Connect with us

Nossa Cidade

APL do Pão do Queijo da Prefeitura de Hortolândia obtém reconhecimento do Governo do Estado

Prefeitura

Publicado

em

Hortolândia comemora uma boa notícia, em meio à pandemia do Coronavírus. O APL (Arranjo Produtivo Local) do Pão de Queijo, criado pela Prefeitura de Hortolândia, obteve reconhecimento do Governo Estadual. O APL é uma ação da Administração Municipal, em parceria com empresários, para fortalecer o setor produtor de pão de queijo do município. Participam do APL as empresas Alimentos Bertin, Cynborn, Dona Anália, Freski Massas, Pão de Queijo Fiel, Massa Boa, Massas Chef, NatuMinas, Pancremo, Pozelli e Sabor Paulista. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, estas empresas juntas produzem mais de 1.000 toneladas de pão de queijo por mês e empregam cerca de 300 pessoas. 

O APL do Pão de Queijo integra a Rede Paulista de Arranjos Produtivos Locais, instituída em 2009 pelo governo estadual, com o objetivo principal de reconhecer arranjos no Estado de São Paulo e promover programas de fomento dos mesmos. 

Com o reconhecimento do governo estadual, as empresas que fazem parte do APL do Pão de Queijo poderão participar de programas específicos de capacitação, de incentivo à tecnologia e também de editais que podem prever recursos e investimentos para o setor, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação. 

Para Monique Freschet, secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, o próximo passo é o obter o reconhecimento do Observatório Brasileiro de APL, órgão do governo federal. Com o reconhecimento federal, as empresas poderão ter acesso a créditos específicos facilitados e ampliar seu networking com empresas de outros estados do país que integram diferentes APLs.

Monique salienta que o reconhecimento do governo estadual ao APL do Pão de Queijo é mais uma conquista para a cidade. “Ao iniciar a estratégia de Arranjo Produtivo Local com fabricantes de pão de queijo, Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), ETEC (Escola Técnica Estadual de Hortolândia) e ACIAH (Associação Comercial e Industrial de Hortolândia), a Prefeitura, por meio desta grande mesa de diálogo, estimulou o setor a buscar estratégias inovadoras. Com o reconhecimento do governo estadual, o APL do Pão de Queijo passa a dialogar em todo o Estado de São Paulo como o grande expoente em tecnologia de produção deste segmento. Tem direito a linhas de crédito específicas e agora pode pleitear o reconhecimento no Observatório Brasileiro de APL. Esta estratégia visa, principalmente, fazer com que o produto de Hortolândia ganhe destaque nacional e internacional”, ressalta Monique. 

De acordo com dados obtidos pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação junto à JUCESP (Junta Comercial do Estado de São Paulo), o município conta com 23 empresas fabricantes de pão de queijo. Já segundo levantamento feito pela própria secretaria, existem na cidade cerca de 50 empresas do segmento de pão de queijo. 

SELO DE QUALIDADE

A Prefeitura criou, em 2019, o APL do pão de queijo com o objetivo de fortalecer o setor produtivo da cidade. Uma das ações definidas pelas empresas do APL foi a criação de um selo de qualidade. Em outubro do ano passado, a Prefeitura fez o lançamento oficial do selo de qualidade, durante o evento “Inova Campinas Trade Show 2019”. No início deste ano, antes da pandemia do Coronavírus, estava prevista o início do processo de obtenção do selo de qualidade das empresas por meio de vistorias e auditorias.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Com mais duas fatalidades por Coronavírus, Hortolândia soma 41 óbitos

Portal Hortolândia

Publicado

em

A prefeitura de Hortolândia confirmou na tarde desta quarta-feira (08) mais uma morte por Covid-19. Essa é a 2ª morte registrada hoje , somando um total de 41 óbitos na cidade.

Uma das pacientes era uma mulher de 78 anos,que foi internada na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia no dia 28/06,mesma data que foi colhido exame para Covid-19, recebeu alta no dia 30/06,mas teve nova internar;:ao na U.R. em 05/07. O resultado positivo recebido em 07107. O falecimento aconteceu dia 05/07.

A outra paciente era uma mulher de 91 anos, que foi internada na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia no dia 30/06, mesma data que foi coletado o exame para Covid-19. O resultado positivo para Coronavírus foi recebido no dia 07107. O falecimento aconteceu no dia 02/07.

Ambas as pacientes tinham outras comorbidades.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Veículo avança sinal vermelho e colide contra outro no centro de Hortolândia

Redação

Publicado

em

Por

Dois veículos colidiram após um deles avançar o sinal vermelho, no centro de Hortolândia, na tarde desta quarta-feira (8).

O acidente aconteceu por volta das 16h, no cruzamento entre a rua Nelso Pereira Bueno com a Luiz Camilo de Camargo.

A Guarda Municipal e o Departamento de Trânsito estiveram no local para organizar o trânsito até a retirada dos veículos.

Não houve feridos.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Prefeitura reforça sinalização de trânsito em frente a mais uma escola

Prefeitura

Publicado

em

Mais uma etapa do reforço e implantação de sinalização em ruas localizadas em frente a escolas foi realizada, na manhã desta quarta-feira (08/07), por equipes da Prefeitura de Hortolândia. Faixas de pedestres, retenção e alertas como “PARE” foram pintados entre as ruas José Moscardini e Delmira Antônia de Jesus, próximo à escola infantil Girassol, no Jardim Nossa Senhora de Fátima.

De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, a ação garantirá mais segurança no trânsito da região para pais, alunos e motoristas, após o reinício das aulas na unidade de ensino. Além disso, o trabalho organiza o trânsito e evita o excesso de velocidade por parte dos motoristas e ajuda na travessia de pedestres. O serviço acontece, diariamente, em diversas regiões da cidade e continuará nos próximos dias.

Implantação de lombadas

Para evitar o excesso de velocidade dos motoristas, a Prefeitura também implantou mais uma lombada na avenida Joaquim Martarolli, próximo à Câmara Municipal, além de outra na rua Benedito Alves Pinto, na mesma região.

O reforço e a implantação da sinalização viária estão entre as diversas ações realizadas pela Prefeitura para aumentar a segurança no trânsito da cidade. Em 2017, foi criado um pacote de medidas para reduzir os acidentes de trânsito. Além da sinalização, o pacote inclui a instalação de radares para fiscalização, que funcionam desde janeiro do ano passado, e ações educativas com motoristas e a comunidade em geral.

De janeiro a março deste ano, foram registrados três óbitos causados por acidentes nas vias de Hortolândia. Em maio, nenhum acidente fatal foi registrado na cidade. Os dados do Infosiga (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo) apontam que o município cumpriu a meta estabelecida pelo Governo Estadual para o período. Segundo o Infosiga, Hortolândia registra os menores índices de violência no trânsito desde 2015, quando o órgão passou a disponibilizar as estatísticas, por meio do site oficial da entidade.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Noticias

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares