Connect with us

Nossa Cidade

Após ampliação, Centro de Atendimento à Mulher de Hortolândia terá Patrulha Maria da Penha

imagem 39

Uma boa notícia para Hortolândia: o CRAM (Centro de Referência e Atendimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica) “Débora Regina Leme dos Santos” será ampliado, ainda neste ano. O espaço, que chega ao terceiro ano de existência, ganhará novas salas para atendimento multiprofissional e contará com a Patrulha Maria da Penha, com viatura específica, sala de monitoramento e aplicativo a ser acionado para evitar novos casos de violência. A ampliação foi um dos destaques no debate realizado, nesta sexta-feira (06/03), na sede do órgão, no Jardim das Paineiras, durante o evento “Celebrando as alegrias de ser mulher”, que comemora o Dia Internacional da Mulher. O vice-prefeito e secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Nazareno Zezé Gomes, abriu os trabalhos, representando o prefeito Angelo Perugini.

Cerca de 70 pessoas, a maioria mulheres, participaram do evento, dentre elas a presidente do CMDM (Conselho Municipal dos Direitos da Mulher) e secretária-adjunta de Segurança, Adriana Carvalho; a secretária-adjunta de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, Teresinha Santos; e a professora Diva Leme Batista, mãe da estudante Débora, a vítima de violência que dá nome ao CRAM-Hortolândia.    

Anuncio

Casa da Mulher Brasileira

Vinculado ao Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres, da Secretaria de Governo, até meados de 2019, o CRAM dividia espaço com outros setores da Prefeitura. Após reforma, concluída em junho, passou a priorizar somente o atendimento às mulheres. Segundo a coordenadora, Josefa Teixeira, o órgão atende cerca de 50 casos por mês e oferece atendimento multiprofissional a vítimas de violência doméstica. Disponibiliza orientação jurídica, bem como atendimento e acompanhamento por assistentes sociais, encaminhamento psicológico a unidades da rede municipal e acolhimento às vítimas, acompanhando o traslado a delegacias para registrar BO (Boletim de Ocorrência), ao Hospital Mário Covas e a UPAs-24h (Unidades de Pronto Atendimento) e ao IML (Instituto Médico Legal). Oferece também orientação e encaminhamento para os serviços de referência da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, dentre outros.

Advertisement

Com a nova reforma, para ampliação, o espaço seguirá o padrão da chamada “Casa da Mulher Brasileira”, do programa “Mulher, Viver sem violência”, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. O convênio, assinado no final de 2019, já tem projeto técnico do prédio em elaboração pela Secretaria de Obras. A previsão é que, após aprovação do governo federal, as obras tenham início no segundo semestre de 2020. Os recursos, da ordem de R$ 1 milhão, são provenientes de emenda parlamentar da então deputada federal Ana Perugini.

Segundo o diretor do Departamento de Direitos Humanos, Amarantino Jesus de Oliveira, o Tino Sampaio, a ampliação inclui a construção de novas salas de atendimento, recepção, brinquedoteca, berçário, abrigo de passagem (48horas), sala técnica, sala de monitoramento e sala multiúso. O recurso servirá também para aquisição de novo mobiliário e equipamentos, bem como para a compra de uma viatura equipada para a implantação da Patrulha Maria da Penha.

“A Patrulha Maria da Penha terá um papel fundamental no monitoramento dos casos com medidas protetivas, encaminhados pelo Judiciário ao serviço. Ela será responsável pelo atendimento prioritário, de acordo com os níveis de classificação de risco, fará visitas agendadas e ronda nas proximidades das casas das vítimas e estará conectada à central de monitoramento instalada no CRAM. O monitoramento será feito pela GM (Guarda Municipal) da Secretaria de Segurança Pública Municipal, que contará com capacitação para toda a equipe. O serviço pretende estabelecer parceria com o Poder Judiciário do Município para a oferta de formação às equipes envolvidas”, afirmou o diretor.

“São estas conquistas que queremos comemorar. Celebrar esse momento, numa data tão representativa como o Dia Internacional da Mulher, amplia exponencialmente a importância destes serviços e deste espaço, pois nos dá a oportunidade de refletir sobre as políticas públicas para o setor, buscar meios de desenvolver outras formas de proteção à mulher e prevenir o feminicídio no município”, ressalta a coordenadora do CRAM, Josefa Teixeira. 

Advertisement

De acordo com Tino Sampaio, “com a implantação do padrão Casa da Mulher Brasileira no CRAM, ampliaremos significativamente o alcance do serviço, pois passaremos a abrigar temporariamente as vítimas, monitorar os casos com medida protetiva e ainda oferecer espaço acolhedor, com uma estrutura desenvolvida para a mulher de Hortolândia e da região, se sentir acolhida, protegida, empoderada e sobretudo, não se sentir só no momento em que está fragilizada”.

Mesa de debates

A mesa de debates reuniu mulheres com formação, atuação e experiência bem diversas. Entre as convidadas estavam a advogada Thaís Cremasco, fundadora do grupo “Mulheres pela Justiça”; a empresária Elaine Santos, formada em ciências da computação; e Graciana Martins, graduada em mídias digitais e fundadora da TaxiFly uma plataforma digital de aviação executiva.

Para Thaís Cremasco, as políticas públicas para a mulher em vigor no Brasil são importantes. “Todas as políticas públicas que vêm acontecendo no sentido de proteger as mulheres de fato funcionam. A mulher precisa denunciar a acreditar que ela vai ter proteção. Na verdade, essa crença de que o homem vai sair sempre ileso, que não vai ser punido, é mais uma forma de punir a mulher, de que ela aceite as agressões acreditando que nada vai acontecer com aquele agressor e isso é uma mentira. Temos inúmeros serviços, tanto na Prefeitura de Hortolândia, quanto na de Campinas e nas cidade próximas, que acolhem essa mulher de forma eficaz e protegem a vida dessa mulher e de seus filhos. A mulher precisa denunciar, sem ter medo que isso vai dar certo ou não vai dar certo. O único caminho para a mulher se salvar de um relacionamento abusivo e de um feminicídio é denunciando e procurando ajuda”, orienta a advogada.

Advertisement

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Nossa Cidade

Praça da Cidadania, em Hortolândia, é aberta ao público em evento que teve presença do Governador de SP

Praça da Cidadania

Hortolândia marca um importante marco em sua trajetória ao inaugurar, nesta quinta-feira (25/04), a primeira Praça da Cidadania da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Fruto de uma parceria entre o Fundo Social da Prefeitura de Hortolândia e o Fundo Social do Governo do Estado de São Paulo, o complexo comunitário foi recebido com entusiasmo pela população, autoridades municipais e estaduais, incluindo o governador Tarcísio de Freitas e o prefeito José Nazareno Zezé Gomes.

A inauguração representa um avanço significativo para a cidade, sendo a primeira unidade do tipo na região e a sétima no estado de São Paulo.

Anuncio

“Esta é mais uma obra impulsionada pela boa relação com o Governo do Estado. O cuidado com as pessoas, que já é uma marca consagrada em Hortolândia, está também alinhado com as diretrizes do governo estadual”, destacou o prefeito Zezé Gomes, ressaltando a importância da parceria para o desenvolvimento da cidade.

Praça da Cidadania

Governador Tarcísio de Freitas fala sobre a Praça da Cidadania

O governador Tarcísio de Freitas reiterou o compromisso do estado com Hortolândia, enfatizando a importância da Praça da Cidadania como um espaço de formação, lazer e inclusão social. “Hortolândia pode esperar sempre esta parceria do governo do estado. A Praça de Cidadania vai ser um local que permitirá formar novos microempreendedores ou abrir as portas de mercado de trabalho para muitas pessoas”, afirmou o governador.

Localizada no Jardim Nova América, a Praça da Cidadania de Hortolândia abrange uma área construída de 7 mil metros quadrados, oferecendo uma ampla gama de infraestrutura para atividades esportivas, de lazer e formação profissional. O espaço inclui quadra poliesportiva coberta, quadra de futebol society, pista de skate, pista de caminhada, bicicletário, parque infantil, academia ao ar livre, horta comunitária e redário.

Advertisement

Um dos diferenciais da Praça da Cidadania é a presença da Escola de Qualificação Profissional, com dez salas destinadas a oferecer cursos diversos, como informática, gastronomia, moda e arte, beleza e bem-estar, entre outros. Essa iniciativa visa capacitar a população e abrir novas oportunidades de trabalho e empreendedorismo.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Calorão bate 32ºC e deve subir mais na próxima semana em Hortolândia

diminuir o calor dentro de casa

A previsão para a sexta-feira (26) é de predomínio de céu claro pela manhã e à noite, mas períodos de céu parcialmente nublado à tarde.

Não se descarta a ocorrência de pancadas muito rápidas e isoladas à tarde, uma vez que o teor de vapor de água e a presença de calor poderão favorecer o desenvolvimento de algumas nuvens ao ponto de ocasionar chuvas, embora as chances sejam pequenas. No entanto, não há riscos associados. As temperaturas ficam entre 19 e 32ºC.

Anuncio

A tendência para o sábado é de predomínio de sol, com períodos de céu parcialmente nublado. As temperaturas ficam entre 19 e 32ºC.

sáb.
33°21°

Advertisement

dom.
33°20°

seg.
34°20°

ter.
34°19°

qua.
34°20°

Advertisement

qui.
34°20°

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Modernização no Campo do Rosolém para receber jogos do futebol amador da cidade

Modernização no Campo do Rosolém

A modernização no Campo do Rosolém, que é o principal palco do futebol amador em Hortolândia, proporcionará uma nova aparência para toda a área.

Na noite de ontem (23), o prefeito Zezé Gomes esteve pessoalmente no local para vistoriar a conclusão dos trabalhos. Ele comentou ainda o seguinte:

Anuncio

Realizamos o teste da nova iluminação após a troca das lâmpadas e a realocação das torres para trás da arquibancada, melhorando a visibilidade dos torcedores, no Campo do Rosolém. O espaço está bonito e agradável para receber os jogos de futebol da nossa cidade. O gramado também foi renovado, assim como a área externa ao redor da praça esportiva. O trabalho não para por aqui. Até um brinquedão para as crianças será instalado. O campo recebeu ampliação da arquibancada, enfim, tudo pronto para a nossa temporada de competições. Continuamos fortalecendo o esporte e contribuindo com a melhoria das estruturas esportivas de Hortolândia“.

Mais detalhes sobre a Modernização no Campo do Rosolém

Essas melhorias não apenas beneficiam os praticantes e admiradores do futebol amador, mas também reforçam o compromisso da administração municipal com o desenvolvimento do esporte local e com o bem-estar da comunidade.

Advertisement

Com uma estrutura revitalizada e mais funcional, o Campo do Rosolém está preparado para receber emocionantes partidas e eventos esportivos, proporcionando momentos de lazer e integração para todos os moradores de Hortolândia.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

delegacia abuso delegacia abuso
Policial14 minutos ago

Captura de procurado em Hortolândia por crimes graves

Na tarde desta quinta-feira(25), uma ação eficiente das forças policiais resultou na captura de um indivíduo procurado pela justiça em...

mega-sena mega-sena
Nossa Região10 horas ago

Aposta de Campinas leva mais de 5 milhões na Mega-Sena 2717

Nesta quinta-feira, 25 de abril, os olhares dos apostadores se voltaram para São Paulo (SP), onde foi revelado o tão...

julia zanatta julia zanatta
Brasil11 horas ago

Comparação entre SC e Maranhão gera controvérsia na política

A deputada federal Júlia Zanatta foi recentemente alvo de críticas após comparar os estados de Santa Catarina e Maranhão em...

Vagas de emprego na Nestlé Vagas de emprego na Nestlé
Cursos11 horas ago

Nestlé e coliga anunciam cursos de gastronomia gratuitos para jovens de todo o Brasil

A Co.liga – escola digital de cursos gratuitos no campo da economia criativa – e a Nestlé se uniram em...

Mega-Sena Mega-Sena
Brasil12 horas ago

Sorteio da Mega-Sena 2717: confira os números premiados

Na noite desta quinta-feira (25), foram divulgados os números sorteados da Mega-Sena concurso 2717. Os números premiados são: 06 –...

Praça da Cidadania Praça da Cidadania
Nossa Cidade14 horas ago

Praça da Cidadania, em Hortolândia, é aberta ao público em evento que teve presença do Governador de SP

Hortolândia marca um importante marco em sua trajetória ao inaugurar, nesta quinta-feira (25/04), a primeira Praça da Cidadania da Região...

diminuir o calor dentro de casa diminuir o calor dentro de casa
Nossa Cidade17 horas ago

Calorão bate 32ºC e deve subir mais na próxima semana em Hortolândia

A previsão para a sexta-feira (26) é de predomínio de céu claro pela manhã e à noite, mas períodos de...

Advertisement
cinema

Populares