Connect with us

Nossa Cidade

Abertas inscrições para cursos gratuitos de alimentação saudável

Publicado

em

A Prefeitura de Hortolândia está com inscrições abertas para dois cursos gratuitos de alimentação saudável – Sabor na Medida Certa: colesterol e Receitinhas para você – sabores do dia a dia. As formações serão realizadas em parceria com o Sesi (Serviço Social da Indústria), nos dias 29 e 31 deste mês.

Podem se inscrever moradores de Hortolândia, com 16 anos ou mais. Interessados devem ligar para os telefones 3845-6630 e 3845-4920. Há 30 vagas por turma. Ambos os cursos têm duração de quatro horas/dia e serão realizados na Cozinha Comunitária, localizada na Rua Osvaldo de Souza, 375, no Jd. Novo Angulo. A iniciativa é do Departamento de Segurança Alimentar da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia.

“Os cursos são abertos à população em geral e aos usuários do Banco de Alimentos. O foco é trabalhar uma alimentação saudável, com baixo custo, utilizando produtos do dia a dia e ensinando, em alguns casos, receitas específicas para diabetes, colesterol alto, hipertensão”, afirma a diretora Alessandra Sarto.

Confira dias e horários dos cursos:

29/10, terça-feira, 13h – Curso Sabor na Medida Certa – Colesterol 

31/10, quinta-feira, 13h – Curso Receitinhas para você – Sabores do dia a dia 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Nossa Cidade

Gratidão marca Cantata de Natal, promovida pela Prefeitura para celebrar final de ano

Publicado

em

“Final de ano, tempo da gente olhar pra trás e agradecer tudo o que vivemos. Quem tem gratidão é feliz. Precisamos esquecer das coisas materiais e valorizar família, encontros, relacionamentos. Faça uma visita, fiquem com suas famílias. Esta Cantata de Natal é um momento pra gente ‘tocar’ com a alma e enxergar com o coração. Obrigado pela presença de todos”. Foi com este sentimento que o prefeito Angelo Perugini agradeceu a presença do público que acompanhou a 14º Cantata de Natal, na noite desta quinta-feira (05/12), evento que teve como tema “Fantasia Brasileira de Natal em um Ato”. O evento foi promovido pela Prefeitura de Hortolândia para celebrar o final de ano. Aproximadamente 160 pessoas conferiram as apresentações.

A Cantata de Natal teve a participação do coral “Contos e Encontros”, do Centro de Formação “Paulo Freire”, na interpretação de diversas canções e de vozes de quase 150 alunos, de cinco escolas municipais.

A 14ª edição trouxe novidades: a valorização dos sons e ritmos brasileiros. Em formato de musical, a “Fantasia Brasileira de Natal em um Ato” contou a história de um viajante saudoso, que percorreu as cinco regiões do País, embalado por canções tradicionais como “Aquarela”, de Toquinho, “Bola de Meia, Bola de Gude”, de Mílton Nascimento; e “Lamento Sertanejo” e “Isso aqui tá bom demais”, de Dominguinhos”.

“É com muita alegria que estamos aqui, celebrando mais um ano com muitas coisas boas para nossa cidade”, observou a secretária de Educação, Sandra Fagundes Freire.

 “É a primeira vez que venho ao evento e estou aproveitando. Curti bastante. Bem legal a iniciativa para a nossa arte e cultura”, observou a professora Mirela Rinelli.

CIDADÃO SOLIDÁRIO

Para auxiliar a campanha “Cidadão Solidário”, do Banco de Alimentos da Prefeitura, o evento também recebeu doações espontâneas de um quilo de alimento não perecível. Fundado há 13 anos, o órgão promove a distribuição mensal gratuita de gêneros alimentícios, feita por meio de 28 entidades cadastradas no programa. A ação beneficia, atualmente, mais de 3 mil pessoas, que têm sua alimentação reforçada, graças a esta doação.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Nossa Cidade

Prefeitura concreta pilares da nova ponte entre o Jd. São Sebastião e o Jd. Interlagos

Publicado

em

Caminhões carregados de concreto começaram a chegar na área do Jd. São Sebastião onde a Prefeitura constrói a nova ponte de ligação do bairro com o Jd. Interlagos. A concretagem dos pilares que servirão de base para a ponte é a primeira etapa da fase estrutural da obra. Com a nova ponte, a Administração Municipal garantirá um sistema viário mais seguro e eficaz entre o Jd. São Sebastião e Jd. Interlagos. Além da construção da ponte, a obra contemplará a canalização do córrego existente nas proximidades, em um trecho de 35,80 metros.

De acordo com a Secretaria de Obras, a ponte terá 308 metros de extensão e fará a travessia sobre o córrego, unindo as ruas Boca de Leão, no Jd. São Sebastião, e Joaquim Marcelino Leite, no Jd. Interlagos. A obra faz parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento) e será realizada com recursos financiados pelo Banco CAF.

A ponte em construção substituirá a atual passagem de veículos, que fica na altura do córrego e é inundada sempre que chove forte. Apesar de a rua Boca de Leão estar a apenas 270 metros da rua Joaquim Marcelino Leite, nos dias de chuva o trânsito fica bloqueado. Com isso, os motoristas são obrigados a fazer um desvio pela região central da cidade, trajeto de nove quilômetros, equivalente a 20 minutos de carro.

Obras do PIC

Esta é mais uma obra viária do PIC, que prevê mais de 100 intervenções e serviços que promoverão o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. As ações do PIC são realizadas pela Prefeitura por meio de parcerias com a iniciativa privada, governos estadual e federal, sendo que a principal fonte de recursos é um financiamento junto ao banco internacional CAF.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Nossa Cidade

Nova rua que ligará Jd. Santa Clara ao Jd. Nova Alvorada recebe base para asfalto

Publicado

em

Na área que fica atrás da Confibra, na região do Jd. Campos Verdes, surge uma nova rua, construída pela Prefeitura de Hortolândia para integrar desde o Jd. Santa Clara do Lago II até o Jd. Nova Alvorada. Nesta semana, o trabalho realizado foi o de implantação de pedras para compor a base de onde será aplicado o asfalto, ação que será realizada em breve. 

De acordo com a Secretaria de Planejamento Urbano, o novo sistema viário faz parte de um complexo de obras que inclui a construção de uma ponte sobre o Lago da Fé, estrutura que facilitará o acesso do Pq. Gabriel ao Jd. Novo Cambuí. Ao todo, serão cerca de 1,5 quilômetros de novo trecho asfaltado, desde o Jardim Santa Clara do Lago II até o Jd. das Figueiras. As intervenções são realizadas pela Administração, com recursos financiados pelo Banco CAF.

As próximas etapas da obra prevêem uma rotatória na rua Bolívia, dispositivo que irá organizar o trânsito das ruas próximas ao novo sistema viário, como a rua Edivaldo Diogo da Costa (Villagio Ghiraldelli) e a rua Rio Tapajós (Jd. Interlagos). Seguindo em linha reta pela via que está em obras, os motoristas vão acessar a rua Joaquim Martarolli, de onde será possível atravessar o Parque Lago da Fé pela ponte em construção. A passagem para veículos terá 170 metros de extensão. Apesar de o Parque Lago da Fé contar com calçada para pedestres em toda sua extensão, não é possível a travessia de veículos.

PIC

O novo sistema viário e a ponte sobre o Lago da Fé fazem parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), implantado pelo prefeito Angelo Perugini para estimular o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. O programa prevê mais de 100 obras e serviços, em diversas áreas. Para estas intervenções, o município conta recursos financeiros da iniciativa privada, dos governos estadual e federal.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo