Nossa Cidade

Agenda Verde plantará árvores no Jd. Terras de Santo Antonio sábado

 

A Prefeitura de Hortolândia realiza, nos dias sete e nove deste mês, a primeira de quatro etapas da Agenda Verde – Mutirão de Limpeza e Conscientização Ambiental, previstas para a região do Jd. Rosolen. Neste sábado (07/04), às 9h, haverá plantio de mudas de árvores na Praça Américo Antônio, localizada na Rua Antônio Gazeta, no Jd. Terras de Santo Antonio.  

Anuncio


Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o plantio de espécies nativas será feito pela equipe do Viveiro Municipal “Antonio da Costa Santos”, com a ajuda da comunidade local, em espaço próximo à academia ao ar livre e ao campinho.

Na primeira etapa, a ação prevê ainda limpeza de avenidas, praças, canteiros centrais e áreas públicas, bem como Operação Cata-Bagulho, passando por quatro bairros: Jd. Nossa Senhora de Fátima, Chácaras Fazenda do Coelho, Jd. São Benedito e Jd. Ricardo (veja abaixo). A ação será realizada pelo Departamento de Serviços Urbanos da Secretaria de Obras. 

O caminhão da Operação Cata-Bagulho recolhe móveis velhos, recicláveis (papel, papelão, plástico, vidro e metais) e objetos sem utilidade. Basta que o morador separe os materiais e, na data certa, deixe na calçada de casa para a Prefeitura recolher. Mas atenção: não serão recolhidos entulhos. 

A Agenda Verde mobiliza outros órgãos municipais, dentre eles as secretarias municipais de Governo e Obras/Departamento de Serviços Urbanos. As demais etapas acontecerão entre os dias 10 e 16 de abril, nos demais bairros da área de abrangência do Jd. Rosolen.

Descarte irregular é crime

Lançada pela Prefeitura em março de 2017, a Agenda Verde – Mutirão de Limpeza e Zeladoria leva até praças, ruas e avenidas, áreas de lazer e outros espaços públicos manutenção permanente, com roçagem, limpeza e manutenção de bueiros, varrição, lavagem de rua e pintura de guias, bem como Operação Cata-Bagulho em todos os bairros atendidos. Outro objetivo da ação é mobilizar a população de Hortolândia a participar e ajudar o poder público na solução de problemas sociais e econômicos provocados pelo descarte irregular e ilegal de entulhos nas calçadas, terrenos baldios e áreas verdes.

O descarte ilegal é crime ambiental e pode resultar em multas que variam de R$ 160, 43 até R$ 32.068, 00, segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Denúncias de descarte irregular podem ser feitas por meio do whatsapp (19) 99976-1840.

Para manter a cidade limpa, a Prefeitura faz a parte dela. Por meio da Agenda Verde, a Administração recolheu mais de 12 mil toneladas de lixo e entulho em 100 bairros de Hortolândia, no ano passado. Além disso, disponibiliza, gratuitamente, sete PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de Entulhos e Recicláveis) e 12 LEVs (Locais de Entrega Voluntária de Recicláveis) em diferentes pontos da cidade, três deles na região do Jd. Rosolen: um modelo metálico, na Rua Marcelina Ramos Meira (próximo ao banco Santander) e dois contêineres plásticos, um na Rua Armelinda Espúrio da Silva, 785 (dentro da Emeb Josias da Silva Macedo) e outro na Rua Cícero Ramos Meira, na “Praça do Doceiro”, no Jd. Nossa Senhora de Fátima.

Confira abaixo as datas e os locais por onde a Operação Cata-Bagulho passará na 1a etapa:

07 e 09/04/2018 – passando pelos bairros Jd. Nossa Senhora de Fátima, Chácaras Fazenda do Coelho, Jd. São Benedito e Jd. Ricardo, da Rua José Pereira de Oliveira à Rua Bambina Cicconi Camilo.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo