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Frentista sai para trabalhar e desaparece em Campinas

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O frentista Nelson Carlos Batista (FOTO), de 53 anos, está desaparecido desde da última quinta-feira, 7. Preocupados, os familiares procuraram a delegacia para registrar um Boletim de Ocorrência (B.O) detalhando o seu sumiço.

De acordo com a filha do frentista, Nelson Carlos Batista, a última vez que seu pai foi visto foi na quinta-feira quando saiu para trabalhar por volta das 13 horas, no Posto Guanabara, na cidade Monte Mor, com seu veículo. A filha revelou que seu pai chegou e ficou pouco tempo no posto, e que o mesmo saiu do serviço deixando o carro, documentos e celular no referido posto.

Segundo informações, Nelson pediu para um amigo de serviço levá-lo até a rodovia de Campinas, onde apenas disse que iria a uma igreja. Depois disso ninguém mais sabe do paradeiro do frentista, que tem três filhos de 19, 29 e 30 anos.

Quem souber de informações que possam ajudar a família a encontrar o frentista, devem manter contato com a filha Marlene, pelo telefone 19-991 51 70 55.

Por: Cézar Henrique

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Nossa Cidade

Prefeitura de Hortolândia transfere Dia do Servidor Público para esta sexta-feira (30/10)

Portal Hortolândia

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Hortolândia terá feriado prolongado neste final de semana. A Prefeitura transferiu o ponto facultativo em homenagem ao Dia do Servidor Público, comemorado originalmente no dia 28 de outubro, para esta sexta-feira (30/10), de acordo com o Decreto Municipal n°4.617. Com isso, as repartições públicas estarão fechadas a partir desta quinta-feira (29/10), às 17h. 

Com a celebração do Dia de Finados, nesta segunda-feira (02/11), a Administração Municipal manterá em funcionamento durante o feriadão somente os serviços públicos essenciais. O atendimento nos setores públicos retomam nesta terça-feira (03/11), às 8h.


Veja o que abre e o que fecha nas repartições públicas municipais no feriado:

SAÚDE

O Pronto Socorro do Hospital Municipal Mário Covas funcionará 24 horas. Mas, em virtude das obras em andamento no local, o atendimento funciona temporariamente em um espaço adaptado com estrutura menor. Para evitar aglomeração, a recomendação da Secretaria de Saúde é que a população procure atendimento nas UPAs-24h (Unidades de Pronto Atendimento) Amanda e Rosolen. A UPA-24h Amanda está localizada na rua Washington Luiz, 1.066, Jardim Amanda II. Já a UPA-24h Rosolen fica na rua Orlando Pavan, 395, Jardim Rosolen.

A UPA Nova Hortolândia Manoel Georgino Lopes também estará aberta para prestar atendimento na UR (Unidade Respiratória), recebendo os casos de COVID-19. O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) poderá ser acionado pelo telefone 192. As UBSs (Unidades Básicas de Saúde) ficarão fechadas, e reabrirão na terça-feira (13/10).

A UVZ (Unidade de Controle de Zoonoses) terá atendimento de plantão, junto com o DPBEA (Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal), com atendimento pelo telefone 3897-3312. Estes órgãos são responsáveis por ocorrências relacionadas à fauna, como captura de animais silvestres, por exemplo.


ASSISTÊNCIA SOCIAL

Órgãos de assistência social, como CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), CCS (Centro de Convivência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) ficarão fechados. O Cadastro Único também não terá expediente. Estes órgãos retomam o atendimento, também, na terça-feira (13/10), às 8h. O Conselho Tutelar funcionará em regime de plantão.

SEGURANÇA

A Secretaria de Segurança informa que a Guarda Municipal e a Defesa Civil funcionarão normalmente, podendo ser solicitadas pelos telefones 08000-111-508, 199 ou 3897-6050 (Defesa Civil).


COLETA DE LIXO DOMÉSTICO E SELETIVA

De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, a coleta de lixo orgânico domiciliar será feita normalmente, conforme a escala habitual. Já a coleta de materiais recicláveis, porta a porta, será interrompida no dia 12/10, retornando na terça-feira (13/10). 

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, os PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de Entulho e outros Materiais Recicláveis) e os LEVs (Locais de Entrega Voluntária de recicláveis) funcionarão normalmente.


Confira abaixo os telefones de plantão:
SAMU – 192
Hospital Municipal – 3809-5100
Guarda Municipal – 199 e 08000-111-508
Defesa Civil – 199 ou 3897-6050
Corpo de Bombeiros – 193
Zoonoses/DPBEA – 3897-3312

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Nossa Cidade

Hortolândia recebe mais de R$1,5 milhões da Lei Aldir Blanc para a cultura

Portal Hortolândia

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Para auxiliar trabalhadores da cultura, prejudicados pela pandemia do novo Coronavírus, a Prefeitura de Hortolândia já recebeu o repasse de R$ 1.519.909,72 para aplicação em ações emergenciais. O recurso foi recebido através da Lei Federal de Emergência Cultural “Aldir Blanc”. Segundo a Secretaria de Cultura, será publicada, na primeira quinzena de novembro, a lista dos agentes, espaços e outras iniciativas do setor que realizaram o mapeamento cultural e estão aptos a receber parte do benefício.

A lista é resultado da primeira etapa do Mapeamento Cultural realizado pela Administração Municipal, com o objetivo de reconhecer todos os participantes da cadeia produtiva que trabalham de forma direta ou indireta com cultura, sendo empresa, entidade ou MEI (Micro Empreendedor Individual) dos mais diversos segmentos: música, teatro, dança, arte de rua, literatura, artesanato, sonorização, produção cultural, dentre outros.

Para realizar o acompanhamento, análise e aprovação dos mais de 200 cadastros recebidos, foi instituído o Comitê Gestor de Acompanhamento e Fiscalização, composto por quatro membros da Secretaria de Cultura e quatro membros da sociedade civil. O objetivo é garantir contribuições e a participação popular em todo o processo. Os membros do Comitê deverão, ainda, elaborar, analisar e aprovar a prestação de contas, referente à execução dos recursos, reunindo-se periodicamente, de forma presencial ou virtual, conforme a necessidade de trabalho decorrente de suas atribuições.

Para o inciso II, a previsão é que o município repasse R$460.000,00 do valor recebido e o restante para o inciso III. Conforme prevê a Lei, os recursos podem ser realocados entre os incisos. Para o inciso III, os editais estão sendo finalizados e deverão ser publicados no Diário Oficial Eletrônico do município.

“Já publicamos toda a regulamentação municipal, realizamos os atendimentos com os cadastros e reuniões online de tira-dúvidas. Estamos unindo esforços com a sociedade civil para que todo esse trabalho, em torno do repasse da Lei, seja realizado com transparência, seriedade e agilidade, pois nossos fazedores de Cultura necessitam o quanto antes do auxílio”, destacou a secretária de Cultura, Alessandra Amora Barchini.

Mapeamento cultural

A Administração Municipal finalizou, em 15 de outubro, a segunda etapa do Mapeamento Cultural no município. Foram feitos 201 cadastros, entre espaços culturais, agentes, grupos, coletivos, empresas, entidades, cooperativas e eventos regulares da cadeia produtiva cultural que atuam na cidade. O prazo estipulado na primeira etapa (até 18 de setembro) foi para que o município conseguisse ter uma base para cumprir o inciso II e III do art. 2° da Lei. A segunda etapa, encerrada em 15 de outubro, estabeleceu a primeira lista de possíveis beneficiados pelo II. Segundo a Secretaria de Cultura, o cadastro é permanente.

A LEI

A Lei Federal 14.017/2020, de 29 de junho de 2020, conhecida como Lei Aldir Blanc, tem como objetivo central estabelecer ajuda emergencial para artistas, coletivos e empresas que atuam no setor cultural e atravessam dificuldades financeiras durante a pandemia.

Em homenagem ao compositor e escritor Aldir Blanc, que morreu em maio, vítima da COVID-19, o projeto vem para socorrer profissionais e espaços da área que foram obrigados a suspender seus trabalhos. A Lei determina a liberação de R$ 3 bilhões em auxílio financeiro a artistas e a estabelecimentos culturais durante a pandemia do Coronavírus.

Os recursos devem ser aplicados por estados, Distrito Federal e municípios, em renda emergencial para os trabalhadores do setor, subsídios para manutenção dos espaços culturais e instrumentos como editais e prêmios.

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Nossa Cidade

Hospital Municipal está com novo aparelho de esterilização de materiais de cirurgias

Portal Hortolândia

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A esterilização de utensílios hospitalares, como os necessários em procedimentos cirúrgicos, é essencial para segurança dos pacientes e profissionais. Para aumentar ainda mais este cuidado, a Prefeitura de Hortolândia instala uma nova autoclave no Hospital Municipal Mario Covas, equipamento que faz a esterilização de materiais e utensílios utilizados em procedimentos. De acordo com a Secretaria de Saúde, o novo aparelho já está em funcionamento.

A diretora de atenção especializada da Secretaria de Saúde, Fátima Gomes, ressalta que a instalação do novo equipamento é uma grande conquista para a população. “A autoclave tem que funcionar 24h para a realização de procedimentos cirúrgicos, inclusive os de emergência. Por isso, o novo aparelho é um importante benefício para os pacientes do hospital”, destaca Fátima. A nova autoclave é de última geração, feita em aço inoxidável e tem maior autonomia com menor consumo de energia. A autoclave utilizada até então era um modelo eficiente também, mas o equipamento já estava antigo e por isso foi substituído.

A instalação da nova autoclave é uma das etapas da reforma do Hospital Municipal que já está em curso. Em agosto deste ano, foram concluídas as etapas da nova sala de parto do hospital e do Pronto Atendimento Ginecológico e Obstétrico.

Na reforma, são investidos R$ 12,5 milhões nesta ação, que inclui reforma desde a fachada até as instalações internas, garantindo a ampliação de 67 para 100 leitos, com 10 vagas de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) adulto. Entre os novos serviços que serão oferecidos no local está o exame de tomografia, medida que colaborará para agilizar o diagnóstico dos pacientes. Além da reforma do hospital, a Prefeitura de Hortolândia desenvolve uma série de obras e ações para a reestruturação do sistema de saúde na cidade, que inclui reforma de UBSs, abertura de farmácias em todas as unidades de saúde, entre outras melhorias que resultam em mais qualidade no atendimento prestado aos munícipes.

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