Connect with us
Publicidade


Nossa Cidade

Adaptação do clássico “Frankenstein” é o livro mais lido em fevereiro da Biblioteca Municipal

Prefeitura

Publicado

em

Publicado há mais de 400 anos, o livro “Frankenstein”, da romancista britânica Mary Shelley (1797-1851), que conta a história de um cientista que cria um “ser” de aparência repugnante, continua a encantar novas gerações de leitores. Prova disso é que uma adaptação deste grande clássico da literatura mundial foi o título que ficou em 1º lugar no ranking das obras mais lidas em fevereiro pelos usuários da Biblioteca Municipal “Terezinha França de Mendonça Duarte”, órgão da Prefeitura de Hortolândia. Ainda em fevereiro, a biblioteca registrou um total de 1.223 empréstimos de livros e o cadastro de 78 novos usuários. 

O ranking traz ainda uma adaptação de outro clássico da literatura mundial, “Os Miseráveis”, do romancista francês Victor Hugo (1802-1885). A literatura brasileira também marca presença no ranking com duas obras clássicas, “O Ateneu”, de Raul Pompeia; e “Capitães da Areia”, de Jorge Amado. Outro destaque no ranking é uma obra literária mais recente, mas que também já pode ser considerada clássica, o romance “História do Cerco de Lisboa”, do autor português José Saramago. 

De acordo com o coordenador da biblioteca, Rafael Antônio da Silva, o ranking reflete o início do ano letivo nas escolas. “Estas adaptações de obras literárias numa linguagem para o público juvenil puxaram o ranking de fevereiro. Os empréstimos de tais obras são impulsionados pelas escolas que pedem a leitura desses livros para trabalho, pesquisa ou prova. Isso é um bom sinal, pois mostra que, além de ser um ponto cultural, a Biblioteca Municipal é também um equipamento útil para a educação”, destaca Silva. O ranking traz também muitos títulos de ficção com grande procura pelo público infantojuvenil e jovem, dentre os quais “O Senhor dos Anéis” e as séries “Diário de Um Banana” e “Harry Potter”.

CADASTRO

Para quem se interessou em pegar livros emprestados da Biblioteca Municipal, é necessário fazer a Carteirinha do Leitor. Para isso, é necessário ser morador da cidade e apresentar cópia da Carteira de Identidade (RG) e cópia de comprovante de residência. Já para menores de idade, é necessário que o pai, a mãe ou responsável leve cópia da Carteira de Identidade. Pessoas que não moram na cidade também podem fazer o cadastro. Para isso, elas devem comprovar ter algum vínculo com a cidade (trabalho ou estudo). 

No final do ano passado, a biblioteca implantou o cadastro digital para novos usuários. Com isso, o interessado não precisa mais levar uma foto 3X4. A imagem será feita na hora por meio de uma webcam. O interessado também não precisa mais preencher à mão a ficha de cadastro. O preenchimento é feito pelos funcionários da biblioteca, direto no computador. De acordo com o coordenador, a biblioteca tem cerca de 5.000 leitores cadastrados. O acervo da biblioteca, com cerca de 17 mil títulos, pode ser consultado via internet por meio do site http://biblivre.hortolandia.sp.gov.br/Biblivre5/single/.

A Biblioteca Municipal “Terezinha França de Mendonça Duarte” fica no piso inferior do Open Shopping, localizado na rua Luiz Camilo de Camargo, 581. Mais informações podem ser obtidas pelo BiblioZap, serviço de atendimento via aplicativo WhatsApp, pelo telefone 3887-1684 ou pelo e-mail

\n

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


.

Confira abaixo o ranking dos livros mais emprestados em fevereiro na Biblioteca Municipal:

1. “Frankenstein” – Mary Shelley (adaptação de Cláudia Lopes)

2. “Como Fazer Amigos & Influenciar Pessoas” – Dale Carnegie

3. “Os Miseráveis” – Victor Hugo (adaptação de José Angeli)

4. “Turma da Mônica Jovem: O Casamento do Século” – Maurício de Souza 

5. “My Little Pony: Pinkie Pie Faz A Festa” 

6. “My Little Pony: Rarity Dita A Moda”

7. ““My Little Pony: Twilight Sparkle Faz Novas Amizades”

8. “O Ateneu” – Raul Pompeia

9. “A Maldição do Tigre” – Colleen Houck

10. “Não Olhe!” (livro 2)  – FML Pepper

11. “A Maldição do Titã” – Rick Riordan

12. “Diário de Um Banana: As Memórias de Greg Heffley” – Jeff Kinney 

13. “A Linguagem das Flores” – Vanessa Diffenbaugh

14. “O Senhor dos Anéis” – J.R.R. Tolkien

15. “Não Pare!” (livro 1) – FML Pepper

16. “Capitães da Areia” – Jorge Amado

17. “Quem É Você, Alasca?” – John Green

18. “A Herdeira” – Kiera Cass

19. “Harry Potter e O Prisioneiro de Azkaban” – J.K. Rowling

20. “História do Cerco de Lisboa” – José Saramago

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Coronavírus Hortolândia: 7050 casos confirmados, 6709 curados e 195 óbitos

Redação

Publicado

em

Por

O boletim sobre coronavírus divulgado pela Secretaria de Saúde de Hortolândia, nesta quinta-feira(21) mostra que o município teve 7050 casos confirmados, 6709 curados e 195 óbitos.

Casos confirmados: 09 pacientes internados em UTI’s fora do município; 01 em enfermaria fora do município; 01 na UTI do Hospital Municipal Mário Covas e 00 na enfermaria; 14 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 121 em isolamento domiciliar.

Casos suspeitos – aguardando exame: 04 casos internados em UTI’s fora do município; 09 em enfermaria fora do município; 01 caso na UTI do Hospital Municipal Mário Covas; 05 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 1113 em isolamento domiciliar.

9020 casos já foram descartados mediante resultado do exame de Covid-19.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Prefeito de Hortolândia é eleito presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC

Prefeitura

Publicado

em

O prefeito de Hortolândia, Angelo Perugini, acaba de se tornar presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC (Região Metropolitana de Campinas). Ele e o prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, eleito vice-presidente, estarão à frente do colegiado durante um ano, podendo o mandato ser renovado por igual período.

Perugini e Reis foram escolhidos, nesta terça-feira (19/01), durante a primeira reunião do Conselho neste ano, realizada no Hotel Fazenda Duas Marias, em Jaguariúna. Prefeitos e representantes do Estado, que compõem o Conselho da RMC, participaram da eleição. O encontro reuniu 17 dos 20 chefes do Executivo Municipal que compõem o colegiado.

“O papel do presidente é o papel de articulador, de motivador. Eu me disponho a ser o motivador de vocês para que tenha uma região metropolitana bem articulada, com presença forte para negociação com o Governo do Estado e com o Governo Federal”, afirmou Perugini. “Temos que conquistar recursos efetivos e ter uma relação mais proativa com o Governo do Estado. É isso que eu e o Gustavo Reis estamos nos propondo”, completou o prefeito de Hortolândia.

Sobre o Conselho de Desenvolvimento da RMC

O Conselho de Desenvolvimento da RMC é um órgão deliberativo, que trata de reivindicações e projetos conjuntos dos municípios, além de convênios e da utilização de recursos do Fundocamp (Fundo de Desenvolvimento da RMC). O fundo é formado pelas anualidades pagas pelas próprias prefeituras e tem na Agemcamp (Agência Metropolitana) o braço executivo para implementar políticas e ações. Os seis membros do Conselho do Fundocamp também foram eleitos na reunião.

 

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Prática esportiva com acompanhamento profissional pode ser realizada mesmo em casa

Prefeitura

Publicado

em

Mesmo com a suspensão temporária dos treinos habituais e de alto rendimento do Projeto Escolinhas Esportivas da Prefeitura de Hortolândia e das práticas esportivas nos espaços públicos, por tempo indeterminado, para evitar a disseminação do Coronavírus, é importante a realização de atividades que mantenham o movimento corporal e contribuam com a saúde da população. 

De acordo com a Secretaria de Esporte e Lazer de Hortolândia, atividades básicas como caminhar ao ar livre e subir escadas em vez de utilizar o elevador, por exemplo, ajudam a deixar o corpo ativo e a saúde em dia. Outras atividades físicas também podem ser realizadas em casa, mas sempre com atenção, auxílio profissional e respeito aos limites de cada um.

“Há uma forma de praticar exercícios em casa utilizando o peso do corpo, por exemplo. Abdominal, flexão e alongamento são algumas das atividades que, se realizadas de maneira correta, 30 minutos por dia, três vezes por semana, contribuem com a saúde do praticante. Antes de começar, o conselho é bom se consultar, mesmo que de maneira online, com um profissional da área de educação física. O limite do corpo deve ser respeitado também. Cada organismo reage à atividade física de uma forma e ao respeitar os limites, as lesões são evitadas”, explica Felipe Belozo, mestre em treinamento esportivo pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e gerente de esportes da Prefeitura de Hortolândia.

“Caminhadas e andar de bicicleta são algumas práticas que se realizadas, todos os dias, em um período entre meia hora e uma hora também contribuem muito com a saúde. A internet pode ser perigosa, pois há pessoas que não são capacitadas para realizar treinamentos esportivos. Portanto, pesquisar e se informar antes de seguir treinos de pessoas que não são habilitadas é a principal forma de preservar a saúde”, analisa Belozo.

No início da pandemia, a Prefeitura disponibilizou uma série de vídeos para contribuir com a prática esportiva em casa. Clique nos links abaixo para acompanhar:

https://www.facebook.com/watch/?v=221441512299611

https://www.facebook.com/watch/?v=2320516728242299

https://www.facebook.com/watch/?v=239252604192142

https://www.facebook.com/watch/?v=814279215734290

https://www.facebook.com/watch/?v=2916616978374405

https://www.facebook.com/watch/?v=220930642572331

https://www.facebook.com/watch/?v=917736948660407

De acordo com a Secretaria de Esporte e Lazer, os alunos matriculados nas modalidades esportivas de todos os espaços do Projeto Escolinhas Esportivas podem ficar tranquilos: ninguém perderá a matrícula e eles poderão retornar aos treinos normalmente, após a volta das atividades. Quem está na lista de espera também não perderá a vez de realizar a matrícula, quando o serviço voltar.

Confira abaixo os espaços esportivos fechados:

– Campo do Remanso Campineiro (Em reforma)

– Campo do Adelaide

– Campo do Poliesportivo

– Campo do Rosolen

– Campo do Caic (Jd. Amanda)

– Campo da Confibra (Construção de arquibancada em andamento)

– Campo Society do Jd. Adelaide

– Ginásio Poliesportivo Victor Savala

– Academia Municipal “Jaime Pereira”

– Poliesportivo “Nelson Cancian”

– Centro de Especialidades em Artes Marciais “Eliel Gomes”

– Centro de Treinamento em Ginástica Artística “Yasmin Geovana Santos Bonfin”

– Espaço Cantuário 

– CIF Santa Clara

– “Estação Cidadania de Esportes – Deputado Luiz Lauro Filho” 

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Noticias

Nossa Cidade2 horas atras

Coronavírus Hortolândia: 7050 casos confirmados, 6709 curados e 195 óbitos

O boletim sobre coronavírus divulgado pela Secretaria de Saúde de Hortolândia, nesta quinta-feira(21) mostra que o município teve 7050 casos...

São Paulo13 horas atras

Fatecs divulgam lista de classificação geral do Vestibular do 1º semestre de 2021

Está disponível em vestibularfatec.com.br a lista de classificação geral do processo seletivo das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) para o primeiro...

Nossa Cidade17 horas atras

Prefeito de Hortolândia é eleito presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC

O prefeito de Hortolândia, Angelo Perugini, acaba de se tornar presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC (Região Metropolitana de...

Nossa Cidade17 horas atras

Prática esportiva com acompanhamento profissional pode ser realizada mesmo em casa

Mesmo com a suspensão temporária dos treinos habituais e de alto rendimento do Projeto Escolinhas Esportivas da Prefeitura de Hortolândia...

Nossa Cidade17 horas atras

Bate papo de cinema do Ponto MIS exibe documentário sobre Adoniran Barbosa

Adoniran Barbosa, um dos mais importantes artistas do samba, é a atração do projeto online “Bate-Papo de Cinema”, realizado pela...

Nossa Cidade17 horas atras

Prefeitura mantém distribuição de cestas básicas para famílias em vulnerabilidade social

A fim de auxiliar moradores em situação vulnerável, afetados pela pandemia do Coronavírus, a Prefeitura de Hortolândia distribui cestas de...

Publicidade

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares