Cursos

Hortolândia abre inscrições gratuitas para formação de atores e dançarinos

Deseja ser ator ou dançarino? Então, fique atento a esta oportunidade. A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Cultura, está com inscrições abertas para dois cursos gratuitos, voltados à formação de profissionais para atuar no teatro ou na dança. As formações continuadas são pioneiras na região e duram dois anos.

Os interessados podem fazer matrícula até a próxima sexta-feira (27/02), na Biblioteca Luz do Saber, localizada na Rua Graciliano Ramos, 698, Jardim Amanda. Basta apresentar, no ato da inscrição, cópias do RG e do comprovante de residência e uma foto 3×4, das 8h às 17h.

Anuncio


Os cursos atenderão pessoas a partir dos 16 anos. Se o interessado for menor de 18 anos, deverá anexar, também, cópia do RG da mãe. As aulas começam na próxima segunda-feira (02/03), das 19h às 22h30. Nesta semana, os inscritos passarão por um processo seletivo. Serão 20 vagas para cada curso.

“Serão observados o perfil e a aptidão do candidato. Não é uma avaliação técnica, ou seja, ninguém precisa ter experiência na área. Serão aulas abertas, em que o arte-educador vai perceber as características e os interesses dos aprendizes”, explica o agente cultural, Anderson Zotesso.

Para Zotesso, o diferencial dos cursos são as grades curriculares e os professores. O corpo docente é composto por graduados na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), USP (Universidade de São Paulo) e UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte). Em escolas pagas da região, cursos semelhantes, com a mesma carga horária, custam aproximadamente R$ 500 reais/mês.

“São professores de alto nível, graduados, mestres e doutores. Fizemos um processo seletivo muito rigoroso, com plano de trabalho, avaliação de currículo e entrevista. Tudo para que o aprendiz se desenvolva com os melhores profissionais na área”, disse Zotesso.

Todos os que concluírem os cursos receberão certificados e poderão solicitar registro profissional na Delegacia Regional do Trabalho. Após o curso, o aprendiz poderá atuar como ator ou dançarino profissional.

De acordo com o secretário de Cultura, Francisco Raimundo da Silva, os cursos oferecidos pela secretaria são importantes para as crianças e os jovens da cidade. “O aprendizado na área de cultura contribui para o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, emocionais e sociais do ser humano, além de propiciar momentos de lazer. Por isso, oferecemos cursos com profissionais de qualidade e instalações físicas adequadas, a fim de garantir a democratização de acesso ao exercício do direito cultural”, disse o secretário.

As aulas serão iniciadas na Biblioteca Luz do Saber, depois serão transferidas para o local definitivo: a Escola de Artes, em fase de conclusão de obras, ao lado da Lagoa do Jardim Amanda. A inauguração do espaço está prevista para maio deste ano. O local contará com salas especialmente equipadas para a realização de atividades artísticas, com um anfiteatro com 79 lugares, sala multiuso, estrutura acessível, recepção interna e externa, área administrativa, varanda, escada e elevador.

A Escola de Artes atenderá mais de 600 alunos, que contarão com atividades de formação cultural, com cursos regulares e livres. “O objetivo da escola é garantir acesso à formação cultural de qualidade, visando dar oportunidade ao munícipes para se tornarem profissionais nas áreas de teatro, dança, música e artes visuais”, completa Raimundo.

Os cursos de formação e a criação da Escola de Artes atendem as demandas das metas 9, 11 e 14 do PMC (Plano Municipal de Cultura). O Plano pode ser solicitado junto à Secretaria de Cultura, no térreo do Paço Municipal Palácio das Águas, na Avenida Olívio Franceschini, 2.500, Remanso Campineiro, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

Conteúdo dos cursos

Os cursos são compostos por 20 componentes curriculares cada. As aulas de teatro oferecerão aos aprendizes repertório para ingressar no mercado de trabalho das artes cênicas, com ênfase na participação em grupos formais e informais. Nas aulas teóricas, o curso abordará os principais autores do teatro ocidental, e nas práticas o aprendiz se desenvolverá como criador artístico por meio de montagens teatrais e intenso aprimoramento corporal e vocal.

Os principais temas estudados são: interpretação teatral; consciência corporal; história do teatro; montagem teatral; expressão vocal; improvisação teatral; produção cultural; história da arte; caracterização e indumentária (maquiagem e figurino); e análise dramatúrgica.

As aulas de dança desenvolverão consciência corporal, expressão, movimento e estudos de organização física do espaço e realização de outros trabalhos que propiciem leituras corporais e de exercícios rítmicos que integram música e dança. A formação desenvolverá as habilidades e competências, teóricas e práticas, de refletir e compreender criticamente os fundamentos que organizam o conhecimento específico na dança.

Os principais assuntos abordados serão: anatomia e cinesiologia aplicada à dança; história da dança no mundo; consciência corporal; balé clássico; improvisação; composição; análise e crítica da dança; dança moderna e contemporânea; danças brasileiras; laboratório de montagem.

Ao final de cada semestre os aprendizes apresentarão os resultados de seus trabalhos em Mostra Cultural. Ao cursar o último semestre, o aprendiz produzirá uma monografia como TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), passando por banca avaliadora.
SERVIÇO:
Cursos para formação de atores e dançarinos
Inscrições abertas para pessoas a partir dos 16 anos
Data: matrículas até 27/02 (sexta-feira)
Horário: das 8h às 17h
Local: Biblioteca Luz do Saber, na Rua Graciliano Ramos, 698, Jardim Amanda
Documentos necessários: cópias do RG e do comprovante de residência e uma foto 3×4; se o interessado for menor de 18 anos, deverá anexar, também, cópia do RG da mãe.

 

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo