Connect with us

Cursos

Programa do MEC abrirá 1,5 milhão de vagas em educação profissional

MEC

O Ministério da Educação (MEC) vai ofertar mais 1,5 milhão de vagas em educação profissional e tecnológica até 2023. O aumento das vagas faz parte do programa Novos Caminhos, lançado hoje (8). Com o programa, as atuais 1,9 milhão de vagas passarão para 3,4 milhões em todo o país, representando um aumento de 80%. O ministro da Educação, Abraham Weintraub, assinou quatro portarias para dar andamento ao programa.

Segundo o ministro, o objetivo é acabar com preconceitos em relação a cursos técnicos e melhorar a qualificação dos profissionais. “Um curso técnico bom permite ao jovem ter renda superior a alguém formado em curso superior, que não tem foco na realidade.”

Anuncio

Essas vagas deverão ser ofertadas tanto no ensino médio quanto para jovens e adultos que já estão fora da escola. A pasta pretende também articular a oferta dos cursos com a demanda do mercado de trabalho. “A educação tem que estar voltada para o mercado de trabalho, não pode dar as costas e ignorar as demandas do setor produtivo”, disse o secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Ariosto Antunes Culau. 

O programa prevê uma série de ações, que incluem mudanças na regulação da oferta de cursos técnicos, formação de professores e ampliação de cursos profissionais e técnicos. O novo programa se baseia em três eixos: Gestão e Resultados; Articulação e Fortalecimento, e Inovação e Empreendedorismo.

Advertisement

Formação de professores

A meta da pasta, além da abertura de novas vagas para estudantes é preparar 40 mil professores da rede pública até 2022 com aulas sobre atualização tecnológica, técnicas pedagógicas voltadas para a educação profissional, empreendedorismo e orientação vocacional e profissional. Serão abertas também 21 mil vagas para formação de professores de ciências e de matemática.

Deverão ainda ser reconhecidos mais de 11 mil diplomas de pessoas que concluíram a formação técnica na rede privada de ensino superior desde 2016, mas não tinham chancela da pasta por conta da ausência de ordenamento jurídico.

Pesquisa aplicada

O MEC pretende criar um escritório, que atuará na articulação entre os setores público e privado. Esse escritório deverá estimular a pesquisa aplicada, a inovação e a iniciação tecnológica. Serão lançados editais para estudantes, professores e pesquisadores com investimento total de R$ 60 milhões até 2022.

Além disso, a pasta anunciou a criação de cinco polos de inovação nos institutos federais voltados para empreendedorismo e pesquisas aplicadas.

Advertisement

Catálogo de cursos

A pasta vai atualizar o catálogo nacional de cursos técnicos, que orienta a oferta em todo o país. O catálogo vigente, segundo o MEC, foi atualizado em 2014, com base no cenário do Brasil em 2013. “[Vamos fazer a] identificação dos conhecimentos e habilidades, das novas profissões, que devem ser incorporadas ao catálogo”, disse o secretário Culau. Para a atualização, o setor produtivo deverá ser procurado para expor a atual demanda.

A pasta pretende também consolidar um novo marco regulatório para a oferta de cursos técnicos por instituições privadas de ensino superior.

Parceria com estados

Em parceria com os estados, a intenção é ofertar, até 2022, 2 mil vagas de mestrado profissional em redes estaduais.

Mais de 100 mil vagas voltadas para a qualificação profissional deverão ser ofertadas com recursos do Bolsa Formação, que estão, de acordo com o MEC, nas contas dos estados e do Distrito Federal. Para isso, serão repactuados R$ 550 milhões. Os entes federados poderão buscar parcerias com o Sistema S e com a rede federal.

Advertisement

Cenário internacional

De acordo com dados apresentados pelo MEC, o Brasil está distante da oferta de educação profissional e técnica de outros países. Enquanto no Brasil a oferta de ensino técnico chega a 8% das matrículas de ensino médio, no Reino Unido esse percentual é de 63%; na União Europeia, 48%; e, no Chile, 31%.

fonte: EBC

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Cursos

Curso gratuito para se preparar para o Concurso da Caixa: confira

curso gratuito

Que tal fazer um Curso gratuito para se preparar para o concurso da Caixa Econômica Federal, que chegará em breve? De acordo com a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e o Sindicato dos Bancários de Brasília, isso é possível!

A entidade informa que os interessados devem ficar atentos, pois no mês de maio serão realizadas provas e atividades tira-dúvidas serão intensificadas.

Anuncio

Segundo a Fenae, este conteúdo terá como base o último concurso da Caixa e concursos da área bancária realizados nos últimos dois anos e abordará temas como matemática básica e financeira, conhecimentos básicos, redação, legislação específica, marketing, vendas, entre outros.

Cronograma do curso gratuito

  • 02/05 (quinta-feira) – Conhecimentos de Tecnologia da Informação e Comunicação
  • 04/05 (sábado) – Simulado
  • 06/05 (segunda) e 08/05 (quarta) – Língua Portuguesa e Conhecimentos e Comportamentos Digitais
  • 11/05 (sábado) – Simulado
  • 13/05 (segunda) e 15/05 (quarta) – Atendimento Bancário
  • 20/05 (segunda) e 22/05 (quarta) – Como fazer a prova e revisão de véspera
  • 25/05 (sábado) – Simulado

Para ter acesso ao curso gratuito, basta clicar AQUI e fazer a inscrição. Após isso, o interessado receberá uma senha provisória no e-mail cadastrado. O concurso da Caixa está marcado para acontecer no dia 26 de maio.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Cursos

Nestlé e coliga anunciam cursos de gastronomia gratuitos para jovens de todo o Brasil

Vagas de emprego na Nestlé

A Co.liga – escola digital de cursos gratuitos no campo da economia criativa – e a Nestlé se uniram em uma parceria inédita para o lançamento de um eixo educacional de gastronomia voltado para jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica de todo o Brasil. A primeira etapa dessa jornada contempla um módulo com quatro cursos gratuitos.

As inscrições podem ser feitas pelo site coliga.digital a partir de 15 de abril. A Co.liga é uma iniciativa da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI) com a Fundação Roberto Marinho, que tem o Grupo CCR como parceiro mantenedor.

Anuncio

Os cursos acontecem em ambiente 100% digital e os conhecimentos estão distribuídos entre os seguintes temas: “Panorama e tendências na gastronomia: identificação de oportunidades de atuação”; “Segurança alimentar e boas práticas na gastronomia: higiene, manipulação de alimentos e segurança no ambiente de trabalho”; “Técnicas de preparação e montagem de refeições”; e “Mercado de trabalho e áreas de atuação na gastronomia”. Ao término dos ciclos, os participantes recebem um certificado que atesta a qualificação profissional.

“Acreditamos que, ao investir nas próximas gerações, estamos construindo bases sólidas para um futuro mais inclusivo e próspero. Por isso, seguimos desenvolvendo, de forma contínua, projetos que contribuem para a qualificação profissional da juventude em um cenário de constante evolução. Nos unimos à Co.liga, que é referência na educação digital gratuita, em uma parceria que visa abrir caminhos para que jovens encontrem na gastronomia uma possibilidade real de ingresso no mercado de trabalho”, comenta Helen Andrade, Head de Diversidade e Inclusão da Nestlé Brasil.

Advertisement

“O Brasil é um país de grande diversidade cultural e de muitos talentos. Cada vez mais estamos investindo nas juventudes, contribuindo para que todo o seu potencial como agentes econômicos, sociais e culturais floresça. Estar ao lado da Nestlé e também encontrar na gastronomia uma possibilidade de transformação e inclusão social vai contribuir para que a Co.liga digital consiga chegar ainda a mais jovens”, destaca João Alegria, Secretário Geral da Fundação Roberto Marinho.

O diretor da OEI Brasil, Leonardo Barchini, reforça a importância da parceria. “É um momento muito significativo para a Co.liga a parceria com a Nestlé, fortalecendo esse canal de formação profissional e inclusão produtiva para juventudes, especialmente das classes C, D e E. Essa ação faz parte do processo de expansão da escola, que em pouco mais de dois anos está presente em todo o Brasil, e de internacionalização, com a presença em seis países da região Ibero-americana, além dos EUA”, afirma.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Cursos

Cursos gratuitos de artesanato em Hortolândia: saiba como se inscrever

Cursos gratuitos de artesanato

O Fundo Social de Solidariedade de Hortolândia abriu inscrições para dois cursos gratuitos de artesanato. Um deles é de confecção de Boneca Sachê e o outro de Pintura em MDF com Decoupage.

Essas formações, promovidas em parceria com o Viva Mais, órgão vinculado à Secretaria de Governo, visam proporcionar oportunidades de aprendizado e geração de renda para jovens e adultos a partir dos 16 anos de idade.

Como se inscrever nos Cursos gratuitos de artesanato?

Anuncio

As inscrições podem ser realizadas através deste LINK, ou presencialmente, na sede do Fundo Social, situada na Rua José Athanázio Bueno, 260, no Jardim Santana. Os interessados têm até o dia 30 de abril para se inscreverem. Serão oferecidas 20 vagas, sendo 10 para cada curso.

Curso de Boneca Sachê

O curso de Boneca Sachê terá aulas às terças-feiras, das 13h30 às 16h30, com início no dia 07 de abril. Durante as aulas, os alunos aprenderão técnicas para a confecção dessas bonecas que podem ser utilizadas como alfineteiros, presentes ou brindes para diversas ocasiões. Desde o manuseio de isopor e arames até a aplicação de tecidos estampados e acetato de vinila (EVA), os participantes serão guiados através de todos os procedimentos necessários.

Advertisement

Curso de Pintura em MDF com Decoupage

Já o curso de Pintura em MDF com Decoupage acontecerá às quartas-feiras, das 8h às 11h30, com início no dia 08 de abril. Através dessa formação, os alunos terão a oportunidade de explorar sua criatividade, aprendendo técnicas para decorar objetos como porta-retratos, molduras, porta-lápis e diversas caixas feitas de MDF. O curso abordará desde o manuseio de colas para decoupage e lixas até técnicas avançadas de recorte e colagem de diferentes materiais.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

Cantor do Grupo Molejo Cantor do Grupo Molejo
Brasil8 horas ago

Cantor do Grupo Molejo morre após luta contra o câncer

Anderson Leonardo, cantor do grupo Molejo, faleceu hoje (26), aos 51 anos de idade. Ele lutava contra um câncer na...

cosvesi cosvesi
Nossa Cidade8 horas ago

Cervejaria de Hortolândia é premiada na II Copa Sul-americana de Cerveja

Ontem (25/04) foi um dia de celebração para Cervejaria Cosvesi, pois na cerimônia de premiação da II Copa Sul-americana de...

Rodadas decisivas Rodadas decisivas
Esportes8 horas ago

Rodadas decisivas do futebol amador de Hortolândia: confira os confrontos

Neste sábado (27), o Campeonato de Futebol Amador de Hortolândia terá rodadas decisivas, especialmente pela categoria Supermaster. Os jogos das...

Feira de adoção de filhotes de cães e gatos Feira de adoção de filhotes de cães e gatos
Nossa Região9 horas ago

Feira de adoção de filhotes de cães e gatos acontece amanhã (27), em Sumaré

No próximo sábado (27), Sumaré receberá a Feira de adoção de filhotes de cães e gatos, oferecendo uma oportunidade única...

engasgado com pedaço de pão engasgado com pedaço de pão
Nossa Região14 horas ago

Menino de 7 anos morre engasgado com pedaço de pão em escola de Mogi Guaçu

Uma tragédia abalou a cidade de Mogi Guaçu ontem (25), quando houve a confirmação da morte do menino de 7...

curso gratuito curso gratuito
Cursos15 horas ago

Curso gratuito para se preparar para o Concurso da Caixa: confira

Que tal fazer um Curso gratuito para se preparar para o concurso da Caixa Econômica Federal, que chegará em breve?...

terreno abandonado terreno abandonado
Policial15 horas ago

Homem tenta agarrar e arrastar mulher para terreno abandonado, mas é preso pela polícia em Sumaré

Na manhã de ontem (25), uma equipe policial de Sumaré seguiu até o bairro Santa Terezinha, após uma mulher relatar...

Advertisement
cinema

Populares