um mercado super aquecido como é o de pessoas desenvolvedoras, o AfroDev chega para incentivar o investimento na formação de novos talentos a fim de aumentar a oferta de profissionais qualificados, ao mesmo tempo em que contribui para o aumento da diversidade neste ambiente.

Como participar

No dia 20 de fevereiro, às 9h, acontecerá a live de lançamento da 2° edição do AfroDev. Para participar do evento online, os interessados devem se inscrever no site https://conteudo.sharerh.com/share-rh-landing-page-afrodev. Além de ficarem por dentro de todos os detalhes do programa, os participantes poderão conferir painéis sobre tecnologia, diversidade e inclusão. As inscrições para as novas turmas, por sua vez, serão abertas ao final da live.

Neste ano, o AfroDev contará com trilhas de formação nas linguagens Python e Node, disponíveis para pessoas pretas que ainda não trabalharam como desenvolvedores no mercado, mas que já possuem uma base sólida em linguagem de programação. Além disso, haverá também uma trilha para iniciantes, que permitirá a participação de quem está começando sua jornada na área de tecnologia e possua conhecimento mínimo sobre o assunto. Em todos os casos, é necessário que cada participante tenha um computador e acesso à internet de banda larga para acompanhar as aulas.

Após o período de inscrições e testes, que se estenderá até o dia 21 de março, a Share RH fará a divulgação das pessoas selecionadas. A formação, por sua vez, acontecerá de 29 de março a 24 de abril, com a expectativa de que as contratações tenham início até a segunda quinzena de maio.

Balanço da 1º edição

Realizada em 2020, a edição de lançamento do AfroDev contou com diferentes trilhas de formação, incluindo quatro para linguagem Java, uma para iOS e uma para Android. Ao final do programa, 29 pessoas foram contratadas para atuarem em empresas renomadas como a ABI, CI&T, Oi, Raia Drogasil e Alelo.

Entre elas está Natália Ferreira Cezar, que atualmente ocupa o cargo de desenvolvedora Android na CI&T. Segundo a profissional, a experiência de participar do AfroDev foi bastante positiva, desde o processo de seleção humanizado conduzido pela Share RH até a contratação. “Além disso, sentimos muita confiança na pessoa que nos instruiu durante o curso, devido à ampla experiência que ela possui no mundo corporativo e, mais especificamente, em programação. Ao longo da formação, recebemos muitas dicas de como nos comportar e sobre o que deveríamos aprender para que fôssemos bem sucedidos em uma possível contratação”, conta.

A partir da experiência positiva, Natália dá algumas dicas aos futuros participantes do AfroDev. “Tirem dúvidas, aproveitem todas as aulas e mantenham um bom relacionamento com os colegas de turma e com o seu instrutor. Estudem muito, porque o conhecimento gera empoderamento e isso ninguém nunca vai tirar de vocês”, finaliza.

Para mais informações sobre a 2° edição do AfroDev, acesse: https://conteudo.sharerh.com/share-rh-landing-page-afrodev

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Melhores No. 1
Liquidificador Turbo , 900W, Copo de 2,7L, 127V, Preto, Mondial -L-900 FB.
  • 900W de potência:Potente no preparo de receitas como gelo, frutas congeladas, sucos , vitaminas, bolo, sopas, tortas e patês.
  • Copo de 2,7L ULTRARRESISTENTE:Copo resistente a quedas e riscos, e não pega cheiro. Prepara grandes quantidades de sucos, vitaminas e receitas
  • 5 velocidades + pulsar:A função “pulsar” do liquidificador l-900 é velocidade máxima - mistura de forma rápida alimentos pastosos como grão de bico, papinhas de bebê, cremes e Smoothies.
  • Função auto limpeza:Auxilia na limpeza do copo do liquidificador e, em especial, as suas lâminas. Para isso, encha o copo até metade com água e um pouquinho de detergente. Depois, aperte o botão pulsar alguns vezes e pronto!
  • Filtro:Entra a fruta coa e sai o suco ou molho filtrado. O filtro retira toda a semente deixando seus sucos prontos para serem tomados.
Melhores No. 2
Maquina de Acabamento - Mondial, Mondial, Maquina de acabamento MA-01, Preto
  • Pente de corte ajustável
  • Lâminas em aço inox
  • Uso com ou sem fio
  • Luz Indicadora de carregamento
OfertaMelhores No. 3
Panela Elétrica Multicook Premium, Mondial, PE-03.
  • Aquece, assa, tosta, gratina, grelha e cozinha
  • Controle de temperatura entre 90° e 190°
  • Revestimento antiaderente
  • Pode ser levada à mesa
  • Tampa transparente com válvula para saída de vapor
Continue Lendo

Cursos

Curso gratuito de pré-vestibular está com processo seletivo aberto em Campinas

Portal Hortolândia

Publicado

em

O cursinho pré-vestibular popular Zilda Arns está com inscricoes abertas para o processo seletivo da turma 2021. As inscricoes vão até o dia 10/01/2021.

Para se inscrever acesse o site https://www.cursinhozilda.com/ e siga as orientacoes.

Sobre o Cursinho Zilda Arns

O Cursinho Popular Zilda Arns é um cursinho pré-vestibular popular, gratuito e noturno, de iniciativa dos estudantes de Medicina da UNICAMP. Ele foi criado em 2018 após anos de iniciativos de alunos.

Atualmente diversos cursos, como a Engenharia Química, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Física, Química, História e Letras formam a EQUIPE ZILDA!

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Melhores No. 1
Liquidificador Turbo , 900W, Copo de 2,7L, 127V, Preto, Mondial -L-900 FB.
  • 900W de potência:Potente no preparo de receitas como gelo, frutas congeladas, sucos , vitaminas, bolo, sopas, tortas e patês.
  • Copo de 2,7L ULTRARRESISTENTE:Copo resistente a quedas e riscos, e não pega cheiro. Prepara grandes quantidades de sucos, vitaminas e receitas
  • 5 velocidades + pulsar:A função “pulsar” do liquidificador l-900 é velocidade máxima - mistura de forma rápida alimentos pastosos como grão de bico, papinhas de bebê, cremes e Smoothies.
  • Função auto limpeza:Auxilia na limpeza do copo do liquidificador e, em especial, as suas lâminas. Para isso, encha o copo até metade com água e um pouquinho de detergente. Depois, aperte o botão pulsar alguns vezes e pronto!
  • Filtro:Entra a fruta coa e sai o suco ou molho filtrado. O filtro retira toda a semente deixando seus sucos prontos para serem tomados.
Melhores No. 2
Maquina de Acabamento - Mondial, Mondial, Maquina de acabamento MA-01, Preto
  • Pente de corte ajustável
  • Lâminas em aço inox
  • Uso com ou sem fio
  • Luz Indicadora de carregamento
OfertaMelhores No. 3
Panela Elétrica Multicook Premium, Mondial, PE-03.
  • Aquece, assa, tosta, gratina, grelha e cozinha
  • Controle de temperatura entre 90° e 190°
  • Revestimento antiaderente
  • Pode ser levada à mesa
  • Tampa transparente com válvula para saída de vapor
Continue Lendo

Noticias

Publicidade

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares