Monte Mor

Dengue preocupa na Região do Jardim Paulista

Em meio ao cenário de pandemia da COVID-19, muitas cidades em todo o país, assim como ocorre em Monte Mor, principalmente, na Região do Jardim Paulista, estão enfrentando também uma outra ameaça, o Aedes Aegypti. Este antigo inimigo está sempre à espreita e é transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika. 

De acordo com levantamento da Secretaria de Saúde, desde janeiro até esta semana de abril, o município já soma 212 notificações, sendo que 48 estão abertas, 94 tiveram resultado positivo e outras 69 tiveram resultado negativo, e ainda um caso foi considerado grave. 

Anuncio


Segundo ainda a Secretaria de Saúde e o Departamento de Controle de Endemias, o aparecimento do mosquito e o aumento do número de casos de  Dengue vem sendo uma grande preocupação nos bairros Jardim Paulista, Café e Alvorada. Também houve o registro de notificações nos bairros Nova Alvorada, Mirim, São Clemente, além do Centro da cidade. 

Neste contexto, a Prefeitura Municipal de Monte Mor tem intensificado as ações de combate. Os agentes do Departamento Controle de Endemias estão realizando com frequência visitas de casa em casa em toda cidade. Eles possuem uniforme e identificação padrão e só percorrem as residências nos dias de semana, das 8 às 16. 

Já na Região do Paulista, desde esta segunda-feira, dia 12, até nesta sexta-feira, dia 16, a Operação Cata Treco vem sendo realizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, com a Frente de Trabalho, junto com o Departamento de Controle de Endemias. 

A ação de limpeza ocorre a partir das 7 horas da manhã, como o recolhimento por agentes da Frente de Trabalho de materiais que possam ser possíveis criadouros do mosquito transmissor da Dengue. A população é orientada a separar materiais que não estejam sendo utilizados e que podem acumular água. Não são recolhidos materiais de grande volume, como móveis de madeira, sofás e colchões. 

Nesta quarta-feira, dia 14, teve início também no bairro Jardim Paulista, a ação de nebulização com inseticida para o combate ao Aedes Aegypti, com máquina da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias. A ação vem sendo acompanhada pela Secretaria de Saúde e prossegue nesta quinta-feira, dia 15, e na sexta-feira, dia 16, sendo realizada entre às 18 e 20 horas. Vale destacar que a máquina libera uma neblina para eliminar os mosquitos e que caso chova no horário previsto para a nebulização, a ação será suspensa.  

A Secretaria de Saúde reforça a necessidade da população colaborar e fazer sua parte no combate a Dengue. Entre as recomendações estão, manter limpos quintais e também as calhas; observar se a caixa d’água estava devidamente fechada; e evitar objetos que acumulem água parada, como pratinhos em vasos, pneus, garrafas, bandeja de água atrás da geladeira, bebedouros, entre outros. 

Em caso de emergência a orientação do Departamento de Controle de Endemias é que o munícipe procure pela UBS (Unidade Básica de Saúde) de referência. 

COVID-19 X DENGUE

Segundo o Secretário de Saúde, Sílvio Corsini, muitas pessoas têm confundido os sintomas de COVID-19 com os da Dengue, justamente, pela semelhança dos mesmos. Ainda, em sua grande maioria, as pessoas sintomáticas não estão realizando exame para Dengue e nem notificando o Departamento de Controle de Endemias sobre a suspeita. “Isso vem dificultando nosso trabalho de mapeamento de casos e combate a Dengue”, ressalta o secretário da Saúde, ao solicitar que em caso de suspeita o munícipe notifique o caso. Para mais informações ligue 3879-1130, das 8 às 17 horas.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo