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Ana Perugini vai à Autoban tratar de obra que pode desafogar trevo de Hortolândia

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A deputada federal Ana Perugini, membro da Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) da Câmara Federal, esteve na sede da Autoban (empresa que administra as rodovias Anhanguera e Bandeirantes), em Jundiaí, na manhã desta quarta-feira (31), para tratar da implantação de alças de acesso na altura do quilômetro 103 da Bandeirantes, sentido capital-interior, no entroncamento com a Rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença (SP-101), em Hortolândia.


Na concessionária, que opera duas das maiores rodovias do Estado de São Paulo desde 1998 – o contrato atual é de 28 anos e 8 meses -, Ana foi recebida pelo diretor-presidente Mauricio Vasconcellos e pelo diretor operacional Roberto Siriani.

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A reunião é resultado de um ofício encaminhado no ano passado pela deputada à concessionária. Em resposta ao documento, a concessionária informou que já conversou com proprietários de imóveis da área, para que não realizem novas construções que possam dificultar a futura ampliação do dispositivo.


Durante o encontro, a parlamentar falou da importância da implantação do dispositivo para desafogar o trânsito no perímetro urbano de Hortolândia e facilitar o acesso dos motoristas que seguem no sentido capital-interior da Bandeirantes e usam a SP-101 para se deslocar para municípios como Monte Mor e Capivari. Atualmente, há alças apenas na pista interior-capital.

“Do jeito que está hoje, o motorista que vem de São Paulo ou de Campinas com destino a Monte Mor, por exemplo, precisa sair da Bandeirantes, pegar a Rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença, dirigir até o trevo de Hortolândia e fazer o retorno. Esse fluxo tem contribuído para a formação de congestionamentos diários, na saída e na entrada da cidade, pela Avenida da Emancipação”, explicou Ana.

Após ouvir a parlamentar, o diretor-presidente da concessionária apresentou um projeto funcional para implantação do dispositivo, datado de 28 de março de 2012. Segundo Vasconcellos, a obra não está no plano de investimentos da Autoban. Para executá-la, a empresa depende de autorização da Artesp, agência responsável pela regulação e fiscalização dos serviços públicos de transporte no Estado.

“Tecnicamente, não há nenhuma dificuldade em implantar o dispositivo. É uma obra simples e muito eficaz”, avaliou Mauricio Vasconcellos. De acordo com a Autoban, o projeto é de conhecimento da Artesp.

Ao término da reunião, Ana afirmou que vai propor uma reunião com a diretoria da Artesp, para pedir a realização da obra.

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A complementação do trevo no entroncamento das rodovias SP-101 e Bandeirantes é uma reivindicação antiga de motoristas e moradores de Hortolândia, encampada pela parlamentar há mais de dez anos. Em 2007, em seu primeiro mandato como deputada estadual, Ana se reuniu com o então secretário estadual dos Transportes, Mauro Arce, para tratar do assunto. De lá pra cá, foram várias reuniões, envolvendo secretários de Estado, vereadores, prefeitos e membros da sociedade civil.



RODOVIAS DO TIETÊ

Em fevereiro de 2017, assessores da deputada Ana Perugini e vereadores de Hortolândia se reuniram com executivos da concessionária Rodovias do Tietê, em  Salto, para avaliar melhorias no trevo de acesso à cidade. Na ocasião, os representantes da empresa ficaram de avaliar medidas paliativas para reduzir os engarrafamentos frequentes na Avenida da Emancipação, enquanto a remodelação do dispositivo, apontada como solução para o problema, não entra no plano de negócios da concessionária.

A Rodovias do Tietê detém a concessão da SP-101 e de outras cinco rodovias paulistas desde 2009. O contrato assinado com o Governo de São Paulo vale até 2039.

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