Connect with us

Nossa Cidade

Agenda Verde ajuda reduzir em 93% casos de Dengue em Hortolândia

proibido

O trabalho da Prefeitura de Hortolândia nos cuidados com a limpeza urbana, como a Agenda Verde – Mutirão de Limpeza e Zeladoria, tem refletido positivamente no controle dos casos de Dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. O recolhimento de entulho e materiais inservíveis e a orientação à população para colaborar com a manutenção da cidade são fatores que ajudaram o município a registrar queda de 93% nos casos de Dengue. Desde o início deste ano, a cidade teve 84 casos confirmados da doença. No mesmo período do ano passado, havia 1.149 casos positivos. Com o início da época mais quente do ano, a Prefeitura intensifica as ações preventivas, com o objetivo de manter em baixa os registros desta e outras doenças.

Além da Dengue, o mosquito Aedes aegypti transmite Febre Chikungunya e Zika Vírus, doenças graves que debilitam a saúde e podem causar a morte. Neste ano, são três casos positivos de Chikungunya e um de Zika. De reprodução rápida em épocas quentes, o Aedes aegypti encontra situações favoráveis à procriação em recipientes com água parada, limpa ou suja. Uma tampinha de garrafa PET com pouca água já é suficiente para o mosquito adulto depositar suas larvas. Em alguns dias de sol, as larvas se transformam em mosquitos, potencialmente perigosos para a transmissão destas doenças. Vale destacar que o Aedes não nasce contaminado: ele só transmite Dengue, Chikungunya e Zika depois de picar alguém doente. No entanto, com o alastramento dos pernilongos, a chance das doenças avançarem é maior. Por isso, é importante prevenir.

Anuncio

Para conscientizar a população sobre a importância de manter casas, quintais e terrenos livres de criadouros, a Prefeitura lançou, neste ano, a Agenda Verde, ação que envolve diversas atividades, como a Operação Cata Bagulho e o plantio de árvores em terrenos antes ocupados por lixo, tudo com o objetivo de deixar a cidade mais limpa. Além de colaborar com a manutenção urbana, a Agenda Verde busca despertar na população o sentimento de parceria, uma vez que todos são responsáveis pela limpeza da cidade. A Prefeitura acredita que, mobilizando a população, será mais fácil resolver, em conjunto, questões ambientais que se tornam problemas de saúde pública.

O mutirão acontece desde março, período desde o qual a Prefeitura já recolheu mais de nove mil toneladas de lixo, entulho e materiais sem serventia, em 77 bairros, atendendo cerca de 56 mil residências. Agora, mais 22 bairros da região do Jd. Nova Europa são atendidos com a Operação Cata Bagulho, que integra a Agenda Verde.

Advertisement

“Temos desenvolvido um trabalho muito positivo, em parceria com as demais secretarias municipais, para cuidar da nossa cidade e, consequentemente, oferecer mais qualidade de vida e saúde à nossa população. É importante que a comunidade se sinta parte deste processo de transformação, auxiliando na remoção de entulho e recipientes que possam acumular água. Somente com um trabalho conjunto, vamos vencer o Aedes aegypti”, destaca o secretário de Saúde, Lourenço Daniel Zanardi.

Durante a Operação Cata Bagulho, a população pode colaborar separando itens que não servem mais. Estes materiais são recolhidos pela Prefeitura em datas específicas, avisadas com antecedência nos bairros, e têm destinação correta. No dia a dia, é possível evitar focos do mosquito da Dengue eliminando recipientes que possam acumular água, mesmo dentro de casa. A orientação é observar com frequência como está o reservatório de água que fica atrás das geladeiras, trocar diariamente a água de vasilhas de animais domésticos, tampar com tela os ralos, caixas d’água e canos, armazenar garrafas e baldes sempre virados para baixo, guardar pneus e outros objetos que serão usados no futuro em local protegido, entre outras recomendações simples de serem seguidas.

Ciclo natural

Outro fator que colaborou com a queda nos caso de Dengue é a característica natural da doença. De acordo com o diretor do Departamento de Saúde Coletiva, Antônio Roberto Stivalle, o ciclo natural da Dengue indica, pela série histórica, que a doença tem períodos de menor transmissão. “O vírus que circula em um ano infecta muitas pessoas, que criam imunidade àquele tipo de Dengue. No ano seguinte, se não houver mutação do vírus, o tipo em circulação já não infecta mais tantas pessoas. Temos esta tendência a cada quatro anos, em média”, explica o especialista.

Advertisement

“Nesta época em que temos uma queda nos registros de Dengue, é a hora de reforçarmos nossas ações preventivas. Evitando novos focos do mosquito, no próximo ano estaremos preparados para enfrentar possíveis mutações do vírus”, enfatiza Zanardi.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Nossa Cidade

Baixa umidade e altas temperaturas em Hortolândia para este fim de semana: confira previsão do tempo

Baixa umidade

Nesta sexta-feira (26), Hortolândia amanheceu sob um céu aberto, com poucas nuvens e uma brisa suave, indicando um dia ensolarado pela frente. Segundo informações do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE).

Espera-se um aumento gradual das nuvens, especialmente durante a tarde, porém, sem previsão de chuva. As temperaturas devem oscilar, alcançando uma máxima de 29°C, proporcionando um clima agradável para atividades ao ar livre.

Anuncio

Para o fim de semana, os termômetros continuarão em ascensão, com previsão de máximas ainda mais elevadas. No sábado (27), a temperatura alcançará os 32°C, enquanto no domingo (28), o calor será ainda mais intenso, atingindo os 33°C.

No entanto, é importante ressaltar que a baixa umidade pode chegar a 25%. Portanto, é essencial manter-se hidratado e, caso planeje praticar atividades físicas, é recomendável fazê-lo preferencialmente durante a parte da manhã, quando as temperaturas estarão mais amenas.

Advertisement

Assim, os moradores de Hortolândia podem desfrutar de um fim de semana ensolarado e quente, ideal para aproveitar as diversas opções de lazer ao ar livre que a cidade oferece.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Praça da Cidadania, em Hortolândia, é aberta ao público em evento que teve presença do Governador de SP

Praça da Cidadania

Hortolândia marca um importante marco em sua trajetória ao inaugurar, nesta quinta-feira (25/04), a primeira Praça da Cidadania da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Fruto de uma parceria entre o Fundo Social da Prefeitura de Hortolândia e o Fundo Social do Governo do Estado de São Paulo, o complexo comunitário foi recebido com entusiasmo pela população, autoridades municipais e estaduais, incluindo o governador Tarcísio de Freitas e o prefeito José Nazareno Zezé Gomes.

A inauguração representa um avanço significativo para a cidade, sendo a primeira unidade do tipo na região e a sétima no estado de São Paulo.

Anuncio

“Esta é mais uma obra impulsionada pela boa relação com o Governo do Estado. O cuidado com as pessoas, que já é uma marca consagrada em Hortolândia, está também alinhado com as diretrizes do governo estadual”, destacou o prefeito Zezé Gomes, ressaltando a importância da parceria para o desenvolvimento da cidade.

Praça da Cidadania

Governador Tarcísio de Freitas fala sobre a Praça da Cidadania

O governador Tarcísio de Freitas reiterou o compromisso do estado com Hortolândia, enfatizando a importância da Praça da Cidadania como um espaço de formação, lazer e inclusão social. “Hortolândia pode esperar sempre esta parceria do governo do estado. A Praça de Cidadania vai ser um local que permitirá formar novos microempreendedores ou abrir as portas de mercado de trabalho para muitas pessoas”, afirmou o governador.

Localizada no Jardim Nova América, a Praça da Cidadania de Hortolândia abrange uma área construída de 7 mil metros quadrados, oferecendo uma ampla gama de infraestrutura para atividades esportivas, de lazer e formação profissional. O espaço inclui quadra poliesportiva coberta, quadra de futebol society, pista de skate, pista de caminhada, bicicletário, parque infantil, academia ao ar livre, horta comunitária e redário.

Advertisement

Um dos diferenciais da Praça da Cidadania é a presença da Escola de Qualificação Profissional, com dez salas destinadas a oferecer cursos diversos, como informática, gastronomia, moda e arte, beleza e bem-estar, entre outros. Essa iniciativa visa capacitar a população e abrir novas oportunidades de trabalho e empreendedorismo.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Calorão bate 32ºC e deve subir mais na próxima semana em Hortolândia

diminuir o calor dentro de casa

A previsão para a sexta-feira (26) é de predomínio de céu claro pela manhã e à noite, mas períodos de céu parcialmente nublado à tarde.

Não se descarta a ocorrência de pancadas muito rápidas e isoladas à tarde, uma vez que o teor de vapor de água e a presença de calor poderão favorecer o desenvolvimento de algumas nuvens ao ponto de ocasionar chuvas, embora as chances sejam pequenas. No entanto, não há riscos associados. As temperaturas ficam entre 19 e 32ºC.

Anuncio

A tendência para o sábado é de predomínio de sol, com períodos de céu parcialmente nublado. As temperaturas ficam entre 19 e 32ºC.

sáb.
33°21°

Advertisement

dom.
33°20°

seg.
34°20°

ter.
34°19°

qua.
34°20°

Advertisement

qui.
34°20°

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

grupo de motoboys grupo de motoboys
Policial11 minutos ago

Cliente, supostamente, agride trabalhador de app e grupo de motoboys depredam casa em Mogi Mirim

Um grupo de motoboys protagonizou uma cena de violência no bairro Parque Novacoop, em Mogi Mirim, na tarde de ontem...

torre de queda livre torre de queda livre
Nossa Região51 minutos ago

Hopi Hari tenta reabrir Torre de queda livre que fez um vítima fatal em 2012

O Hopi Hari está com planos de reabrir a Torre de queda livre, conhecida como ‘La Tour Eiffel’, que vitimou...

Baixa umidade Baixa umidade
Nossa Cidade1 hora ago

Baixa umidade e altas temperaturas em Hortolândia para este fim de semana: confira previsão do tempo

Nesta sexta-feira (26), Hortolândia amanheceu sob um céu aberto, com poucas nuvens e uma brisa suave, indicando um dia ensolarado...

delegacia abuso delegacia abuso
Policial2 horas ago

Captura de procurado em Hortolândia por crimes graves

Na tarde desta quinta-feira(25), uma ação eficiente das forças policiais resultou na captura de um indivíduo procurado pela justiça em...

mega-sena mega-sena
Nossa Região12 horas ago

Aposta de Campinas leva mais de 5 milhões na Mega-Sena 2717

Nesta quinta-feira, 25 de abril, os olhares dos apostadores se voltaram para São Paulo (SP), onde foi revelado o tão...

julia zanatta julia zanatta
Brasil13 horas ago

Comparação entre SC e Maranhão gera controvérsia na política

A deputada federal Júlia Zanatta foi recentemente alvo de críticas após comparar os estados de Santa Catarina e Maranhão em...

Vagas de emprego na Nestlé Vagas de emprego na Nestlé
Cursos13 horas ago

Nestlé e coliga anunciam cursos de gastronomia gratuitos para jovens de todo o Brasil

A Co.liga – escola digital de cursos gratuitos no campo da economia criativa – e a Nestlé se uniram em...

Advertisement
cinema

Populares