Connect with us
Publicidade


Nossa Cidade

3º Natal Sustentável atrai multidão de visitantes na abertura

Prefeitura

Publicado

em

Já é Natal no Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, em Hortolândia. Sorridentes, Papai e Mamãe Noel receberam, na noite da última sexta-feira (13/12), a multidão de visitantes que compareceram à abertura da 3ª edição do Natal Sustentável, promovido pela Prefeitura. O prefeito Angelo Perugini e o anfitrião da festa, o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Nazareno Zezé Gomes, estavam entre eles. A noite festiva teve diversas atrações culturais: apresentação da Banda Municipal, com regência do maestro Márcio Beltrame; show de Ailton Jr. e Quarteto Cultura Instrumental; contação de histórias sobre o Ribeirão Jacuba e oficina de brinquedos “Natal com meu amigo animal” com “Seo Jaca”, o jacaré contador de histórias.

Por todo lado, os visitantes puderam apreciar a nova decoração, toda feita com materiais reaproveitáveis: CDs e DVDs inservíveis, garrafas PET, papel, papelão, materiais plásticos, fitas coloridas e artigos natalinos usados nos natais passados. Para quem olha com atenção, o parque, repleto de cores, é a maior atração da festa. Passeios com arcos adornados, de onde pendem bolas feitas com garrafas plásticas; árvores enfeitadas com microlâmpadas; além da tradicional “Árvore de Natal Reciclável” e do “Cantinho do Presépio”, pontos de parada obrigatória para fotos. 

Na “Casa do Papai Noel”, toda feita com bambus, tem o espaço “Leitura de Noel” e a “Fábrica de Brinquedos”, com jogos, carrinhos e outros itens feitos com materiais reaproveitáveis, por alunos e professores da rede municipal. A “Vila de Noel Sustentável” fica aberta para visitas até o próximo domingo (22/12). Neste período, o espaço funcionará em horário diferenciado: de segunda a quinta-feira, das 14h às 22h; e de sexta-feira a domingo, das 14h às 23h. Diariamente, o “Bom Velhinho” estará de plantão para conversar, receber cartinhas e tirar fotos com a garotada, das 20h às 22h. O Parque Dorothy está localizado na Rua Manoel Antônio da Silva, 415, no Jd. Nossa Senhora de Fátima.

Neste ano, o passeio pelo parque reserva algumas novidades. São quatro atrações permanentes: a “Casa de Barro Sustentável”, em sapê; a “Ponte Estaiadinha de Noel” sobre a lagoinha; o talude reforçado que agora abriga jardins floridos, onde antes havia raízes de árvores expostas e o barracão para apresentações culturais, todo feito em madeira reaproveitada. Um destes cantinhos foi dedicado ao servidor do Meio Ambiente, tragicamente morto em novembro passado. A placa do “Jardim do Joel”, instalada no talude, informa: “Uma singela e justa homenagem da Prefeitura de Hortolândia ao cidadão “Joel Assunção’”.

Assim como nas edições anteriores, a comunidade pode parar para um lanchinho na praça de alimentação. Até o dia 22, de acordo com programação divulgada pela Secretaria de Cultura, estão previstos shows e apresentações musicais (veja abaixo). A expectativa é que, nestes dez dias, circulem pelos jardins e espaços decorados milhares de pessoas. A conta é feita com base no número de visitantes de 2018, ano em que o Natal Sustentável levou mais de 30 mil de pessoas ao parque.

SERVIÇO:

3º Natal Sustentável, da Prefeitura de Hortolândia

Data: de 13 a 22/12/2019

Hora: de segunda a quinta-feira, das 14h às 22h; e de sexta-feira a domingo, das 14h às 23h

Local: Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, na Rua Manoel Antônio da Silva, 462, Jd. Nossa Senhora de Fátima

Confira as atrações culturais da festa:

16/12 (segunda-feira):

19h30 – Madeira Brasil

21h – Cantata “O Amor Nasceu” com o Coral da Igreja Presbiteriana

17/12 (terça-feira):

19h30 – Banda Municipal

21h15 – Cissa Melo

18/12 (quarta-feira):

19h30 – Sopro de Prata

21h15 – Carla Tosetto

19/12 (quinta-feira):

19h30 – Da Campana Pra Fora

21h15 – Bárbara Cardoso

20/12 (sexta-feira):

19h30 – Banda Municipal

21h15 –Trio Prof&Cia

21/12 (sábado):

19h30 – Thiago Bernardes

20h – Ester Santana

21h – Banda Huzai

22/12 (domingo):

20h – Bárbara França

21h – Cantata com o Coral Estaca Hortolândia

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Mutirão de zeladoria e limpeza passa por diversos bairros de Hortolândia

Portal Hortolândia

Publicado

em

Equipes da Prefeitura de Hortolândia trabalham em esquema de mutirão, desde o início da semana, em pelo menos seis bairros de Hortolândia.

O serviço de limpeza, poda do mato e zeladoria acontece em praças, ruas, avenidas, áreas verdes e espaços públicos dos jardins Amanda, Malta, Rosolém, Adelaide, Nossa Senhora Auxiliadora, bem como na Região Central e na avenida da Emancipação. O trabalho continua durante o final de semana e o feriado prolongado.

“Esta é mais uma etapa do trabalho com o objetivo de manter a cidade limpa e evitar focos de doenças, como a Dengue ou outras transmitidas por animais peçonhentos. Pedimos a colaboração da população para evitar descartes irregulares de objetos”, afirma o secretário de Serviços Urbanos, Francisco Raimundo da Silva.

Descarte irregular é crime e provoca incêndio

O descarte irregular de lixo, entulho e resíduos é crime ambiental sujeito a multa, além de contribuir para a transmissão de doenças pelo abrigo de animais peçonhentos. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, quem quiser ajudar na identificação de pessoas e veículos que praticam crime ambiental pode enviar fotos e textos para o aplicativo do Programa Agenda Verde, disponível para download gratuito, nas plataformas Google Play ou App Store. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Abertas inscrições para o 2º Colóquio de Ciência e Tecnologia promovido pela Prefeitura

Portal Hortolândia

Publicado

em

Já estão abertas as inscrições para o 2º Colóquio de Ciência e Tecnologia, que a Prefeitura de Hortolândia promove, na próxima quarta-feira (04/11), a partir das 19 horas, via plataforma Zoom. O tema “Diálogos sobre Educação e Tecnologias: docência em tempos de pandemia” será desenvolvido pelo

Prof. Dr. Daniel Mill, da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos). A atividade online é voltada a servidores da rede municipal de Educação, que devem procurar a gestão da unidade escolar para se inscrever.

No total, foram disponibilizadas 300 vagas para os profissionais da rede municipal de educação de Hortolândia. As inscrições serão encerradas no dia do evento, às 16 horas. O evento é realizado pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia.

SOBRE O PALESTRANTE

O Prof. Dr. Daniel Mill, da UFSCar é docente e gestor de Educação a Distância (EaD), doutor em Educação pela UFMG, com pós-doutorado pelas Universidade de Coimbra e Universidade Aberta de Portugal. É membro do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Linhas intermunicipais passam a operar com mais ônibus em Sumaré, Hortolândia e Campinas

Portal Hortolândia

Publicado

em

São seis ônibus a mais, dois deles articulados, que possibilitam o acréscimo de 37 viagens nos serviços

A partir de hoje (29), seis linhas intermunicipais que atendem as cidades de Hortolândia, Sumaré e Campinas estão operando com um acréscimo de seis ônibus, sendo dois veículos articulados com maior capacidade de transporte. Essa medida propicia um aumento de 37 partidas em quatro serviços e a readequação da programação em mais duas ligações na Região Metropolitana de Campinas (RMC).

Essas reprogramações das linhas foram definidas com base nos acompanhamentos diários realizados pelos fiscais da EMTU/SP, por linha e por faixa horária. Além das fiscalizações em pontos estratégicos da RMC, as medidas se fundamentam nas informações obtidas no Centro de Gestão e Supervisão da empresa, instalado em São Bernardo do Campo, que monitora a operação dos ônibus metropolitanos em tempo real.

Os dois ônibus articulados, com capacidade para transportar 115 pessoas, e os comuns, que podem ser ocupados com cerca de 80 pessoas cada um, estão atendendo as linhas 636TRO, 699TRO, 700TRO e 701TRO. As viagens das linhas 654TRO e 658TRO foram reprogramadas. Os novos horários podem ser conferidos no site www.emtu.sp.gov.br

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Populares