Nossa Cidade
Assembleia para formar Associação do APL de Pão de Queijo de Hortolândia será no dia 19 deste mês

O APL (Arranjo Produtivo Local) do Pão de Queijo, criado pela Prefeitura de Hortolândia, dá mais um importante passo para beneficiar os produtores da cidade. Na próxima quarta-feira (19/08), acontecerá a assembleia para constituir a Associação do APL de Pão de Queijo de Hortolândia. A atividade acontecerá a partir das 18 horas, no Centro de Formação dos Profissionais em Educação “Paulo Freire”, localizado na Rua Euclides Pires de Assis, 205, no Remanso Campineiro.
Para participar da reunião e da constituição da Associação, são convidados todos os produtores de pão de queijo da cidade. A ação visa garantir ações organizadas e focadas no fomento do setor. Além disso, durante o encontro, será dada continuidade ao tema do selo de qualidade.
Também estarão presentes representantes da APL, produtores de queijo, da cidade de Taubaté. A parceria é resultado de um diálogo, realizado durante uma reunião por vídeo. Esta é a primeira articulação para possível compra de produtos em comum e de grande importância para as empresas, visto ser o produto primordial do pão de queijo. Esta articulação ocorreu por meio da rede de APLs do Governo do Estado, em que o APL foi reconhecido recentemente.
O APL do Pão de Queijo integra a Rede Paulista de Arranjos Produtivos Locais, instituída em 2009 pelo governo estadual, com o objetivo principal de reconhecer arranjos no Estado de São Paulo e promover programas de fomento dos mesmos.
Com o reconhecimento do governo estadual, as empresas que fazem parte do APL do Pão de Queijo poderão participar de programas específicos de capacitação, de incentivo à tecnologia e também de editais que podem prever recursos e investimentos para o setor, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação.
De acordo com dados obtidos pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação junto à Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo), o município conta com 23 empresas fabricantes de pão de queijo. Já segundo levantamento feito pela própria secretaria, existem na cidade cerca de 50 empresas do segmento de pão de queijo.
Selo de qualidade
A Prefeitura criou, em 2018, o APL do pão de queijo com o objetivo de fortalecer o setor produtivo da cidade. Uma das ações definidas pelas empresas do APL foi a criação de um selo de qualidade. Em outubro do ano passado, a Prefeitura fez o lançamento oficial do selo de qualidade, durante o evento “Inova Campinas Trade Show 2019”. No começo deste ano, antes da pandemia do Coronavírus, estava previsto o início do processo de obtenção do selo de qualidade das empresas por meio de vistorias e auditorias.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
- Capacidade em uso do balde: 4 Litros / capacidade máxima do balde: 8 Litros
- O sistema de centrifugação substitui a torção do pano, livrando as mãos do contato com a sujeira
- Ideal para pisos frios, sintéticos ou madeira, para uma limpeza completa ou uma faxina rápida do dia a dia
- Alças flexíveis para facilitar o transporte e o manuseio
- Cabo com altura regulável de 104 a 128 cm, possui a base flexível permitindo alcançar áreas de difícil acesso
Nossa Cidade
Abertas inscrições para cursos profissionais online e gratuitos do programa “Hortolândia Empreendedora”

Estão abertas as inscrições para dois cursos online e gratuitos do programa “Hortolândia Empreendedora”: “Sistema Partida de motores” e “Fabrique e venda cosméticos”. O programa é realizado por meio da parceria entre a Prefeitura e o Sebrae e visa oferecer qualificação e consultoria para setores econômicos e profissionais do município mais afetados pela pandemia do Coronavírus. A iniciativa é da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação.
Há 16 vagas disponíveis por curso. Eles são voltados a pessoas maiores de 18 anos de idade. Ambos têm carga horária de 20 horas, com aulas remotas agendadas para maio (veja abaixo). As inscrições podem ser feitas por meio do link: http://bit.ly/hortolandiacursos ou pelos celulares: (19) 99684.9607 e (19) 97156-8487.
Confira abaixo o conteúdo programático de cada curso, bem como as datas de início e término:
“Sistema de Partida de motores”
Carga horária: 20 horas
Turma 1: 10 a 17/05, das 18h às 22h
Objetivo: Desenvolver competências necessárias sobre técnicas para desenvolver sistemas de partida de motores, de acordo com procedimentos e normas técnicas, ambientais, de qualidade, de saúde e segurança no trabalho.
Conteúdo abordado: Componentes comandos elétricos: Dispositivos de proteção; Relés; Sinalizadores; Botoeiras; Contatores. Sistemas de Partidas de Motores: Direta; Direta com Reversão; Estrela Triângulo; Compensadora; Dahlander.
“Fabrique e venda cosméticos”
Carga horária: 20 horas
Turma 3: 24 a 31/05, das 8h30 às 12h30
Turma 4: 24 a 31/05, das 18h às 22h
Conteúdo programático: Regulamento Técnico de Boas Práticas de Fabricação para Produtos de Higiene Pessoal, Cosméticos e Perfumes (RDC n° 48/2013):
Requisitos básicos de Boas Práticas de Fabricação (BPF);
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
- Capacidade em uso do balde: 4 Litros / capacidade máxima do balde: 8 Litros
- O sistema de centrifugação substitui a torção do pano, livrando as mãos do contato com a sujeira
- Ideal para pisos frios, sintéticos ou madeira, para uma limpeza completa ou uma faxina rápida do dia a dia
- Alças flexíveis para facilitar o transporte e o manuseio
- Cabo com altura regulável de 104 a 128 cm, possui a base flexível permitindo alcançar áreas de difícil acesso
Nossa Cidade
Mostra Na Lona tem programação variada nesta terça-feira (20/04)

A 6ª Mostra Nacional de Teatro Na Lona está movimentada nesta terça-feira (20/04), com quatro espetáculos e duas oficinas. Todas as atividades são exibidas nos canais do YouTube da mostra e da Secretaria de Cultura. A mostra vai até este sábado (24/04).
A programação começa às 13h com a oficina “Formatação de Projetos Culturais”. Os participantes aprenderão como formatar um projeto cultural, quais os requisitos básicos e os meios possíveis para viabilizá-lo com apoio e/ou recursos público-governamentais, como participar de editais, entre outros tópicos. A oficina é para pessoas com idade a partir de 16 anos. Os participantes que quiserem receber o certificado, devem fazer inscrição por este LINK. Depois, às 17h, acontece a segunda parte da oficina “Dança Criativa”.
Já para as crianças, a mostra terá uma atração ao vivo, também às 17h. É o espetáculo “O Circo Sem Teto da Lona Furada dos Bufões”, do grupo Dona Zezinha. Protagonizada pelos palhaços Bufão, Panfeto e Pafim, a peça é uma comédia musical que conta a história de um circo mambembe nordestino que tenta sobreviver no atual mundo midiático. O trio de palhaços toca instrumentos musicais exóticos, fazem gags, mágicas e números circenses para fazer o público se divertir e gargalhar.
Para os apreciadores da dança, a dica é conferir o espetáculo “Mulher Peixe”, que terá exibições às 18h e às 19h. A peça é uma performance que, por meio da dança, busca conscientizar o público sobre a igualdade e a convivência de respeito e tolerância entre os seres humanos.
O clima circense volta a dar o tom no espetáculo “O Melhor Espetáculo de Hoje”, com o grupo Os Barbacas, que será exibido às 20h. A peça busca resgatar a magia, o encanto e a ludicidade do circo, que atualmente corre o risco de desaparecer diante do uso massivo das tecnologias da informação. O espetáculo apresenta música ao vivo, malabares, monociclo, números de equilibrismo, além das clássicas cenas de palhaços. A programação desta terça-feira da mostra terá ainda mais uma apresentação do espetáculo “Dona Julia”, da Cia. São Genésio, às 22h.
Após as apresentações, serão realizados bate-papos ao vivo abertos para o público com os grupos e os elencos de cada peça. Todos os espetáculos terão ainda um “chapéu virtual”, por meio do qual o público poderá colaborar com o cachê e a manutenção dos grupos que participam deste ano da mostra. Mais informações sobre o “chapéu virtual” e a programação completa pode ser consultadas no site da mostra.
MOSTRA NA LONA
A edição deste ano da Mostra Nacional de Teatro Na Lona acontece no formato online em razão do agravamento da pandemia e da prorrogação da Fase Vermelha do governo estadual para evitar aglomeração e conter a disseminação do Coronavírus. O festival é um dos contemplados com recursos da lei federal Aldir Blanc, que oferece subsídio para artistas, grupos, empresas e profissionais dos setores artístico-culturais do município cujas atividades foram afetadas pela pandemia. A mostra tem ainda apoio do governo estadual, por meio do ProAC (Programa de Ação Cultural) Expresso LAB 40/2020, e da Prefeitura de Hortolândia. A organização da mostra é do Centro Cultural Casa de Joana e da produtora City Web.
Ao longo de suas cinco edições anteriores, a Mostra Nacional de Teatro Na Lona ofereceu um panorama das artes cênicas com apresentações de grupos brasileiros e de outros países, trocas de experiências, debates e cursos. Com isso, a mostra tornou-se um evento de referência. Desde a primeira edição, a mostra apresentou mais de 240 espetáculos e registrou público de mais de 40 mil pessoas.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
- Capacidade em uso do balde: 4 Litros / capacidade máxima do balde: 8 Litros
- O sistema de centrifugação substitui a torção do pano, livrando as mãos do contato com a sujeira
- Ideal para pisos frios, sintéticos ou madeira, para uma limpeza completa ou uma faxina rápida do dia a dia
- Alças flexíveis para facilitar o transporte e o manuseio
- Cabo com altura regulável de 104 a 128 cm, possui a base flexível permitindo alcançar áreas de difícil acesso
Nossa Cidade
Nota da Prefeitura com relação à Operação Contágio da Polícia Federal em Hortolândia

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Governo, informa que, em relação à Operação Contágio, da Polícia Federal, a Administração Municipal está à disposição da investigação para que sejam apuradas as denúncias e, caso sejam identificadas irregularidades, os responsáveis sejam punidos com o rigor da lei.
A Prefeitura reitera que as contratações municipais obedecem critérios técnicos, passam por auditoria interna e que, mesmo diante da necessidade de ações emergenciais no combate à pandemia, sempre são observadas as determinações da legislação que rege os processos de aquisição de insumos e as contratações de serviços para o poder público.
Será realizada uma coletiva de imprensa no paço municipal que fica na rua José Cláudio Alves dos Santos, nº 585, Remanso Campineiro, hoje, 20/04, às 14h para atender as demais dúvidas.
- Capacidade em uso do balde: 4 Litros / capacidade máxima do balde: 8 Litros
- O sistema de centrifugação substitui a torção do pano, livrando as mãos do contato com a sujeira
- Ideal para pisos frios, sintéticos ou madeira, para uma limpeza completa ou uma faxina rápida do dia a dia
- Alças flexíveis para facilitar o transporte e o manuseio
- Cabo com altura regulável de 104 a 128 cm, possui a base flexível permitindo alcançar áreas de difícil acesso
-
Emprega Hortolândia2 semanas atras
Honda Sumaré abre vagas de emprego, confira:
-
Emprega Hortolândia4 semanas atras
GoodBom em Sumaré está com diversas vagas de emprego
-
Emprega Hortolândia1 semana atras
Empresa de grande porte dentro do Aeroporto de Viracopos está com 2 vagas para Administrativo
-
Emprega Hortolândia1 semana atras
IBM está com diversas oportunidades de trabalho em Hortolândia, confira:
-
Emprega Hortolândia2 semanas atras
3M está com diversas vagas de emprego, confira:
-
Nossa Cidade3 semanas atras
Ângelo Perugini morre aos 65 anos vítima da covid-19
-
Nossa Cidade1 semana atras
Família faz apelo para localizar jovem desaparecida em Hortolândia
-
Policial3 semanas atras
Ciclista de Hortolândia morre atropelado em rodovia de Santa Bárbara d’ Oeste