Nossa Cidade

ACIAH aciona a Justiça para garantir abertura do comércio nos feriados em Hortolândia

A ACIAH (Associação Comercial e Industrial de Hortolândia) acionou a Justiça na última sexta-feira, dia 20, para garantir o direito dos comerciantes do Município de abrirem seus comércios durante os feriados  facultativos. A Aciah reforça a informação que Natal, Ano Novo, Sexta-feira Santa e Dia do Trabalho, a abertura do comércio é proibida.

A decisão foi tomada devido à demora no acordo coletivo entre os sindicatos dos empregados e o sindicato patronal. Sendo assim, um Mandado de Segurança foi solicitado pelo presidente da ACIAH, Almir Grizante, para garantir esse direito por parte dos comerciantes de Hortolândia.

Anuncio


A ACIAH vem pedindo urgência no acordo entre o SindComerciários e o SindVarejistas desde o segundo semestre de 2017. O impasse entre os sindicatos está prejudicando o comércio de Hortolândia e, de acordo com os próprios comerciantes, o SindComerciários informou aos comerciantes que, para abrirem seus comércios, eles deveriam assinar o acordo direto com o sindicato (SindComerciários).

O SindComerciários teria informado aos comerciantes, segundo relatos dos próprios empresários, que, para abrirem, eles poderiam fazer um acordo individual concordando com a proposta do SindComerciários, ponto em que a ACIAH não concorda.

“Os empresários ligaram pra gente contando sobre a proposta de acordo individual proposta pelo SindComerciários. Nós não concordamos com isso e por isso acionamos a Justiça, para garantir a liberdade de trabalho dos comerciantes”, afirmou o presidente Almir Grizante.

Considerando que a Convenção Coletiva 2016/2017 expirou no dia 31/08/2017, o SindiVarejista de Campinas e Região apresentou a seguinte proposta: reajuste de 1,73%, mais abono de R$ 300,00. O Sindcomerciários de Sumaré e Hortolândia não concorda, onde está tendo o impasse de ambas com o reajuste proposto.

A ACIAH se reuniu com o sindicato dos empregados, o Sincomerciários de Sumaré e Hortolândia, no dia 14 de novembro, no intuito de que o comércio não “pague” com o impasse com os sindicatos, onde foi informado da proibição da abertura do comércio aos feriados enquanto o acordo entre as partes não for assinado.

SERVIÇO

ACIAH – Associação Comercial e Industrial de Hortolândia

Rua Zacarias Costa Camargo, 150, Centro, Hortolândia/SP

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo