Connect with us

Cursos

Governo tem 1.360 vagas abertas para cursos gratuitos de qualificação profissional

Portal Hortolândia

Publicado

em

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, está com 1.360 vagas abertas para 15 cursos de qualificação profissional oferecidas pelo programa Minha Chance em onze municípios paulistas.

Com foco na empregabilidade dos alunos, os cursos, com carga horária de 80 e 100 horas, são oferecidos de acordo com a demanda de empresas parceiras que cadastraram suas vagas no portal do Minha Chance.

O grande diferencial da iniciativa é que, no fim das aulas, já com o certificado, o aluno é encaminhado diretamente para o processo seletivo das empresas parceiras, aumentando a chance de ser empregado.

Capacitação

Segundo Daniel Barros, subsecretário de Ensino Técnico, Tecnológico e Profissionalizante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Minha Chance tem um papel estratégico e transformador na lógica da política de qualificação profissional do Governo do Estado, que é majoritariamente operacionalizada pelo Centro Paula Souza (CPS) e tem gestão da pasta.

“O programa mapeia oportunidades de geração de emprego de empresas estabelecidas em São Paulo e também o perfil profissional dessas vagas. Isso nos permite ofertar cursos profissionalizantes mais alinhados à demanda do mercado de trabalho. Ou seja, os beneficiários da nossa política de qualificação têm mais chance de conseguir um trabalho e, ao mesmo tempo, estamos aplicando os recursos públicos de forma mais eficiente e com foco em resultado”, explica.

O objetivo da iniciativa é otimizar a oferta de vagas em cursos de qualificação profissional por meio dos programas da secretaria e do CPS, de acordo com as demandas das empresas e do mercado de trabalho. O empregador tem a vantagem de direcionar suas vagas a profissionais com boa qualificação e o trabalhador faz o curso com a perspectiva de conseguir um emprego após se formar.

As empresas cadastram suas vagas na plataforma do portal e declaram suas necessidades de mão de obra qualificada no período de 2 a 6 meses. Com as informações, a pasta avalia a possibilidade de formação na região indicada e com o conteúdo proposto, levando em conta o potencial de absorção da mão de obra pelas empresas da região.

“De maio até aqui, já conseguimos quase 3 mil vagas em cursos profissionalizantes em mais de 15 cidades do Estado e desenhamos seis novos cursos em parceria com empresas como Amazon, Totvs, SAP, Grow Mobility e uma grande montadora do setor automotivo”, acrescenta Daniel Barros.

Inscrições

As inscrições, gratuitas, podem ser realizadas pela internet até a véspera do início do curso. A busca é feita por município e opção por curso disponível.

São cursos técnicos nas áreas de TI, vendas, mecânica, hotelaria e construção civil, entre outros.

1. Mecânica de Patinetes elétricos e similares
2. Montagem e Manutenção de Computadores
3. Manutenção de Máquinas Copiadoras e Impressoras
4. Inglês para Recepção
5. Espanhol para Recepção
6. Camareira
7. Técnicas de Vendas
8. Operador de Caixa
9. Ajudante de Cozinha
10. Almoxarife e Estoquista
11. Assistente Administrativo
12. Operador de Telemarketing
13. Carpinteiro de Obras
14. Pedreiro – Armador de Ferragens
15. Pedreiro – Assentador de Tijolos e Blocos

Oportunidades

Os cursos foram abertos em parceria com empresas como Grow, Bracell e Ri-Happy, que enfrentam dificuldades na hora de contratar profissionais capacitados.

A Grow, que opera as patinetes elétricas e bicicletas das marcas Yellow e Grin, criou, junto ao Centro Paula Souza, um novo curso de qualificação profissional de mecânica de patinetes elétricas, com potencial de contratação do aluno para as oficinas de manutenção da empresa.

A primeira turma começa em 30 de outubro, no galpão da empresa, na zona sul de São Paulo, com aulas ministradas por professores de Etecs e mecânicos da própria Grow.

“O curso de mecânica de patinete, oferecido pelo Minha Chance, é prova de uma nova demanda profissional e que exige cada vez mais pessoas capacitadas. Não teríamos operações sustentáveis sem oportunidades de formação como essa. Sem contar que ela também fortalece nossa iniciativa de RH Social, reconhecida também pela contratação de pessoas sem experiência, egressos do sistema prisional, moradores de áreas periféricas e pessoas ‘desacreditadas’ pelo mercado de trabalho”, avalia Marcelo Loureiro, cofundador e vice-presidente da Grow.

“As patinetes elétricas são soluções incríveis de transporte para curtas distâncias, ideal para a conexão entre a rede de transporte público e o destino do usuário, seja o trabalho ou a volta para casa, a chamada primeira ou última milha. Certamente, podem se tornar os meios de transporte do coração da população das cidades, que tanto sofrem com o trânsito e o transporte público”, completa o gestor.

Mais vagas

Em Lençóis Paulista, a Bracell está expandindo sua fábrica de celulose e contratando profissionais para a área de construção civil. Em parceria com a empresa, o programa Minha Chance está abrindo cursos de pedreiro e carpinteiro, começando em 29 de outubro e 11 de novembro.

A rede de loja de brinquedos Ri-Happy contratará, a partir de novembro, profissionais temporários. Em parceria com a empresa, o programa Minha Chance está oferecendo 360 vagas nos cursos de operador de caixa, almoxarife e estoquista e técnica em vendas, em cidades como São Paulo, Campinas, Jundiaí, Cabreúva e Guarulhos. As aulas começam no dia 30 de outubro e 11 de novembro.

A Netsupport está contratando prestadores de serviços. Em parceria com a empresa de tecnologia, a ação está oferecendo 360 vagas para os cursos montagem e manutenção de computadores e manutenção de máquinas copiadoras e impressoras. As aulas desses cursos começam em 11 de novembro em São Paulo, Campinas, Jundiaí, Ribeirão Preto e Sorocaba.

Na área de alimentação, o Programa Minha Chance está oferecendo 110 vagas do curso de ajudante de cozinha estão abertas para oportunidades de trabalho na rede de fast food Bob’s em São Paulo e Atibaia, e no restaurante Coco Bambu de Santo André. As aulas começam em 30 de outubro e 11 de novembro.

Os interessados podem consultar pela internet as informações sobre número de vagas, data de início e cidades serão ministrados os cursos.



Melhores No. 1
Mop Giratório Fit, MOP5010, 8 litros, Cinza, Flash Limp
  • Ideal para pisos frios, sintéticos ou madeira, para uma limpeza completa ou uma faxina rápida do dia a dia
  • O sistema de centrifugação substitui a torção do pano, livrando as mãos do contato com a sujeira
  • Alças flexíveis para facilitar o transporte e o manuseio
  • Cabo com altura regulável de 104 a 128 cm, possui a base flexível permitindo alcançar áreas de difícil acesso
  • Compacto, ocupa menos espaço, capacidade do balde em uso: 4 litros / capacidade total: 8 litros

Cursos

Campinas e Senai oferece 433 vagas para diversos cursos

Portal Hortolândia

Publicado

em

Uma parceria entre a Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, e o Senai disponibiliza  433 vagas para diferentes cursos. As inscrições podem ser feitas pelos links: https://www.sympla.com.br/produtor/SENAICAMPINAS e https://www.sympla.com.br/produtor/zerbini

Podem se inscrever pessoas acima de 18 anos que tenham concluído o 6º ano do Ensino Fundamental. Os cursos ocorrerão nas unidades do Senai Roberto Mange e professor Dr. Euryclides de Jesus Zerbini de forma presencial e virtual, dependendo do curso.

Confira os cursos disponíveis:

SENAI Roberto Mange

Sistema de Partida de Motores  – Online.

Técnicas de Manutenção Preventiva e Corretiva de Instalações Elétricas – Online.

Técnicas de Dimensionamento de Circuitos Elétricos Residenciais  – Online.

Desenvolvimento de Projetos Elétricos para padrão de Entrada de Energia – Online

Diagnóstico e Reparo do Sistema de Injeção de Veículos Leves – Presencial

SENAI Zerbini

Fabricação de Produtos de Confeitaria- Presencial

Técnicas de Reparo e Configuração de Computadores- Presencial

Desenvolvimento de Projetos Elétricos para Padrão de Baixa Tensão- Online

Boas Práticas de Fabricação de Cosméticos- Online

Técnicas de Manutenção Preventiva e Corretiva de Instalações Elétricas- Online

Boa Prática de Fabricação de Saneantes – Online

Sistema de Partida de Motores- Online

Descomplique sua Empresa  – 250 vagas – inscrições – dia 23 de abril.



Melhores No. 1
Mop Giratório Fit, MOP5010, 8 litros, Cinza, Flash Limp
  • Ideal para pisos frios, sintéticos ou madeira, para uma limpeza completa ou uma faxina rápida do dia a dia
  • O sistema de centrifugação substitui a torção do pano, livrando as mãos do contato com a sujeira
  • Alças flexíveis para facilitar o transporte e o manuseio
  • Cabo com altura regulável de 104 a 128 cm, possui a base flexível permitindo alcançar áreas de difícil acesso
  • Compacto, ocupa menos espaço, capacidade do balde em uso: 4 litros / capacidade total: 8 litros
Continue Lendo

Cursos

Senai-SP abre inscrições para processo seletivo de cursos técnicos gratuitos

Portal Hortolândia

Publicado

em

O SENAI-SP está com as inscrições abertas para processo seletivo de cursos técnicos gratuitos, destinados a candidatos encaminhados por empresas e da comunidade. Para se inscrever, é preciso ter concluído o 1º ano do Ensino Médio (cursos no período da manhã e tarde), ou Ensino Médio completo (cursos no período noturno), ou ainda estar matriculado em curso que lhes permita concluí-los até a data de início das aulas.

Os candidatos terão até o dia 26 de abril para realizar a inscrição. Ressalta-se que, de modo preventivo, os processos seletivos para o segundo semestre de 2021 do SENAI-SP, serão realizados por meio de avaliação de desempenho escolar com análise do Histórico ou Boletim Escolar.

No total, são aproximadamente 3.500 vagas nas mais diversas áreas tecnológicas demandadas pela indústria, como Alimentos, Automotiva, Construção Civil, Eletroeletrônica, Equipamentos Biomédicos, Gestão, Gráfica, Mecânica, Mecatrônica, Metalurgia, Vestuário, Refrigeração, Segurança do Trabalho e Tecnologia da Informação. Há oportunidades em 26 cidades do Estado de São Paulo. Os cursos possuem duração de um ano e meio a dois anos, com opções nos períodos da manhã, tarde e noite, e são reconhecidos pelo MEC, Ministério da Educação.

A participação no processo seletivo possui uma taxa de inscrição no valor de R﹩53,00, para candidatos da comunidade, que deve ser paga via boleto.

A divulgação do resultado estará disponível no site do SENAI-SP e nas escolas, a partir das 14h, do dia 8 de junho de 2021.

Os períodos de matrículas serão:

Técnico Diurno:

  • – Classificados: de 15 a 17/6/2021
  • – 1ª Chamada de Suplentes: 18/6/2021
  • – 2ª Chamada de Suplentes: 21/6/2021

Técnico Noturno:

  • – Classificados: de 22 a 24/6/2021
  • – 1ª Chamada de Suplentes: 25/6/2021
  • – 2ª Chamada de Suplentes: 28/6/2021

As aulas dos cursos técnicos gratuitos do SENAI-SP estão previstas para começar no dia 29 de julho de 2021.

Para mais informações, acesse: bit.ly/cursostecnicos21 ou sugestão: www.sp.senai.br -> Cursos Senai -> Processo Seletivo -> Técnicos

Curso em Campinas

CursosTurnoVagas 
Técnico de MecânicaNoite40INSCREVA-SE
Técnico de MecatrônicaNoite32INSCREVA-SE
CursosTurnoVagas 
Técnico de Desenvolvimento de SistemasNoite40INSCREVA-SE
CursosTurnoVagas 
Técnico de Desenvolvimento de SistemasTarde40INSCREVA-SE


Melhores No. 1
Mop Giratório Fit, MOP5010, 8 litros, Cinza, Flash Limp
  • Ideal para pisos frios, sintéticos ou madeira, para uma limpeza completa ou uma faxina rápida do dia a dia
  • O sistema de centrifugação substitui a torção do pano, livrando as mãos do contato com a sujeira
  • Alças flexíveis para facilitar o transporte e o manuseio
  • Cabo com altura regulável de 104 a 128 cm, possui a base flexível permitindo alcançar áreas de difícil acesso
  • Compacto, ocupa menos espaço, capacidade do balde em uso: 4 litros / capacidade total: 8 litros
Continue Lendo

Cursos

CPAT e Sebrae oferecem mais de 700 vagas de cursos gratuitos em Campinas

Portal Hortolândia

Publicado

em

O Centro Público de Apoio ao Trabalhador (CPAT) e o Sebrae estão com mais de 700 vagas disponíveis para quatro modalidades de cursos gratuitos em Campinas.

Sebrae Aprimora Beleza

Para os empreendedores do ramo da beleza que precisam aprimorar a gestão dos negócios, a indicação é o curso ‘Sebrae Aprimora Beleza’. Ao todo são seis workshops e cada participante ganhará duas horas de consultoria com especialistas do Sebrae-SP. As inscrições podem ser feitas pelo link: http://bit.ly/aprimorabeleza até sexta-feira, 16 de abril. As vagas são ilimitadas.


Avança Digital

Nesta sexta-feira, 9 de abril, terminam as inscrições para o curso ‘Avança Digital’. O aluno aprenderá como montar um bazar digital por meio do WhatsApp e uma Live Commerce que orientará nas vendas. O cronograma conta também com dicas de fotos e vídeos voltados para as redes sociais, criação de cartão digital e agendamento de post. Para essa modalidade de curso estão disponíveis 500 vagas. As inscrições podem ser feitas por meio do link http://bit.ly/AVANCADIGITAL


Descomplique sua Empresa

O curso ‘Descomplique sua Empresa’ é voltado para aqueles que precisam de ferramentas para fazer um planejamento, fidelizar clientes, vendas, fluxo de caixa e acesso ao crédito. Estão disponíveis 200 vagas. As aulas começam na segunda-feira, 12 de abril, e seguem até a próxima sexta-feira, 16 de abril, das 19h às 21h. As inscrições podem ser feitas pelo link: http://empreendarapido.sebraesp.com.br/kit/turma/17258

Descomplique Primeiros Passos
Outro curso oferecido é o ‘Descomplique Primeiros Passos’ voltado para aqueles que buscam conhecimento para empreender. O programa inclui aulas de empreendedorismo, marketing e vendas, controles financeiros, plano de negócio e formalização do negócio. As aulas começam na segunda-feira, 12 de abril e seguem até a próxima sexta-feira, 16 de abril, das 19h às 21h. As inscrições terminam hoje e podem ser feitas pelo link: http://empreendarapido.sebraesp.com.br/kit/turma/17266



Melhores No. 1
Mop Giratório Fit, MOP5010, 8 litros, Cinza, Flash Limp
  • Ideal para pisos frios, sintéticos ou madeira, para uma limpeza completa ou uma faxina rápida do dia a dia
  • O sistema de centrifugação substitui a torção do pano, livrando as mãos do contato com a sujeira
  • Alças flexíveis para facilitar o transporte e o manuseio
  • Cabo com altura regulável de 104 a 128 cm, possui a base flexível permitindo alcançar áreas de difícil acesso
  • Compacto, ocupa menos espaço, capacidade do balde em uso: 4 litros / capacidade total: 8 litros
Continue Lendo

Populares