Nossa Cidade

1ª etapa da vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira (12/04)

Além de manter os protocolos sanitários para evitar a contaminação da COVID-19, é importante a população também se proteger contra a Influenza, gripe causada pelo vírus H1N1. Para isto, a melhor medida é tomar a vacina contra a doença.

Nesta segunda-feira (12/04), a Prefeitura de Hortolândia inicia a primeira etapa da campanha de vacinação contra a gripe. Nesta etapa os públicos-alvos a serem imunizados são crianças com idade entre seis meses a menos de 6 anos, gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias pós-parto) e trabalhadores das redes pública e privada de saúde.

Anuncio


A vacinação acontece nas 17 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município (confira a lista abaixo). A exceção é a UBS Nova Hortolândia, que atende exclusivamente casos suspeitos ou confirmados de COVID-19. Em função disto, a vacinação contra a gripe é feita na Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) “João Carlos do Amaral Soares”, localizada no mesmo bairro. De acordo com o Ministério da Saúde, a campanha deste ano vai até o dia 9 de julho.

A coordenadora dos programas de imunização da Secretaria de Saúde, Ana Paula Fernandes, salienta a importância da população se imunizar contra a Influenza. “Se a população se vacinar contra a Influenza, vai ajudar a não sobrecarregar ainda mais a rede de saúde, que já está lotada com pacientes da COVID-19, pois os sintomas respiratórios da Influenza são semelhantes os da COVID-19. Por isto, reforçamos a orientação para a população procurar a UBS mais próxima de sua casa e se imunizar”, ressalta Ana Paula.

A coordenadora ainda orienta para que famílias, parentes ou responsáveis levem as crianças com idade entre seis meses a menos de 6 anos para serem imunizadas contra a Influenza, uma vez que a vacinação deste público-alvo tem sido baixa. Cada criança deve ir acompanhada de apenas uma pessoa adulta para evitar aglomeração nas UBSs. Já as demais pessoas dos públicos-alvos devem ir sem acompanhante, também para evitar aglomeração. A Secretaria de Saúde reforça que o uso de máscara continua obrigatório e que os protocolos sanitários devem ser mantidos como o distanciamento e a higienização das mãos com álcool.

Neste ano, o Ministério da Saúde deixa a critério dos municípios definirem a data do Dia D da campanha de vacinação, quando unidades de saúde abrem aos sábados para ampliar a cobertura vacinal. A Secretaria de Saúde ainda divulgará quando será o Dia D em Hortolândia.

Confira abaixo as UBSs do município e os horários de funcionamento:

UBSs que funcionam das 7h às 15h30:

– Adelaide: rua Julio Cesar do Nascimento, 355

– Amanda II: avenida Brasil, 800

– Campos Verdes: rua da Confibra, 155

– Figueiras: rua Maraci Aparecida Martarolli Campos, 66

– Nova Europa: rua Wanderley Paes Soarez, 301 

– Orestes Ôngaro: rua Domingos Batista de Souza, 605

– Parque do Horto: avenida José Augusto de Araújo, 95

– Santa Esmeralda: rua Turquesa, 171

– Santiago: rua da Amizade, 240 

– São Bento: rua Tom Jobim, 440

– São Jorge: rua Goiás , 1.140 

– Taquara Branca: rua Onze de Agosto, s/nº 

UBSs que funcionam das 7h30 às 15h30:

– Amanda I: rua Almada Negreiros, 1.299

– Emeief  “João Carlos do Amaral Soares”: rua José Martim dos Anjos, 55

UBSs que funcionam das 7h às 16h:

– Novo Ângulo: rua Edézio Vieira de Moraes, 146

– Rosolém: rua Osmar Antonio Meira, 300

– Santa Clara: rua Pedro Pereira dos Santos, 179

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo