Esportes

Boato de “Venda da Copa” circula na rede

Após a humilhante derrota por 7 a 1 na terça-feira (8), vários boatos circulam nas redes sociais e aplicativos de dispositivos moveis sobre uma suposta venda do Mundial pelo governo brasileiro.

De acordo com a mensagem, os jogadores e comissão técnica haviam aceitado o pagamento em dinheiro para perder o jogo em troca do título olímpico dos Jogos de 2016 e a promessa de uma nova Copa no país até 2030. O texto ainda informa que o hexacampeonato da seleção brasileira seria facilitado no próximo Mundial, em 2018.

Anuncio


Esse texto, porém, circula pela internet desde 1998 com a informação da venda da Copa daquele ano. E, até agora, sempre foi adaptado para uma situação de momento. Segundo o site Boatos, especializado em desvendar histórias que surgem na web, o texto é o mesmo usado para explicar, por exemplo, o título do Corinthians no Mundial de Clubes de 2012 ou a eliminação da Espanha na Copa do Mundo de 2014.

Gunther Schweitzer, que assina a denúncia como funcionário da Central Globo de Jornalismo, existe. Segundo o site Terra, ele trabalha como personal trainer e dá aulas de vôlei no Projeto Vôlei para Brilhar. Em 1998, ele trabalhava para a Volkswagen quando recebeu o texto da denúncia por e-mail. Gunther acreditou, repassou a mensagem, mas por descuido o texto foi adiante com sua assinatura e seu nome foi disseminado como autor da mensagem.

O texto que circula pelo Facebook, e está sendo disseminado pelo WhatsApp, aparece como uma justificativa para o vexame sofrido pela seleção brasileira na semifinal e ganha credibilidade pelo fato de a comissão técnica não saber explicar o que aconteceu durante o jogo contra a Alemanha. Em coletiva de imprensa realizada na quarta-feira (9), Felipão admitiu não saber o que se passou. “Se eu pudesse responder com consciência o que aconteceu naqueles seis minutos, eu responderia. Mas também não sei”. No entanto, a mensagem que ganhou as redes sociais se trata, apenas, de um boato.

 

Fonte: O Liberal

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo