Nossa Cidade

Agora, Hortolândia tem Conselho Municipal de Turismo

Para estimular e fortalecer o potencial turístico do município, agora Hortolândia passa a contar com o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR). Os integrantes da primeira gestão do órgão foram empossados, nesta quinta-feira (20/02), em cerimônia realizada no Paço Municipal “Palácio das Águas”. O conselho é formado por oito representantes da sociedade civil e quatro do Poder Público. O mandato dos integrantes é para o biênio 2020-2022.

Além da cerimônia de posse, o conselho realizou a eleição dos membros da diretoria. Foi eleita para ser presidente do órgão, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, Monique Freschet; vice-presidente, Peterson Tadeu de Melo; 1ª secretária, Fabiana Gomes da Silva Tavares Panício; 2ª secretária, Andreia da Silva Santos; 1º tesoureiro Gilson Vieira de Souza; e 2º tesoureira, Letícia Pimentel Diniz.

Anuncio


De acordo com a presidente do conselho, Monique Freschet, além do papel fiscalizador, o órgão tem também caráter consultivo e propositivo para auxiliar o Poder Público na criação de políticas públicas relacionadas à área de turismo. 

Além da posse do conselho, a Prefeitura tem realizado outras ações para impulsionar o potencial turístico da cidade. Uma delas é a criação do Plano Diretor de Turismo. De acordo com o gerente de divisão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, Humberto Cesar Martins, o documento está em fase final de elaboração e deverá ser apresentado, para a Administração e para o conselho, ainda neste semestre. 

O plano foi elaborado por servidores da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, representantes da sociedade civil e de segmentos profissionais relacionados ao turismo. Para auxiliar na elaboração do plano, a Prefeitura contou com a consultoria e o curso de capacitação ministrado pelo Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) de Campinas. Por meio do Plano Diretor de Turismo, a Prefeitura busca pleitear o título de MIT (Município de Interesse Turístico) junto ao governo estadual. 

Confira abaixo os membros empossados da primeira gestão do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo):

Representantes da sociedade civil:

Cleber Roberto Marola (titular)/Renato Martins Figueiredo (suplente)

Gease Henrique de Oliveira Miguel

Rafael dos Santos Vieira

Renata Érika de Souza Teixeira

Letícia Pimentel Diniz

Gilson Vieira de Souza

Peterson Tadeu de Melo

Valderley Aparecido Santos 

 

Poder Público:

Monique Cedro Freschet (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação)

Fabiana Gomes da Silva Tavares Panício (Secretaria de Cultura)

Carla Magalhães de Souza (Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia)

Valquiria da Silva Rodrigues (Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável)

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo