Analisar

Trump fala em paz após ataques do Irã contra bases americanas no Iraque

O presidente dos EUA, Donald Trump, fez um discurso muito aguardado no mundo e nos Estados Unidos, enquanto o país está à beira da guerra com o Irã. O discurso de Trump ocorre horas depois de mísseis iranianos atingirem duas bases americanas no Iraque.

Nossos mísseis são grandes, poderosos, precisos, letais e rápidos. O fato de termos este excelente equipamento militar e não significa que precisamos usá-lo, diz Trump.

Anuncio


Trump prometeu, no entanto, impor novas sanções econômicas à República Islâmica, além das cerca de mil impostas desde que os EUA se retiraram do Plano de Ação Conjunto Conjunto (JCPOA, ou acordo nuclear com o Irã) em 2018. “Essas sanções poderosas permanecerá “, disse ele,” até que o Irã mude seu comportamento”

No início da quarta-feira, o Irã choveu uma série de mísseis em duas bases militares usadas pelas tropas americanas no Iraque. O ataque com mísseis ocorreu em resposta ao assassinato por drone do general iraniano Qassem Soleimani pelos EUA em Bagdá na sexta-feira. Soleimani, de acordo com Washington, orquestrara uma série de ataques às forças americanas no Iraque, e supostamente planejava novos ataques contra milícias apoiadas pelo Irã no país. Teerã considerou a matança um ato de “terrorismo internacional”, prometendo vingança.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo