Esportes

Grupos de Lian Gong ganham reforço com novos instrutores

Prefeitura qualificou mais profissionais com objetivo de ampliar grupos de ginástica chinesa no município

Grupos de Lian Gong ganham reforço com novos instrutores

Anuncio


Nesta quarta-feira (11), a Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria e saúde – Atenção Básica e Especializada, realizou a formatura de oito novos instrutores de Lian Gong, ginástica chinesa adotada em Hortolândia como prática terapêutica. Com a capacitação, que teve duração de dois meses, será possível ampliar a quantidade de grupos, além de renovar algumas turmas já em andamento.

Para isso, a equipe do programa de governo Viva Mais e Melhor já realiza um planejamento para 2014, definindo os bairros onde é possível criar turmas em novos horários e os locais onde há a necessidade de criar um grupo novo. De acordo com o coordenador de práticas corporais, Alfredo Wagner da Conceição, com os novos instrutores será possível, também, substituir a coordenação de grupos que enfrentavam dificuldades em manter profissionais que coordenassem os praticantes da ginástica. “Alguns grupos estavam sem um instrutor. Com oito novos profissionais vamos conseguir ampliar nossa capacidade de atendimento”, afirmou Conceição.

Atualmente, há grupos de Lian Gong em 27 pontos da cidade. Cerca de 1,3 mil pessoas participam da atividade, realizadas em encontros semanais em praças e parques da cidade. Com apoio de profissionais das áreas de saúde e esportes, os adeptos do Lian Gong realizam movimentos corporais que auxiliam no tratamento e prevenção de doenças osteomusculares, reumatismos e problemas respiratórios.

Dividida em três etapas, cada uma com 18 movimentos diferentes, a terapia possui exercícios baseados nas artes marciais. São movimentos lentos, indicado para pessoas de todas as idades. As aulas fazem parte das atividades do programa de governo Viva Mais e Melhor, que tem o objetivo de propor ações de promoção à saúde, com a adoção de hábitos saudáveis.

“Este trabalho de instrução à práticas saudáveis é muito importante para a população. É uma ação terapêutica, por oferecer novos hábitos às pessoas, mas também um ato de socialização, onde os grupos se reúnem e confraternizam a cada encontro”, disse o prefeito, durante a formatura.

Quem tiver interesse em participar de um dos grupos de Lian Gong, basta procurar a unidade de saúde mais próxima de casa e se informar do local e horário onde a ginástica é praticada naquela região. Pacientes da fisioterapia também são encaminhados pelas unidades de saúde para complementar o tratamento nos grupos.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia



Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo