Connect with us
Publicidade

Nossa Cidade

Acolhida e empatia são temas de palestra voltada a coordenadores pedagógicos da rede municipal

Prefeitura

Publicado

em

 

“Acolhimento empático em tempos de crise”. Este é o tema da palestra virtual, ministrada, na tarde desta quarta-feira (10/06), pelo psicólogo Guilherme Rafael Gonçalves, a convite da Prefeitura de Hortolândia. Voltada a coordenadores pedagógicos, a formação buscou preparar os profissionais da rede municipal de educação para a nova realidade nas escolas, pós pandemia de Coronavírus. Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, participaram do evento sobre saúde mental os 56 coordenadores pedagógicos da rede.

 

A ideia é que os participantes sejam multiplicadores das orientações aos professores que, por sua vez, irão acolher alunos, familiares e a comunidade escolar. Isso porque, neste período de isolamento social, muitas pessoas têm enfrentado dificuldades, medo e, inclusive, luto.

 

De acordo com a coordenação pedagógica do Centro de Formação dos Profissionais em Educação “Paulo Freire”, a principal abordagem da palestra foi a acolhida dos professores em tempos de crise pessoal, diante dos problemas enfrentados pelo indivíduo e também pelo coletivo, em razão da pandemia de Coronavírus.

 

Conforme a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Sandra Fagundes Freire, o tema é bastante relevante para que todos os profissionais da rede municipal de Hortolândia tenham suas demandas emocionais acolhidas e, também, para que estejam preparados para acolher as dos alunos. “É importante unir esforços e trabalhar o fortalecimento dos vínculos afetivos neste período de isolamento. Mesmo por meio do diálogo online, a equipe gestora da Educação se prepara com estudos específicos da psicologia e ações pedagógicas no coletivo, pensando no apoio em cada comunidade escolar”, pontua Sandra.

 

Para o psicólogo que apresentou a palestra, este é o momento oportuno para tratar do assunto com os profissionais da educação, uma vez que, em breve, eles entrarão na linha de frente no tratamento das consequências da pandemia. “Vejo com naturalidade a busca e construção de recursos para que estes profissionais da educação possam lidar com a demanda que está para surgir. A comunidade espera que a escola ofereça caminhos para as diversas situações que se apresentam, já que este ambiente compartilha as vivencias da comunidade, na figura dos alunos, dos pais e dos profissionais. Uma postura acolhedora, baseada na empatia, faz sentido num ambiente com tanta proximidade, principalmente após passarmos por este período conturbado da pandemia”, justifica Gonçalves.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Bailarinas hortolandense são premiadas em competição Panamerican Dance

Portal Hortolândia

Publicado

em

Bailarinas de Hortolândia de uma Escola que fica no Jardim Interlagos, são premiadas na competição nacional Panamerican Dance, que carrega o titulo de maior competição de dança da América Latina.

A competição nacional Panamerican Dance, que carrega o titulo de maior competição de dança da América Latina, conta com o patrocínio de festivais internacionais como “Summer Program Russian Ballet – USA”, “Livorno in Danza – Itália”, “Festival de Danzas del Mercosul – Argentina” e “Chile em Dança – Chile”. A banca de jurados possui bailarinos renomados como Alice Arja, professora, coreógrafa e diretora geral e artística de escolas no RJ e da Cia de Ballet do RJ. Criadora da sua própria metodologia de ensino com base na Técnica de Dança Clássica: Inglesa, Russa (Vaganova) e Cubana. 

Atualmente é Relações Internacionais na América do Sul do Miami City Ballet. E Alex Lima, com uma experiência de 14 anos no mundo da dança atuando como bailarino, coreógrafo, professor e jurado em festivais no Brasil e desde 2015 atua como representante das competições internacionais de dança Livorno en danza, na Itália e Amsterdanz na Holanda, selecionado grupos nas competições para representar o Brasil internacionalmente. 

Com mais de 250 coreografias e a participação de mais de 15 estados, a premiação seleciona o primeiro, segundo e terceiro lugar baseado na pontuação técnica, separado por gênero, idade e estilo de dança, ainda contando com premiações especiais com bolsas e convites para festivais e escolas internacionais.

O grupo selecionado de meninas entre 15 e 17 anos já treina junto a 4 anos, com treinos quase diários e de longas horas. Fazendo suas próprias coreografias sob a orientação da professora Sarah Christina Velloso, usando de diversas técnicas e da melhor abordagem necessária.

As aulas de ballet clássico e Jazz contam com meninas e meninos de 3 até 17 anos e a turma adulta a partir de 18 anos. Meninos possuem bolsa 100% de desconto e ambos têm a oportunidade de aprender modalidades diferentes de dança e atuação, integrando as aulas de técnica de dança. 

Nosso grupo de Hortolândia competiu na categoria solo sênior, com 3 coreografias no estilo livre de dança, e 1 coreografia em grupo também sênior no estilo livre de dança. Todas as coreografias foram premiadas.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Coronavírus Hortolândia: 4499 casos confirmados, 4302 curados e 156 óbitos

Redação

Publicado

em

Por

O boletim sobre coronavírus divulgado pela Secretaria de Saúde de Hortolândia, nesta segunda-feira(26) mostra que o município teve 4499 casos confirmados, 4302 curados e 156 óbitos.

Casos confirmados: 03 pacientes internados em UTI’s fora do município; 0 em enfermaria fora do município; 0 no Hospital Municipal Mário Covas; 03 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 35 em isolamento domiciliar.

Casos suspeitos – aguardando exame: 05 casos internados em UTI’s fora do município; 04 em enfermaria fora do município; 0 caso no Hospital Municipal Mário Covas; 06 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 121 em isolamento domiciliar.

5369 casos já foram descartados mediante resultado do exame de Covid-19.

Desde o dia 17/05, os casos de síndrome gripal sem coleta de exames estão excluídos dos boletins diários. Somente constarão no relatório, os casos em que são colhidos exames para diagnosticar pacientes contaminados pelo Coronavírus.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Previsão de chuva e queda nas temperaturas para o fim da semana

Portal Hortolândia

Publicado

em

Nesta segunda-feira (26) a temperatura mínima registrada pelo Cepagri (Unicamp) em Campinas foi de 15,4ºC às 6:40. Apesar da formação de algumas nuvens rasas já nas primeiras horas da manhã. A temperatura máxima prevista é de 32C.

A previsão para a terça-feira (27) é de nebulosidade variável, com maior cobertura de nuvens no período da tarde. Essas nuvens devem se desenvolver verticalmente, formando nuvens mais profundas, e provocar pancadas de chuva de forma isolada a partir da tarde. As temperaturas ficam entre 20 e 31ºC.

A tendência para a quarta-feira (28) é de predomínio de sol e temperaturas entre 18 e 32ºC. Entre a quinta e a sexta-feira são esperadas chuvas mais volumosas, devido à passagem de uma frente fria, que deverá provocar uma queda nas temperaturas entre o final de outubro e o início de novembro.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Populares