Nossa Cidade

Armazém das Artes oferece 11 cursos gratuitos para a população

 

Um espaço de aprendizado, convívio social e que ajuda a transformar vidas. É assim que os aprendizes definem o Armazém das Artes “Carlos Vilela”, órgão da Prefeitura de Hortolândia que oferece gratuitamente 11 cursos para crianças, jovens, adultos e idosos. Vinculado à Secretaria de Cultura, o Armazém está localizado na rua Sebastião Lázaro da Silva, 654, no Jardim Nossa Senhora de Fátima.

Anuncio


De acordo com a Secretaria de Cultura, o espaço atende cerca de 500 pessoas. Uma delas é a menina Maria Luiza (foto), de 10 anos, aprendiz dos cursos de violão, balé e jazz. O gosto pela música da garota motivou a mãe, a técnica de enfermagem Irlece Sampaio Santana, a inscrever a filha no curso de violão. “Ela sempre quis aprender a tocar um instrumento”, conta a mãe. Maria Luiza começou o curso em outubro do ano passado. “Eu gosto dos acordes. Acho bonito o som que faz”, diz ela, ao dedilhar as cordas do violão que utiliza no curso. 

Maria Luiza gosta tanto de música que também faz as aulas de balé e jazz. “Eu adoro os dois. Jazz é mais agitado, balé é mais calmo”, conta a menina. “Ela gosta de dançar e movimentar o corpo. As atividades têm ajudado na sociabilização dela”, destaca a mãe. 

Irlece elogia a Prefeitura por ter criado o Armazém. “Acho importante ter um espaço como o Armazém que ofereça atividades para as crianças. Faço questão que minha filha ocupe o tempo dela com atividades educativas e artísticas”, salienta.

A mãe destaca a boa estrutura do local e a dedicação dos arte-educadores. “O espaço é bem localizado, o ambiente está sempre limpo. Os professores são muito comprometidos e não faltam. Quando isto acontece, eles repõem as aulas”, elogia. “Acho ótimo o Armazém”, resume Maria Luiza. 

AUTOESTIMA 

Para a aprendiz Rosana Souza, de 39 anos, frequentar as aulas de dança do ventre e dança de salão ajudou a mudar sua vida. Ela começou a fazer os cursos por questões de saúde. “Eu estava num momento sem perspectivas, e por causa disso sofria de depressão”, conta emocionada. Assim que começou as aulas, ela sentiu uma diferença. “Eu já senti os benefícios em dois, três meses”, revela. “Com isso, fiquei estimulada a fazer faculdade de Educação Física. Atualmente, estou no 1º semestre”, acrescenta.

A aprendiz ressalta a importância da criação do espaço para a população. “Temos que valorizar este espaço. É um local de convívio social, onde você faz amizades. Os cursos ajudam as pessoas a trabalhar a autoestima delas”, destaca Rosana. Ela ainda faz uma sugestão à Prefeitura. “Acho que seria legal ter espaços como o Armazém também em outras regiões da cidade”, diz.

Já para a aprendiz Ada Guerra, de 38 anos, o Armazém é um espaço onde as pessoas são bem acolhidas. “Aqui me sinto à vontade”, conta. Por indicação de uma amiga, Ada começou a frequentar o espaço para fazer os cursos de dança de salão e dança sertaneja. Ela afirma que as atividades têm feito bem para a saúde. “Em quatro meses, eu emagreci 14 quilos. Com isso a minha autoestima melhorou muito”, diz animada. 

Além da estrutura bem organizada, Ada destaca que o espaço proporciona convívio social. “As pessoas vêm aqui, fazem amizades. E tem gente de todas as idade. No curso de dança de salão, tem um casal de idosos que é uma graça. Eles vêm de mãos dadas”, destaca. 

A secretária de Cultura, Alessandra Amora Barchini, ressalta que o objetivo do Armazém das Artes vai além de oferecer atividades gratuitas para a população. “Por meio do Armazém das Artes, a Prefeitura proporciona às pessoas vários cursos que contribuem para a formação artística delas, e que também trazem benefícios para o bem-estar e a saúde. Além disso, o espaço físico do Armazém propicia o fortalecimento da união e do convívio entre as pessoas”, destaca Alessandra. 

Os cursos oferecidos são os seguintes: artes para crianças (de 5 a 10 anos), balé (turmas para crianças de 5 a 8 anos, de 9 a 15 anos, e a partir de 16 anos), canto coral (a partir de 16 anos), capoeira (a partir de 5 anos), dança de rua (a partir de 16 anos), dança de salão (a partir de 16 anos), dança sertaneja (a partir de 16 anos), dança do ventre (a partir de 16 anos), jazz (de 8 a 15 anos), teatro (de 10 a 14 anos) e violão (a partir de 8 anos). Os cursos são ministrados por arte-educadores que foram selecionados pela Secretaria de Cultura por meio de edital de credenciamento.

Quem quiser se inscrever para algum dos cursos oferecidos pelo Armazém, deve ir ao local e levar cópia da Carteira de Identidade (RG) ou do responsável, caso for menor de idade, cópia de comprovante de residência e foto 3X4.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo