Connect with us
Publicidade

Nossa Cidade

Associação dos Patrulheiros de Hortolândia fortalece a importância da inserção de Pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Portal Hortolândia

Publicado

em

A data de 21 de setembro é marcada como o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência. Este dia existe com dois grandes propósitos: destacar a importância da luta por direitos iguais e enaltecer as transformações positivas da inclusão. Justamente nesta luta, a Associação dos Patrulheiros e Guarda Mirim de Hortolândia promove a conscientização sobre este tema que é crucial no ambiente de trabalho.

Publicidade

Como um meio de inserir jovens no mercado de trabalho e em uma sociedade que o apoie, o Programa de Aprendizagem (Lei 10.097/2000) cumpre seu papel e, segundo a legislação responsável por essa modalidade, o jovem que tem qualquer tipo de deficiência, tem o direito de concorrer a oportunidades de ser inserido no mundo do trabalho e promover seus talentos.

Atualmente, a entidade já incluiu mais de 15 jovens no programa. Segundo a assistente social da Associação, Ana Cristina, além de todo trabalho social realizado com os jovens e suas famílias, a entidade também foca em apresentá-los às empresas parceiras.

“Ao apresentar o jovem, verificamos como esta empresa pode se adequar e dar todo o suporte que ele precisa. Buscando sempre que possível reduzirmos as barreiras que encontrarão, ” informa a profissional. Ela ainda menciona que não há limite de idade para a pessoa com deficiência (PCD) ser inserido no mercado de trabalho, no Programa de Aprendizagem.

A Associação possui profissionais qualificados e treinados para orientar cada jovem. No âmbito de pessoas com deficiência não é diferente, educadores respeitam suas limitações e são inseridos em todas as atividades para o desenvolvimento tanto de suas habilidades, como conscientizá-los da sua importância na sociedade.

A psicóloga da Associação, Stela Barbosa, explica como tem sido o trabalho e a proposta com novas empresas parceiras. “Tudo é pensado e bem analisado, ” relata Stela. “É importante salientar que não é a pessoa com deficiência que deve se adaptar à sociedade e ao trabalho, ao contrário, a empresa que deve se adaptar tornando-se inclusiva. A empresa trabalha também com a parte social, é um benefício para a empresa e sociedade receber uma pessoa com deficiência, acolhendo e capacitando ainda mais. Todas as partes ganham, pois dali sairá um profissional que foi estimulado, capacitado e preparado para lidar com as diferenças, ” enfatizou.

F. A. A. de M., 24 anos, um dos jovens aprendizes com deficiência contratados pela empresa parceira da Associação, a Refrio, situada em Hortolândia, conta como ter entrado no universo organizacional por meio do Programa de Aprendizado tem ajudado em sua jornada profissional.

“Para mim significou muito estar nos Patrulheiros. Já desenvolvi principalmente o meu lado comunicativo, consigo interagir melhor com outras pessoas. Estou aprendendo muito trabalhando, ” relata o jovem que trabalha na área de produção da empresa.

Para a mãe, Ignês Aliscantes Machado, o jovem também cresceu em outras áreas, se demonstrando em casa mais espontâneo, seguro e feliz por seu reconhecimento na sociedade. “Queríamos essa base para ele. Através do Programa ele está sendo preparado para o mercado e tem sido um apoio, um alicerce para nós. ”

A inclusão não acontece sozinha, mas é fruto de várias ações coordenadas e dirigidas para o objetivo de valorizar os pontos fortes da pessoa com deficiência (PCD) ao invés de suas limitações. Nesse caminho, de acordo com Kátia Regina de Oliveira, supervisora administrativa e financeira da empresa e parceira Refrio, a contratação de pessoas com deficiência é positiva e destaca a importância da inserção também de jovens no mercado de trabalho. “Para a Refrio foi uma ampliação de visão do mundo que visa uma sociedade mais justa e sem preconceitos,” concluiu Kátia.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Mutirão de recapeamento nas ruas de Hortolândia

Portal Hortolândia

Publicado

em

A Prefeitura de Hortolândia promoveu, neste final de semana, mais uma etapa dos serviços de recapeamento que acontecerão em todas as regiões da cidade. No Residencial João Luiz e Jardim Santa Clara do Lago, quatro ruas já foram recapeadas: Pedro Pereira dos Santos, Equador, José Alves Pereira e Belo Horizonte.

Publicidade

O recapeamento continua, nos próximos dias, em diferentes regiões da cidade. O serviço começa pela fresagem, que é a remoção da camada superficial do asfalto, preparando a base da rua para receber nova camada de pavimento.

Viaduto recebe reparos

Na manhã desta terça-feira (20/10), equipes da Prefeitura fizeram manutenção no viaduto 17 de Abril, próximo ao Supermercado São Vicente, na Região Central. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, apenas uma faixa estará liberada para o tráfego.

“Pedimos a atenção do motorista ao circular pelo local. O trabalho de manutenção começou nesta segunda-feira e amanhã será concluída mais etapa. Se possível, pedimos que a região seja evitada”, explica o diretor de operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcellos.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Hortolândia aplica 805 doses no Dia D da Campanha de Multivacinação

Portal Hortolândia

Publicado

em

As famílias aproveitaram o Dia D da Campanha de Multivacinação, promovida pela Prefeitura de Hortolândia, no sábado (17/10), para atualizar a carteira de vacinas de crianças e adolescentes. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, órgão da Secretaria de Saúde, foram aplicadas 805 doses de vacinas de rotina para crianças e adolescentes com idades inferior a 15 anos. Já para crianças de 1 a 4 anos, o sábado foi o Dia D da campanha de vacinação contra a Poliomielite. Foram imunizadas 1.780 crianças desta faixa etária. No Dia D, as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município funcionaram das 8h às 17h, com exceção das UBSs Nova Europa e Taquara Branca.

Publicidade

Para a Vigilância Epidemiológica, o balanço do Dia D da campanha de multivacinação foi positivo e surpreendeu as expectativas. O órgão atribui esta grande procura ao fato de que as crianças precisam estar com o atestado vacinal em dia para que suas famílias possam matriculá-las para o próximo ano letivo na rede municipal de ensino.

Para quem não pôde levar crianças e adolescentes no Dia D, as campanhas de vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação vão até o dia 30 deste mês nas UBSs do município. Em virtude de a UBS Nova Hortolândia estar ocupada com a Unidade Respiratória, os moradores desta região devem levar suas crianças e adolescentes para receberem as vacinas na Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) “João Carlos do Amaral Soares”, localizada na rua José Martim dos Anjos, 55. O horário é de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h30.

A Secretaria de Saúde ressalta que as campanhas têm como objetivo aumentar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes do município, que neste ano está baixa em razão da pandemia do Coronavírus.

Para quem tem receio de levar crianças e adolescentes para tomar a vacina, a Prefeitura de Hortolândia esclarece que as UBSs seguirão os protocolos sanitários, a fim de evitar a disseminação do Coronavírus. Dentre as medidas que serão adotadas está manter o distanciamento de dois metros na fila entre as pessoas.

Ainda na fila será feita a triagem de pacientes sintomáticos respiratórios. Ao ser constatada a presença destes pacientes, os mesmos não receberão a vacina e serão encaminhados para a Unidade Respiratória, montada anexa à UPA-24h (Unidade de Pronto Atendimento) Nova Hortolândia, para avaliação médica.

Os funcionários das UBSs estarão vestidos com EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). Eles também intensificarão as medidas de higienização, tais como lavagem de mãos e utilização de álcool em gel.

Confira a lista das UBSs onde estão disponíveis as vacinas:  

UBSHorário
Adelaide 7h às 16h
Campos Verdes 7h às 16h
Nova Europa 7h às 16h
Orestes Ôngaro 7h às 16h
Santa Esmeralda 7h às 16h
Santiago 7h às 16h
São Bento 7h às 16h
São Jorge 7h às 16h
Taquara Branca 7h às 16h
Emeief João Carlos do Amaral Soares 7h às 16h30
Novo Ângulo 7h às 17h
Amanda II 7h às 18h
Rosolen 7h às 18h
Santa Clara 7h às 18h
Amanda I 7h às 19h
Figueiras 7h às 19h
Parque do Horto 7h às 19h
Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Hortolândia tem pancadas de chuvas isoladas

Redação

Publicado

em

Por

Hortolândia regitrou na tarde desta segunda-feira(19) pancadas de chuvas isoladas por várias regiões. A temperatura chegou a máxima de 28°C.

Publicidade

De acordo com o Climatempo, o clima desta segunda deve se repetir na Terca-feira(20), também com possibilidade de pancadas de chuvas isoladas.

Ainda de acorco com nuvens devem diminuir apenas nas proximidades do final de semana.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Noticias

Publicidade

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares