Analisar

Apple e Google anunciam monitoramento para combater pandemia de coronavírus

As gigantes Apple e Google anunciaram uma ação conjunta entre as empresas para avançar no rastreamento de fluxos de circulação de pessoas. Os dados, segundo a Agência Brasil, serão disponibilizados aos governos para monitorar possíveis aglomerações, como forma de controle da disseminação da pandemia do novo coronavírus.

A tecnologia vai envolver interfaces de programação de aplicação (APIs, na sigla em inglês) no nível de sistemas operacionais e deve dar um panorama real, uma vez que Google e Apple são os detentores dos sistemas Android e iOS, respectivamente, concentrando quase a totalidade de smartphones do planeta.

Anuncio


Para além disso, as duas empresas informaram que estudam uma iniciativa similar utilizando o bluetooth. A ferramenta permitirá mapear quem entrou em contato com pessoas infectadas para subsidiar estratégias de contenção da disseminação do vírus.

Impérios da tecnologia

Google e Apple têm acesso à quase totalidade dos 5,2 bilhões de smartphones existentes em todo o planeta por meio de seus sistemas operacionais.

O Google também controla o maior mecanismo de busca e a maior plataforma de vídeo, o Google e o Youtube, respectivamente. O Gmail, com 1,5 bilhão de usuários, é o maior servidor do planeta.

A Apple ocupa outro império, o dos fabricantes de telefones celular. Ela ocupa as posições de destaque em fabricação e venda de dispositivos eletrônicos.

Os apis oficiais de governos poderão ser baixados nas lojas (Play Store do Google e Apple Store da Apple).

Privacidade

A Associação de Liberdades Civis dos Estados Unidos (ACLU) se manifestou depois do anúncio.

Ela reforçou que as empresas precisam divulgar como a privacidade dos cidadãos será assegurada.

“A informação não pode ir para um governo ou para qualquer companhia e a escolha de usar ou não esse sistema deve ser inteiramente nossa”, defendeu a entidade, em sua conta no Twitter.

As práticas de monitoramento dos cidadãos vêm sendo adotadas já no Brasil e levantam preocupações de autoridades e pesquisadores na área de privacidade e proteção de dados.

Com informações da Agência Brasil.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo