Connect with us

Nossa Cidade

Ação de educação ambiental no Jd. Santa Emília aponta adesão da população ao descarte correto de resíduos nos PEVs

Prefeitura

Publicado

em

O hábito de fazer o descarte adequado de resíduos já está incorporado à rotina das pessoas. Esta foi a constatação durante o trabalho de educação ambiental que a Prefeitura de Hortolândia realizou, nesta segunda-feira (15/02), em mais de 300 casas no Jardim Santa Emília. Na região está localizado um dos três PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) que foram inaugurados mais recentemente pela Prefeitura, em julho de 2020. Os outros dois estão no Jardim Nossa Senhora de Fátima e no Jardim Santa Esmeralda.

Na ação, os agentes deram orientações e distribuíram material informativo aos moradores sobre a importância de fazer o descarte correto de resíduos no PEV da região.

“Os moradores que estão próximos ao PEV elogiaram o trabalho de coleta de materiais recicláveis da Prefeitura. Cerca de 90% das casas visitadas já sabe e utiliza a unidade para fazer o descarte dos resíduos”, destaca o coordenador do Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ricardo Zanoni. O trabalho continua na região nesta semana. A estimativa é visitar entre 900 a 1.000 imóveis na região.

A implantação dos três PEVs foi viabilizada com recursos do convênio firmado pela Prefeitura com o Ministério das Cidades, por meio da Caixa Econômica Federal. Com a ação de casa a casa na região, a Prefeitura cumpre o plano de trabalho de educação ambiental com os moradores, estabelecido pelo convênio.

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável também realizará o trabalho de casa a casa na próxima semana com moradores da região do Jardim Santa Esmeralda. Na semana passada, a ação foi realizada no Jardim Nossa Senhora de Fátima.

PEVS E LEVS

A população pode fazer o descarte correto de resíduos nos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) e LEVs (Locais de Entrega Voluntária de Recicláveis) da Prefeitura existentes na cidade.

Nos PEVs, os moradores podem descartar com segurança, gratuitamente, resíduos recicláveis e reaproveitáveis, como entulhos de construção, isopor, plástico PET, sofás, colchões velhos, o chamado “resíduo eletrônico”, dentre outros. Neles, não é permitido o descarte de lixo orgânico, resíduos industriais e provenientes dos serviços de saúde. 

No caso dos resíduos de construção, a quantidade de descarte é limitada a 1m³ por pessoa por mês, quantidade que equivale a 1.300kg, ou seja, cerca de 26 sacos de ráfia de 50kg ou o volume de uma caixa d’água de 1.000 litros. O horário de funcionamento dos PEVs é de segunda a domingo, inclusive feriados, das 8h às 12h e das 13h às 16h30, com exceção dos PEVs Orestes Ôngaro e Jardim Santiago. 

Atualmente, o município tem 11 PEVs. Estão em fase de construção mais dois no Jardim Nova Alvorada e no Jardim São Sebastião (Confira abaixo a lista dos PEVs existentes na cidade). Em razão da pandemia, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável ressalta que a população só pode utilizar os PEVs para fazer o descarte com o uso obrigatório de máscara. 

Já nos LEVs é possível descartar materiais como embalagens de vidro, garrafas pet, plásticos, papéis e papelões, isopor, copo descartável, entre outros materiais. Os LEVs recebem materiais 24h, todos os dias (Confira abaixo a lista dos LEVs existentes na cidade). 

Os materiais descartados pela população nos PEVs e LEVs é encaminhado para a Cooperativa Águia de Ouro, parceira da Prefeitura. A venda de recicláveis pela cooperativa gera renda para os cooperados, que são pessoas em situação de vulnerabilidade social. 

Veja a lista de PEVs existentes na cidade:

• PEV 1 – Jardim Nossa Senhora Auxiliadora: rua Antônio João de Amorim, esquina com a rua Sebastiana Oliveira da Silva

• PEV 2 – Jardim Adelaide: rua Paulo Roberto Soares (antiga rua 9), esquina com a Rua Benedito Macedo

• PEV 3 – Parque Gabriel: avenida Joaquim Martarolli, 2005

• PEV 4 – Jardim Interlagos: rua Rio Tapajós (antiga rua 5)

• PEV 5 – Vila Real: rua Orlando Cavalcante, esquina com a rua Joaquim Gregório de Moraes

• PEV 6 – Jardim Amanda: rua Augusto dos Anjos, s/nº

• PEV 7 – Orestes Ôngaro: rua Rio Pardo (antiga rua 13), 50, dentro do Aterro de Inertes

• PEV 8 – Jardim Santiago: rua João Joaquim Calixto, 230

• PEV 9 – Jardim Nossa Senhora de Fátima: rua Manoel Antônio da Silva, 610

• PEV 10 – Jardim Santa Emília: rua Luísa Febrônio Marini

• PEV 11 – Jardim Santa Esmeralda: rua Ágata, s/nº 

Em construção:

• PEV 12 – Jardim Nova Alvorada: rua Alcebíades Marques (antiga rua 5), próxima ao Parque Socioambiental Lago da Fé

• PEV 13 – Jardim  São Sebastião: rua Prof. Lúcio Alves da Costa (praça 2), no Loteamento Adventista Campineiro, próximo à AMCRESS (Associação dos Moradores do Jardim São Sebastião) 

Veja a lista de LEVs existentes na cidade:

1. LEV Parque Ortolândia: rua Pastor Germano Ritter (Praça Vereador José Costa Camargo, próximo à Sabesp)

2. LEV Jd. Firenze: rua Veneza (em frente ao Fórum) 

3. LEV Amanda: rua Tiradentes (em frente à lagoa)

4. LEV Parque Socioambiental Chico Mendes: rua João Mendes, s/nº, Parque Ortolândia 

5. LEV Jardim Everest: rua Pico do Atatiaia, em frente ao Nº 88

6. LEV Lago da Fé: avenida Wesley Dias Rodrigues, Jardim Nova Alvorada 

7. LEV Vila Real: avenida São Francisco de Assis (Praça da Paróquia Nossa Senhora do Rosário)

8. LEV Jardim Santa Esmeralda: rua Turmalina (em frente à EMEF Jardim Santa Esmeralda) 

9. LEV Jardim Nossa Senhora de Fátima: rua Cícero Ramos Meira (em frente à E.E. Pastor Roberto) 

10. LEV Jardim Nossa Senhora de Fátima: rua Albina Rodrigues Pereira, s/nº 

11. LEV Jardim Nossa Senhora de Fátima: rua Armelinda Espúrio da Silva, 785 (dentro da EMEB Josias da Silva Macedo) 

12. LEV São Sebastião (metálico): rua Pastor Ernesto Roth, 705, Loteamento Adventista Campineiro (divisa com Residencial São Sebastião)

13. LEV Jardim Novo Horizonte: rua Moacir de Souza Campos (em frente à EMEF Taquara Branca)

14. LEV Palácio das Águas: rua José Cláudio Alves dos Santos, 585, Remanso Campineiro               

15. LEV Câmara Municipal: rua Joseph Paul Julien Burlandy, 250, Parque Gabriel                                 

16. LEV Rua Luiz Camilo de Camargo, 630, Remanso Campineiro (ao lado da Casas Bahia)            

17. LEV Rua Alda Lourenço, em frente ao Nº 221, Remanso Campineiro (Praça do Bambino)

18. LEV E.E Priscila Fernandes da Rocha: rua Santos Dumont, Jardim Amanda               

19. LEV E.E Prof. Conceição Aparecida Terza Gomes Cardinales: rua Visconde do Rio Branco, Jardim Amanda

20. LEV do Remanso das Águas: Estrada Municipal Sabina Baptista de Camargo, perto do quiosque

21. LEV Jardim Santa Clara do Lago: rua Bolívia, ao lado do CREAPE, em frente a EMEF Viva Mais

22. LEV Parque Orestes Ôngaro: rua Domingos Batista de Souza, na praça ao lado do quiosque

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Melhores No. 1
Liquidificador Turbo , 900W, Copo de 2,7L, 127V, Preto, Mondial -L-900 FB.
  • 900W de potência:Potente no preparo de receitas como gelo, frutas congeladas, sucos , vitaminas, bolo, sopas, tortas e patês.
  • Copo de 2,7L ULTRARRESISTENTE:Copo resistente a quedas e riscos, e não pega cheiro. Prepara grandes quantidades de sucos, vitaminas e receitas
  • 5 velocidades + pulsar:A função “pulsar” do liquidificador l-900 é velocidade máxima - mistura de forma rápida alimentos pastosos como grão de bico, papinhas de bebê, cremes e Smoothies.
  • Função auto limpeza:Auxilia na limpeza do copo do liquidificador e, em especial, as suas lâminas. Para isso, encha o copo até metade com água e um pouquinho de detergente. Depois, aperte o botão pulsar alguns vezes e pronto!
  • Filtro:Entra a fruta coa e sai o suco ou molho filtrado. O filtro retira toda a semente deixando seus sucos prontos para serem tomados.
Melhores No. 2
Churrasqueira Elétrica Grand Steak & Grill II, Mondial, CH-06
  • 2000w de potência
  • Suporte com prateleira de apoio
  • Grelha e resistência removíveis
  • Grelha com altura regulável
  • Bandeja coletora de gordura
Melhores No. 3
Fogão Elétrico, 2 Bocas, 127V, Inox, Mondial - FE-03
  • 6 níveis de temperatura
  • Acabamento em aço inox
  • 2000w de potência
  • Termostato de segurança

Nossa Cidade

Prefeitura implanta gradis de segurança para travessia segura de pedestres na avenida da Emancipação

Prefeitura

Publicado

em

Pedestres que utilizam a avenida da Emancipação para deslocamento, podem realizar a travessia com mais segurança e tranquilidade. A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Obras, construiu uma passagem de pedestres com rampa no canteiro central da via, na altura do entroncamento com a avenida Olívio Franceschini. As equipes da Administração Municipal concluíram, nesta semana, a colocação de gradis de segurança.

A construção contribui com a travessia e também com quem utiliza as paradas de ônibus nos sentidos Rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença (SP-101) ou região central. As rampas também facilitam o acesso de pessoas com mobilidade reduzida. A ação faz parte das melhorias que estão em andamento na principal avenida da cidade.

CONSTRUÇÃO DA TERCEIRA FAIXA ESTÁ AVANÇADA 

Além da construção da rampa com gradis de segurança para travessia, a Prefeitura aplica asfalto na terceira faixa de rolagem da avenida da Emancipação, etapa da obra de ampliação da via.  Ao todo, serão construídos 550 metros de nova pista, desde o cruzamento com a Rua Barão de Itapura, no Residencial Maria de Lourdes, próximo à empresa Horto Portas e Janelas, até o entroncamento da avenida com a Rodovia Jornalista Francisco Aguirre de Proença (SP-101). De acordo com a Secretaria de Obras, a readequação viária segue acelerada com serviços todos os dias para agilizar a liberação completa do trânsito na principal avenida da cidade. Após a conclusão da obra na parte esquerda da pista, para quem vai no sentido Campinas, o trabalho será intensificado na parte direita, ao lado da empresa farmacêutica EMS, que, no momento, recebe ajustes como nivelamento e terraplanagem.

Após a obra, motoristas que seguirem pela avenida da Emancipação, sentido Monte Mor/Rodovia dos Bandeirantes, terão maior fluidez no trânsito, sem a necessidade de parar no trevo da EMS. O objetivo da Prefeitura é acabar com o congestionamento de veículos que se forma neste trecho da avenida, principalmente em horários de pico. Outra obra será realizada pela Administração Municipal, neste mesmo contrato, na Avenida da Emancipação, mas no sentido de entrada da cidade. Trata-se da adequação viária que tornará o trânsito mais seguro para quem vem a Hortolândia pela SP-101.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Melhores No. 1
Liquidificador Turbo , 900W, Copo de 2,7L, 127V, Preto, Mondial -L-900 FB.
  • 900W de potência:Potente no preparo de receitas como gelo, frutas congeladas, sucos , vitaminas, bolo, sopas, tortas e patês.
  • Copo de 2,7L ULTRARRESISTENTE:Copo resistente a quedas e riscos, e não pega cheiro. Prepara grandes quantidades de sucos, vitaminas e receitas
  • 5 velocidades + pulsar:A função “pulsar” do liquidificador l-900 é velocidade máxima - mistura de forma rápida alimentos pastosos como grão de bico, papinhas de bebê, cremes e Smoothies.
  • Função auto limpeza:Auxilia na limpeza do copo do liquidificador e, em especial, as suas lâminas. Para isso, encha o copo até metade com água e um pouquinho de detergente. Depois, aperte o botão pulsar alguns vezes e pronto!
  • Filtro:Entra a fruta coa e sai o suco ou molho filtrado. O filtro retira toda a semente deixando seus sucos prontos para serem tomados.
Melhores No. 2
Churrasqueira Elétrica Grand Steak & Grill II, Mondial, CH-06
  • 2000w de potência
  • Suporte com prateleira de apoio
  • Grelha e resistência removíveis
  • Grelha com altura regulável
  • Bandeja coletora de gordura
Melhores No. 3
Fogão Elétrico, 2 Bocas, 127V, Inox, Mondial - FE-03
  • 6 níveis de temperatura
  • Acabamento em aço inox
  • 2000w de potência
  • Termostato de segurança
Continue Lendo

Nossa Cidade

Termina, neste domingo (07/03), inscrição para Curso de Instrumentos de Gestão de Pessoal da Escola de Gestão Pública

Prefeitura

Publicado

em

Encerram-se, neste domingo (07/03), as inscrições gratuitas para o “Curso de Instrumentos de Gestão de Pessoal”, promovido pela Prefeitura de Hortolândia. A ação é da EGPH (Escola de Gestão Pública de Hortolândia), órgão da Secretaria de Administração e Gestão de Pessoal. A formação é voltada a servidores municipais do executivo, efetivos e comissionados; membros de conselhos e colegiados municipais, bem como servidores do Hortoprev e da Câmara Municipal.

Interessados devem preencher o requerimento disponível no edital de Chamada Pública, que pode ser consultado no Diário Oficial Eletrônico do Município n° 1136, do dia 25 de fevereiro, e disponível neste link: https://publicacoesmunicipais.com.br/eatos/hortolandia. Após preencher e assinar o documento é preciso enviar cópia em PDF para o e-mail
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
.

O curso tem carga horária de 200 horas/aula e será realizado inteiramente de maneira remota e online, via Zoom Meeting. As aulas serão ministradas uma vez por semana, toda quinta-feira, das 8h30 às 12h, pelo diretor da EGPH, Carlos Maldonado. Começam no dia 18 de março de 2021 e vão até 16 de dezembro de 2021. Estão previstos ao todo 40 encontros, cada um deles com duração de três horas e meia por semana, e 60 horas destinadas à realização dos trabalhos e outros mecanismos constantes da avaliação do curso.

Segundo o edital, entre os objetivos da formação estão: (a) capacitar dirigentes, conselheiros e servidores municipais visando a uma gestão de pessoal voltada para cumprimento da função social da Prefeitura Municipal de Hortolândia; (b) criar as condições para o conhecimento dos estatutos [Lei nº 2004/2008] e das carreiras [LC Complementar nº 12/2010] bem como dos instrumentos de gestão contidos nestes diplomas legais e na legislação e regulamentação a estas associadas; (c) fornecer ferramentas de gestão de pessoal para os gestores públicos municipais e otimização dos procedimentos sistêmicos de gestão nas secretarias municipais e no órgão central responsável pela gestão de pessoal.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Melhores No. 1
Liquidificador Turbo , 900W, Copo de 2,7L, 127V, Preto, Mondial -L-900 FB.
  • 900W de potência:Potente no preparo de receitas como gelo, frutas congeladas, sucos , vitaminas, bolo, sopas, tortas e patês.
  • Copo de 2,7L ULTRARRESISTENTE:Copo resistente a quedas e riscos, e não pega cheiro. Prepara grandes quantidades de sucos, vitaminas e receitas
  • 5 velocidades + pulsar:A função “pulsar” do liquidificador l-900 é velocidade máxima - mistura de forma rápida alimentos pastosos como grão de bico, papinhas de bebê, cremes e Smoothies.
  • Função auto limpeza:Auxilia na limpeza do copo do liquidificador e, em especial, as suas lâminas. Para isso, encha o copo até metade com água e um pouquinho de detergente. Depois, aperte o botão pulsar alguns vezes e pronto!
  • Filtro:Entra a fruta coa e sai o suco ou molho filtrado. O filtro retira toda a semente deixando seus sucos prontos para serem tomados.
Melhores No. 2
Churrasqueira Elétrica Grand Steak & Grill II, Mondial, CH-06
  • 2000w de potência
  • Suporte com prateleira de apoio
  • Grelha e resistência removíveis
  • Grelha com altura regulável
  • Bandeja coletora de gordura
Melhores No. 3
Fogão Elétrico, 2 Bocas, 127V, Inox, Mondial - FE-03
  • 6 níveis de temperatura
  • Acabamento em aço inox
  • 2000w de potência
  • Termostato de segurança
Continue Lendo

Nossa Cidade

“Mulheres protagonistas: avanços e desafios” é o tema da palestra desta segunda-feira (08/03), na programação do Mês da Mulher

Prefeitura

Publicado

em

“Mulheres protagonistas: avanços e desafios” é o tema em debate no segundo dia da programação especial para o Mês da Mulher, elaborada pela Prefeitura de Hortolândia. O evento acontece nesta segunda-feira (08/03), às 19h, de maneira remota e online, via plataforma Zoom. Para participar, basta acessar o link bit.ly/MulheresDia08.

Os diálogos são uma iniciativa do Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres da Secretaria de Governo, por meio do Setor de Políticas Públicas para Mulheres, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e a ONG (Organização Não Governamental) Mulher em Ação. 

Três convidadas participarão da conversa: a assessora parlamentar e presidente da ONG “Mulheres em Ação”, Iracilda  Aparecida dos Santos, a Nega; a advogada, especialista em segurança pública e secretária municipal adjunta de Segurança, também presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Adriana Carvalho; e a educadora infantojuvenil, educadora especial inclusiva, fundadora da ação social “Corrente do Bem” e participante do Projeto de Mulheres “Empoderadas”, Aleksandra Borges.

Mês da Mulher

Ao longo do mês, haverá, ao todo, cinco encontros, que trarão temas relevantes para o fortalecimento do protagonismo feminino. Todos começam às 19h, via plataforma Zoom (veja abaixo).

O Dia Internacional da Mulher é comemorado no dia oito de março. Segundo a revista Nova Escola, embora a data esteja associada ao protesto feito por milhares de operárias russas, em 1917, ao Czar Nicolau II, pelas longuíssimas jornadas de trabalho e baixíssimos salários, pela fome e em protesto pela participação do país na Primeira Guerra Mundial, o Século XX marca um período de intensas lutas feministas por melhores condições de vida, de trabalho e ampliação de direitos.

Confira abaixo a programação completa:

segunda-feira, 08/03, 19h – “Mulheres protagonistas: avanços e desafios”

Link 2° palestra: bit.ly/MulheresDia08

quarta-feira, 17/03, 19h – “Mulheres na política e na administração pública”

Link 3º palestra: bit.ly/MulheresDia17

quarta-feira, 24/03, 19h – “Intolerância religiosa e preconceito”

Link 4º palestra: bit.ly/MulheresDia24

sexta-feira, 26/03, 19h – “Mulheres nas ações sociais”

quarta-feira, 31/03, 19h – “Fator pandemia para as mulheres”

Link 5º palestra: bit.ly/MulheresDia31

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Melhores No. 1
Liquidificador Turbo , 900W, Copo de 2,7L, 127V, Preto, Mondial -L-900 FB.
  • 900W de potência:Potente no preparo de receitas como gelo, frutas congeladas, sucos , vitaminas, bolo, sopas, tortas e patês.
  • Copo de 2,7L ULTRARRESISTENTE:Copo resistente a quedas e riscos, e não pega cheiro. Prepara grandes quantidades de sucos, vitaminas e receitas
  • 5 velocidades + pulsar:A função “pulsar” do liquidificador l-900 é velocidade máxima - mistura de forma rápida alimentos pastosos como grão de bico, papinhas de bebê, cremes e Smoothies.
  • Função auto limpeza:Auxilia na limpeza do copo do liquidificador e, em especial, as suas lâminas. Para isso, encha o copo até metade com água e um pouquinho de detergente. Depois, aperte o botão pulsar alguns vezes e pronto!
  • Filtro:Entra a fruta coa e sai o suco ou molho filtrado. O filtro retira toda a semente deixando seus sucos prontos para serem tomados.
Melhores No. 2
Churrasqueira Elétrica Grand Steak & Grill II, Mondial, CH-06
  • 2000w de potência
  • Suporte com prateleira de apoio
  • Grelha e resistência removíveis
  • Grelha com altura regulável
  • Bandeja coletora de gordura
Melhores No. 3
Fogão Elétrico, 2 Bocas, 127V, Inox, Mondial - FE-03
  • 6 níveis de temperatura
  • Acabamento em aço inox
  • 2000w de potência
  • Termostato de segurança
Continue Lendo

Noticias

Nossa Cidade14 minutos atras

Prefeitura implanta gradis de segurança para travessia segura de pedestres na avenida da Emancipação

Pedestres que utilizam a avenida da Emancipação para deslocamento, podem realizar a travessia com mais segurança e tranquilidade. A Prefeitura...

Nossa Cidade19 minutos atras

Termina, neste domingo (07/03), inscrição para Curso de Instrumentos de Gestão de Pessoal da Escola de Gestão Pública

Encerram-se, neste domingo (07/03), as inscrições gratuitas para o “Curso de Instrumentos de Gestão de Pessoal”, promovido pela Prefeitura de...

Nossa Cidade54 minutos atras

“Mulheres protagonistas: avanços e desafios” é o tema da palestra desta segunda-feira (08/03), na programação do Mês da Mulher

“Mulheres protagonistas: avanços e desafios” é o tema em debate no segundo dia da programação especial para o Mês da...

Policial58 minutos atras

Comerciante é morto com dois disparos de arma de fogo nas costas

Um homem foi baleado com dois disparos de arma de fogo nas costas na tarde desta sexta-feira, no Jardim São...

Nossa Cidade2 horas atras

Prefeitura informa que Perugini segue estável e internado na UTI

Nesta sexta-feira, (05/03), a Prefeitura de Hortolândia atualiza as informações sobre o estado de saúde do prefeito Angelo Perugini. Ele...

Nossa Cidade3 horas atras

Dupla Camilla e Ludmilla faz lançamento online de clipe neste domingo (07/03)

A dupla Camilla e Ludmilla tem novidade boa para os fãs. Neste domingo (07/03), elas lançam o clipe de sua...

Publicidade

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares