Connect with us
Publicidade

Esportes

Bicicross de Paulínia disputa domingo primeira etapa do Paulista

Portal Hortolândia

Publicado

em

Equipe compete em Indaiatuba

Publicidade

Neste final de semana os alunos da Escola de Bicicross do Paulínia Racing participam da primeira etapa do Campeonato Paulista de BMX em Indaiatuba.

Num ano especial que incluí a realização do Campeonato Brasileiro de BMX na casa da equipe depois de 10 anos, o Paulínia Racing Bicicross reforçou sua preparação para as competições que irá disputar.

“Teremos um 2019 especial com nossos alunos participando da Copa Regional,  Campeonato Paulista e Brasileiro, além de um trio de pilotos que vão brigar forte para representarem o Brasil nas Olimpíadas de Tóquio”, comentou Júlio Brustolin, presidente do clube.

O piloto Bruno Cogo, retornou ao clube e irá representar a cidade na categoria Elite Man, principal categoria do bicicross. Maitê Naves será a atleta paulinense na Elite Women e Pedro Ziliotti correrá na Junior Man. Ambas que também figuram entre as mais competitivas do BMX.

Maratona de corridas

A abertura do Paulista que começa domingo, 17, em Indaiatuba é a primeira das três provas que os pilotos do Paulínia Racing Bicicross irão disputar em 21 dias.

Entre disputas e treinos, haverá um trabalho especial de condicionamento físico, realizado pela comissão técnica comandada por Daniel Jorge.

As outras duas corridas acontecerão na pista do Poliesportivo. A próxima disputa será a abertura da 3ª Copa Regional e na sequência, a segunda etapa do Campeonato Paulista de BMX, acontecendo respectivamente nos dias 24 e 31 de março.

A Escola de Bicicross tem o patrocínio da Air Liquide e do Instituto Carlos Roberto Hansen da Tigre via LPIE (Lei Paulista de Incentivo ao Esporte) da SELJ (Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude) do Estado de São Paulo.

Por meio das Secretarias de Transporte, Assistência Social e Cidadania, Esportes e Saúde a Prefeitura de Paulínia contribuí com a realização da Escola de Bicicross do Paulínia Racing. 

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Esportes

Primeira quadra pública de tênis de Hortolândia será inaugurada nesta quinta-feira (22/10)

Portal Hortolândia

Publicado

em

A primeira quadra pública de tênis de Hortolândia, de tamanho oficial, será inaugurada às 11h, desta quinta-feira (22/10). A iniciativa é fruto da parceria entre Prefeitura e a empresa farmacêutica EMS, sediada na cidade.

Publicidade

O espaço fica localizado entre as ruas México e Bolívia, na divisa do Jardim Santa Clara do Lago com o Residencial Maria de Lourdes, próximo ao Creape (Centro de Referência em Educação Ambiental Parque Escola) e à lagoa da EMS. O objetivo da ação é desenvolver o esporte no município e aumentar o número de atendimentos pelo Projeto Tênis para Todos, após a pandemia do Coronavírus.

De acordo com a Secretaria de Esporte e Lazer, esta será a primeira quadra de tênis com medidas oficiais da cidade, própria para a disputa do esporte. Durante a realização das obras, os trabalhadores seguiram o Código Sanitário do Estado de São Paulo contra a disseminação do Coronavírus. No local, foi realizada a concretagem da quadra, o cercamento por alambrado e as demarcações com medidas oficiais, que seguem as regras da CBT (Confederação Brasileira de Tênis).

Além da quadra de tênis que será inaugurada nesta quinta-feira, está em construção a segunda, também oficial e realizada em parceria com a EMS. O espaço está localizado no Jardim Nova Hortolândia, na praça em frente ao Supermercado Bom Preço, conhecida na região como “Praça do Roxo”.

Quem passa pelo local já observa que a terraplanagem para a obra foi concluída. Segundo a Secretaria de Esporte e Lazer, a EMS é responsável pela construção e doação dos materiais necessários para os treinamentos. Já Administração Municipal doou o espaço e realizará a manutenção do local.

Antes da pandemia do Coronavírus, as aulas de tênis, gratuitas, eram realizadas para meninos e meninas dos seis aos 16 anos de idade em dois espaços: nas quadras do Parque Socioambiental Remanso das Águas, na região do Jardim Carmen Cristina, e nas quadras localizadas na rua Casemiro de Abreu, próximas às lagoas do Jardim Amanda. Com a construção das quadras oficiais e o retorno das atividades esportivas na cidade, além das quadras onde já funcionava o projeto, os treinos da modalidade poderão ser realizados também nos novos espaços.

Projeto “Tênis para Todos”

A Administração Municipal e a empresa desenvolvem o projeto “Tênis para Todos”, que oferece aulas gratuitas da modalidade para crianças e adolescentes, em espaços públicos. As aulas estão temporariamente suspensas em razão da pandemia. Com esta nova iniciativa, a ideia é que os treinos da modalidade sejam realizados com mais estrutura, após a volta das atividades esportivas na cidade.

Escolinhas Esportivas

No início de 2017, as Escolinhas Esportivas da Prefeitura atendiam seis mil alunos em 21 modalidades. Agora, são 9.500 pessoas atendidas em 30 tipos de atividades. De acordo com a Secretaria de Esporte e Lazer, com a reestruturação do projeto e a implantação de novos espaços esportivos, foram criadas quase quatro mil novas vagas e outras nove modalidades.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Esportes

Corinthians recua, São Paulo avança: os times paulistas no Brasileirão

Portal Hortolândia

Publicado

em

Palmeiras em partida contra o Corinthians ocorrida em 5/08. O empate evidenciava uma baixa qualidade no jogo. Imagem Reprodução: Cesar Greco/Palmeiras

Publicidade

São Paulo tem algumas das equipes mais fortes do país, fato comprovado pelos vários títulos adquiridos ao longo de décadas. Mas isso não garante uma hegemonia nos resultados: dos quatro times que participam do Campeonato Brasileiro, três estão em situações não muito favoráveis. Um deles é o Palmeiras.

O Palmeiras venceu o Florida Cup em janeiro e também levou o Campeonato Paulista deste ano. E apesar das diversas críticas dos torcedores, o time conseguiu manter a invencibilidade durante 20 jogos. As pressões, no entanto, seguiram após longas partidas em que o elenco parecia não se esforçar para ganhar.

Enquanto o “jogo feio” não trazia derrotas, a diretoria manteve-se em espera e Mauricio Galiotte resistiu às pressões de demitir o técnico; porém, após a primeira derrota, ainda mais dentro de casa, a situação de Luxemburgo começou a ficar difícil.

Acuado, Vanderlei Luxemburgo chegou a declarar que não tinha como fazer um futebol bonito com uma equipe curta. Porém, ficava bastante claro que não havia um planejamento tático que trouxesse resultados, e que os jogadores apresentavam falta de criatividade nas jogadas e falhas nas finalizações.

Porém, após três derrotas consecutivas, a última delas ocorrida na quarta-feira (14) quando o Coritiba ganhou por 3×1, o técnico foi formalmente demitido. Luxemburgo terminou assim sua quinta passagem pelo time, acumulando em 36 jogos 17 vitórias, 14 empates e 5 derrotas. Após sua saída, ele se despediu da torcida com um vídeo:

A próxima partida do verdão será contra o Fortaleza no dia 18. O time atualmente ocupa a 7ª colocação no Brasileirão.

São Paulo melhorou sua situação após a vitória sobre o Palmeiras

O São Paulo passava por uma situação bem parecida com a vivenciada pelo Palmeiras. Mas, após a vitória por 2×0 sobre o Verdão no último final de semana no Allianz Parque, o time respirou um pouco mais aliviado. Sobretudo o último gol foi comemorado pelos jogadores e pela torcida (uma jogada extremamente tática, com a bola passando nos pés de 8 jogadores do Tricolor antes de chegar ao gol).

Essa vitória reforçou estatísticas já apresentadas por muitos especialistas, como é o caso do Sites de Apostas. As análises do site apontam que o time marca gols em 83% dos jogos fora de casa, o que se confirmou com os gols de Reinaldo e Vitor Bueno. Além disso, o mesmo site indica que a média de escanteios para o time por jogo é de 4,7 – nesta partida o Tricolor teve 4.

Com um elenco bastante jovem, alguns jogadores têm se destacado nas últimas partidas. Brenner é um deles. O jogador que iniciou sua carreira na categoria de base, disparou na artilharia com 8 gols, dois deles marcados no empate da equipe com o Fortaleza, por 3×3, desta vez pela Copa do Brasil. O atacante entrou para substituir Pablo, que anteriormente era o artilheiro com 7 gols e passou a ser reserva.

Outro jogador que se destaca é Gabriel Sara, recém chegado ao time. Seus passes foram fundamentais para que Brenner marcasse os gols, além disso ele também chegou a marcar 2 no empate com o Santos na 10ª rodada. Com isso, o São Paulo atualmente vive um bom momento, estando entre os quatro melhores times do campeonato brasileiro.

Corinthians e Santos aguardam melhores resultados em campo

Corinthians foi o Campeão paulista de 2019, após uma partida em que Vagner love definiu o placar, vencendo o São Paulo por 2×1. Na ocasião o time se tornou tricampeão paulista com o técnico Fabio Carille. Este ano, chegou à final, perdendo para o Palmeiras. Mas de lá para cá muita coisa mudou, e o Timão ainda luta para escapar do fantasma do rebaixamento.

A equipe que era a 17º colocada do campeonato brasileiro, conseguiu chegar à 14ª colocação após a vitória de 1×0 sobre o Athletico paranaense fora de casa. Essa vitória foi muito esperada pelo elenco, que vê nos resultados um alívio temporário.

O jogo marcou a estreia de Vagner Mancini no comando da equipe. Ele assumiu o lugar de Coelho, técnico interino escalado após a demissão de Tiago Nunes. A mudança era necessária, já que em 7 rodadas, o time de Coelho teve um aproveitamento de apenas 28,3% dos pontos.

Mancini tenta apostar em um jogo mais veloz e estilo agressivo. Com a chegada do técnico, espera-se que o Corinthians possa iniciar uma fase com resultados mais positivos. A confirmação poderá vir na próxima partida contra o Flamengo, no Itaquera. Mas o técnico reconhece que será um jogo difícil:

É um jogo de gigantes. O Flamengo vem há cerca de um ano com um excelente time, jogando bem, altamente ofensivo. Mas é um duelo de gigantes. Corinthians nestes momentos tende a crescer. Vou intimidar meus atletas para que eles possam melhorar em todos os sentidos: aspectos emocional, parte tática, técnica e física não temos tempo. Mas no emocional talvez a gente consiga tirar algo extra. Jogo duríssimo para medir em que estágio estamos no campeonato.”

Quem está numa situação um pouco melhor, mas ainda preocupante é o Santos, que em 16 jogos ocupa a 6ª posição com 24 pontos, 6 vitórias, 6 empates e 4 derrotas. O resultado contra o Atlético-GO (14/10) levantou um alerta: o time foi derrotado por 1×0 para o time de Goiás, perdendo com isso a invencibilidade de 12 jogos. Sua última derrota tinha sido na 6ªa rodada contra o Flamengo na Vila Belmiro.

Um dos fatores apontados pela equipe técnica para justificar o resultado está no fato de todos estarem sobrecarregados com o calendário apertado na disputa do Brasileirão e Libertadores ao mesmo tempo. No próximo sábado, o time já estará em uma nova partida, dessa vez contra o Coritiba.

Lembrando que o Campeonato brasileiro conta ainda com grandes times nacionais, sendo o Flamengo o grande favorito ao título.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Esportes

Primeiro campeonato realizado no Kartódromo San Marino, em Paulínia (SP), completa 10 anos

Portal Hortolândia

Publicado

em

kart

O campeonato Fanatici Kart foi o primeiro a ser realizado e a manter competições mensais desde o início do funcionamento do Kartódromo Internacional San Marino, em Paulínia (SP), em 2011. Teve início há dez anos, em 2010, mas se consolidou no San Marino por meio de um grupo de amigos apaixonados pelo esporte, que utilizam karts próprios.

Publicidade

O principal idealizador, Helvecio Peluso, o “Biro”, primeiro preparador a instalar sua equipe no San Marino, em outubro de 2011, conta que tudo começou entre amigos que pilotavam karts de aluguel. “Eles resolveram andar de kart (próprio), muitos já tinham corrido, mas estavam parados . Como foi aumentando o número de pilotos e resolvemos fazer três corridas, tipo um torneio de verão, para ver como seria, e daí em diante não parou mais, graças a Deus”, explica Biro.

As provas do Fanatici Kart aconteciam em outras pistas, antes da inauguração do Kartódromo San Marino, conforme o piloto Gino Tincani, outro idealizador do Fanatici e um dos mais antigos pilotos do grupo. “O San Marino é a nossa casa desde a inauguração. Antes, corríamos em três ou quatro pistas, hoje, fazemos as 12 etapas em Paulínia. Temos total apoio de todos, desde a administração até o pessoal de pista, e nos sentimos totalmente acolhidos lá”, ressalta.

Como atual organizador do campeonato, Tincani destaca que o Fanatici Kart é “muito disputado” e que possui custo bem acessível, se comparado a outros campeonatos. “Começamos em 2010 com 12 pilotos e hoje estamos com 30. Estamos no décimo ano e crescendo a cada temporada, hoje temos até fila de espera, mas limitamos o grid a 30 pilotos”, comemora. 

São duas categorias, Mastere Sprint, com 15 pilotos cada, competindo com motores 4T (tempos).  A cada semestre, os três piores classificados da Master “descem” para a Sprint e os três melhores da Sprint ganham acento para competir na Master, esclarece Gino Tincani. “Isso dá uma dinâmica bem legal ao campeonato”.

Fanáticos por kart mantém relação familiar

Num grupo unido pela mesma paixão, as relações podem ser de parentesco, muitas vezes. É o caso dos irmãos Gino e Alfio Tincani, que competem nas categorias Master e Sprint do Fanatici Kart, respectivamente; do piloto Guilherme Volpe Giacomini, o mais novo do campeonato, e seu pai, Rogério Galvani Giacomini, competidores da Sprint; e do piloto Thiago Mazon, pai dos também pilotos Bruno e Diogo Mazon, todos da Master.

Guilherme Giacomini fala da experiência de correr com o pai e sobre o grupo. Segundo ele, apesar do clima “familiar”, ninguém abre mão de competir. “Acho muito legal competir com meu pai, mas também fico mais tenso e mais nervoso dividindo a pista com ele. O campeonato é muito grande e importante, competir com este grupo é muito legal e todos lá são competitivos”, atesta.

Mas o fato é que o Fanatici é formado predominantemente por amigos, que, mesmo competindo, acabaram construindo uma família, na opinião do piloto e organizador Gino Tincani .“Nós saímos juntos em finais de semana, viajamos juntos com as famílias dos pilotos, enfim, é uma amizade formada pelo kart que hoje vai muito além das pistas”, revela.

O preparador e principal idealizador, Biro, também reconhece o mesmo tipo de relação, no grupo. “O campeonato Fanatici, para mim, representa uma segunda família”.

Para mais informações sobre o campeonato, basta acessar o site  www.fanaticikart.com.br .

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Noticias

Publicidade

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares