Nossa Cidade

119 pacientes faltam ao mutirão de ultrassom da Prefeitura

Neste sábado (19/10), o Centro de Especialidades Médicas abriu as portas para um mutirão de ultrassom transvaginal. A Prefeitura de Hortolândia convocou 500 mulheres que já tinham pedido de exame pendente para comparecer nesta data, agilizando o atendimento de quem aguarda este tipo de ultrassom. Ao longo da semana, profissionais do Centro de Especialidades Médicas confirmaram a presença das pessoas convocadas, através de contato telefônico. Apesar disso, 119 pessoas faltaram, o que representa 31% das vagas disponibilizadas.

Desde o dia 7 deste mês, a Prefeitura realiza uma ação de intensificação de ultrassom transvaginal. Além das 500 mulheres convocadas no mutirão, 692 foram chamadas para a intensificação. Mas, até a sexta-feira (18/10), 182 faltaram. Com a intensificação, que vai até novembro, a Secretaria de Saúde quer reduzir a espera por ultrassom transvaginal para até 45 dias após a solicitação médica. Antes, a espera ultrapassava 3 meses. De acordo com dados da Secretaria de Saúde, cerca de 4 mil pedidos aguardam agendamento deste exame.

Anuncio


“Entendemos a importância deste exame para a saúde das mulheres e, por isso, queremos oferecer o ultrassom transvaginal de forma rápida, com a garantia de retorno ao médico para avaliação dos resultados. Neste sábado, tínhamos capacidade de atender 500 mulheres. Nossa equipe estava preparada e completa para oferecer atendimento de qualidade, em tempo recorde. Mas o comparecimento foi de somente 381 pessoas”, disse a secretária Interina de Saúde, Mary Guiomar Almeida Rocha. “Quando um paciente falta à uma consulta ou exame, ele ocupa o lugar de uma pessoa que precisa daquele atendimento. Sabemos que há imprevistos. Mas pedimos que sempre que possível, a pessoa comunique com antecedência que não poderá comparecer. Vamos fazer o possível para encontrar outra data em que a pessoa consiga fazer seu acompanhamento médico”, enfatizou a secretária.

As pessoas que não compareceram ao mutirão de ultrassom deste sábado ou ao agendamento do exame marcado para os dias da semana devem procurar a unidade de saúde onde faz acompanhamento para solicitar um novo agendamento.

Transformação na saúde

A Prefeitura de Hortolândia desenvolve uma série de obras e ações para a reestruturação do sistema de saúde na cidade, que incluem a reforma e ampliação do Hospital Municipal, a reforma de UBSs, a abertura de farmácias em todas as unidades de saúde, entre outras melhorias que resultam em mais qualidade no atendimento prestado aos munícipes. Estas intervenções fazem parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), conjunto de mais de 100 obras e serviços, com objetivo de promover o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. As obras são realizadas por meio de parcerias da Prefeitura com a iniciativa privada, governos estadual e federal, sendo que a principal fonte de recursos é um financiamento junto ao banco internacional CAF.

A principal intervenção na área da saúde é a reforma do Hospital Municipal, obra que está em licitação. Serão investidos R$ 12,5 milhões nesta ação, que incluirá reforma desde a fachada até as instalações internas, garantindo a ampliação de 62 para 100 leitos, com 10 vagas de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) adulto. Entre os novos serviços que serão oferecidos no local está o exame de tomografia, medida que colaborará para agilizar o diagnóstico dos pacientes.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo