Esportes

APC leva 13 atletas do atletismo para Etapa Regional São Paulo

O final de semana será marcado pelo início do calendário paradesportivo no Brasil. De 24 (sábado) a 25 (domingo) acontece a Etapa Regional São Paulo, do Circuito Loterias Caixa, no Centro de Treinamento Paralímpico. Na ocasião, serão disputadas provas do atletismo e da natação.

 

Anuncio


Durante a competição, a Associação Paraolímpica de Campinas estará representada por 13 atletas na modalidade. Almejando superar os resultados de 2017, Fábio Breda – técnico da APC e da Seleção Brasileira de Atletismo – destaca a importância do foco logo na primeira competição do ano.

 

“O objetivo de cada atleta é bem pessoal; alguns estão buscando uma melhor posição no ranking mundial, outros querem conquistar índices para a Etapa Nacional ou fazer o seu melhor, simplesmente. Mas independe dos objetivos de cada atleta, todos estão focados e treinados o bastante para já iniciar o ano com bons resultados”, afirma Breda.

 

Verônica Hipólito e Alan Fonteles, que também fazem parte do quadro de atletas da APC, não participam da fase regional. Enquanto ela segue em Angola atuando nos workshops que visam promover o paradesporto pelo mundo, ele já está classificado para a fase nacional, em função dos índices obtidos no ano passado.

 

Além do atletismo, a APC desembarca na capital com outros 12 atletas da natação.

Embora 2018 já esteja se despedindo de seu segundo mês, o ano competitivo está apenas começando no paredesporto. E a primeira competição do calendário oficial acontece neste final de semana (dias 24 e 25) no Centro de Treinamento Paralímpico de São Paulo. Organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), a Etapa Regional São Paulo do Circuito Loterias Caixa compreende as modalidades de atletismo e natação.

 

Após um ano bastante produtivo e com grandes conquistas individuais, a APC – Associação Paraolímpica de Campinas estará representada por 12 atletas das piscinas na competição. Almejando superar os resultados de 2017, Ricardo Gazzaneo, técnico da natação, destaca a importância da competição, além do início promissor para dois novos atletas: Alysson Souza e Izabela Dias.

 

“A etapa regional São Paulo é hoje a mais disputada do ano. Por conta disso fizemos uma preparação forte com o objetivo de conquistar os índices para as etapas nacionais. A equipe já vem em uma crescente muito boa e esperamos que cada atleta supere suas marcas do ano passado. Em 2018 contamos com algumas caras novas que vieram para fortalecer e qualificar nossa equipe, casos de Alysson e Izabela, os quais iniciam como grandes promessas para a temporada”, resume Ricardo.

 

Além da natação, a APC desembarca na capital com outros 13 atletas que representarão a entidade no atletismo.

 

Projeto Natação Fase II

Dos atletas confirmados para competir na Etapa Regional São Paulo, oito fazem parte do projeto Centro de Treinamento Paralímpico: Natação Fase II, que tem como proposta a formação de uma equipe – de nível internacional, nacional e regional – para participação das principais competições da modalidade, dentro e fora do país.

 

Propiciando aos contemplados todo o aparato necessário para um treinamento de excelência, oferecendo a melhor infraestrutura e um quadro multidisciplinar de profissionais altamente qualificados, o projeto é realizado pela APC através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte e tem como embaixador o multicampeão Clodoaldo Silva. Patrocinado pelas empresas Cateno, Grupo Bauminas e Perfetti van Melle, o Centro de Treinamento Paralímpico: Natação Fase II recebe apoio do SESI e da Prefeitura Municipal de Campinas.

 

Devido aos resultados alcançados na temporada passada, as atletas Edênia Garcia e Macarena Gutierrez – que também compõem o time do projeto – estão garantidas na fase nacional da competição. Assim sendo, elas não participam da fase regional.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo