Connect with us

Cursos

ETECs: Termina nesta quinta a inscrição para o processo seletivo 2020

etec-hortolandia

O prazo de inscrição do processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) foi prorrogado até as 15 horas da próxima quinta-feira (14). Os candidatos devem se inscrever exclusivamente pelo site www.vestibulinhoetec.com.br. O exame será no dia 15 de dezembro.

Leia também
Inscrições para vestibular da Fatec vão até quarta-feira (13)

Anuncio

Para o primeiro semestre de 2020, o Vestibulinho oferece 86.939 vagas, distribuídas entre os Ensinos Médio, Técnico, Integrado e Especialização Técnica.

As vagas são destinadas às Etecs e às classes descentralizadas (unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob a administração de uma Etec) por meio de parcerias com as prefeituras do interior e da Capital (aulas nos CEUs) e com a Secretaria estadual da Educação para oferta do Ensino Técnico e Integrado.

Advertisement

Além das 48.883 vagas para os cursos técnicos modulares, oferecidos das modalidades presencial, semipresencial e online, o candidato poderá escolher entre diversas opções do Ensino Integrado, que totalizam a oferta de 34.141 vagas, distribuídas entre as seguintes modalidades:

Ensino Técnico Integrado ao Médio (Etim)
Ao estudar o Ensino Médio e o Técnico juntos, em tempo integral, o estudante vai fortalecer seu aprendizado básico com as habilidades profissionais. São oferecidas 18.534 vagas. Desse total, 530 são destinadas às escolas estaduais por meio do Programa Vence, parceria com a Secretaria da Educação do Estado. Entre os 28 cursos do Etim deste processo seletivo, um é novo: Agronegócio.

Novotec Integrado
O candidato pode optar por duas modalidades de certificação, o Ensino Médio com Habilitação Técnica Profissional e o Ensino Médio com Qualificação Profissional. As 14.451 vagas estão distribuídas entre 27 cursos, sendo dois de qualificação.
Outras 1.156 vagas estão destinadas à Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS).

Por esta opção, o aluno poderá completar em cinco anos os Ensinos Médio, Técnico e Superior Tecnológico (normalmente, são necessários seis anos). O ingresso neste Vestibulinho ocorre pelo Ensino Médio com Habilitação Técnica Profissional em um dos quatro cursos: Administração, Logística e Química – todos novos – além de Desenvolvimento de Sistemas

Advertisement

Novas modalidades no Ensino Médio
As Etecs oferecem 2.570 mil vagas para o Ensino Médio regular e 550 vagas divididas entre as três opções de formação adequadas às orientações da Reforma do Ensino Médio: o Ensino Médio com ênfase em Linguagens, Ciências Humanas e Sociais (350 vagas); Ensino Médio com ênfase em Ciências Biológicas, Agrárias e da Saúde (80 vagas); e Ensino Médio com ênfase em Ciências Exatas e Engenharia (120 vagas).

Cadastro reserva para acesso às vagas remanescentes

O processo seletivo oferece vagas remanescentes de segundo módulo disponíveis para nove cursos técnicos: Administração, Desenvolvimento de Sistemas, Edificações, Eletrotécnica, Logística, Mecânica, Nutrição e Dietética, Recursos Humanos e Segurança do Trabalho.

Os interessados devem ter concluído o Ensino Médio e ter experiência profissional na área do curso, mediante avaliação e certificação de competências referentes ao primeiro módulo. Estudantes também podem se inscrever para acesso às vagas remanescentes do segundo ano do Ensino Médio, desde que tenham completado o primeiro ano desse ciclo.

Advertisement

Especialização de nível médio

O Vestibulinho traz como novidade o curso inédito de Gestão de Projeto a distância, na modalidade online, com 300 vagas. Outras 495 vagas são para dez cursos de especialização presenciais: Desenvolvimento de Aplicativos para Smartphones; Enfermagem no Atendimento em Urgência e Emergência Intra e Extra-Hospitalar; Enfermagem do Trabalho; Gestão Ambiental; Gestão de Energia; Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição; Logística Reversa; Organização de Eventos Corporativos; Produção Cultural (novo); e Radiocomunicação.

Para se candidatar a uma vaga dos cursos de especialização presenciais, o candidato deve ter concluído o Ensino Médio e também ter cursado integralmente o Ensino Técnico associado ao curso de especialização, conforme relação disponível no site.

Os que desejam fazer o curso de especialização online precisam ter concluído o Ensino Médio e qualquer curso técnico ou superior.

Advertisement

Inscrições

Para concorrer a uma das vagas do Vestibulinho para o Ensinos Médio Regular, Médio com ênfase, Novotec Integrado, AMS, Técnico Integrado ao Médio e primeiro termo do Técnico Integrado na modalidade EJA, o candidato deve ter certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Os que pretendem fazer o Ensino Técnico precisam ter concluído ou estar cursando a partir do segundo ano do Ensino Médio. O candidato que concluiu ou está cursando o ensino da EJA ou o Encceja deve ter o certificado de conclusão do Ensino Médio, declaração de que está matriculado a partir do segundo semestre da EJA, ou ter dois certificados de aprovação em áreas de estudos da EJA ou boletim de aprovação do Encceja enviado pelo MEC ou certificado de aprovação do Encceja em duas áreas de estudos avaliadas.

Para se inscrever é necessário preencher a ficha de inscrição eletrônica e imprimir o boleto bancário para pagamento da taxa de R$ 30. O valor deve ser pago em dinheiro, em qualquer agência bancária ou via internet por meio do banco do candidato ou ainda pela ferramenta Getnet (pagamento com cartão de crédito), disponível na internet.

Advertisement

No ato da inscrição para a primeira série do Ensino Integrado, Médio em todos os seus formatos e no primeiro módulo do Ensino Técnico, presencial e semipresencial, é possível colocar como segunda opção outro curso ou período desde que oferecido na mesma unidade para a qual o candidato vai se inscrever.

O Manual do Candidato com as informações sobre o processo seletivo está disponível no site para download.

Inclusão social

O Sistema de Pontuação Acrescida concede bônus de 3% a estudantes afrodescendentes e de 10% a candidatos oriundos da rede pública. Caso o aluno se enquadre nas duas situações, obtém 13% de bônus.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Cursos

Cursos gratuitos de artesanato em Hortolândia: saiba como se inscrever

Cursos gratuitos de artesanato

O Fundo Social de Solidariedade de Hortolândia abriu inscrições para dois cursos gratuitos de artesanato. Um deles é de confecção de Boneca Sachê e o outro de Pintura em MDF com Decoupage.

Essas formações, promovidas em parceria com o Viva Mais, órgão vinculado à Secretaria de Governo, visam proporcionar oportunidades de aprendizado e geração de renda para jovens e adultos a partir dos 16 anos de idade.

Como se inscrever nos Cursos gratuitos de artesanato?

Anuncio

As inscrições podem ser realizadas através deste LINK, ou presencialmente, na sede do Fundo Social, situada na Rua José Athanázio Bueno, 260, no Jardim Santana. Os interessados têm até o dia 30 de abril para se inscreverem. Serão oferecidas 20 vagas, sendo 10 para cada curso.

Curso de Boneca Sachê

O curso de Boneca Sachê terá aulas às terças-feiras, das 13h30 às 16h30, com início no dia 07 de abril. Durante as aulas, os alunos aprenderão técnicas para a confecção dessas bonecas que podem ser utilizadas como alfineteiros, presentes ou brindes para diversas ocasiões. Desde o manuseio de isopor e arames até a aplicação de tecidos estampados e acetato de vinila (EVA), os participantes serão guiados através de todos os procedimentos necessários.

Advertisement

Curso de Pintura em MDF com Decoupage

Já o curso de Pintura em MDF com Decoupage acontecerá às quartas-feiras, das 8h às 11h30, com início no dia 08 de abril. Através dessa formação, os alunos terão a oportunidade de explorar sua criatividade, aprendendo técnicas para decorar objetos como porta-retratos, molduras, porta-lápis e diversas caixas feitas de MDF. O curso abordará desde o manuseio de colas para decoupage e lixas até técnicas avançadas de recorte e colagem de diferentes materiais.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Cursos

Inscrições gratuitas para curso profissionalizante de Soldador em Hortolândia

curso profissionalizante de Soldador

Estão abertas as inscrições para o curso profissionalizante de Soldador em Hortolândia. Ao todo, serão oferecidas 60 vagas, distribuídas em turmas nos períodos da manhã, tarde e noite. As aulas estão programadas para iniciar no dia 15 de maio e serão realizadas na carreta “Escola Móvel” da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado, que estará estacionada na Rua Graciliano Ramos, 280, no Jardim Amanda.

Como me inscrevo para o curso profissionalizante de Soldador em Hortolândia?

Os interessados têm até o dia 09 de maio para se inscreverem através deste LINK. Para participar, é necessário:

  • ser alfabetizado,
  • ter no mínimo 16 anos de idade e
  • ter disponibilidade para participar das aulas presenciais em Hortolândia.

Anuncio

Essa iniciativa fortalece a parceria entre o Fundo Social de Hortolândia e o Governo do Estado, que já proporcionaram cursos profissionalizantes na cidade, como o de manicure, pedicure e assistente de cabeleireiro no ano passado.

Detalhes do curso profissionalizante de Soldador em Hortolândia

O curso de Soldador Básico abordará técnicas de soldagem MIG/MAG, que utiliza arco elétrico com gás de proteção entre a peça e o arame. Os alunos aprenderão sobre procedimentos de segurança, práticas em oficina, preparos e acabamentos de chapas, além de conceitos sobre metal base, consumíveis, gases de proteção e simbologia da soldagem.

Essa é uma oportunidade única para quem deseja ingressar no mercado de trabalho ou aprimorar suas habilidades profissionais. Não perca essa chance de se qualificar gratuitamente e aumentar suas oportunidades no mercado de trabalho.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Cursos

Estado lança programa Meu Primeiro Emprego

qualifica-sp

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico está com 4.275 vagas de cursos remotos abertas para todos os municípios do estado de SP.

São cursos nas áreas de Gestão e Negócios, com carga horária total de 120 horas remotos e síncronos, ministrados entre os meses de maio a agosto, nos períodos manhã, tarde e noite.

Anuncio

São 6 as opções de cursos:

  • 1.           Ajudante de Logística
  • 2.           Assistente Financeiro
  • 3.           Excel Aplicado à Área Administrativa
  • 4.           Gestão de Pequenos Negócios
  • 5.           Marketing Digital e Vendas em Redes Sociais
  • 6.           Office 2019

Para participar é preciso:

* Ter de 16 a 24 anos de idade;

Advertisement

* Residir no Estado de SP;

* Ter Ensino Fundamental completo;

Inscrições de 02 a 24 de abril no site  www.qualificasp.sp.gov.br

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

Jardim Nossa Senhora Auxiliadora Jardim Nossa Senhora Auxiliadora
Policial4 horas ago

Operação policial no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora apreende drogas e leva menor de idade para a delegacia

Na manhã da última segunda-feira (22), uma operação policial foi realizada no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora, em Hortolândia, para coibir...

Jd. Santa Emília Jd. Santa Emília
Policial4 horas ago

Suspeito de tráfico de drogas tenta fugir da polícia, mas é detido no Jd. Santa Emília, em Hortolândia

Na madrugada de hoje (24), uma equipe policial seguia em patrulhamento pelo bairro Jd. Santa Emília, em Hortolândia, quando avistaram...

Praça da Cidadania Praça da Cidadania
Nossa Região4 horas ago

Praça de 7 mil metros quadrados vai ser inaugurada em Hortolândia

Nesta quinta-feira, dia 25 de abril, um sonho se torna realidade para os moradores de Hortolândia. A Prefeitura entrega a...

Clínica Ability Therapy - tea Clínica Ability Therapy - tea
Nossa Cidade4 horas ago

Clínica em Hortolândia inaugura atendimento diferenciado para crianças com TEA

No último sábado (20/04), diversas famílias participaram da abertura de um novo espaço dedicado ao cuidado e desenvolvimento de crianças...

Mega-Sena Mega-Sena
Nossa Região16 horas ago

Prêmio da Mega-Sena 2716 acumula em R$6 milhões. Sumaré leva 58 mil reais

O suspense estava no ar enquanto os jogadores aguardavam ansiosamente o resultado do sorteio da Mega-Sena 2716, e a expectativa...

Grafiteiro Edson Xis jardim estefania Grafiteiro Edson Xis jardim estefania
Nossa Cidade17 horas ago

Homenagem a Jura do Pote em mural de grafite em Hortolândia

No último fim de semana, Hortolândia ganhou um novo mural de grafite na EMEF Profa Lílian Cristiane Martins de Araújo,...

Jd. Interlagos Jd. Interlagos
Policial21 horas ago

Troca de tiros e tentativa de assalto a carro-forte termina com policial ferido no Jd. Interlagos, em Hortolândia

Na tarde de hoje (23), houve uma tentativa de assalto a um carro-forte que estava estacionado em frente a uma...

Advertisement
cinema

Populares