Connect with us

Esportes

Associação de Atletas de Hortolândia define tabela do Campeonato Amador

Portal Hortolândia

Publicado

em

Primeira e Segunda divisões contam com 24 equipes cada divisão

A Associação de Atletas de Hortolândia, responsável por organizar as competições amadoras de futebol na cidade, definiu no último sábado (06/02), a tabela do Campeonato Amador da primeira e segunda divisões. O evento contou com a participação da diretoria dos times e de autoridades da cidade, respeitando todos os protocolos contra a Pandemia.

De Acordo com a diretoria da Associação dos Atletas, a primeira data para início da competição seria no dia 27 deste mês. “Por conta da Pandemia, teremos uma reunião com o secretário de Esportes da Prefeitura para definir quando iniciará o campeonato. Vamos respeitar todas as diretrizes definidas pela Prefeitura. Mas já organizamos tudo o que tinha para definir referente à competição. Com certeza, nossa prioridade é a vida, e não vamos desrespeitar os protocolos definidos. Queremos iniciar o Amador no momento correto, para não ter que parar a disputa por conta da Pandemia”, explica Paulo Alves.

O secretário de Esportes, Jonas Pereira de Lima disse, durante o evento, que irá buscar o melhor quadro de arbitragem para realizar uma das competiçõas mais disputadas da região. “Iremos atrás de uma empresa de qualidade para colocar os melhores trios de arbitragem para as disputas, pois queremos um campeonato de excelência. Em parceria com a Associação de Atletas, vamos manter o futebol amador de Hortolândia forte e com nível técnico avançado, sendo uma das melhores competições da Região Metropolitana de Campinas”, explica o Secretário de Esportes da Prefeitura, Jonas Pereira Lima.

Melhores No. 1
Máscara Esportiva Knit - Cinza Tamanho M, Fiber, Cinza
  • Ideal para a prática de esportes
  • Máxima proteção contra vírus, bactérias, pólen e poluição
  • Tecnologia de proteção e96
  • Produto de alta qualidade
  • Design exclusivo

A abertura do Campeonato Amador será entre o time Vila Real, que foi campeão da elite da competição, em 2019, contra o time do Botafogo, campeão da segunda divisão. Na divisão de elite, os grupos foram divididos da seguinte forma:

Grupo A – Vila Real, Moleque Travesso, Real Piauí, Santa Clara, Estrela Vermelha, Mildes Pancakão, Unidos São Sebastião e Botafogo;

Grupo B Amanda F.C., União do Norte, Divino, Canarinho, Internacional, RediMidos, Real Fênix e Família São Sebastião;

Grupo C Força & União, Padoka, Clube Atlético Hortolândia, Geração 2000, Pankadão, Barcelona, Sumarezinho e B.E.E.C.

A segunda divisão, ficou dividido com os seguintes grupos:

Grupo A – Flamento, Ajax, Cruzeiro, Camarões, Juventus, São José, Frenético e Unidos Boa Vista;

Grupo B Atlético Ongaro, Guerrilha, Barça Black, Boa Esporte, União F.C., Real Madruga, Só Danone e Unidos do Ongaro;

Grupo C Santa Esmeralda, Vila São Pedro, Amigos, Jafene, Real São Bento, Argentinos Juniors, Peron e Taquara Branca.

Confira a Primeira Rodada da competição:
A data,horário e local das partidas ainda serão definidas.

Primeira Divisão
Força & União X Sumarezinho
Pankadão X Padoka
Clube Atlético Hortolândia X Barcelona
B.E.E.C. X Geração 2000
Canarinho X União do Norte

Segunda Divisão
Santa Esmeralda X Argentino Juniors
Real São Bento X Peron
Jafene X Taquara Branca
Amigos X Vila São Pedro
Barça Black X União F.C.

Tecnologia no Campeonato Amador

O Campeonato Amador de Hortolândia está de “cara” nova este ano. A tecnologia é o fator mais importante na competição. O objetivo da Associação de Atletas de Hortolândia é melhorar e profissionalizar a organização de um dos campeonatos mais disputados na RMC (Região Metropolitana de Campinas).

O objetivo é oferecer a melhor competição de todos os tempos na cidade e na região. A principal inovação é a implantação do aplicativo intuitivo para smartphone chamado “Amador Hortolândia 2021” (que já pode ser baixado gratuitamente). O sistema já está em funcionamento e recebe as inscrições de todos os atletas e dirigentes das equipes participantes. Uma tecnologia inédita na região que oferecerá: tempo de resposta rápido (antes os clubes e atletas esperavam 48 horas para conseguirem contato ou tirar alguma dúvida sobre a competição ou sobre o jogo, e hoje em apenas 3 horas já conseguem atendimento); gerenciamento de crise e protocolo de atendimento.

Para os atletas, uma ferramenta muito importante dentro do aplicativo é a análise de desempenho. Os jogadores terão um panorama de sua atuação em tempo real, como: atleta que mais disputou partida na competição; quem fez mais gols; quem deu mais assistências, etc. Antes, os atletas e as equipes ficavam sabendo dos dados só no final da competição.

Outra ferramenta importante oferecida pela Associação é o site, que oferecerá atualização de informações e notícia em tempo real, de tudo o que acontece no mundo dos esportes.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
OfertaMelhores No. 1
Mondial NV-15-6P FB Ventilador Maxi Power, 3 Velocidades, 30cm, 6 Pás, Preto
  • 6 pás
  • 3 velocidades
  • Grade removível para limpeza
  • Uso em mesa ou parede
  • Inclinação regulável
Melhores No. 2
Liquidificador Turbo , 900W, Copo de 2,7L, 127V, Preto, Mondial -L-900 FB.
  • 900W de potência:Potente no preparo de receitas como gelo, frutas congeladas, sucos , vitaminas, bolo, sopas, tortas e patês.
  • Copo de 2,7L ULTRARRESISTENTE:Copo resistente a quedas e riscos, e não pega cheiro. Prepara grandes quantidades de sucos, vitaminas e receitas
  • 5 velocidades + pulsar:A função “pulsar” do liquidificador l-900 é velocidade máxima - mistura de forma rápida alimentos pastosos como grão de bico, papinhas de bebê, cremes e Smoothies.
  • Função auto limpeza:Auxilia na limpeza do copo do liquidificador e, em especial, as suas lâminas. Para isso, encha o copo até metade com água e um pouquinho de detergente. Depois, aperte o botão pulsar alguns vezes e pronto!
  • Filtro:Entra a fruta coa e sai o suco ou molho filtrado. O filtro retira toda a semente deixando seus sucos prontos para serem tomados.
Melhores No. 3
Maquina de Acabamento - Mondial, Mondial, Maquina de acabamento MA-01, Preto
  • Pente de corte ajustável
  • Lâminas em aço inox
  • Uso com ou sem fio
  • Luz Indicadora de carregamento

Esportes

Mulheres Fantásticas fazem a diferença no futebol amador de Hortolândia

Portal Hortolândia

Publicado

em

Neste mês, a Associação de Atletas homenageia “Elas” que realmente lutam por um esporte com mais qualidade

Há alguns anos atrás, ouvíamos as expressões do narrador durante os jogos: “É goooooolllllllllllll… E foi, foi, foi ele”…. Mas, agora, estamos nos acostumando com as expressões: “E foi, foi, foi Ela, a craque da camisa número 10”. Bom, sempre quando pensamos em gol, achamos que foi o craque, mas agora, as craques são Elas. As Mulheres Fantásticas, que fazem a diferença no futebol amador de Hortolândia. Mulher jogadora, Mulher presidente de time, Mulher fisioterapeuta, Mulher que trabalha nos bastidores de times.

Na próxima segunda feira, 8 de março, é comemorado o Dia das Mulheres. Mas em todo esse mês, o Mês Internacional da Mulher, a Associação de Atletas de Hortolândia, que realizará as competições amadoras na cidade, homenageia e reconhece os feitos dessas Mulheres Fantásticas, e faz uma série de reportagens para reconhecer a importância delas no futebol. Sem elas, não haveria competições amadoras na cidade.

Em todos os anos de Campeonato Amador de Hortolândia, tivemos as mulheres à frente de muitas atividades para fazer acontecer a competição. Mas nunca são lembradas, muitas vezes ficam nos bastidores. Um exemplo delas é a Carol, uma mulher forte, batalhadora e torcedora fanática do time Vila Real. Desde 2012, faz parte da Torcida Uniformizada Vila Real (T.U.R.V), e desde 2013, faz parte da diretoria do time.

Melhores No. 1
Máscara Esportiva Knit - Cinza Tamanho M, Fiber, Cinza
  • Ideal para a prática de esportes
  • Máxima proteção contra vírus, bactérias, pólen e poluição
  • Tecnologia de proteção e96
  • Produto de alta qualidade
  • Design exclusivo

Atualmente, Carol é presidente do time Vila Real, que é um dos clubes mais vencedores da competição amadora. “Sempre afirmei ‘Lugar de mulher é onde ela quiser’. Com este conceito, me tornei presidente do Vila Real e conquistei muitas coisas boas como torcedora pela equipe. Mas estar onde estou, teve um começo, e foi lá em 2012. Quando iniciei na torcida, foi por um simples motivo, reencontrar amigos de escola. Mas quando vi as pessoas torcendo e o time correspondendo em campo, me apaixonei pelo clube, que é do meu bairro, Vila Real, e foi um amor que não consigo explicar”, explica Carol.

“Eu costumo dizer que o legado do Vila, pretendo deixar para os meus filhos. E os motivos são vários. O futebol proporciona união entre as pessoas, pensamentos diferentes em prol do bem maior, ensina as pessoas respeitar os pensamentos e ideologias das outras. Além de tudo isso, nós fazemos ações sociais, para ajudar as pessoas que estão passando por dificuldade. Já fizemos arrecadação de alimentos e de agasalhos, já participei de ações para divertir as crianças. A sensação de fazer um ato solidário envolvendo o esporte é incrível”, afirma a presidente do Vila Real.

Garra, superação e força de vontade, são qualidades que podem ser encontradas em ambos, homens e mulheres. “Mas quando a mulher quer fazer a diferença, aí segura. Nós não tínhamos muito espaço no meio do futebol. Aos poucos estamos mostrando que podemos ser tão capazes como os homens são em liderar torcidas ou times. Estou agora com o desafio de presidir esta equipe de tantas glórias e vitórias. Estou aprendendo, crescendo e me dedicando muito. Já comecei a reformular a diretoria, buscar novos patrocinadores e pensar em novas ações sociais. Com certeza minha expectativa é de mais uma vitória, e quem ganha será toda a comunidade”, completa Carol.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
OfertaMelhores No. 1
Mondial NV-15-6P FB Ventilador Maxi Power, 3 Velocidades, 30cm, 6 Pás, Preto
  • 6 pás
  • 3 velocidades
  • Grade removível para limpeza
  • Uso em mesa ou parede
  • Inclinação regulável
Melhores No. 2
Liquidificador Turbo , 900W, Copo de 2,7L, 127V, Preto, Mondial -L-900 FB.
  • 900W de potência:Potente no preparo de receitas como gelo, frutas congeladas, sucos , vitaminas, bolo, sopas, tortas e patês.
  • Copo de 2,7L ULTRARRESISTENTE:Copo resistente a quedas e riscos, e não pega cheiro. Prepara grandes quantidades de sucos, vitaminas e receitas
  • 5 velocidades + pulsar:A função “pulsar” do liquidificador l-900 é velocidade máxima - mistura de forma rápida alimentos pastosos como grão de bico, papinhas de bebê, cremes e Smoothies.
  • Função auto limpeza:Auxilia na limpeza do copo do liquidificador e, em especial, as suas lâminas. Para isso, encha o copo até metade com água e um pouquinho de detergente. Depois, aperte o botão pulsar alguns vezes e pronto!
  • Filtro:Entra a fruta coa e sai o suco ou molho filtrado. O filtro retira toda a semente deixando seus sucos prontos para serem tomados.
Melhores No. 3
Maquina de Acabamento - Mondial, Mondial, Maquina de acabamento MA-01, Preto
  • Pente de corte ajustável
  • Lâminas em aço inox
  • Uso com ou sem fio
  • Luz Indicadora de carregamento
Continue Lendo

Esportes

C.V.I. Futebol Clube: De “zebra” do Campeonato Amador, à consagração do título de campeão em 2009

Portal Hortolândia

Publicado

em

Ao completar 35 anos, C.V.I. é um dos times mais tradicionais da cidade

Um dos times mais tradicionais de Hortolândia completa 35 anos e comemora até hoje o título mais importante da sua história. O C.V.I. Futebol Clube, multicampeão em várias categorias e competições pela região, saiu da “zebra” do Campeonato Amador de 2009, à consagração do título da primeira divisão. A campanha foi premiada com duas vitórias nas finais contra o rival Canarinho.

Na primeira partida, Dênis e Foquinha marcaram para o C.V.I. e deram esperanças de título a equipe, 2 a 1. No segundo jogo, o Canarinho forçou desde o início e conseguiu marcar três gols, mas o CVI, inspirado, também marcou com Foquinha, Éder e Evandro. Final 3 a 3 e o C.V.I. se tornou campeão.

“Nós éramos a zebra. Ninguém esperava que chegássemos ao título. Nós batemos na trave, quando chegamos a duas semifinais em 2006 e 2007. O time se acertou no meio da competição de 2009. Acredito que a união do grupo e a mescla de juventude e experiência dos jogadores, aliado às grandes táticas do nosso treinador Paulo Miranda, foram essenciais para o título”, explicou o jogador do time na época, e hoje diretor de Esportes do C.V.I., Cauby Gomes dos Santos.

Melhores No. 1
Máscara Esportiva Knit - Cinza Tamanho M, Fiber, Cinza
  • Ideal para a prática de esportes
  • Máxima proteção contra vírus, bactérias, pólen e poluição
  • Tecnologia de proteção e96
  • Produto de alta qualidade
  • Design exclusivo

“Dentro da diretoria, a cada vitória, foi se criando uma expectativa maior pela conquista. Nossa torcida, sempre foi pequena e exigente, porém, conquistamos um título que esperávamos há muito tempo, jogando um grande futebol bonito contra uma grande equipe”, comenta Cauby.

O atacante Foquinha, que fez dois gols nas finais, comenta que ninguém acreditava no time. “O C.V.I não tinha muita tradição no Campeonato Amador. Jogava muitas competições veterano, máster e hipermaster. Por isso, todos achavam que não conseguíamos buscar o título. Nos unimos no vestiário e resolvemos jogar com raça e amor à camisa. Resultado, foram duas ótimas vitórias contra o rival Canarinho”, disse o atacante, que já foi artilheiro do Amador sete vezes e duas vezes artilheiro do Veterano.

“Em 2009 quando fui convidado para comandar o C.V.I., eu já sabia de antemão, que seria uma missão complicadíssima. Pois trabalharia o tempo todo sob pressão, porque o C.V.I., em 23 anos de existência, nunca havia conquistado um título do Campeonato Amador. Mas, com a graça de Deus e o apoio irrestrito da diretoria do time, com a pessoa do presidente Bebeto e do Cauby diretor de Esportes, conseguimos montar um grupo competitivo e atingimos o nosso objetivo, que era levar o clube ao lugar mais alto do pódio”, explica o técnico Paulo Miranda.

CELEIRO DE CRAQUES

O C.V.I. sempre foi um dos times da cidade que revelou grandes jogadores para o futebol amador e para times profissionais. Confira os atletas que já passaram pelos gramados de Hortolândia e seguiram carreira profissional: Carlos Alberto, jogou no time URT, de Patos de Minas; Keko, atuou na Ponte Preta, de Campinas; Romildo, atleta que jogou na Ferroviária, de Araraquara; João Roberto, jogou pelo Guarani, de Campinas, Marcinho, atuou pelo Vila Nova, de Goiânia.

Além deles, outros grandes jogadores do futebol amador vestiram e fizeram história com a camisa do C.V.I.: Roque de Campos, Valdivino, Argeu, Cicão, Jayr, Toto, Jobert, Gringo, Deja, Tiquinho, Cidinho, Rudney, Gilson, Cidãozinho, Patola, Edinho, Fabinho, Romildo, Palmerinha, Foquinha, Davisson, Bitinha, Libra, Jefferson, Dinei, Sidmar, Kita, Mamão, Celso, Duzinho, Claudinei, Kal, João César, Richard, Marcinho, Brito, Zé Carlinho, Carlos Alberto.

HISTÓRIA

O C.V.I. Futebol Clube foi fundado em 15 de maio de 1986 pelos seguintes esportistas: Florisvaldo Taveira, Valdivino Monteiro Filho, primeiro presidente, e Manoel Gomes Santos (mais conhecido como Bebeto). Atualmente, o presidente da instituição é Gilson Pereira, que já foi campeão como jogador e treinador pelo C.V.I..

O dirigente com mais títulos na história do C.V.I. é Osmerindo Lima Santos (mais conhecido como Mirim). O diretor de esportes que deu o acesso à primeira divisão do Campeonato Amador foi Reinaldo Bento da Silva, no ano de 2004. Reinaldo faleceu em outubro de 2018, mas deixou um dos legados mais importantes para o clube. Outra figura importantíssima para a instituição foi Victor Lourival (falecido em Julho de 2014), que foi presidente, e a pessoa que ajudou muito no crescimento do C.V.I., como o primeiro patrocinador do clube, dirigindo a empresa Leão de Ouro Carga e Descarga.

O título mais importante da história da equipe, Campeão Amador 2009, foi conquistado pelo técnico multicampeão em Hortolândia e região, o professor Paulo Miranda. Além dele, Ricardo Kaizer, foi técnico do time Campeão Veteranos em 2008, time conhecido como time dos 5 pontos. Cauby Gomes dos Santos, diretor de Esportes do C.V.I., foi campeão como treinador do Master em 2007, time conhecido como time do fim da fila de 7 anos sem títulos, além de ser Campeão Amador em 2009, como jogador.

Outros esportistas importantes para o clube foram: Argeu Mendes Bruno, ex-jogador e dirigente do C.V.I., falecido em maio de 2014; Roque de Campos, ex-jogador e dirigente do time, falecido em 2002; Luis Francisco da Silva, mais conhecido como Kojac, foi ex-presidente do clube e faleceu em março de 2009, deixando um grande legado para as futuras gerações.

TÍTULOS

O C.V.I. foi campeão dos seguintes campeonatos:
Campeonato Amador em 2009
Campeão Veteranos em 2008
Campeão Master nos anos: 1999, 2000, 2007, 2009, 2012, 2016 e 2017
Campeão Super Master nos anos: 2012, 2016, 2017, 2018 e 2019
Campeão Hiper Master nos anos: 2018 e 2019.

No Futsal, o time sagrou campeão nas seguintes categorias:
Campeonato Municipal em 2009
Campeonato Regional em 2009
Campeonato de Veteranos 2011

ASSOCIAÇÃO DE ATLETAS

A Associação de Atletas de Hortolândia, que será a responsável pela organização da competição amadora este ano, em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer, está resgatando a história do Futebol Amador de Hortolândia. O objetivo é valorizar os principais personagens, jogadores e times que ajudaram na fundação realização e manutenção do campeonato. A série de matérias irá lembrar os grandes campeões da competição, os maiores goleadores, as maiores revelações (alguns até se tornaram jogadores profissionais) e as principais curiosidades. Fiquem ligados para as próximas matérias.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
OfertaMelhores No. 1
Mondial NV-15-6P FB Ventilador Maxi Power, 3 Velocidades, 30cm, 6 Pás, Preto
  • 6 pás
  • 3 velocidades
  • Grade removível para limpeza
  • Uso em mesa ou parede
  • Inclinação regulável
Melhores No. 2
Liquidificador Turbo , 900W, Copo de 2,7L, 127V, Preto, Mondial -L-900 FB.
  • 900W de potência:Potente no preparo de receitas como gelo, frutas congeladas, sucos , vitaminas, bolo, sopas, tortas e patês.
  • Copo de 2,7L ULTRARRESISTENTE:Copo resistente a quedas e riscos, e não pega cheiro. Prepara grandes quantidades de sucos, vitaminas e receitas
  • 5 velocidades + pulsar:A função “pulsar” do liquidificador l-900 é velocidade máxima - mistura de forma rápida alimentos pastosos como grão de bico, papinhas de bebê, cremes e Smoothies.
  • Função auto limpeza:Auxilia na limpeza do copo do liquidificador e, em especial, as suas lâminas. Para isso, encha o copo até metade com água e um pouquinho de detergente. Depois, aperte o botão pulsar alguns vezes e pronto!
  • Filtro:Entra a fruta coa e sai o suco ou molho filtrado. O filtro retira toda a semente deixando seus sucos prontos para serem tomados.
Melhores No. 3
Maquina de Acabamento - Mondial, Mondial, Maquina de acabamento MA-01, Preto
  • Pente de corte ajustável
  • Lâminas em aço inox
  • Uso com ou sem fio
  • Luz Indicadora de carregamento
Continue Lendo

Esportes

Futebol Beneficente “Tricolor Soberano” de Hortolândia arrecadam alimentos para famílias carentes de Hortolândia

Portal Hortolândia

Publicado

em

Torcedores do São Paulo realizam evento qque resgata a importância do futebol, unido à ação social

Amor ao próximo e trabalho social. Esses foram os objetivos dos amigos torcedores do São Paulo, em Hortolândia, que se reuniram e fizeram uma partida de futebol. A intenção foi de ajudar as famílias carentes da cidade, que estão precisando de ajuda, neste momento de Pandemia.

A ação social contou com a participação de 25 jogadores, que doaram cerca de 120 kilos de alimentos. “Além da diversão e da prática de esportes, resolvemos reunir os amigos e fazer um ato de solidariedade para ajudar os que mais precisam. Todo mês, desde janeiro, vamos fazer a ação beneficente. Nosso objetivo é fazer uma ação maior no final do ano, com mais pessoas e vamos trazer ex-jogadores profissionais do São Paulo, para arrecadarmos ainda mais alimentos para os quais precisam”, explicou o organizador do evento, o voluntário Rêgi.

A Torcida “Tricolor Soberano”, uma das torcidas mais tradicionais da cidade, estão envolvidas na ação, e incentivam o esporte, como forma de melhorar a qualidade de vida, e ação social, para auxiliar os que mais estão precisando. “Estamos unidos nesta ação para mostrar a importância do esporte e o que o futebol pode mudar na vida das pessoas. A ação com certeza vai beneficiar muitas pessoas necessitadas. Portanto, unimos a paixão pelo Tricolor Paulista e a vontade de ajudar o próximo”, declarou Wagner, presidente da torcida Tricolor Soberano, de Hortolândia.

Melhores No. 1
Máscara Esportiva Knit - Cinza Tamanho M, Fiber, Cinza
  • Ideal para a prática de esportes
  • Máxima proteção contra vírus, bactérias, pólen e poluição
  • Tecnologia de proteção e96
  • Produto de alta qualidade
  • Design exclusivo

Os jogos serão realizados todos os meses, entre os dias 10 e 15, e arrecadarão alimentos para famílias carentes e entidades assistenciais.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
OfertaMelhores No. 1
Mondial NV-15-6P FB Ventilador Maxi Power, 3 Velocidades, 30cm, 6 Pás, Preto
  • 6 pás
  • 3 velocidades
  • Grade removível para limpeza
  • Uso em mesa ou parede
  • Inclinação regulável
Melhores No. 2
Liquidificador Turbo , 900W, Copo de 2,7L, 127V, Preto, Mondial -L-900 FB.
  • 900W de potência:Potente no preparo de receitas como gelo, frutas congeladas, sucos , vitaminas, bolo, sopas, tortas e patês.
  • Copo de 2,7L ULTRARRESISTENTE:Copo resistente a quedas e riscos, e não pega cheiro. Prepara grandes quantidades de sucos, vitaminas e receitas
  • 5 velocidades + pulsar:A função “pulsar” do liquidificador l-900 é velocidade máxima - mistura de forma rápida alimentos pastosos como grão de bico, papinhas de bebê, cremes e Smoothies.
  • Função auto limpeza:Auxilia na limpeza do copo do liquidificador e, em especial, as suas lâminas. Para isso, encha o copo até metade com água e um pouquinho de detergente. Depois, aperte o botão pulsar alguns vezes e pronto!
  • Filtro:Entra a fruta coa e sai o suco ou molho filtrado. O filtro retira toda a semente deixando seus sucos prontos para serem tomados.
Melhores No. 3
Maquina de Acabamento - Mondial, Mondial, Maquina de acabamento MA-01, Preto
  • Pente de corte ajustável
  • Lâminas em aço inox
  • Uso com ou sem fio
  • Luz Indicadora de carregamento
Continue Lendo

Noticias

Publicidade

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares