Esportes

Atleta PCD de Hortolândia conquistou o título de luta de braço

Pela terceira vez consecutiva, o atleta PCD (Pessoa com Deficiência) Valdomiro de Souza conquistou o título de campeão brasileiro de luta de braço das categorias 60kg para braço direito e esquerdo. A competição aconteceu no último fim de semana (13 e 14/6) em Caxias do Sul-RS. O bracista contou com o apoio da Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Esporte e Recreação.

Ao todo, foram quatro medalhas conquistadas: as duas de ouro na categoria 60kg, uma prata e um bronze, nas categorias 75kg braço direito e esquerdo respectivamente. Com o título, ele acumula 14 vitórias no torneio nacional. Ele lembra a dificuldade que enfrentou nas semifinais: “Uma das lutas, valendo vaga na final, durou oito minutos. Isso é muito. Uma luta de braço normal dura segundos, poucos minutos no máximo. Foi extremamente disputada”, disse o vencedor.

Anuncio


A segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Luta de Braço acontece em Vinhedo-SP, entre os dias 14 e 16 de agosto. As duas competições são seletivas para o mundial da categoria, disputado de 25 de setembro a 3 de outubro na Malásia. Valdomiro buscará seu 9º título mundial no país asiático. O primeiro foi conquistado na Índia, em 1997.

Com 26 anos de carreira, Valdomiro teve os planos de aposentadoria interrompidos por uma boa notícia: o esporte será um dos disputados nas Paralimpíadas de 2020. “Depois de tanto tempo, às vezes penso na hora de parar, mas uma chance de jogar as Paralimpíadas mudaria tudo”, afirma.

Versátil, o atleta busca medalhas para Hortolândia em mais um esporte, o atletismo. Valdomiro compete nesta modalidade há três anos e vai representar a cidade nos 59º Jogos Regionais, em São José do Rio Pardo. As competições acontecem de 1º a 11 de julho. Ele deve disputar as provas de 100, 200 e 400 metros. Para ele, a meta é a mesma. “Tenho expectativa de conseguir medalha nesse esporte também”, diz.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo