Connect with us

Esportes

Ministério Público abre inquérito civil contra CBF e STJD e pode devolver Lusa à Série A

Publicado

em

Para promotor Roberto Senise Lisboa, ‘há fortes indícios de que houve irregularidade’

Julgada em dezembro, Lusa foi punida pelo STJD

A Portuguesa obteve uma vitória importante na batalha judicial para retornar à Série A do Campeonato Brasileiro. O Ministério Público de São Paulo instaurou um inquérito civil contra a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para investigar a punição da perda de pontos pela escalação irregular do meia Héverton e que levou ao rebaixamento.

O Ministério avalia que, como não houve comunicação da punição antes da partida, a pena não tem valor jurídico. “Há fortes indícios de que houve irregularidade”, diz Roberto Senise Lisboa, promotor de Justiça do Consumidor. “Existe a possibilidade de a Portuguesa permanecer na Série A”, conclui.

No dia 22 de janeiro, representantes da CBF, STJD e da Portuguesa foram convocados para participar de uma audiência para apresentar esclarecimentos. A partir daí, o ministério vai definir o rumo das investigações.

A falha que o Ministério Público pretende investigar se refere à notificação da punição do meia Héverton à Portuguesa. O Estatuto do Torcedor determina a necessidade de publicação da punição no site da CBF para que ela seja válida. No caso do meia da Portuguesa, a punição só foi publicada na segunda-feira, após a partida. Essa determinação do Estatuto, que é uma lei federal, deve se sobrepor ao Código Brasileiro de Justiça Desportiva, na visão do Ministério Público.

“Se uma pessoa é condenada, sabe da condenação, mas não foi formalmente informada, essa condenação não vale”, compara o promotor. “Qualquer estudante de Direito do primeiro semestre aprende que uma lei federal (Estatuto do Torcedor) prevalece sobre normas administrativas (Código Brasileiro de Justiça Desportiva)”, afirma.

Lisboa afirma que se a CBF não observar a hierarquia da lei federal, o Ministério Público deverá entrar com medidas judiciais. “O Ministério Público defende os interesses da sociedade. Não estamos olhando quem está sendo beneficiado. Para o ministério, isso é irrelevante”, afirma.

Fonte: Estadão
Foto: Wilton Junior/Estadão – 27.12.2013



Esportes

Gustavo Scarpa jogará partida beneficente em Hortolândia

Publicado

em

Doe 1 Kg de alimento e participe dos sorteios de camisas do SCARPA, do jogo Beneficente e chuteira do Gustavo Scarpa.

Os produtos arrecadados serão doados para a entidades assistenciais da cidade. Adrianinho o organizador do evento, comenta,“Esperamos a participação de torcedores para conseguirmos arrecadar mais mantimentos. Com a presença de jogadores profissionais, esperamos que vários torcedores prestigiem a partida”.

O jogo será dias 28 de dezembro de 2019 as 09h45 no Campo do Rosolem em Hortolândia

A Prefeitura de Hortolândia junto a Secretaria de Esportes apoiara a causa.

Continue Lendo

Esportes

Equipe do SAB Jd. Eulina de bocha é BI campeã na liga campineira metropolitana

Publicado

em

No último sábado (30 de novembro), a equipe SAB Jd. Eulina de Hortolândia, foi BI campeã na liga campineira metropolitano de bocha.

Além do metropolitano a equipe foi campeã dos jogos regionais em Americana, onde tiveram um título inédito para cidade. Tendo como o primeiro ano de parceria com a prefeitura de Hortolândia.

No campeonato, a equipe SAB enfrentou a forte equipe da inter de Limeira, onde não foi necessário jogar as 5 partidas pois a equipe ganhou as 3 primeiras partidas, tendo os resultados:
18 X 17
18 X 12
18 X 6

Durante as partidas tiveram dois destaques, o atleta Sandro Rinaldi e o atleta Luis Vinicius que foi tri campeão metropolitano, foi campeão regional, campeão municipal de Campinas e finalista do Campeonato individual rei do Rafa, onde contava com a participação de 500 atletas do estado de São Paulo, além de se classificar entre os 32 atletas que fará a final em janeiro de 2020.

Na primeira partida jogou os atletas
José Carlos e o Sandro Rinaldi, na segunda partida os atletas Luis Vinicius e o Lucas, e na terceira se sagrando campeão o Sidney e o Esdras.

É com muita alegria que eles trouxeram mais uma vez esse prêmio para nós e desejamos boa sorte para os próximos jogos.

Por: Giovanna Grignoli

Continue Lendo

Esportes

C.V.I. é BI-Campeão Hipermaster Invicto.

Publicado

em

No último sábado a equipe do C.V.I. conquistou o Bi- Campeonato Master no campo do Rosolem sobre a equipe do Unidos Boa Vista.

Os comandos pelos Técnicos Ronaldinho e Mirim empataram a partida em 1×1 no tempo normal e sagraram se campeões na disputa de pênaltis por 6×5.

A equipe do C.V.I. ainda teve o artilheiro da competição o atacante Cidão com 9 gols e os goleiros Fabinho e Marcelo ambos da equipe do C.V.I. com 3 gols sofridos.

Pelo segundo ano consecutivo C.V.I x Unidos fazem a final do Hipermaster em ambos os anos a equipe do C.V.I. sai vencedora da competição.

Continue Lendo