Nossa Cidade

Ainda há vagas para oficina gratuita de cinema

Interessados podem ser inscrever na Escola de Artes “Augusto Boal”, Jardim Amanda ou pelo site da Prefeitura

Quem pretende dar os primeiros passos como ator ou atriz tem de se apressar para se inscrever na oficina gratuita “Laboratório de atuação para cinema”, oferecido pela Prefeitura em parceria com o Ponto MIS (Museu de Imagem e do Som). Ainda restam 10 vagas disponíveis. As inscrições podem ser feitas até terça-feira (24/04), na Escola de Artes “Augusto Boal”, localizado na rua Casemiro de Abreu, s/n, no Jardim Amanda, ou  por meio do formulário disponibilizado no site da Prefeitura, link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdpK0iOf_FkGYRgMeXezK7zSdvut_6_JWISJAjz8L2PTksKpQ/viewform?c=0&w=1.Podem participar da atividade pessoas com idade a partir dos 14 anos. 

Anuncio


 

As atividades serão ministradas pela diretora, Vanise Carneiro, na Escola de Artes “Augusto Boal”. A aula será na próxima terça-feira (24/04). Durante a oficina, os aprendizes descobrirão como atuar na frente da câmera introduzindo o trabalho do ator na linguagem audiovisual. Serão ensinados exercícios para tirar a tensão e trazer o ator para a realidade do momento, exercícios de respiração na busca de contato e percepção interior, estimulando a disponibilidade corporal, sensorial e emocional, exercício de contracenação e ampliação de escuta. 

A oficina tem como objetivo trazer os conceitos de presença e organicidade da atuação da linguagem usada no palco, na busca de um caminho para a exposição do ator, com segurança, na intensidade adequada, de forma natural, não interpretada, além de despertar o interesse pelo mundo do cinema e descobrir novos talentos. 

A proposta visa também educar o olhar para o entendimento da linguagem audiovisual e suas diferenças com o teatro, explorando a relação ator/personagem e as relações da atuação com outras áreas de atuação, como: fotografia, roteiro, som, direção de arte, entre outros.

SOBRE VANISSE CARNEIRO

Formada em artes cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande Sul, Vanisse Carneiro, acumula no seu currículo as funções de atriz, diretora, educadora, preparadora de elenco para cinema e pesquisadora na área. A profissional participou de diversos espetáculos teatrais, curtas e longas-metragens. Por sua atuação em cinema e teatro recebeu diversos prêmios, entre eles, prêmio Açorianos e prêmio José Lewgoy de Melhor Atriz. Também foi premiada nos festivais de cinema de Gramado, Brasília, Ceará e São Luis do Maranhão. 

Vanisse Carneiro é responsável por idealizar o projeto de pesquisa: Atuação para cinema – o trabalho do ator da preparação à filmagem, com bolsa de pesquisa do Fundo Municipal de Apoio á Arte de Porto Alegre. Nos últimos anos, vêm ministrando oficinas de atuação e desenvolvendo o trabalho de preparação de elenco, com atores e não atores, para cinema. Vive em São Paulo desde 2011.

 

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo