Connect with us
Publicidade


Nossa Cidade

Alunos do curso de nutrição da ETEC conhecem fábrica da Wickbold

Prefeitura

Publicado

em

 

Ao entrar na linha de produção de pães da empresa Wickbold, a jovem Ana Júlia Muniz exclamou impressionada: “Ó o cheiro!”. Ela estava no grupo de 18 estudantes dos 1º, 2º e 3º anos do curso de Nutrição e Dietética da ETEC (Escola Técnica Estadual) de Hortolândia – Centro Paula Souza, que participaram do projeto “Turismo Industrial” realizado, nesta quarta-feira (22/05), pela Prefeitura. Os alunos visitaram a fábrica da empresa, localizada no bairro Jardim Terras de Santo Antonio.

Aluna do 1º ano, Ana Beatriz ficou admirada com a complexidade do processo de produção dos pães e as máquinas utilizadas. “À medida que a gente andava pela linha de produção, eu percebi que o cheiro ia mudando”, destacou a jovem.

Por meio do projeto, os estudantes puderam ver na prática o que aprendem em sala de aula. A coordenadora do curso, Raquel dos Santos Guimarães Moura, que acompanhou o grupo, ressaltou que a visita tem caráter multidisciplinar para os alunos, uma vez que mostra a aplicação prática de matérias ensinadas no curso, tais como higiene, microbiologia, rotulagem, marketing, design de produto, entre outras. “Além disso, por meio da visita queremos fomentar nos estudantes o desejo de crescimento profissional, de ir além na carreira que eles escolherem”, salientou Raquel.

Antes do início da visita, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, Monique Freschet, explicou que, por meio do projeto, a Prefeitura quer que a população conheça as indústrias que estão instaladas na cidade. “Quando o prefeito Angelo Perugini nos pediu a criação do projeto, a Wickbold foi a primeira empresa que abraçou a ideia”, destacou Monique. 

A secretária ainda salientou para os estudantes que o projeto mostra o potencial econômico do município. “Hortolândia é uma cidade altamente industrial e tecnológica, e que tem muito ainda a crescer”, ressaltou. Para exemplificar este crescimento, a secretária citou as obras do Lago da Fé, inaugurado em setembro deste ano, e da Ponte da Esperança, cuja inauguração será neste domingo (26/05), às 7h30. “A Ponte é um marco da nossa cidade, pois conectará as regiões do Jardim Novo Ângulo e do Jardim Amanda. É o símbolo de retomada do desenvolvimento de Hortolândia”, destacou Monique. 

INTERAÇÃO

O gerente da fábrica, Cláudio Natale, e a gerente de RH, Andreia Figueiredo, deram as boas-vindas aos estudantes. Natale destacou que o projeto promove uma saudável interação entre a Wickbold e os estudantes. Ele ainda salientou que o aprendizado continua após o término do curso. “Se vocês quiserem se destacar na profissão, preocupem-se também com seus deveres. Os dez primeiros anos de carreira profissional são para aprender”, ressaltou Natale.

Andreia fez uma apresentação sobre a empresa. “É importante vocês gostarem do que fazem. Quem trabalha com o que gosta, faz com prazer”, salientou a gerente de RH. A apresentação teve também a exibição de um vídeo sobre a história da Wickbold. Por meio do vídeo, os estudantes souberam que a unidade em Hortolândia é a maior fábrica da empresa no país. Os estudantes ainda receberam informações técnicas sobre o processo de produção e avaliação da qualidade dos pães e orientações de segurança para a visita à linha de produção.  

Os estudantes do 1º ano, João Victor dos Santos, Maria Eduarda Costa e Vitória Beatriz foram unânimes em destacar o que mais chamou a atenção deles na visita. “Ficamos impressionados com a limpeza e a organização dentro da linha de produção”, disseram.

Já a estudante do 3º ano, Nathália Melo, destacou o aspecto complementar da visita. “No curso aprendemos sobre como é a planta de uma fábrica, de uma cozinha industrial. Hoje, vimos como funciona uma linha de produção de pães”, destacou a jovem. Após a visita, agentes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação levaram os estudantes para conhecer o Lago da Fé e a Ponte Estaiada, obras concluídas que integram o PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento) da Prefeitura. 

VISITAÇÃO

Realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, o projeto “Turismo Industrial” integra o PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento) da Prefeitura, que prevê investimentos em mais de 100 obras e serviços, em todos os setores do serviço público municipal. O objetivo é promover o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. Os recursos financeiros do PIC são fruto de parcerias da Prefeitura com os governos estadual, federal e a iniciativa privada.

Iniciado em setembro de 2018, o Projeto “Turismo Industrial” tem como objetivo abrir empresas e indústrias da cidade para a visitação da comunidade, empreendedores, estudantes e investidores. Por meio do projeto, os visitantes poderão conhecer de perto o potencial de Hortolândia. Até o momento, o projeto já promoveu visitas às empresas Wickbold e Greembrier Maxion.

As empresas, indústrias, instituições de ensino e empreendedores que desejarem participar das visitas do projeto podem entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação pelo telefone 3965-1400, ramal 8911, ou pelo e-mail

\n

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Avança obra da terceira faixa na avenida da Emancipação

Prefeitura

Publicado

em

A Prefeitura de Hortolândia realiza intervenções na avenida da Emancipação para intensificar a obra de construção da terceira faixa de rolagem da via, na altura da rua Barão de Itapura, no Residencial Maria de Lourdes. De acordo com a Secretaria de Obras, nesta sexta-feira (22/01), equipes da Administração Municipal realizaram, com maquinários, ajustes como nivelamentos necessários no local onde será a pista, ao lado da da empresa farmacêutica EMS. O trabalho prossegue nos próximos dias. 

Após a obra, motoristas que seguirem pela avenida da Emancipação, sentido Monte Mor/Rodovia dos Bandeirantes, terão maior fluidez no trânsito, sem a necessidade de parar no trevo da EMS. O objetivo da Prefeitura é acabar com o congestionamento de veículos que se forma neste trecho da avenida, principalmente em horários de pico.

Ao todo, serão construídos 550 metros de nova pista, desde o cruzamento com a Rua Barão de Itapura, próximo à empresa Horto Portas e Janelas, até o entroncamento da avenida com a Rodovia Jornalista Francisco Aguirre de Proença (SP-101). Na primeira etapa da obra, iniciada em outubro do ano passado, já houve o afastamento do gradil da EMS e a escavação do trecho para implantação do sistema de drenagem de águas pluviais. Segundo a Secretaria de Obras, o projeto da terceira faixa da avenida da Emancipação terá calçada e ciclofaixa ao lado do gradil da empresa EMS.

Outra obra será realizada pela Administração Municipal, neste mesmo contrato, na Avenida da Emancipação, mas no sentido de entrada da cidade. Trata-se da adequação viária que tornará o trânsito mais seguro para quem vem a Hortolândia pela SP-101.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

O Portal Hortolândia parabeniza o SAMU Hortolândia que completa 13 anos de atividades

Redação

Publicado

em

Por

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) completou nesta semana 13 anos de atividades na cidade de Hortolândia.

O Portal Hortolândia parabeniza a toda equipe que está ou que já passou por lá. Esse serviço essencial que desde sua instalação na cidade vem fazendo diferença no atendimento de Urgência.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Formações voltadas a professores municipais novatos preparam volta às aulas em Hortolândia

Prefeitura

Publicado

em

Professores da Educação Básica, que ingressaram recentemente na rede municipal de Hortolândia, passam por formações, preparatórias para a volta às aulas. A iniciativa da Prefeitura é voltada a 84 professores da Educação Infantil e 120 do Ensino Fundamental, profissionais contratados recentemente. No município, as aulas nas 58 unidades próprias serão retomadas no dia oito de fevereiro, de maneira remota, inicialmente.

De acordo com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, as formações, ministradas por coordenadoras pedagógicas da própria rede, acontecem até a próxima sexta-feira (29/01), com duas horas diárias de aulas, de maneira remota, via aplicativo “Zoom”, considerando o contexto de pandemia

Para os que atuam nas creches municipais, o tema geral são os “Processos de ensino aprendizagem no contexto da Educação Infantil”. Nesta semana, as formadoras Andria Damares Bittencourt e Cibele Evelize Oliveira abordam tópicos como “Ser criança”, “Ludicidade na Educação Infantil”, “Desafios do Ensino Híbrido”, “Educação Infantil x Escolarização” e “Parceria: Escola, Professor e Família”. Na próxima semana, as aulas estarão a cargo de Cristiane Farias, Juliana Folva, Simone Locatelli e Solange Cachimiro, e versarão sobre “Ser professor na Educação Infantil”, “Documentos Norteadores da Educação Infantil”, “Trajetória da Educação Infantil no Município”, “Campos de Experiências e Objetivos de Aprendizagem” e “O dia a dia na Educação Infantil”.

Segundo Cristiane Farias, na Educação Infantil, o objetivo é “oferecer aos profissionais momentos de reflexão sobre a prática pedagógica, contribuindo para a qualidade da Educação oferecida às nossas crianças”.

No Ensino Fundamental, por sua vez, a formação gira em torno de temas como uso do “Google Class” como ferramenta pedagógica, “Preenchimento do Google Forms”, “A importância do Planejamento, retomada das competências, habilidades e interdisciplinaridade”, ”Novos desafios à educação: Ensino Híbrido e possibilidades para o trabalho pedagógico”, “Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva”; “Desmistificando o processo avaliativo” e “Adaptação Curricular e Flexibilização Escolar”. 

Segundo a ementa curricular da formação, entre os objetivos específicos estão: analisar práticas pedagógicas que envolvem os conceitos de competências, habilidades, interdisciplinaridade e ensino híbrido; sensibilizar e refletir sobre formas de organização do ensino na perspectiva da educação inclusiva; conhecer o público alvo da educação especial e inclusiva, suas potencialidades e dificuldades; compreender a avaliação como um processo, identificando os saberes produzidos pelos discentes considerando diferentes possibilidades para avaliar e estudar os termos Adaptação Curricular e Flexibilização escolar.

“Damos as boas-vindas ao ano letivo 2021, agradecendo todo o esforço empreendido no ano anterior, diante da dificuldade, ainda vivenciada. Porém,  sem baixar a guarda, nosso intento é valorizar a qualidade de cada escola com cada equipe dentro dela, disposto a realizar um trabalho de parcerias e com qualidade, que são planos de crescimento e ascensão da nossa educação. Estamos dispostos a este trabalho, contando com a ajuda de muitas mãos. Nossa rede tem um potencial muito grande, profissionais excelentes, grande qualidade em educação”, ressaltou o diretor de Ensino Fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos), José Luís Menegoro.

“Diante da pandemia e de tudo o que estamos vivendo, todas as mudanças e os novos desafios para a Educação, é essencial garantirmos a aprendizagem dos nossos alunos, mas, também, acolhermos o nosso professor, oferecendo formações continuadas e canais de comunicação, troca de experiências e espaços para reflexão sobre o ato de educar, tanto presencialmente quanto virtualmente, integrando a educação à tecnologia”, ponderou o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Gomes de Moraes.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Noticias

Nossa Cidade9 horas atras

Avança obra da terceira faixa na avenida da Emancipação

A Prefeitura de Hortolândia realiza intervenções na avenida da Emancipação para intensificar a obra de construção da terceira faixa de...

Nossa Cidade9 horas atras

O Portal Hortolândia parabeniza o SAMU Hortolândia que completa 13 anos de atividades

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) completou nesta semana 13 anos de atividades na cidade de Hortolândia. O...

Nossa Cidade10 horas atras

Formações voltadas a professores municipais novatos preparam volta às aulas em Hortolândia

Professores da Educação Básica, que ingressaram recentemente na rede municipal de Hortolândia, passam por formações, preparatórias para a volta às...

Policial10 horas atras

Policiais militares detém dupla por comercialização de drogas na Vila Inema, em Hortolândia 

Uma viatura da Polícia Militar em patrulhamento na tarde desta sexta-feira pelo bairro chácaras Coelho, detiveram dois suspeitos na prática...

Nossa Cidade11 horas atras

Última etapa de mutirão de assinaturas de regularização fundiária é neste sábado (23/01)

Para garantir moradia digna para a população, a Prefeitura de Hortolândia, em parceria com a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional...

Nossa Cidade11 horas atras

Última etapa da campanha de castração será na próxima semana

Ainda não conseguiu levar seu cão ou gato para ser castrado? Então, fique ligado! A Prefeitura de Hortolândia realizará a...

Publicidade

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares