Connect with us

Cursos

Veja dicas de estudo para o concurso da Caixa e treine com simulados

Avatar de Redação Portal Hortolândia

Published

on

concursospublicos

A Caixa Econômica Federal informou que haverá novo concurso público para técnico bancário no ano que vem. O cargo exige nível médio de escolaridade. O edital está previsto para ser lançado no início de 2014.

Anuncio


Os concursos da Caixa para técnico bancário são para formação de cadastro de reserva, ou seja, o banco chama os aprovados conforme a necessidade, dentro da validade do concurso, que é de um ano, prorrogável por igual período. Ainda assim, o concurso da Caixa é um dos mais concorridos no país – em 2012, foram 1.086.513 inscritos para o cargo de técnico bancário. O salário é de R$ 1.744 para jornada de trabalho de 6 horas diárias.

Especialistas afirmam que o candidato que inicia seus estudos agora sai na frente. Assim, quando o edital for publicado, será possível trabalhar as novidades. Estudar baseado em editais e provas anteriores é a principal dica dos professores. As bancas organizadoras dos concursos anteriores foram as seguintes: 2012 – Cesgranrio, 2010 – Cespe/UnB e 2008 – Cesgranrio.

Advertisement

Como o concurso é para cadastro de reserva, quanto melhor o candidato se classificar, mais chances tem de ser chamado. Segundo especialistas, a Caixa tem o costume de chamar um bom número de candidatos aprovados ao longo da validade do concurso. Em julho deste ano, a portaria nº 14, publicada no “Diário Oficial da União”, informou aumento de 9.873 funcionários na estatal até 2015 – em 2014 poderão ser acrescidos 4.850 empregados, e em 2015, 5.023 servidores.

O G1 ouviu professores para dar dicas gerais de estudo e também para as disciplinas de português, conhecimentos bancários, matemática e raciocínio lógico, informática, atualidades, ética, atendimento, História e Estatuto da Caixa, legislação específica e redação. As matérias foram escolhidas levando em conta o último edital do concurso, lançado em 2012. Os candidatos podem ainda treinar seus conhecimentos fazendo os simulados das disciplinas, elaborados por professores do QConcursos.com e do Concurso Virtual. Clique nos links em vermelho abaixo para acessar os exercícios.

Veja simulados do QConcursos.com:
– Acesse o simulado da disciplina de atendimento
– Acesse o simulado da disciplina de atualidades
– Acesse o simulado da disciplina de conhecimentos bancários
– Acesse o simulado da disciplina de História da Caixa
– Acesse o simulado da disciplina de informática
– Acesse o simulado da disciplina de legislação específica
– Acesse o simulado da disciplina de matemática
– Acesse o simulado da disciplina de português

Veja simulados do Concurso Virtual:
 Acesse o simulado da disciplina de atendimento
– Acesse o simulado da disciplina de atualidades
– Acesse o simulado da disciplina de conhecimentos bancários
– Acesse o simulado da disciplina de História da Caixa
– Acesse o simulado da disciplina de informática
– Acesse o simulado da disciplina de legislação específica
– Acesse o simulado da disciplina de raciocínio lógico
– Acesse o simulado da disciplina de português
– Acesse o simulado da disciplina de ética

Advertisement

Dicas gerais
Fernando Bentes, diretor acadêmico do site QConcursos.com, afirma que a prova não costuma ter muitas questões, por isso, cada erro valerá muito para o candidato. O especialista diz que o candidato deve estudar todas as disciplinas, sem deixar nenhum ponto do edital sem atenção. No entanto, ele ressalta que existem duas disciplinas mais importantes, que valem metade da pontuação: conhecimentos bancários e noções de informática. Logo, o candidato deve se preparar especialmente para essas duas matérias.

“A prova de redação também merece um cuidado especial. Em regra, tem caráter eliminatório e pode frustrar a aprovação do candidato se ele tiver uma escrita ruim. O texto deve ser simples, claro e informativo, avaliando a capacidade de comunicação. Não é aconselhável que o candidato desenvolva ideias muito radicais e nem escreva palavras sem a certeza de estarem ortograficamente corretas. O recomendável é uma redação com quatro parágrafos: um de introdução ao tema, dois de desenvolvimento e o último de conclusão”, diz.

Segundo Bentes, para direcionar seu estudo, o candidato pode recorrer a apostilas, aulas presenciais ou pela internet. “Se tiver dúvidas em uma matéria, peça a indicação de livro a um professor. E o mais importante, deve fazer muitas questões de provas passadas da Caixa, da banca organizadora, quando for escolhida, e das disciplinas do edital.”

Juarez Lopes, coach em concursos e especialista em leitura dinâmica, aconselha o candidato a tomar como exemplo o último edital do concurso da Caixa porque, segundo ele, o conteúdo programático tem se mantido o mesmo nos últimos concursos. “Estudar com antecedência é fundamental. O candidato precisa iniciar os estudos das disciplinas baseado no último edital. Para começar, o candidato deve estudar cada disciplina distribuindo o tempo de estudo de acordo com o peso de cada uma delas na prova. Com o passar do tempo, poderá ajustar seus estudos levando em consideração a dificuldade que encontra em cada uma. Fazer uma agenda e organizar as matérias é uma boa indicação. Assim, a cada dia, o candidato terá contato com uma matéria e não ficará cansado”, aconselha. “Acredito que [no próximo edital] não haja muitas novidades em relação à inserção de matérias, tendo em vista que nos últimos dois concursos já foram inseridas disciplinas novas como História da Caixa.”
Ele aconselha o candidato a se dedicar um pouco mais para conhecimentos bancários pelo peso na prova e pela novidade para quem está iniciando o estudo na área bancária, e também para matemática, que para muitos se torna uma grande pedra no caminho. “Essas duas disciplinas demandam cuidado, mas o candidato deve se orientar pelo próprio desempenho nas questões de provas anteriores. Treinar essas questões é fundamental, principalmente pela duas bancas anteriores, justamente por ainda não sabermos qual será a escolhida. Não existe uma regra exata, pois cada um deve criar a sua própria estratégia levando em consideração os pontos fortes e fracos da preparação.”
Para quem está começando agora, ele indica buscar a teoria e logo depois treinar as questões. Para quem trabalha, o ideal é separar um tempo na agenda e abrir mão, temporariamente, de algumas atividades em prol dos estudos.

Advertisement

Conhecimentos bancários
Segundo Karina Jaques, professora do site QConcursos.com, a principal disciplina nos concursos para bancos não possui um código próprio e sim um conjunto de resoluções, leis e doutrinas sobre o tema. Então, o candidato deve tomar muito cuidado ao estudar, evitando conteúdo desatualizado, já que o tema é bastante dinâmico. Alguns assuntos são recorrentes: Estrutura do Sistema Financeiro Nacional e Produtos Bancários e Garantias do Sistema Financeiro Nacional. “É importante o estudo da parte teórica, concomitante com treino de provas anteriores, direcionadas para a banca. Treinando com questões anteriores, há grandes chances de o candidato encontrar uma questão parecida ou até igual a alguma questão na sua prova, e gabaritar o bloco de conhecimentos bancários”, diz.

De acordo com o professor Carlos Arthur, professor do site Concurso Virtual, todas as bancas têm a prática de incluir questões de Estrutura do Sistema Financeiro, Conselho Monetário Nacional e Banco Central. E é a base conceitual para entender todo o restante do Sistema Financeiro e Produtos Bancários, segundo ele. “Entender e memorizar bem as competências e atribuições do CMN e do Banco Central é importante porque as bancas montam questões cuja armadilha é misturar as atribuições de um com as do outro. Também é importante aprofundar o estudo do Mercado de Capitais e Mercado de Câmbio. Nos produtos bancários, indico atenção à poupança, até porque a regra de rentabilidade mudou recentemente, às operações de crédito e à previdência privada.”
Português
Verônica Ferreira, professora do site QConcursos.com, diz que a Caixa costuma associar a interpretação textual aos conteúdos gramaticais. Também é muito comum associar os aspectos gramaticais à tipologia textual (dissertação, narração etc). “Sintaxe e concordância nominal e verbal são temas muito comuns nas provas, principalmente porque a banca quer verificar se o candidato sabe fazer concordância, de maneira que não inviabilize a compreensão textual. Crase é um tema muito comum nas provas da Caixa e sempre levanta dúvidas quanto ao uso. É preciso praticar bastante com provas anteriores, além de ler muito para aumentar a proficiência no conhecimento da língua portuguesa.”

Para o professor Marcelo Rosenthal, do site Concurso Virtual, língua portuguesa é uma disciplina decisiva, com provas normalmente muito bem confeccionadas e que criam grandes dificuldades para os candidatos. Ele cita matérias muito recorrentes em provas, como flexão verbal, regência, concordância, pontuação, conjunções, emprego do acento grave indicativo de crase e interpretação de textos. “O candidato deve dar atenção especial a esses assuntos. Além disso, se o candidato dominar bem esses conteúdos, certamente sua redação evoluirá”, diz.

História da Caixa
Orlando Stiebler, professor do QConcursos.com, diz que o grande desafio é encontrar fontes para a pesquisa, já que no site da própria instituição não há muita informação. As poucas questões dessa matéria já cobradas em prova lembraram principalmente a origem da Caixa ainda no século XIX no governo imperial de D. Pedro II. Essa origem marcadamente popular e a caderneta de escravos sempre são assuntos importantes. Durante a Era Vargas, o candidato deve ficar atento às importantes transformações pelas quais o banco passou, como a exclusividade do penhor. Nos anos 60, o monopólio das loterias e nos 80 a incorporação do BNH também são temas que merecem atenção.
Para Carlos Arthur, professor do site Concurso Virtual, esta tende a ser a disciplina específica que oferece menos dificuldade aos candidatos. O candidato com boa base de história no ensino médio poderá relacionar os acontecimentos-chave da história da Caixa com a própria História do Brasil (criação da Caixa, mudanças no primeiro Governo Vargas, administração das loterias, incorporação do BNH e centralização do FGTS, para citar alguns exemplos mais marcantes).

Advertisement

Estatuto da Caixa
Professor Carlos Arthur, professor do site Concurso Virtual, aconselha o candidato a centrar atenção nos 5 princípios constitucionais da administração pública incorporados explicitamente ao Estatuto da Caixa, as atribuições da Caixa listadas no estatuto e os artigos relativos à contratação de pessoal.

Atualidades
Melina Campos Lima, professora do site QConcursos.com, diz que a melhor forma de se preparar é acompanhar os acontecimentos do Brasil e do mundo pelos veículos de comunicação. Segundo ela, as questões certamente abordarão temas que estiveram em destaque na mídia nas semanas e meses anteriores à prova. Geralmente, ter conhecimento dos aspectos gerais de cada assunto é suficiente para responder às questões, que não tendem a ser muito complexas. “Portanto, informe-se o máximo possível sobre as notícias nacionais e internacionais de maior destaque antes de prestar o concurso.”

Orlando Stiebler, professor do site Concurso Virtual, afirma que é importante o acompanhamento de jornais, revistas, sites, programas de TV e filmes. “Exercícios da banca também são vitais, priorize os do ano corrente, pois questões antigas perdem o valor dependendo do seu conteúdo. Assuntos factuais perecem e não caem mais”, diz. Ele arrisca alguns palpites de temas que podem cair: Primavera Árabe (Síria e Egito), Assembleia-Geral da ONU 2013, reunião de São Petersburgo do G-20, Mercosul e o imbróglio do Paraguai, cúpula de Paramaribo da Unasul, espionagem dos EUA, Programa Mais Médicos, Comissão Nacional da Verdade, eleições 2014, corrupção, sustentabilidade, relatórios do IPCC, economia brasileira, xenofobia na Europa (Grécia), relações Estado/Igreja e legalização do casamento gay.

Informática
Leandro Rangel, professor do site QConcursos.com, recomenda estudar com muito cuidado os aplicativos do Pacote Office e BrOffice, os atalhos mais importantes, as extensões e as diferenças entre os dois produtos. Ferramentas de email e internet devem ser observadas com atenção, e quanto à segurança da informação (certificação, assinatura digital, criptografia), ele recomenda leitura da Cartilha do Cert.BR. Modelos de governança de TI são comumente cobrados, como o CobIT , ITIL, CMMI, MPS.BR. O candidato deve prestar atenção ainda aos modelos mais novos (CobIT 5 e CMMI 1.3) caso o edital não especifique a versão que será cobrada. Quanto a banco de dados, as bancas têm um histórico de cobrança de consultas SQL complexas, que exigem muito a atenção do candidato. Quanto à engenharia de software e programação orientada a objetos, muita atenção, pois a banca poderá misturar os conceitos em uma mesma questão, por exemplo, dado um diagrama UML, perguntar qual seria o código correspondente, ou vice-versa.
De acordo com o professor Renato da Costa, do site Concurso Virtual, a informática para concursos públicos não visa somente aferir conhecimentos de usuário, as questões abordam do fácil inusitado ao complexo, assuntos que para concurseiros dedicados tornam-se previsíveis, mas que para os desavisados são verdadeiras pegadinhas e, por isso, a matéria muitas vezes torna-se a vilã em uma prova. “É recomendável estudar sempre pelas questões anteriores das bancas que estão sendo cotadas como possíveis organizadoras, como Cespe e Cesgranrio.”

Advertisement

Ética
O professor Alexandre Prado, do site Concurso Virtual, diz que é imprescindível que os candidatos leiam e releiam o Código de Ética da Caixa. “A leitura é simples: os 6 trechos do código são autoexplicativos. É importante ficar atento aos termos e conceitos que se repetem ao longo do texto: melhoria da qualidade de vida da sociedade, busca pela excelência nos serviços, conduta ética, valorização do ser humano, respeito, preservação do meio ambiente, honestidade, repúdio aos privilégios pessoais, compromisso com o cumprimento das leis, princípio da transparência, adoção de critérios técnicos, oferecimento de oportunidades, responsabilidade. Os princípios Constitucionais da Administração Pública e a Lei de Improbidade Administrativa (8.429/92) também se relacionam ao tema, sendo fontes complementares de estudo.”

Legislação específica
Segundo o professor Carlos Arthur, do site Concurso Virtual, o candidato deve prestar atenção às mudanças da legislação do PIS implementadas a partir da Constituição de 1988, bem como a relação entre o PIOS e o abono salarial. Em relação ao seguro-desemprego, são relevantes os requisitos para ter direito ao benefícios e as hipóteses de suspensão e cancelamento. Quanto ao FGTS, o candidato deve focar em quem são os beneficiários e quais são as hipóteses de saque.

Matemática e raciocínio lógico
O professor Ronilton Loyola, do site Concurso Virtual, diz que o candidato deve dominar, em particular, os conceitos de fração, razão, proporção, grandezas diretamente e inversamente proporcionais, regra de três e porcentagem. Na parte de matemática financeira, o programa não costuma dispensar nada, ou seja, conteúdos como juros simples e compostos, taxas, descontos, equivalência de capitais, rendas, amortização e investimentos devem ser inteiramente dominados pelo candidato. “Aconselho que não aguarde o edital para iniciar os estudos, pois matemática se aprende com treinamento constante e intenso de questões de concursos anteriores”, diz.

Vinícius Werneck, professor de matemática financeira do site QConcursos.com, afirma que o candidato deverá buscar resolver ao máximo provas e questões anteriores da banca ou até mesmo de cargos semelhantes, o que permitirá uma melhor compreensão do estilo de avaliação exigida e saberá onde estão localizados os seus pontos fortes e fracos na disciplina. O candidato deverá ter uma sólida preparação em matemática financeira (Sistemas de Amortização de Empréstimos e Financiamentos e Cálculo financeiro), pois será um dos conteúdos mais exigidos pela banca, além de noções de probabilidade e estatística.

Advertisement

Atendimento
Mariana Fittipaldi, professora do QConcursos.com, diz que a prova de atendimento traz conhecimentos múltiplos de vendas, satisfação de clientes, marketing, mas, o que é mais importante e difícil para o estudo, são as noções de Direito do Consumidor. O candidato deverá fazer uma leitura atenta de todos os artigos do Código de Defesa do Consumidor (CDC), pois as questões costumam usar literalmente a lei seca no concurso. Os artigos 1º ao 7º do CDC tratam de conceitos básicos e merecem ênfase em provas como a da CEF. Os artigos 12 a 25 do CDC também costumam ser objeto de questionamento, pois tratam da responsabilidade por fato do produto ou serviço e da responsabilidade por vício do produto ou serviço. Os artigos 26 e 27 do CDC, que versam a respeito da decadência e da prescrição, também merecem atenção, pois os prazos de prescrição e decadência também aparecem com frequência nas questões de concursos. Os artigos 51 e 54, do CDC, que versam sobre as cláusulas abusivas e os contratos de adesão, respectivamente, também devem ser lidos com atenção.
Segundo ela, o candidato deve ter ciência ainda do teor da Súmula 297, do STJ, que dispôs sobre a aplicação do CDC às instituições financeiras. Ainda em relação às súmulas do STJ que versam sobre direito do consumidor e instituições financeiras, cabe a leitura das seguintes súmulas: 296, 293, 285, 286 e 283.

O professor Marcelo Marques, do site Concurso Virtual, afirma que a disciplina é constituída, em grande parte, por tópicos de marketing e, sobretudo, marketing em empresas de serviços. Temas relacionados com a satisfação dos clientes e marketing de relacionamentos têm caído com grande frequência nos últimos editais. “O candidato deverá estudar todos os tópicos, sem exceção. Recomendo estudar toda a teoria e, na sequência, fazer exercícios simulados e questões de concursos anteriores.”

Fonte: g1.com.br

Ajude o Portal Hortolândia, clique no botão like a baixo.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Cursos

Plataforma lança mais de 100 cursos gratuitos com certificados, junto com a IBM

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

IBM

Você conhece o Eu Capacito? Essa é uma plataforma online que, neste momento, está disponibilizando mais de 140 cursos gratuitos, junto com a IBM, como, por exemplo: Blockchain, inteligência artificial, princípios básicos de design e muito mais.

O objetivo é dar mais capacitação aos profissionais, diante da crescente digitalização das empresas. Se você deseja ingressar nesse campo ou aprimorar suas habilidades, o Eu Capacito é o local ideal para começar. Vale lembrar que haverão certificados de conclusão em todos os cursos.

Anuncio


A capacitação em tecnologia traz diversos benefícios tanto para os profissionais quanto para as empresas. Além de impulsionar a performance e a inovação organizacional, a educação corporativa é fundamental para o engajamento dos colaboradores. Investir em conhecimento constante também eleva a produtividade, amplia as oportunidades de emprego, possibilita participação em projetos mais desafiadores e aumenta as perspectivas de remuneração mais atrativas. Portanto, a capacitação em tecnologia é essencial tanto para o sucesso profissional quanto para o crescimento das organizações.

Inscreva-se para um dos cursos do Eu Capacito, em parceria com a IBM

Para se inscrever em um dos cursos, basta acessar este LINK, clicar naquele que é interessante para você e começar! Há exemplares com 30 minutos de duração, outros com 6 horas e etc. Não perca tempo e capacite-se!

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Cursos

Vestibular Fatec: curso superior gratuito

Avatar de Redação Portal Hortolândia

Published

on

fatec

Chegou a hora de dar um salto em direção ao futuro! Com a abertura das inscrições para o Vestibular das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs), a porta para uma educação superior tecnológica está amplamente aberta. Neste segundo semestre, as oportunidades são vastas e o horizonte promissor.

Inscrições e Novidades Tecnológicas

Anuncio


A partir de agora até 7 de junho, às 15 horas, os aspirantes a uma carreira tecnológica podem acessar o site vestibularfatec.com.br e dar o primeiro passo nessa emocionante jornada. Com uma taxa de inscrição de R$ 90, os candidatos podem escolher entre 92 cursos inovadores, distribuídos em unidades por todo o Estado de São Paulo.

Além disso, este semestre traz duas novas adições à família Fatec, com a inauguração das unidades em Itapevi e Atibaia. Com turmas noturnas e cursos como Gestão da Qualidade e Desenvolvimento de Software Multiplataforma, essas novas unidades prometem preparar os estudantes para os desafios tecnológicos do amanhã.

Advertisement

Inclusão e Apoio

O Centro Paula Souza reforça seu compromisso com a inclusão e apoio aos candidatos. O Sistema de Pontuação Acrescida oferece vantagens a estudantes afrodescendentes e àqueles que cursaram o Ensino Médio na rede pública. Além disso, candidatos com deficiência têm à disposição condições especiais para realizar a prova.

Para os transgêneros, a oportunidade de serem tratados pelo nome social está disponível, mas é necessário fornecer as informações corretas no ato da inscrição.

Não Deixe a Oportunidade Escapar!

Advertisement

Com mais de 19 mil vagas disponíveis, a hora de abraçar o futuro é agora. Não perca tempo, prepare-se para uma jornada emocionante no mundo da tecnologia e inovação. Para mais informações, visite o site oficial do processo seletivo ou entre em contato pelos telefones disponíveis. A Fatec está pronta para recebê-lo e guiá-lo em direção a um futuro brilhante e tecnológico!  www.vestibularfatec.com.br

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Cursos

USP Oferece Cursos Gratuitos Online

Avatar de Redação Portal Hortolândia

Published

on

EaD

Em busca de impulsionar sua carreira e enriquecer seu currículo com o prestígio de uma das melhores instituições de ensino superior do mundo? A Universidade de São Paulo (USP) abre suas portas, dessa vez de forma virtual, oferecendo uma variedade de cursos gratuitos na modalidade a distância (EaD).

Essa é uma oportunidade única para aqueles que desejam adquirir conhecimento de alta qualidade, ministrado por renomados professores e especialistas reconhecidos em suas respectivas áreas. Os cursos abrangem uma ampla gama de temas, adequados para estudantes, profissionais em busca de atualização e todos os interessados em expandir seus horizontes acadêmicos.

Anuncio


Flexibilidade é a palavra-chave dessas capacitações. Os participantes têm a liberdade de acessar o conteúdo a qualquer momento, de qualquer lugar do mundo, de acordo com suas próprias agendas.

Descubra os Novos Cursos Gratuitos Online da USP

Advertisement

Para conhecer mais detalhes sobre cada curso de difusão oferecido ou para realizar sua inscrição, basta clicar no nome do curso desejado abaixo:

CursoPeríodoCursoTipoLocal
Navegando criticamente na Era das Fake News: Integrando Ciências e Mídias para uma Educação Transformadora06/06/2024 – 15/08/2024GratuitoÀ distânciaUSP
Cursos gratuitos a distância da USP de difusão
CursoPeríodoCursoTipoLocal
“Os Lusíadas”, de Luís de Camões: Universo Armênio09/04/2024 – 17/04/2024GratuitoÀ distânciaUSP
Biossegurança em ambientes clínicos da FORP01/09/2023 – 31/12/2024GratuitoÀ distânciaUSP
Campeonato de Neurociências Paulista – Brain Bee Competition18/04/2024 – 27/04/2024GratuitoÀ distânciaUSP
Care4Pigs – Identificação de suínos em necessidades de cuidados02/07/2024 – 02/07/2025GratuitoÀ distânciaUSP
Conosciamo l’italiano16/04/2024 – 25/06/2024GratuitoÀ distânciaUSP
CURSO ON LINE “Noções sobre Oceanografia”.14/04/2024 – 23/06/2024GratuitoÀ distânciaUSP
Educando para a Transparência – Turma 527/03/2024 – 27/12/2024GratuitoÀ distânciaFora da USP
Fundamentos de Álgebra Linear12/04/2024 – 30/08/2024GratuitoÀ distânciaUSP
Gestão de Resíduos Químicos gerados em Laboratórios de Ensino e Pesquisa06/05/2024 – 25/05/2024GratuitoÀ distânciaUSP
Introdução à arte da ajuda e do cuidado01/07/2024 – 30/06/2025GratuitoÀ distânciaUSP
Introdução à Psicopatologia Geral01/07/2024 – 30/06/2025GratuitoÀ distânciaUSP
Língua e cultura japonesa para mobilidade internacional (ambientação e contextualização) – Módulo I15/04/2024 – 13/05/2024GratuitoÀ distânciaUSP
Língua espanhola nos contextos universitário e de internacionalização16/04/2024 – 25/06/2024GratuitoÀ distânciaUSP
Meninas Programadoras: Introdução à Programação para alunas do Ensino Médio ou Concluintes (curso remoto)27/04/2024 – 25/05/2024GratuitoÀ distânciaUSP
Mercados Ilícitos e Crime Organizado nas Américas03/06/2024 – 18/08/2024GratuitoÀ distânciaFora da USP
Mindfulness y Dolor Cronico / Mindfulness and Chronic Pain – Online30/07/2024 – 02/08/2024GratuitoÀ distânciaUSP
Questionário de frequência alimentar (QFA): método de investigação de consumo alimentar23/05/2024 – 23/05/2024GratuitoÀ distânciaUSP
Recordatório alimentar de 24 horas (R24h): método de investigação de consumo alimentar25/04/2024 – 25/04/2024GratuitoÀ distânciaUSP
Semantics 2024 – V Workshop do Laboratório de Inteligência Computacional (LABIC-ICMC-USP)12/04/2024 – 12/04/2024GratuitoÀ distânciaUSP
Utilização de dados de composição nutricional de alimentos em inquéritos alimentares27/06/2024 – 27/06/2024GratuitoÀ distânciaUSP
Viva USP!08/01/2024 – 30/06/2024GratuitoÀ distânciaU

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

10ª Gincana da Melhor Idade 10ª Gincana da Melhor Idade
Nossa Cidade4 horas ago

Inscrições abertas para a 10ª Gincana da Melhor Idade em Hortolândia

O CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) do Remanso Campineiro, em Hortolândia, deu início, nesta semana, às inscrições para...

Campanha do Agasalho 2024 Campanha do Agasalho 2024
Nossa Cidade4 horas ago

Campanha do Agasalho 2024: confira os pontos oficiais para doação em Hortolândia

O Fundo Social de Solidariedade de Hortolândia, vinculado à Secretaria de Governo, deu início nesta quinta-feira (18/04) à 4ª edição...

viaduto na Vila Real viaduto na Vila Real
Nossa Cidade5 horas ago

Obra do viaduto na Vila Real será iniciada em breve, após demolição dos últimos imóveis desocupados

A construção do viaduto na Vila Real, que será localizado sobre a via férrea, está prestes a ser iniciada. Esta...

Ponte Estaiada Ponte Estaiada
Nossa Cidade5 horas ago

Ponte Estaiada ficará interditada por 10 dias: confira os horários

Motoristas devem ficar atentos aos novos horários do bloqueio do tráfego na Ponte Estaiada, em Hortolândia, pelos próximos dias. De...

shopping de Indaiatuba shopping de Indaiatuba
Policial6 horas ago

Quatro pessoas são presas após furto de mais de R$ 36 mil em shopping de Indaiatuba

Quatro pessoas, sendo três mulheres e um homem, furtaram cerca de R$ 36 mil em produtos de um shopping de...

transporte público de Piracicaba transporte público de Piracicaba
Policial9 horas ago

Ônibus do transporte público de Piracicaba é incendiado e assusta moradores

Por volta das 4 horas da manhã de ontem (17), um ônibus do transporte público de Piracicaba foi incendiado e...

Queda de temperatura Queda de temperatura
Nossa Cidade11 horas ago

Queda de temperatura é prevista para este fim de semana em Hortolândia: confira

Com a entrada de uma frente fria no estado de São Paulo, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que...

Advertisement
cinema

Populares