Nossa Cidade

Adaptação do clássico “Frankenstein” é o livro mais lido em fevereiro da Biblioteca Municipal

Publicado há mais de 400 anos, o livro “Frankenstein”, da romancista britânica Mary Shelley (1797-1851), que conta a história de um cientista que cria um “ser” de aparência repugnante, continua a encantar novas gerações de leitores. Prova disso é que uma adaptação deste grande clássico da literatura mundial foi o título que ficou em 1º lugar no ranking das obras mais lidas em fevereiro pelos usuários da Biblioteca Municipal “Terezinha França de Mendonça Duarte”, órgão da Prefeitura de Hortolândia. Ainda em fevereiro, a biblioteca registrou um total de 1.223 empréstimos de livros e o cadastro de 78 novos usuários. 

O ranking traz ainda uma adaptação de outro clássico da literatura mundial, “Os Miseráveis”, do romancista francês Victor Hugo (1802-1885). A literatura brasileira também marca presença no ranking com duas obras clássicas, “O Ateneu”, de Raul Pompeia; e “Capitães da Areia”, de Jorge Amado. Outro destaque no ranking é uma obra literária mais recente, mas que também já pode ser considerada clássica, o romance “História do Cerco de Lisboa”, do autor português José Saramago. 

Anuncio


De acordo com o coordenador da biblioteca, Rafael Antônio da Silva, o ranking reflete o início do ano letivo nas escolas. “Estas adaptações de obras literárias numa linguagem para o público juvenil puxaram o ranking de fevereiro. Os empréstimos de tais obras são impulsionados pelas escolas que pedem a leitura desses livros para trabalho, pesquisa ou prova. Isso é um bom sinal, pois mostra que, além de ser um ponto cultural, a Biblioteca Municipal é também um equipamento útil para a educação”, destaca Silva. O ranking traz também muitos títulos de ficção com grande procura pelo público infantojuvenil e jovem, dentre os quais “O Senhor dos Anéis” e as séries “Diário de Um Banana” e “Harry Potter”.

CADASTRO

Para quem se interessou em pegar livros emprestados da Biblioteca Municipal, é necessário fazer a Carteirinha do Leitor. Para isso, é necessário ser morador da cidade e apresentar cópia da Carteira de Identidade (RG) e cópia de comprovante de residência. Já para menores de idade, é necessário que o pai, a mãe ou responsável leve cópia da Carteira de Identidade. Pessoas que não moram na cidade também podem fazer o cadastro. Para isso, elas devem comprovar ter algum vínculo com a cidade (trabalho ou estudo). 

No final do ano passado, a biblioteca implantou o cadastro digital para novos usuários. Com isso, o interessado não precisa mais levar uma foto 3X4. A imagem será feita na hora por meio de uma webcam. O interessado também não precisa mais preencher à mão a ficha de cadastro. O preenchimento é feito pelos funcionários da biblioteca, direto no computador. De acordo com o coordenador, a biblioteca tem cerca de 5.000 leitores cadastrados. O acervo da biblioteca, com cerca de 17 mil títulos, pode ser consultado via internet por meio do site http://biblivre.hortolandia.sp.gov.br/Biblivre5/single/.

A Biblioteca Municipal “Terezinha França de Mendonça Duarte” fica no piso inferior do Open Shopping, localizado na rua Luiz Camilo de Camargo, 581. Mais informações podem ser obtidas pelo BiblioZap, serviço de atendimento via aplicativo WhatsApp, pelo telefone 3887-1684 ou pelo e-mail

\n

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


.

Confira abaixo o ranking dos livros mais emprestados em fevereiro na Biblioteca Municipal:

1. “Frankenstein” – Mary Shelley (adaptação de Cláudia Lopes)

2. “Como Fazer Amigos & Influenciar Pessoas” – Dale Carnegie

3. “Os Miseráveis” – Victor Hugo (adaptação de José Angeli)

4. “Turma da Mônica Jovem: O Casamento do Século” – Maurício de Souza 

5. “My Little Pony: Pinkie Pie Faz A Festa” 

6. “My Little Pony: Rarity Dita A Moda”

7. ““My Little Pony: Twilight Sparkle Faz Novas Amizades”

8. “O Ateneu” – Raul Pompeia

9. “A Maldição do Tigre” – Colleen Houck

10. “Não Olhe!” (livro 2)  – FML Pepper

11. “A Maldição do Titã” – Rick Riordan

12. “Diário de Um Banana: As Memórias de Greg Heffley” – Jeff Kinney 

13. “A Linguagem das Flores” – Vanessa Diffenbaugh

14. “O Senhor dos Anéis” – J.R.R. Tolkien

15. “Não Pare!” (livro 1) – FML Pepper

16. “Capitães da Areia” – Jorge Amado

17. “Quem É Você, Alasca?” – John Green

18. “A Herdeira” – Kiera Cass

19. “Harry Potter e O Prisioneiro de Azkaban” – J.K. Rowling

20. “História do Cerco de Lisboa” – José Saramago

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo