Connect with us
Publicidade


Mundo

Nitrato de amónio, o fertilizante que destruiu Beirute e já causou vários acidentes

Redação

Publicado

em

Onitrato de amónio, que as autoridades libanesas disseram ter causado a devastadora explosão de Beirute, é uma substância cristalina inodora que é geralmente usada como fertilizante e que tem sido a causa de inúmeras explosões industriais ao longo de décadas.

Publicidade

Um dos casos ocorreu numa fábrica de fertilizantes do Texas em 2013 que matou 15 pessoas e foi provocada deliberadamente, e outra numa fábrica de produtos químicos em Toulouse, França em 2001, que causou a morte de 31 pessoas, mas foi acidental.

Quando combinado com óleos combustíveis, o nitrato de amónio cria um explosivo potente amplamente utilizado na indústria da construção, mas também por grupos insurgentes como os Taliban para explosivos improvisados.

Duas toneladas foram usadas para criar a bomba no ataque de Oklahoma City em 1995 que destruiu um prédio federal, deixando 168 pessoas mortas.

O primeiro-ministro libanês Hassan Diab disse que 2.750 toneladas métricas de nitrato de amónio armazenadas durante anos num armazém no porto de Beirute explodiram, matando dezenas de pessoas e causando danos generalizados na capital libanesa.

Na agricultura, o fertilizante de nitrato de amónio é aplicado na forma de grânulos e dissolve-se rapidamente sob a humidade, permitindo que o nitrogénio – que é essencial para o crescimento das plantas – seja libertado no solo.


No entanto, sob condições normais de armazenamento e sem calor muito alto, é difícil acender o nitrato de amónio, disse à AFP Jimmie Oxley, professor de química da Universidade de Rhode Island.

“Se olhar para o vídeo (da explosão de Beirute), vê o fumo preto e o fumo vermelho – foi uma reação incompleta”, disse. “Estou assumindo que houve uma pequena explosão que instigou a reação do nitrato de amónio”.

Isso ocorre porque o nitrato de amónio é um oxidante – intensifica a combustão e permite que outras substâncias incendeiem mais rapidamente, mas não é muito combustível.

Por esses motivos, geralmente existem regras muito rígidas sobre onde pode ser armazenado: por exemplo, deve ser mantido longe de combustíveis e fontes de calor.

De facto, muitos países da União Europeia exigem que o carbonato de cálcio seja adicionado ao nitrato de amónio para criar nitrato de cálcio e amónio, o que é mais seguro.
Nos Estados Unidos, os regulamentos foram reforçados significativamente após o ataque à cidade de Oklahoma.

Sob os Padrões Antiterroristas das Instalações Químicas, por exemplo, instalações que armazenam mais de 900 kg de nitrato de amónio estão sujeitas a inspeções.

Apesar de seus perigos, Oxley disse que o uso legítimo do nitrato de amónio na agricultura e na construção o torna indispensável.

“Não teríamos este mundo moderno sem explosivos e não alimentaríamos a população que temos hoje sem fertilizantes com nitrato de amónio”, explicou. “Precisamos de nitrato de amónio, só precisamos prestar muita atenção ao que fazemos com ele”.

Fonte: dn.pt

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Mundo

Jornal Argentino informa morte de Maradona

Portal Hortolândia

Publicado

em

Segundo informações do jornal Clarín, Diego Armando Maradona morreu após um mal súbito, no começo da tarde desta quarta-feira (25).

Publicidade

O astro, que marcou época defendendo a seleção argentina e o Boca Juniors, não teria resistido a parada uma parada cardiorrespiratória, segundo a publicação. Outros veículos argentinos ainda não confirmam a morte.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Mundo

Novo vírus raro e letal começa provocar contágio e morte na Bolívia

Avatar

Publicado

em

Por

Cientistas dos Estados Unidos identificaram na Bolívia evidências da transmissão entre humanos do raro vírus Chapare — responsável por febres hemorrágicas, com sintomas parecidos aos do Ebola e da dengue.

Publicidade

A descoberta foi apresentada hoje durante a reunião anual da Sociedade Americana de Medicina e Higiene Tropical. Em entrevista ao jornal The Guardian, a epidemiologista Caitlin Cossaboom, do Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos, explica:

Nossa pesquisa confirmou que um jovem residente médico, um médico da ambulância e um gastroenterologista contraíram o vírus após terem contato com pacientes infectados. Agora, acreditamos que muitos fluidos corporais podem potencialmente carregar o vírus.

De acordo com os pesquisadores, três pessoas morreram: dois médicos e um dos dois pacientes. Eles apresentaram febre, dor abdominal, vômito, sangramento das gengivas, irritações na pele e dor atrás dos olhos.

Até hoje, apenas um surto do vírus havia sido documentado. Foi em 2004, na região de Chapare, a cerca de 600 quilômetros de La Paz. No entanto, os responsáveis pela pesquisa relatam que é possível que outras pessoas tenham contraído a doença, mas provavelmente receberam o diagnóstico de dengue, já que os sintomas são parecidos.

Acredita-se que o vírus seja transmitido aos humanos através de uma espécie de roedor típica da região. 

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Mundo

Ataque terrorista mata três pessoas na Franca

Redação

Publicado

em

Por

Um ataque terrorista a faca matou três pessoas e deixou vários feridos na manhã desta quinta-feira (29) na Basílica de Notre-Dame, em Nice, no sul da França.

Publicidade

De acordo as notícias locais um um suspeito foi baleado e preso. O ataque foi classificado como terrorismo islâmico, e disse que o homem gritou “Allahu Akbar” (Deus é grande).

Após o ataque em Nice, o primeiro-ministro francês, Jean Castex, elevou o alerta de segurança do país ao nível máximo e disse que a resposta do governo será firme e implacável.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Noticias

Publicidade

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares