Connect with us

Nossa Cidade

Alunas da rede municipal estão entre vencedores do prêmio AcelorMittal

Avatar de Redação Portal Hortolândia

Published

on

premio acelor

Os vencedores do Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente/2015 já são conhecidos. Na categoria Desenho, duas estudantes da rede municipal de Hortolândia estão entre os agraciados: Isabela Marques da Silva, da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Prof.ª Helena Futava Takahashi, e Lorena Santos Herculano, da Emef Taquara Branca Agenor Miranda da Silva. Na modalidade projeto, um dos destaques foi a Casa da Leitura Sustentável, da Emef Prof. Cláudio Roberto Marques. Na unidade, a equipe montou uma “casa” com móveis construídos a partir de objetos reaproveitados e material reciclável para abrigar os livros.

O evento de premiação aconteceu na Emef Profª Marleciene Priscila Presta Bonfim, no Remanso Campineiro, na última segunda-feira (16/11). Pensando em práticas pedagógicas que incentivam o conhecimento, o engajamento político e o entendimento da responsabilidade social, a empresa Belgo Bekaert Arames realiza o concurso, que, neste ano, tem como tema: “Beber, nadar e pescar, uma reflexão sobre a água na nossa vida”.

Anuncio


A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Educação, é parceira ativa do concurso do qual participam, neste ano, cerca de 12 mil alunos de 4º e 9º anos do Ensino Fundamental. O concurso consiste em estudos e pesquisas sobre o tema direcionado e se encerra com um desenho que indica uma solução criativa para o problema levantado. O prêmio envolve alunos das redes municipal e estadual.

“Os gestores participam de formação continuada durante todo o ano e recebem material para que os professores e alunos possam desenvolver um trabalho de pesquisa em sala de aula e elaboração dos desenhos e redações que são encaminhados à empresa. A empresa faz a análise e seleção dos trabalhos que passam para a etapa estadual e assim até chegar à etapa nacional”, comenta Adriana Alice de Assis Maciel, analista de comunicação da empresa.

Advertisement

A secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira, ressalta ser esta uma parceria enriquecedora. “A educação ambiental é um compromisso de todos. Temos que incentivar nossos alunos a pensar em caminhos que possam resolver os problemas socioambientais e em formas mais conscientes e sustentáveis de convivência humana. O tema deste ano é de grande relevância, pois estamos todos empenhados na conscientização do uso racional da água”, afirma.

Sobre o Prêmio

Em sua 24ª edição, o Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente propõe a reflexão sobre um assunto de grande relevância na atualidade: a água. Com o tema Beber, nadar e pescar: uma reflexão sobre a água na nossa vida, o projeto convida a comunidade escolar a dialogar sobre a necessidade desse recurso para a vida no planeta e a urgência em preservá-lo.

“Beber, nadar e pescar” são exemplos das inúmeras utilidades da água no nosso dia a dia, associadas à produtividade, ao lazer e, principalmente, à sobrevivência. Grandes cidades brasileiras já vivem escassez de água e torna-se fundamental buscar soluções para o consumo sustentável.

Advertisement

Confira os vencedores:

Categoria Desenho 

1º e  2º ano

Isabela Marques da Silva – Emef Prof.ª Helena Futava Takahashi

Advertisement

3º e 5º ano

Lorena Santos Herculano

Emef Taquara Branca Agenor Miranda da Silva

Categoria Redação

Advertisement

6º e 7º ano

Eloísa Zadi da Costa – EE Guido Rosolen

8º e 9º ano

Leonardo Oliveira da Silva – EE Recreio Alvorada

Advertisement

Projetos Vencedores

EE. Prof.ª Maria Rita Araújo Costa

Projeto: Água: Reaproveitar para não faltar

EMEF Professor Cláudio Roberto Marques

Advertisement

Projeto: Casa da leitura sustentável

EE. Yasuo Sasaki

Projeto: Projeto Água

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Nossa Cidade

Queda de temperatura é prevista para este fim de semana em Hortolândia: confira

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

Queda de temperatura

Com a entrada de uma frente fria no estado de São Paulo, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que haja queda de temperatura em cidades do interior do estado, incluindo Hortolândia. O comunicado entrou em vigor à meia-noite de hoje.

Vale ressaltar que nossa cidade amanheceu com uma temperatura amena e ventos leves, porém, gelados, registrando cerca de 19ºC. Para hoje, a máxima não ultrapassará os 25ºC, marcando uma redução de cinco graus em relação aos dias anteriores.

Anuncio


Já amanhã (19), é quase certo que os termômetros cairão mais um pouco, com mínima de 15°C, porém, sem a perspectiva de chuva – algo que se prolonga para o fim de semana. Já no sábado (20), teremos uma variação entre 15°C e 28°C, com tendência de ventos fracos, porém, frios na parte da manhã e a tarde.

Por fim, o domingo (21) vem com as mesmas perspectivas, sendo um excelente momento para ficar com a família, descansando e se preparando para a segunda feira.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Oito partidos se unem pela reeleição de Zezé Gomes com Cafú de vice em Hortolândia

Avatar de Redação Portal Hortolândia

Published

on

zeze-cafu

No inicio da noite dessa quarta-feira (17), um marco na política hortolandense: líderes de oito partidos se uniram em um movimento de apoio à reeleição do Prefeito Zezé Gomes, lançando uma ampla lista de pré-candidatos para as eleições municipais de 2024.

O evento, realizado no espaço Gold Eventos e prestigiado por mais de 500 pessoas, marcou não apenas a apresentação dos futuros postulantes aos cargos de vereador e vice-prefeito, mas também um testemunho da força e engajamento do projeto político em curso na cidade.

Anuncio


O prefeito Zezé Gomes expressou gratidão pela mobilização e reforçou o compromisso de dar continuidade ao desenvolvimento inteligente e sustentável que tem caracterizado a gestão municipal. Em seu discurso, ele destacou a importância de representar um legado de progresso e qualidade de vida, enaltecendo os esforços desde a administração de seu antecessor, Angelo Perugini. “Hortolândia é uma cidade em ascensão, planejada para prosperar e oferecer bem-estar à sua população. Agradeço a confiança depositada em nossa gestão e reafirmo nosso compromisso com o cuidado e o progresso”, declarou.

Além do anúncio dos pré-candidatos a vereador, uma nomeação crucial marcou o evento: o atual Secretário Municipal de Governo, Cafu César, foi indicado como pré-candidato a vice-prefeito. Cafu refletiu sobre a importância do planejamento e da articulação política para o futuro de Hortolândia, destacando a necessidade de buscar soluções que garantam avanços para a cidade e sua população. “A confiança depositada em mim pelo prefeito Zezé é um privilégio. Estamos comprometidos em buscar o melhor para Hortolândia, negociando recursos e implementando projetos que promovam o bem-estar de todos os cidadãos”, afirmou.

Advertisement

Com representantes de partidos como Republicanos, PSB, PSD, Podemos, Progressistas, Partido Verde, PT e PCdoB, o evento demonstrou a união em torno de um projeto político que visa o progresso e a melhoria contínua de Hortolândia. Com mais de 100 homens e 40 mulheres na lista de pré-candidatos, a frente ampla revela um compromisso conjunto em direção a um futuro promissor para a cidade.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Após revitalização, importante praça de Hortolândia será entrega neste sábado (20)

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

praça

A Praça da Vila São Pedro, após revitalização, será entregue neste sábado (20). O evento oficial terá início às 9h e contará com a presença de autoridades públicas. Localizada nas proximidades do conjunto habitacional da CDHU da Vila São Pedro, em Hortolândia, a praça é mais uma conquista que se enquadra no escopo do Novo PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento).

A iniciativa de recuperação da Praça da Vila São Pedro foi viabilizada através de um convênio estabelecido no ano anterior entre a Prefeitura e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Governo do Estado de São Paulo. Essa intervenção atende às diretrizes do PEM (Programa Especial de Melhorias), visando realizar melhorias urbanas em empreendimentos habitacionais de interesse social.

Mais detalhes sobre o evento de entrega da Praça da Vl. São Pedro

Anuncio


Durante a cerimônia de entrega da obra, os moradores terão a oportunidade de desfrutar da musicalidade do Quinteto Cultura, um grupo promovido pela Prefeitura. Para as crianças, haverá brinquedos infantis, pipocas e algodão doce, proporcionando momentos de diversão. Ao término do evento, adolescentes e adultos do bairro participarão de um torneio de futsal na quadra instalada na praça, organizado pela ONG local Projeto Águia.

Com a revitalização da praça, a Prefeitura de Hortolândia busca fortalecer as opções de lazer e entretenimento para os moradores da Vila São Pedro, especialmente para as 320 famílias que residem no conjunto habitacional CDHU do bairro. Além de agregar valor à convivência local e fomentar a integração social e comunitária entre os moradores, o espaço renovado ampliará as oportunidades de lazer e práticas esportivas para toda a comunidade.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

Queda de temperatura Queda de temperatura
Nossa Cidade2 horas ago

Queda de temperatura é prevista para este fim de semana em Hortolândia: confira

Com a entrada de uma frente fria no estado de São Paulo, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que...

ônibus do BRT ônibus do BRT
Nossa Região2 horas ago

Acidente com ônibus do BRT deixa semáforos sem funcionar na Avenida John Boyd Dunlop, em Campinas

Na manhã de hoje (18), ocorreu um acidente entre um ônibus do BRT e um carro na Avenida John Boyd...

IBM IBM
Cursos3 horas ago

Plataforma lança mais de 100 cursos gratuitos com certificados, junto com a IBM

Você conhece o Eu Capacito? Essa é uma plataforma online que, neste momento, está disponibilizando mais de 140 cursos gratuitos,...

sabesp sabesp
São Paulo4 horas ago

O futuro da água em São Paulo, privatização da Sabesp é aprovada em primeira votação

Na última quarta-feira (17), a Câmara dos Vereadores de São Paulo deu um passo significativo rumo à privatização da Companhia...

fratura exposta fratura exposta
Policial5 horas ago

Motoqueiro sofre fratura exposta após acidente em Campinas

Um acidente ocorrido na tarde de ontem (17) entre um carro e uma moto na cidade de Campinas deixou duas...

fatec fatec
Cursos13 horas ago

Vestibular Fatec: curso superior gratuito

Chegou a hora de dar um salto em direção ao futuro! Com a abertura das inscrições para o Vestibular das...

início da vacinação contra dengue em Hortolândia início da vacinação contra dengue em Hortolândia
Nossa Região15 horas ago

Mais 3 mortes por dengue confirmadas em 2024 em Campinas

Na tarde de quinta-feira, dia 18 de abril, a Secretaria de Saúde de Campinas divulgou um comunicado preocupante: três novas...

Advertisement
cinema

Populares