Nossa Cidade

Academia de Saúde entra na reta final de obras

Após inauguração, prevista para novembro (2013), unidade terá aulas diárias de práticas saudáveis

Academia de saúde - Hortolândia/SP

Anuncio


A Prefeitura de Hortolândia comemora a conclusão de mais de 50% das obras de construção da Academia de Saúde, em andamento no Jardim Novo Ângulo. O espaço, voltado à realização de atividades de saúde, como práticas corporais, caminhadas e academia ao ar livre, já recebeu piso de concreto intertravado e o quiosque coberto está quase pronto. A entrega da academia acontece em novembro, quando o local começa a receber atividades diárias, com a supervisão de profissionais da área da saúde.

A obra acontece na Rua Domingos Batista de Souza. O projeto inclui pista de caminhada, pintura de toda a estrutura, instalação elétrica e iluminação, o que permitirá o uso da academia para atividades noturnas. Para isso, a Prefeitura investe aproximadamente R$ 120 mil.

A implantação do espaço é uma realização do programa Viva Mais e Melhor, ação da Secretaria de Governo que envolve todas as demais secretarias municipais com o objetivo de prevenir doenças, promover práticas e hábitos saudáveis. “Este será um local que proporcionará a participação da comunidade em atividades monitoradas, com o objetivo de melhorar a saúde. Assim, a Prefeitura investe na qualidade de vida do cidadão, com orientação para atitudes simples que fazem toda a diferença”, destacou o prefeito Antonio Meira.

A programação realizada na academia, após sua inauguração, será monitorada pela Secretaria de Saúde – Atenção Básica e Especializada, em parceria com a Secretaria de Esportes e Recreação, que cederá profissionais de educação física. As ações terão o mesmo conceito da Academia ao Ar Livre, presente em diversas praças e espaços públicos da cidade. A diferença será a realização de atividades monitoradas com o objetivo de prevenir doenças. A proposta é que o local receba diariamente aulas de ginástica localizada, Lian Gong (ginástica chinesa), alongamento e outras ações ligadas à saúde. A intenção é atingir um público diferenciado, encaminhado pela unidade de saúde do bairro, como grupos de hipertensos, diabéticos e de combate ao tabagismo.

Já nas academias ao ar livre, que existem em 25 lugares diferentes em Hortolândia, o monitoramento ocorre no sentido de orientar os usuários sobre a forma correta de usar os equipamentos para condicionamento físico.

Viva Mais e Melhor

O programa de governo Viva Mais e Melhor vai além do tratamento de doenças. As atividades têm o objetivo de proporcionar condições de mudança de hábito nas pessoas. Para o desenvolvimento deste conceito, todas as esferas da Prefeitura e órgãos públicos são envolvidos em ações intersetoriais. Além do comprometimento da Administração Municipal, a população também é chamada à ser parceira, com atitudes simples e eficazes para se alcançar uma maior longevidade.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo