Nossa Cidade

Alunos municipais expõem trabalhos sobre água e saneamento no projeto Gota D’Água

Alunos da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Drª Zilda Arns Neumann, no Jd. Boa Vista, participaram, nesta sexta-feira (25/10), de uma Feira Cultural, na própria escola, onde puderam mostrar os trabalhos realizados para o projeto Gota d’Água, promovido pelo Consórcio PCJ (Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), em parceria com a Prefeitura, por meio das secretarias de Educação, Ciência e Tecnologia e Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Lançada em agosto, a edição deste ano é realizada em todas as 57 escolas municipais, envolvendo 25 mil estudantes da rede em torno do tema “Água e Saneamento – Sua Gota faz a Diferença”. Até novembro, cada uma delas realizará eventos para mostrar à comunidade o que desenvolveram sobre o assunto. A Prefeitura integra o Consócio PCJ e, há 20 anos, desenvolve, anualmente, atividades voltadas aos temas propostos. 

Na Emef Zilda, as atividades em torno do uso racional da água e do tratamento do esgoto envolveram estudantes de todos os anos letivos. Com a supervisão de professores, alunos do 5º ano A, B e C criaram a maquete de uma ETA (Estação de Tratamento de Água), utilizando materiais reaproveitáveis, como papel, papelão e plástico. Atualmente, a escola tem 342 alunos, em salas do 1º ao 5º ano.

Anuncio


“Na rede municipal, o projeto acontece em três etapas: formação dos gestores, em agosto, com a apresentação da proposta; depois, na escola, os gestores discutem com os professores a ação que irão desenvolver, de acordo com o projeto de meio ambiente que consta no PPP (Projeto Político-Pedagógico); e na terceira fase, desenvolvimento da ação com os alunos e participação da comunidade e o fechamento. Neste ano, tivemos ações como cisterna escolar, revitalização dos espaços escolares, horta, compostagem, uso consciente dos recursos naturais.Todo o trabalho desenvolvido com as unidades escolares tem como objetivo sensibilizar e conscientizar alunos e familiares a respeito do uso consciente dos recursos naturais e a importância de se verem como agentes de transformação, buscando cada qual, em sua comunidade e realidade, soluções possíveis para problemas reais de degradação e poluição e a geração de resíduos”, explica a coordenadora pedagógica responsável, Juliana Santos.

De acordo com a coordenadora, a partir das ações desenvolvidas, o município elaborou material audiovisual, enviado ao Consórcio PCJ e selecionado para concorrer ao prêmio “Sua Hora faz a Diferença”. Hortolândia disputará com outros quatro municípios: Artur Nogueira, Cosmópolis, Itatiba e Nova Odessa. A avaliação será no dia seis de novembro.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo