Connect with us
Publicidade

Cursos

Governo tem 1.360 vagas abertas para cursos gratuitos de qualificação profissional

Portal Hortolândia

Publicado

em

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, está com 1.360 vagas abertas para 15 cursos de qualificação profissional oferecidas pelo programa Minha Chance em onze municípios paulistas.

Com foco na empregabilidade dos alunos, os cursos, com carga horária de 80 e 100 horas, são oferecidos de acordo com a demanda de empresas parceiras que cadastraram suas vagas no portal do Minha Chance.

Publicidade

O grande diferencial da iniciativa é que, no fim das aulas, já com o certificado, o aluno é encaminhado diretamente para o processo seletivo das empresas parceiras, aumentando a chance de ser empregado.

Capacitação

Segundo Daniel Barros, subsecretário de Ensino Técnico, Tecnológico e Profissionalizante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Minha Chance tem um papel estratégico e transformador na lógica da política de qualificação profissional do Governo do Estado, que é majoritariamente operacionalizada pelo Centro Paula Souza (CPS) e tem gestão da pasta.

“O programa mapeia oportunidades de geração de emprego de empresas estabelecidas em São Paulo e também o perfil profissional dessas vagas. Isso nos permite ofertar cursos profissionalizantes mais alinhados à demanda do mercado de trabalho. Ou seja, os beneficiários da nossa política de qualificação têm mais chance de conseguir um trabalho e, ao mesmo tempo, estamos aplicando os recursos públicos de forma mais eficiente e com foco em resultado”, explica.

O objetivo da iniciativa é otimizar a oferta de vagas em cursos de qualificação profissional por meio dos programas da secretaria e do CPS, de acordo com as demandas das empresas e do mercado de trabalho. O empregador tem a vantagem de direcionar suas vagas a profissionais com boa qualificação e o trabalhador faz o curso com a perspectiva de conseguir um emprego após se formar.

As empresas cadastram suas vagas na plataforma do portal e declaram suas necessidades de mão de obra qualificada no período de 2 a 6 meses. Com as informações, a pasta avalia a possibilidade de formação na região indicada e com o conteúdo proposto, levando em conta o potencial de absorção da mão de obra pelas empresas da região.

“De maio até aqui, já conseguimos quase 3 mil vagas em cursos profissionalizantes em mais de 15 cidades do Estado e desenhamos seis novos cursos em parceria com empresas como Amazon, Totvs, SAP, Grow Mobility e uma grande montadora do setor automotivo”, acrescenta Daniel Barros.

Inscrições

As inscrições, gratuitas, podem ser realizadas pela internet até a véspera do início do curso. A busca é feita por município e opção por curso disponível.

São cursos técnicos nas áreas de TI, vendas, mecânica, hotelaria e construção civil, entre outros.

1. Mecânica de Patinetes elétricos e similares
2. Montagem e Manutenção de Computadores
3. Manutenção de Máquinas Copiadoras e Impressoras
4. Inglês para Recepção
5. Espanhol para Recepção
6. Camareira
7. Técnicas de Vendas
8. Operador de Caixa
9. Ajudante de Cozinha
10. Almoxarife e Estoquista
11. Assistente Administrativo
12. Operador de Telemarketing
13. Carpinteiro de Obras
14. Pedreiro – Armador de Ferragens
15. Pedreiro – Assentador de Tijolos e Blocos

Oportunidades

Os cursos foram abertos em parceria com empresas como Grow, Bracell e Ri-Happy, que enfrentam dificuldades na hora de contratar profissionais capacitados.

A Grow, que opera as patinetes elétricas e bicicletas das marcas Yellow e Grin, criou, junto ao Centro Paula Souza, um novo curso de qualificação profissional de mecânica de patinetes elétricas, com potencial de contratação do aluno para as oficinas de manutenção da empresa.

A primeira turma começa em 30 de outubro, no galpão da empresa, na zona sul de São Paulo, com aulas ministradas por professores de Etecs e mecânicos da própria Grow.

“O curso de mecânica de patinete, oferecido pelo Minha Chance, é prova de uma nova demanda profissional e que exige cada vez mais pessoas capacitadas. Não teríamos operações sustentáveis sem oportunidades de formação como essa. Sem contar que ela também fortalece nossa iniciativa de RH Social, reconhecida também pela contratação de pessoas sem experiência, egressos do sistema prisional, moradores de áreas periféricas e pessoas ‘desacreditadas’ pelo mercado de trabalho”, avalia Marcelo Loureiro, cofundador e vice-presidente da Grow.

“As patinetes elétricas são soluções incríveis de transporte para curtas distâncias, ideal para a conexão entre a rede de transporte público e o destino do usuário, seja o trabalho ou a volta para casa, a chamada primeira ou última milha. Certamente, podem se tornar os meios de transporte do coração da população das cidades, que tanto sofrem com o trânsito e o transporte público”, completa o gestor.

Mais vagas

Em Lençóis Paulista, a Bracell está expandindo sua fábrica de celulose e contratando profissionais para a área de construção civil. Em parceria com a empresa, o programa Minha Chance está abrindo cursos de pedreiro e carpinteiro, começando em 29 de outubro e 11 de novembro.

A rede de loja de brinquedos Ri-Happy contratará, a partir de novembro, profissionais temporários. Em parceria com a empresa, o programa Minha Chance está oferecendo 360 vagas nos cursos de operador de caixa, almoxarife e estoquista e técnica em vendas, em cidades como São Paulo, Campinas, Jundiaí, Cabreúva e Guarulhos. As aulas começam no dia 30 de outubro e 11 de novembro.

A Netsupport está contratando prestadores de serviços. Em parceria com a empresa de tecnologia, a ação está oferecendo 360 vagas para os cursos montagem e manutenção de computadores e manutenção de máquinas copiadoras e impressoras. As aulas desses cursos começam em 11 de novembro em São Paulo, Campinas, Jundiaí, Ribeirão Preto e Sorocaba.

Na área de alimentação, o Programa Minha Chance está oferecendo 110 vagas do curso de ajudante de cozinha estão abertas para oportunidades de trabalho na rede de fast food Bob’s em São Paulo e Atibaia, e no restaurante Coco Bambu de Santo André. As aulas começam em 30 de outubro e 11 de novembro.

Os interessados podem consultar pela internet as informações sobre número de vagas, data de início e cidades serão ministrados os cursos.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Cursos

Abertas inscrições para formações profissionalizantes de teatro e dança da Prefeitura de Hortolândia

Portal Hortolândia

Publicado

em

Amantes da expressão corporal, através do teatro e da dança, que desejem aprimorar essas artes já podem se inscrever nas formações culturais profissionalizantes gratuitas, promovidas pela Prefeitura de Hortolândia. Há 200 vagas, entre as duas turmas e módulos disponíveis. Para participar é preciso ter acima de 16 anos e haver terminado ou estar cursando o Ensino Médio. As inscrições para este semestre vão até o dia 25 de setembro e serão preenchidas por ordem de inclusão na lista de interesse.

As aulas estão vinculadas ao Centro Cultural “Inês Aparecida da Silva Afonso” – Escola de Artes “Augusto Boal”, localizado no Jardim Amanda, mas acontecerão online até que sejam retomadas as aulas presenciais, para conter a disseminação da COVID-19.

Publicidade

O processo de declaração de interesse à vaga pode ser realizado totalmente online, inclusive o envio de documentos. O formulário está disponível através deste link. Cadastros realizados após o dia 25 de setembro ficarão no cadastro reserva e disponíveis para as próximas turmas. No formulário, a pessoa pode escolher a componente curricular do segundo semestre de 2020 e já indicar o interesse pelas componentes nos próximos semestres.

Os cursos profissionalizantes em Teatro e em Dança têm carga horária de mais de 1.160 horas e permitem que o aprendiz pleiteie o registro profissional junto ao Sated (Sindicato dos Artistas e Técnicos de Espetáculos e Diversões do Estado de São Paulo) ou ao SindDança (Sindicato dos Profissionais da Dança do Estado de São Paulo).

Os cursos profissionalizantes são ministrados por arte-educadores que possuem graduação, mestrado e doutorado e são selecionados por processo de credenciamento baseado na experiência artística e docente.

Caso a pessoa deseje colocar seu nome na lista de interesse presencialmente, deve agendar atendimento pelo telefone da Escola de Artes, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, pelo telefone (19) 3819-0518.

Confira abaixo a descrição técnica pedagógica das formações culturais profissionalizantes de Teatro e de Dança:

– A Formação Cultural em Teatro oferece uma formação técnica e ética, com vistas à preparação do aprendiz para ingressar no mercado de trabalho das artes da cena, com ênfase na participação em grupos formais e informais.

Nas componentes curriculares teóricas são abordados os principais autores e encenadores do teatro ocidental e nas componentes práticas o aprendiz desenvolve-se como criador artístico por meio de montagens teatrais e intenso aprimoramento corporal e vocal.

Ao final de cada semestre, os aprendizes apresentam os resultados de seus trabalhos na MAC (Mostra de Artes da Cena) ou outra correspondente.

– A Formação Cultural em Dança é voltada ao aprimoramento técnico e profissionalizante do aprendiz na área das Artes Corporais, com vistas à atuação como bailarino intérprete criador. O curso objetiva desenvolver a capacidade de articular fundamentos práticos e teóricos da dança. São oferecidas atividades que propiciam a consciência e percepção do próprio corpo, despertam a expressão e a exploração criativa do movimento e desenvolvem o domínio corporal dos movimentos. Também são apresentadas diversas abordagens de estudo do corpo em relação ao contexto histórico e social em que está inserido, tendo em vista a capacidade de refletir e compreender criticamente os conceitos que organizam a dança como área do conhecimento.

Ao final de cada semestre os aprendizes devem apresentar os resultados de seus trabalhos na MAC.

SERVIÇO:

Formações culturais profissionalizantes gratuitas de Teatro e Dança

Inscrições para as turmas de 2020 até 25 de setembro

Link para inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe7BhxJnyEfOHPvQNkps_B-TR_ENq7dpZ1HkZLbFVpbYJbuOA/viewform

– Centro Cultural “Inês Aparecida da Silva Afonso” – Escola de Artes “Augusto Boal

Endereço: Rua Casemiro de Abreu, s/nº, Jd. Amanda

Telefone: 3819-0518

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Cursos

Inscrições para o Colégio Técnico da Unicamp

Portal Hortolândia

Publicado

em

O Colégio Técnico de Campinas vai realizar o seu processo seletivo de 2021 por meio de análise de Histórico Escolar/Boletim para ingresso em seus cursos técnicos de nível médio, nas modalidades integrada, concomitância externa e especializações técnicas.

No processo seletivo online serão consideradas as médias obtidas nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

Publicidade

Candidatos interessados em solicitar a redução da taxa de inscrição, devem se manifestar de 12 a 18 de agosto, após às 12 horas.

As inscrições para o Vestibulinho custam R$50,00 e podem ser feitas, de 24 de agosto a 29 de outubro, conforme calendário divulgado pela unidade.

Calendário Cotuca 2021

Cursos técnicos

Cursos de especialização técnica

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Cursos

Setembro recheado de oficinas culturais online gratuitas em Hortolândia

Portal Hortolândia

Publicado

em

Durante o mês de setembro, a população de Hortolândia poderá contar com oficinas culturais gratuitas. Com oito temas variados, entre eles Fotografia Básica e Fotografia Digital para Celulares, as atividades serão virtuais e possuem diversas linguagens e formatos. A ação é realizada pela Equipe Oficinas Culturais – Programa de Formação para o Interior – Poiesis Gestão Cultural, do Governo do Estado, e tem o apoio da Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Cultura.

As vagas são limitadas e, para o curso de “Documentários Domésticos”, as inscrições iniciam nesta sexta-feira (21/08). Confira os links, descrições e períodos de inscrição abaixo.

Publicidade

Segundo a organização das oficinas, as vagas estão abertas ao público de todas as cidades. As atividades e os conteúdos dos diversos programas são gerenciados pela Poiesis, como a Oficina Oswald de Andrade, Casa das Rosas, Casa Mário de Andrade, Fábricas de Cultura e Programa de Qualificação em Artes. Confira também no http://poiesis.org.br/maiscultura.

Veja abaixo os links, as descrições das oficinas e os períodos de inscrição.

Oficina: “Documentários Domésticos”

Vagas: 30 vagas
Período para inscrição: 
de 21 a 31 de agosto

Link para inscrição: https://forms.gle/hpDxdd5bQHcoEA28A

Data e horário do curso: 14, 16 e 18 de setembro, das 14h às 16h

Plataforma: aplicativo Google Meet

Informações: Nesta oficina, os participantes entram em contato com métodos de produção audiovisual voltados para o cinema documentário, não importando o tipo de dispositivo de vídeo (celulares, webcam, câmeras semi- profissionais, DSLRs, etc.). A atividade será focada em técnicas de filmagem e produção sem sair de casa – respeitando as orientações de isolamento social – utilizando equipamentos de baixo custo e acessórios fáceis de serem encontrados ou adaptados a partir do que os participantes tiveram à mão. Também serão abordados princípios básicos da edição e montagem, resultando em mini-documentário.

Oficina: “Fotografia Básica com Câmera -Composição e Enquadramento”

Vagas: 30 vagas
Período para inscrição: 
de 21 a 31 de agosto

Link para inscrição: https://forms.gle/8eR1KNS5zYMMYwUa8

Data e horário do curso: 15, 17, 22 e 24 de setembro, das 17h30 às 19h30

Plataforma: aplicativo Google Meet

Informações: Têm como objetivo apresentar os princípios básicos da fotografia digital, passando pelos fundamentos da fotografia até a importância de saber se comunicar com aquele que está sendo fotografado. Desta forma, o participante poderá sair com um conhecimento básico, mas suficiente, para iniciar sua produção fotográfica autoral.

Oficina: “Eutonia – Atravessamentos da Pele – A Dança e o Autocuidado”

Vagas: 100 vagas
Período para inscrição: 
de 21 de agosto a 1° de setembro

Link para inscrição: https://forms.gle/7KZWCQg6ofVdJ4GC7

Data e horário do curso: 21, 23 e 25 de setembro, das 17h30 às 19h30

Plataforma: aplicativo Zoom

Informações: Eutonia é uma prática corporal cujo objetivo é o desenvolvimento e a ampliação da percepção e da consciência de si, através do corpo. “O corpo é sua primeira casa, sua morada! Portanto, precisamos habitá-lo e, para tanto, é fundamental acessar a sabedoria que é própria do corpo, o auto-conhecimento. Por meio da atenção às sensações, promove a ampliação da percepção e da consciência corporal, propiciando a regulação e flexibilização do tônus, contribuindo não somente para um bem estar, mas como também para pesquisa de criação de movimentos”, ressaltam os organizadores.

Oficina: “Introdução à Teoria Queer e os seus manifestos”

Vagas: 45 vagas
Período para inscrição: 
de 21 de agosto a 1° de setembro

Link para inscrição: https://forms.gle/SmaG2zsVxqG69MUF7

Data e horário do curso: 16, 18, 22 e 24 de setembro, das 14h às 16h

Plataforma: aplicativo Zoom

Informações: Os participantes desta oficina serão introduzidos ao pensamento Queer, por meio do conceito de manifesto enquanto gênero literário e dos manifestos produzidos pela própria teoria.

Oficina: “Artes e Estéticas Afro-Brasileiras”

Vagas: 50 vagas
Período para inscrição: 
de 24 de agosto a 3 de setembro

Link para inscrição: https://forms.gle/XMMHGVFhZhLSAEZi9

Data e horário do curso: 21, 23 e 25 de setembro, das 14h às 16h

Plataforma: aplicativo Google Meet

Informações: O curso visa introduzir o estudo das artes e das estéticas afro-brasileiras, através de leituras e análises de obras e autores emblemáticas, de diferentes temporalidades, linguagens e contextos. O ponto de partida serão os debates em torno de tal nomenclatura, suas interpretações e possibilidade de compreensão. Em um segundo momento, serão apresentadas produções de autoria afro-brasileira e suas relações com as histórias, culturas e narrativas brasileiras, passando por períodos que vão desde o colonial ao contemporâneo.

Oficina: “Profissão: Arranjador”

Vagas: 50 vagas
Período para inscrição: 
de 24 de agosto a 3 de setembro

Link para inscrição: https://forms.gle/f1qFchvDbR6QjrCt7

Data e horário do curso: 21, 22, 28 e 29 de setembro, das 14h às 16h

Plataforma: aplicativo Google Meet

Informações: Realizada em formato teórico/expositivo e empírico, a oficina apresenta um panorama histórico, cultural e técnico da importância deste profissional na produção musical. Também propõe discutir as origens e características da formação do profissional arranjador; serão apontados e discutidos particularidades culturais, técnicas e profissionais da atuação deste profissional no mercado cultural e no metiê artístico. Será analisado o perfil artístico, histórico, cultural e profissional de grandes arranjadores brasileiros e norte-americanos vistos como referências na área.

Oficina: “Processos criativos e elaborativos da retratística Afro-Brasileira”

Vagas: 50 vagas
Período para inscrição: 
de 4 a 14 de setembro

Link para inscrição: https://forms.gle/n2stQq9etRS43VkA8

Data e horário do curso: 28, 29 e 30 de setembro, das 14h às 16h

Plataforma: aplicativo Google Meet

Informações: A oficina tem por objetivo analisar a produção visual afro-brasileira dedicada ao retrato. Esse, que é um dos gêneros artísticos mais emblemáticos da história visual da humanidade, está presente em diversos suportes, como a pintura, a fotografia, o vídeo, entre outros. O retrato é parte do desejo de memorizar a imagem no tempo, de retê-la em uma superfície concreta, de representar, de confrontar, de ver e ser visto. Tomar o retrato como objeto de estudo possibilita pensar narrativas da individualidade e da coletividade, da memória e da imaginação. Com base nisso, o curso analisará os processos criativos e elaborativos desenvolvidos por artistas e pesquisadores afro-brasileiros, entendendo o retrato como espaço de potência artística e social.

Oficina: “Fotografia Digital para Celulares”

Período para inscrição: de 9 a 16 de setembro

Link para inscrição: https://forms.gle/urTNHZAjG5qHgYNh9

Data e horário do curso: 21, 22 e 23 de setembro, das 10h às 12h

Plataforma: transmissão será ao vivo pelo Canal das Oficinas Culturais no Youtube

Informações: O curso é voltado àqueles que querem aprender a fotografar com os seus celulares. Com metodologia mista e didática interativa, Bruna Grassi propõe uma imersão ao universo da fotografia digital com qualquer celular que possua câmera. Não é necessário ter conhecimento prévio em fotografia. A oficina será realizada nos dias 21 a 23 de setembro.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Noticias

plantao policial plantao policial
Policial2 horas atras

Policia prende “Disciplina do crime” no Jardim Amanda

A Policia Militar prendeu no final da tarde desta terça-feira(23) um fugitivo da justiça, no bairro Jardim Amanda. A equipe...

Nossa Cidade4 horas atras

Escolinhas esportivas particulares poderão retomar atividades coletivas em quadras em Hortolândia

A Prefeitura publicou, nesta terça-feira (22/09), Decreto Municipal que estabelece a retomada das atividades coletivas em quadras de escolinhas esportivas particulares, com...

Nossa Cidade4 horas atras

Ponte Estaiada está Iluminada em amarelo para segurança no trânsito e prevenção ao suicídio

A campanha “Setembro Amarelo” marca duas causas sociais importantes: a prevenção aos acidentes de trânsito e também ao suicídio. Por...

Nossa Cidade4 horas atras

Sarampo: Quase 5 mil pessoas já foram imunizadas em Hortolândia

Você ainda não se imunizou contra o Sarampo? Então, procure a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua...

Nossa Cidade5 horas atras

Coronavírus Hortolândia: 3913 casos confirmados, 3751 curados e 135 óbitos

O boletim sobre coronavírus divulgado pela Secretaria de Saúde de Hortolândia, nesta terca-feira(22) mostra que o município teve 3751 casos...

Policial21 horas atras

Agentes penitenciários encontram cocaína em pacotes de suco na Penitenciária de Hortolândia

Agentes penitenciários encontram cocaína em pacotes de suco na Penitenciária de Hortolândia Agentes do Centro de Progressão Penitenciária de Hortolândia...

Publicidade

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares