Nossa Cidade

APL do Pão do Queijo da Prefeitura de Hortolândia obtém reconhecimento do Governo do Estado

Hortolândia comemora uma boa notícia, em meio à pandemia do Coronavírus. O APL (Arranjo Produtivo Local) do Pão de Queijo, criado pela Prefeitura de Hortolândia, obteve reconhecimento do Governo Estadual. O APL é uma ação da Administração Municipal, em parceria com empresários, para fortalecer o setor produtor de pão de queijo do município. Participam do APL as empresas Alimentos Bertin, Cynborn, Dona Anália, Freski Massas, Pão de Queijo Fiel, Massa Boa, Massas Chef, NatuMinas, Pancremo, Pozelli e Sabor Paulista. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, estas empresas juntas produzem mais de 1.000 toneladas de pão de queijo por mês e empregam cerca de 300 pessoas. 

O APL do Pão de Queijo integra a Rede Paulista de Arranjos Produtivos Locais, instituída em 2009 pelo governo estadual, com o objetivo principal de reconhecer arranjos no Estado de São Paulo e promover programas de fomento dos mesmos. 

Anuncio


Com o reconhecimento do governo estadual, as empresas que fazem parte do APL do Pão de Queijo poderão participar de programas específicos de capacitação, de incentivo à tecnologia e também de editais que podem prever recursos e investimentos para o setor, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação. 

Para Monique Freschet, secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, o próximo passo é o obter o reconhecimento do Observatório Brasileiro de APL, órgão do governo federal. Com o reconhecimento federal, as empresas poderão ter acesso a créditos específicos facilitados e ampliar seu networking com empresas de outros estados do país que integram diferentes APLs.

Monique salienta que o reconhecimento do governo estadual ao APL do Pão de Queijo é mais uma conquista para a cidade. “Ao iniciar a estratégia de Arranjo Produtivo Local com fabricantes de pão de queijo, Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), ETEC (Escola Técnica Estadual de Hortolândia) e ACIAH (Associação Comercial e Industrial de Hortolândia), a Prefeitura, por meio desta grande mesa de diálogo, estimulou o setor a buscar estratégias inovadoras. Com o reconhecimento do governo estadual, o APL do Pão de Queijo passa a dialogar em todo o Estado de São Paulo como o grande expoente em tecnologia de produção deste segmento. Tem direito a linhas de crédito específicas e agora pode pleitear o reconhecimento no Observatório Brasileiro de APL. Esta estratégia visa, principalmente, fazer com que o produto de Hortolândia ganhe destaque nacional e internacional”, ressalta Monique. 

De acordo com dados obtidos pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação junto à JUCESP (Junta Comercial do Estado de São Paulo), o município conta com 23 empresas fabricantes de pão de queijo. Já segundo levantamento feito pela própria secretaria, existem na cidade cerca de 50 empresas do segmento de pão de queijo. 

SELO DE QUALIDADE

A Prefeitura criou, em 2019, o APL do pão de queijo com o objetivo de fortalecer o setor produtivo da cidade. Uma das ações definidas pelas empresas do APL foi a criação de um selo de qualidade. Em outubro do ano passado, a Prefeitura fez o lançamento oficial do selo de qualidade, durante o evento “Inova Campinas Trade Show 2019”. No início deste ano, antes da pandemia do Coronavírus, estava prevista o início do processo de obtenção do selo de qualidade das empresas por meio de vistorias e auditorias.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo