Connect with us
Publicidade


Esportes

Campineiro João Pedro Maia corre com um F3 pela primeira vez

Portal Hortolândia

Publicado

em

O piloto terminou em segundo lugar, na categoria de estreantes, e ressaltou a importância de passar pela experiência, enquanto aguarda a estreia da temporada 2020 da Fórmula 4 FIA Argentina

O piloto campineiro João Pedro Maia competiu com um carro da Fórmula 3 pela primeira vez no último fim de semana (12 e 13/09), no autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, ao participar de uma etapa do Campeonato Paulista de Automobilismo, na Super Fórmula. Maia obteve dois quintos lugares na classificação geral da Super Fórmula e dois segundos lugares na categoria B, de estreantes.

“O carro é muito potente, faz curvas em uma velocidade extraordinária, anda muito de reta e tem muita tração na retomada de curva, é muito difícil de pilotar, porém muito prazeroso pra quem ama o esporte. Mas o mais importante foi o quanto aprendi a cada turno, no último fim de semana. Agora, o foco é a estreia da Fórmula 4 Argentina”, destacou o piloto, que ainda recebeu o apoio de seu coach Wilson Fittipaldi Júnior, durante as provas da F3, em Interlagos. 

Maia anunciou sua participação na temporada 2020 da Fórmula 4 FIA Argentina no início deste ano. Ele foi o mais rápido nos testes realizados em dezembro de 2019 e em janeiro deste ano, o que o faz ter uma expectativa bastante positiva quanto à sua participação no campeonato.  No entanto, com a pandemia de Covid-19, a primeira etapa da competição foi adiada e o campineiro aguarda a retomada das provas, na Argentina.

Enquanto isso, ele vem mantendo sua preparação com uma rotina frequente de exercícios físicos, treinos em pista com o kart e com o carro da Fórmula Vee –  categoria na qual foi campeão paulista e campeão da Fórmula Vee Júnior, em 2019 –  e com participações em campeonatos de outras modalidades, como a Fórmula.

Trajetória como piloto

João Pedro Maia nasceu em 2004, em Campinas, onde vive com a família, no distrito de Barão Geraldo. Tem 15 anos e completará 16 no fim de 2020. Começou a pilotar aos 7 anos de idade, quando pediu um kart de presente de aniversário. Sua carreira na modalidade começou em 2012, e, até 2018, acumulou inúmeras vitórias e mais de 20 títulos, entre os mais importantes o Sul-Americano e o Sul-Brasileiro de Kart, em 2018, nas categorias Codasur Júnior e Júnior, respectivamente.

Em 2019, competiu na categoria mais tradicional do país, em termos de formação e revelação de pilotos, criada há 52 anos pelos irmãos Emerson e Wilson Fittipaldi Júnior, a Fórmula Vee. A partir de então, “Wilsinho” Fittipaldi tornou-se coach de João Pedro Maia, para ensinar os primeiros passos no automobilismo ao piloto, e a parceria continua firme e forte até hoje, para direcionar seu caminho nas pistas. 

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Esportes

De Nelson Cancian à tecnologia no Campeonato Amador de Hortolândia

Portal Hortolândia

Publicado

em

O Campeonato Amador de Hortolândia está de “cara” nova este ano. A tecnologia é o fator mais importante na competição. O objetivo da Associação de Atletas de Hortolândia, responsável pela disputa, é melhorar e profissionalizar a organização de um dos campeonatos mais disputados na RMC (Região Metropolitana de Campinas). Mas antes de falar mais sobre essa tecnologia inovadora, vamos voltar um pouco ao tempo, e lembrar quando a competição iniciou na cidade.

Como todos que jogam o Campeonato Amador de Hortolândia já sabem, Nelson Cancian foi um dos precursores e melhores administradores da competição na cidade. Nelsão, como era conhecido entre os boleiros, foi o responsável pelo crescimento e desenvolvimento da competição: foi o primeiro presidente da Liga Hortolandense de Futebol, que organizava o campeonato. Além isso, recebeu uma das principais homenagens em Hortolândia, o nome do complexo esportivo, o Centro Poliesportivo “Nelson Cancian”, localizado no Jardim Nova Hortolândia.

Inspirado no “modo Nelson Cancian de organização”, a Associação de Atletas vem com conceitos inovadores para melhorar a competição. A tecnologia de alta qualidade para a organização e manutenção do Campeonato Amador da primeira e segunda divisão será fundamental para esta melhoria. O objetivo é oferecer a melhor competição de todos os tempos na cidade e na região.

A principal inovação é a implantação do aplicativo intuitivo para smartphone chamado “Amador Hortolândia 2021” (que já pode ser baixado gratuitamente). O sistema já está em funcionamento e recebe as inscrições de todos os atletas e dirigentes das equipes participantes. Uma tecnologia inédita na região que oferecerá: tempo de resposta rápido (antes os clubes e atletas esperavam 48 horas para conseguirem contato ou tirar alguma dúvida sobre a competição ou sobre o jogo, e hoje em apenas 3 horas já conseguem atendimento); gerenciamento de crise e protocolo de atendimento.

Para os atletas, uma ferramenta muito importante dentro do aplicativo é a análise de desempenho. Os jogadores terão um panorama de sua atuação em tempo real, como: atleta que mais disputou partida na competição; quem fez mais gols; quem deu mais assistências, etc. Antes, os atletas e as equipes ficavam sabendo dos dados só no final da competição.

Outra ferramenta importante oferecida pela Associação é o site, que oferecerá atualização de informações e notícia em tempo real, de tudo o que acontece no mundo dos esportes.

De acordo com o presidente da Associação de Atletas de Hortolândia, Davison Claudio Pereira, o objetivo da tecnologia é elevar o nível da competição. “Queremos dar mais visibilidade ao Campeonato Amador, oferecer o melhor para os atletas, torcida e patrocinadores. A tecnologia é um fator primordial na vida das pessoas, por isso, estamos utilizando para adequar a competição ao que vivenciamos. Vamos elevar o nível de organização da competição o mais profissional possível. Com isso, atrairemos mais adeptos do esporte, mais torcedores e mais empresários e pessoas querendo patrocinar as equipes”, explica o presidente da Associação. Confira abaixo o cronograma oficial da competição:

No dia 06 de fevereiro, será realizado o sorteio das chaves das duas divisões da competição. As inscrições dos atletas e dirigentes já podem ser realizadas por meio do aplicativo da competição.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Esportes

Ponte Preta joga hoje e Guarani sugere mudanças

Portal Hortolândia

Publicado

em

Depois do empate contra o Cuiabá por 2 a 2, a Ponte Preta joga hoje, às 16h contra o Náutico, no Moisés Lucarelli. Com salários atrasados, os jogadores do elenco se recusaram a treinar na Quarta Feira, mas o próprio treinador declarou que estão “todos no mesmo barco”, dando indícios de que houve acordo entre diretoria e jogadores.

            Já o Guarani, após ser goleado por 4 a 0 pelo Cuiabá, na última Quinta Feira, sugeriu mudanças quanto às tratativas referentes aos protocolos do Covid-19. O presidente Ricardo Moisés, em coletiva, expôs que “A gente pediu o adiamento do jogo, explicamos, justificamos, mas não obtivemos êxito nessa solicitação. Então por isso que o jogo foi realizado. Não era vontade do Guarani, mas infelizmente a gente não teve êxito no nosso pleito”, e continuou dizendo que “Acredito que houve um equívoco e que se fosse reanalisado, seria adiado para o dia 27 conforme a solicitação do Guarani”.

            O próximo compromisso do Bugre será em casa, na Quarta Feira, dia 20, contra o Vitória.

1América-MG683564
2Chapecoense663464
3Cuiabá583555
4Juventude 553552
5CSA 533550
6Operário PR 513548
7Avaí 493546
8Sampaio Corrêa 483545
9Ponte Preta 483447
10Guarani 483545
11Brasil de Pelotas 473544
12CRB 463543
13Confiança 453542
14Cruzeiro 443541
15Figueirense 393537
16Náutico 393438
17Vitória 383437
18Paraná363534
19Botafogo-SP343532
20Oeste263524
Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Esportes

Conmebol anuncia que final da Libertadores será disputada sem público

Portal Hortolândia

Publicado

em

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) anunciou na noite desta terça-feira (5) que a final da Copa Libertadores, marcada para acontecer no estádio do Maracanã no dia 30 de janeiro, não terá a presença de público.

“A final única da Conmebol Libertadores, prevista para 30 de janeiro no Rio de Janeiro, será disputada sem a presença de espectadores, como vem ocorrendo nos mais de 2.100 jogos disputados nos torneios locais no Brasil, desde a volta do futebol. A medida foi adotada em comum acordo pelo presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, e o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Rogério Caboclo”, diz a nota da entidade sul-americana.

Segundo a entidade máxima do futebol da América do Sul, a medida foi tomada em decorrência da atual situação da pandemia do novo coronavírus (covid-19) na América do Sul, o que “não permite a realização de um evento desta magnitude e importância com presença de público, ainda que seja com capacidade reduzida”.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Noticias

Publicidade

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares