Connect with us

Esportes

C.V.I. Futebol Clube: De “zebra” do Campeonato Amador, à consagração do título de campeão em 2009

Portal Hortolândia

Publicado

em

Ao completar 35 anos, C.V.I. é um dos times mais tradicionais da cidade

Um dos times mais tradicionais de Hortolândia completa 35 anos e comemora até hoje o título mais importante da sua história. O C.V.I. Futebol Clube, multicampeão em várias categorias e competições pela região, saiu da “zebra” do Campeonato Amador de 2009, à consagração do título da primeira divisão. A campanha foi premiada com duas vitórias nas finais contra o rival Canarinho.

Na primeira partida, Dênis e Foquinha marcaram para o C.V.I. e deram esperanças de título a equipe, 2 a 1. No segundo jogo, o Canarinho forçou desde o início e conseguiu marcar três gols, mas o CVI, inspirado, também marcou com Foquinha, Éder e Evandro. Final 3 a 3 e o C.V.I. se tornou campeão.

“Nós éramos a zebra. Ninguém esperava que chegássemos ao título. Nós batemos na trave, quando chegamos a duas semifinais em 2006 e 2007. O time se acertou no meio da competição de 2009. Acredito que a união do grupo e a mescla de juventude e experiência dos jogadores, aliado às grandes táticas do nosso treinador Paulo Miranda, foram essenciais para o título”, explicou o jogador do time na época, e hoje diretor de Esportes do C.V.I., Cauby Gomes dos Santos.

“Dentro da diretoria, a cada vitória, foi se criando uma expectativa maior pela conquista. Nossa torcida, sempre foi pequena e exigente, porém, conquistamos um título que esperávamos há muito tempo, jogando um grande futebol bonito contra uma grande equipe”, comenta Cauby.

O atacante Foquinha, que fez dois gols nas finais, comenta que ninguém acreditava no time. “O C.V.I não tinha muita tradição no Campeonato Amador. Jogava muitas competições veterano, máster e hipermaster. Por isso, todos achavam que não conseguíamos buscar o título. Nos unimos no vestiário e resolvemos jogar com raça e amor à camisa. Resultado, foram duas ótimas vitórias contra o rival Canarinho”, disse o atacante, que já foi artilheiro do Amador sete vezes e duas vezes artilheiro do Veterano.

“Em 2009 quando fui convidado para comandar o C.V.I., eu já sabia de antemão, que seria uma missão complicadíssima. Pois trabalharia o tempo todo sob pressão, porque o C.V.I., em 23 anos de existência, nunca havia conquistado um título do Campeonato Amador. Mas, com a graça de Deus e o apoio irrestrito da diretoria do time, com a pessoa do presidente Bebeto e do Cauby diretor de Esportes, conseguimos montar um grupo competitivo e atingimos o nosso objetivo, que era levar o clube ao lugar mais alto do pódio”, explica o técnico Paulo Miranda.

CELEIRO DE CRAQUES

O C.V.I. sempre foi um dos times da cidade que revelou grandes jogadores para o futebol amador e para times profissionais. Confira os atletas que já passaram pelos gramados de Hortolândia e seguiram carreira profissional: Carlos Alberto, jogou no time URT, de Patos de Minas; Keko, atuou na Ponte Preta, de Campinas; Romildo, atleta que jogou na Ferroviária, de Araraquara; João Roberto, jogou pelo Guarani, de Campinas, Marcinho, atuou pelo Vila Nova, de Goiânia.

Além deles, outros grandes jogadores do futebol amador vestiram e fizeram história com a camisa do C.V.I.: Roque de Campos, Valdivino, Argeu, Cicão, Jayr, Toto, Jobert, Gringo, Deja, Tiquinho, Cidinho, Rudney, Gilson, Cidãozinho, Patola, Edinho, Fabinho, Romildo, Palmerinha, Foquinha, Davisson, Bitinha, Libra, Jefferson, Dinei, Sidmar, Kita, Mamão, Celso, Duzinho, Claudinei, Kal, João César, Richard, Marcinho, Brito, Zé Carlinho, Carlos Alberto.

HISTÓRIA

O C.V.I. Futebol Clube foi fundado em 15 de maio de 1986 pelos seguintes esportistas: Florisvaldo Taveira, Valdivino Monteiro Filho, primeiro presidente, e Manoel Gomes Santos (mais conhecido como Bebeto). Atualmente, o presidente da instituição é Gilson Pereira, que já foi campeão como jogador e treinador pelo C.V.I..

O dirigente com mais títulos na história do C.V.I. é Osmerindo Lima Santos (mais conhecido como Mirim). O diretor de esportes que deu o acesso à primeira divisão do Campeonato Amador foi Reinaldo Bento da Silva, no ano de 2004. Reinaldo faleceu em outubro de 2018, mas deixou um dos legados mais importantes para o clube. Outra figura importantíssima para a instituição foi Victor Lourival (falecido em Julho de 2014), que foi presidente, e a pessoa que ajudou muito no crescimento do C.V.I., como o primeiro patrocinador do clube, dirigindo a empresa Leão de Ouro Carga e Descarga.

O título mais importante da história da equipe, Campeão Amador 2009, foi conquistado pelo técnico multicampeão em Hortolândia e região, o professor Paulo Miranda. Além dele, Ricardo Kaizer, foi técnico do time Campeão Veteranos em 2008, time conhecido como time dos 5 pontos. Cauby Gomes dos Santos, diretor de Esportes do C.V.I., foi campeão como treinador do Master em 2007, time conhecido como time do fim da fila de 7 anos sem títulos, além de ser Campeão Amador em 2009, como jogador.

Outros esportistas importantes para o clube foram: Argeu Mendes Bruno, ex-jogador e dirigente do C.V.I., falecido em maio de 2014; Roque de Campos, ex-jogador e dirigente do time, falecido em 2002; Luis Francisco da Silva, mais conhecido como Kojac, foi ex-presidente do clube e faleceu em março de 2009, deixando um grande legado para as futuras gerações.

TÍTULOS

O C.V.I. foi campeão dos seguintes campeonatos:
Campeonato Amador em 2009
Campeão Veteranos em 2008
Campeão Master nos anos: 1999, 2000, 2007, 2009, 2012, 2016 e 2017
Campeão Super Master nos anos: 2012, 2016, 2017, 2018 e 2019
Campeão Hiper Master nos anos: 2018 e 2019.

No Futsal, o time sagrou campeão nas seguintes categorias:
Campeonato Municipal em 2009
Campeonato Regional em 2009
Campeonato de Veteranos 2011

ASSOCIAÇÃO DE ATLETAS

A Associação de Atletas de Hortolândia, que será a responsável pela organização da competição amadora este ano, em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer, está resgatando a história do Futebol Amador de Hortolândia. O objetivo é valorizar os principais personagens, jogadores e times que ajudaram na fundação realização e manutenção do campeonato. A série de matérias irá lembrar os grandes campeões da competição, os maiores goleadores, as maiores revelações (alguns até se tornaram jogadores profissionais) e as principais curiosidades. Fiquem ligados para as próximas matérias.



Melhores No. 1
Mop Giratório Fit, MOP5010, 8 litros, Cinza, Flash Limp
  • Ideal para pisos frios, sintéticos ou madeira, para uma limpeza completa ou uma faxina rápida do dia a dia
  • O sistema de centrifugação substitui a torção do pano, livrando as mãos do contato com a sujeira
  • Alças flexíveis para facilitar o transporte e o manuseio
  • Cabo com altura regulável de 104 a 128 cm, possui a base flexível permitindo alcançar áreas de difícil acesso
  • Compacto, ocupa menos espaço, capacidade do balde em uso: 4 litros / capacidade total: 8 litros

Esportes

Ponte Preta venceu o Santos e Guarani é derrotado pelo São Paulo

Portal Hortolândia

Publicado

em

O Campeonato Paulista 2021 continua, mesmo com a pandemia e seus números crescentes. Dito isso, é fato notar a evolução da Ponte Preta, que venceu o Santos por 3 a 0 e permanece sonhando com a vaga para a próxima fase.

            João Veras, duas vezes, e Moisés foram os autores dos gols, ainda no primeiro tempo.

            O próximo compromisso da Macaca é amanhã, às 20h, contra a forte equipe do Red Bull Bragantino.

            Já o Bugre saiu derrotado pelo São Paulo por 3 a 2, numa partida que mostrou a evolução do time comandado por Allan Rodrigo Aal. O time é o terceiro colocado no grupo D, um ponto atrás do Santos.

            O alviverde saiu vencendo com gol de Airton Tirabassi (10’), tomou a virada aos 45 minutos do primeiro tempo e 5 minutos do segundo tempo (gols de Wellingto e Igor Gomes, respectivamente). Bruno Sávio deu sobrevida e empatou. Mas Vitor Bueno, aos 39 da etapa final, decreto o resultado.

            Terça-Feira (20), o Guarani vai até Araraquara enfrentar a Ferroviária. O horário ainda não está confirmado.

CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO PAULISTA – SÉRIE A

Grupo A

POSIÇÃOTIMEPJVEDGPGCSG
 Corinthians158431963
Sto. André65131440
Botafogo-SP5612339-6
Inter de Limeira3510418-7

Grupo B

POSIÇÃOTIMEPJVEDGPGCSG
 São Paulo19861120614
 Ferroviária1063121073
Ponte Preta75212642
 São Bento4704347-3

Grupo C

POSIÇÃOTIMEPJVEDGPGCSG
Bragantino1785211156
 Novorizontino116321954
 Palmeiras85221844
 Ituano75212752

Grupo D

POSIÇÃOTIMEPJVEDGPGCSG
 Mirassol86222660
 Santos66132511-6
 Guarani5612348-4
 São Caetano16015113-12


Melhores No. 1
Mop Giratório Fit, MOP5010, 8 litros, Cinza, Flash Limp
  • Ideal para pisos frios, sintéticos ou madeira, para uma limpeza completa ou uma faxina rápida do dia a dia
  • O sistema de centrifugação substitui a torção do pano, livrando as mãos do contato com a sujeira
  • Alças flexíveis para facilitar o transporte e o manuseio
  • Cabo com altura regulável de 104 a 128 cm, possui a base flexível permitindo alcançar áreas de difícil acesso
  • Compacto, ocupa menos espaço, capacidade do balde em uso: 4 litros / capacidade total: 8 litros
Continue Lendo

Esportes

Campineiro Esdras Rocha garante vaga do Brasil nas Paralimpíadas de Tóquio

Portal Hortolândia

Publicado

em

O paratleta campineiro Esdras Rocha conquistou medalha de ouro e a vaga do País para as Paralimpíadas de Tóquio 2021, na modalidade Tiro com Arco no Pan-Americano.

A competição foi realizada em Monterrey (MEX), no último dia 26 de março. O atleta, que treina na equipe campineira que recebe apoio financeiro do FIEC – Fundo de Investimento de Esportes de Campinas, compete na categoria W1 e venceu Helcio Luiz Gomes.

O Secretário de Esportes e Lazer, Fernando Vanin, parabeniza o atleta campineiro pela conquista e pelo excelente trabalho realizado. Vanin reconhece que, “mesmo diante da pandemia, os atletas de alto rendimento se mantêm na ativa, com treinos diários e preparação física específica”, o Secretário.

Para Esdras, é muito gratificante trazer o título internacional para o Brasil e principalmente para a nossa cidade. “A expectativa agora é vencer as próximas etapas e participar das Paralimpíadas’, ressalta o atleta.

Com a vaga, Esdras precisa bater o índice e a confederação definir os critérios. As disputas ocorrerão entre 24 de agosto e 5 de setembro de 2021. Até lá, o atleta segue treinando, agora em casa por conta da pandemia.



Melhores No. 1
Mop Giratório Fit, MOP5010, 8 litros, Cinza, Flash Limp
  • Ideal para pisos frios, sintéticos ou madeira, para uma limpeza completa ou uma faxina rápida do dia a dia
  • O sistema de centrifugação substitui a torção do pano, livrando as mãos do contato com a sujeira
  • Alças flexíveis para facilitar o transporte e o manuseio
  • Cabo com altura regulável de 104 a 128 cm, possui a base flexível permitindo alcançar áreas de difícil acesso
  • Compacto, ocupa menos espaço, capacidade do balde em uso: 4 litros / capacidade total: 8 litros
Continue Lendo

Esportes

Novas medidas da FPF tentam a liberação das partidas do campeonato Paulista

Portal Hortolândia

Publicado

em

Mesmo batendo recordes de mortes diárias no Estado de São Paulo, a Federação Paulista de Futebol tenta a liberação das partidas do Campeonato Paulista. O protocolo de segurança, que diz ser mais rigoroso, foi divulgado após reunião feita na manhã desta Segunda Feira (29).

O próximo passo é levar tal documento para as mãos do Ministério Público e convencê-lo que os perigos de contaminação são mínimos.

Dentre as mudanças principais inseridas e aprovadas pela Federação, juntamente com os clubes da Série A1, bem como Árbitros e Treinadores, estão:

  • Número ainda mais reduzido de pessoas por partida;
  • Organização de ambientes controlados (como a ‘bolha’ feita na liga de basquete dos Estados Unidos);
  • Maior número de testes feitos em jogadores e comissão.

Confira, na íntegra, a nota que a FPF divulgou:

O Comitê Médico da FPF, presidido pelo Prof. Dr. Moisés Cohen, se reuniu na última semana com os médicos dos 16 clubes da competição. Do encontro, a partir do agravamento da pandemia, foi definido um aprimoramento do já rigoroso Protocolo de Saúde da competição. O modelo prevê a organização de ambientes controlados, em que os clubes ficarão isolados em centros de treinamento ou hotéis, se deslocando apenas para os jogos. O documento cita ainda maior frequência de testagens, redução de efetivo de pessoas nos jogos, entre outras medidas de controle. O conceito será levado ao Ministério Público Estadual, em reunião a ser realizada nesta noite, e ao Governo do Estado de São Paulo;

Os clubes e a FPF ressaltam que este cenário com a renovação da fase emergencial gera um enorme retrocesso no controle de saúde dos atletas e comissões técnicas, além de um enorme prejuízo técnico. Por esta razão, a FPF e os clubes apresentarão ao Ministério Público e ao Governo do Estado de São Paulo a necessidade de realizar partidas da competição no Estado de São Paulo até 11 de abril, sob este protocolo aprimorado e seguro do ponto de vista médico;

O Futebol Paulista, sob este mais rigoroso protocolo, seguirá contribuindo para o controle e prevenção do agravamento da pandemia, com testagens constantes em atletas, comissões técnicas e funcionários dos clubes, especialmente dos assintomáticos (maioria dos atletas)”.



Melhores No. 1
Mop Giratório Fit, MOP5010, 8 litros, Cinza, Flash Limp
  • Ideal para pisos frios, sintéticos ou madeira, para uma limpeza completa ou uma faxina rápida do dia a dia
  • O sistema de centrifugação substitui a torção do pano, livrando as mãos do contato com a sujeira
  • Alças flexíveis para facilitar o transporte e o manuseio
  • Cabo com altura regulável de 104 a 128 cm, possui a base flexível permitindo alcançar áreas de difícil acesso
  • Compacto, ocupa menos espaço, capacidade do balde em uso: 4 litros / capacidade total: 8 litros
Continue Lendo

Populares