Connect with us

Nossa Cidade

Associação Pestalozzi vai se instalar em Hortolândia

Fundada em março deste ano, a entidade, que é apoiada pela Prefeitura, deve começar a funcionar até o final deste ano

Associação Pestalozzi - Hortolândia (SP)

Anuncio

Hortolândia vai ganhar, até o final deste ano, mais uma instituição que atende pessoas com deficiência. É a Associação Pestalozzi, uma rede que congrega cerca de 250 unidades no País e atua no Brasil há mais de 70 anos, onde é referência no atendimento e assistência gratuita à PCD (Pessoa Com Deficiência), buscando acolher, educar e integrar à sociedade pessoas com deficiência, ricas ou pobres. O nome da entidade faz homenagem ao pedagogo suíço Johann Heinrich Pestalozzi (1746-1827), considerado um dos maiores educadores da era moderna, responsável por imaginar a escola como uma extensão do lar, um ambiente que ofereça à criança uma atmosfera de segurança e afeto.

A iniciativa tem o apoio da Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Educação. Nos horários livres, fora do expediente oficial, profissionais da pasta têm prestado assessoria técnica, ajudando a elaborar o projeto pedagógico. Além disso, a entidade tem como presidente de honra a secretária de Educação e primeira-dama, Cleudice Baldo Meira.

Atualmente, a cidade conta com duas entidades que atendem pessoas com deficiência: o CIER (Centro Integrado de Educação e Reabilitação) “Romildo Pardini”, vinculado à Administração, e o CCART (Centro de Convivência Aprendizagem Reabilitação e Trabalho), ONG (Organização Não Governamental) parceira da Prefeitura. O CIER atende, atualmente, 300 alunos com acompanhamento por distúrbio de aprendizagem, 115 alunos frequentes em oficinas e escola especial, além de 350 que estão nas escolas no Programa AEE (Atendimento Educacional Especializado). O CCART atende 84 alunos, entre 15 a 53 anos, com deficiência intelectual.

Advertisement

Pestalozzi Hortolândia

Fundada em 17 de março deste ano, a Pestalozzi Hortolândia se instala no município graças ao esforço de um grupo de mães que desejam um espaço de formação e integração para os filhos que estão atualmente fora da escola. Segundo a presidente da Associação, a agente de saúde Maria Margareth dos Santos, há no município cerca de mil famílias com jovens, a partir dos 12 anos, nesta situação. A maioria deles sem recursos para ingressar em entidades particulares.

A instituição pretende iniciar as atividades ainda neste segundo semestre, atendendo 10 alunos, entre 16 e 40 anos, com diagnósticos leves e certa independência de movimentos. Serão oferecidas oficinas pedagógicas para alfabetização e também terapêuticas, com dança, teatro, música e artesanato (esta última com produção de artigos que podem gerar renda para a entidade). Depois, progressivamente, haverá uma ampliação nos serviços gratuitos oferecidos.

Doações são bem-vindas

Advertisement

Vencidas as primeiras batalhas de organização, fundação e ingresso no CNPJ, o grupo agora se mobiliza para levantar fundos a fim de reformar a sede, localizada na Rua Bernardino Ferreira Lima, 208, no Jardim Nova Hortolândia. A casa, inicialmente cedida, mas que em breve será alugada, precisa se adequar aos padrões de acessibilidade.

As voluntárias já venderam cachorro quente na praça de alimentação do 3º Hortolendo, a festa literária da Prefeitura, e fizeram uma festa junina ao som do ritmo sertanejo universitário da banda local Tony Marcos e Ruan, que se apresentou voluntariamente na Associação da Guarda Municipal de Hortolândia, no final de junho. No próximo domingo (04/08), promoverão um almoço solidário, no bairro Nova Hortolândia para aproximar os parceiros, voluntários e os amigos da Associação. Cada convidado leva um alimento e participa da disputa por uma bicicleta doada por um parceiro colaborador.

A instituição está aberta a doações, tanto de profissionais que possam atuar voluntariamente na entidade como de empresas e munícipes interessados em auxiliar na instalação e manutenção da casa. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 3897-6765. Doações em dinheiro podem ser feitas na conta da Associação Pestalozzi de Hortolândia (CNPJ 18.303.119/0001-07) na Caixa Econômica Federal, número 3951-0, agência 4226.

“A deficiência não é um problema ocasional. É proveniente do nascimento humano. No município, temos duas instituições, mas precisamos de mais. Somos uma cidade de trabalhadores e o poder público sempre vai ser acionado para suprir esta demanda”, afirma Margareth. “Fundamos uma associação para atender às crianças e pessoas mais velhas. É fundamental porque boa parte desta população está desassistida”, acrescenta.

Advertisement

“Há muitos jovens em casa que precisam voltar à escola”, explica Kelly Harumi Lírio Tamashiro, diretora do Ensino Fundamental da Prefeitura e educadora voluntária, a frente do grupo que elabora o projeto pedagógico da Associação. “A Pestalozzi vem somar às outras que já existem. Quanto mais instituições para atender às pessoas com deficiência, melhor. Assim, o município fica mais bem assistido. Esperamos que, no futuro, venha também a APAE (Associação de Pais e Amigos de Excepcionais), para que nossos jovens desenvolvam outras habilidades”, afirma.

Hortolândia tem um número grande de pessoas com deficiência. Muitas não têm instituição para participar”, esclarece a secretária de Educação e presidente de honra da Pestalozzi local, Cleudice Baldo Meira. “A Pestalozzi abarca todas as deficiências e tem a possibilidade de acolher as que são maiores. É uma conquista para a nossa cidade e representa uma oportunidade para os jovens com deficiência que podem continuar aprendendo e ter acesso a uma série de atividades”, diz a secretária.

De acordo como Censo Demográfico de 2010, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), existem 11.288 pessoas com algum tipo de deficiência em Hortolândia. São 3.503 pessoas com deficiência motora; 377 com deficiência auditiva; 2.545 com deficiência mental e 4.863 com deficiência visual.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Nossa Cidade

Modernização no Campo do Rosolém para receber jogos do futebol amador da cidade

Modernização no Campo do Rosolém

A modernização no Campo do Rosolém, que é o principal palco do futebol amador em Hortolândia, proporcionará uma nova aparência para toda a área.

Na noite de ontem (23), o prefeito Zezé Gomes esteve pessoalmente no local para vistoriar a conclusão dos trabalhos. Ele comentou ainda o seguinte:

Anuncio

Realizamos o teste da nova iluminação após a troca das lâmpadas e a realocação das torres para trás da arquibancada, melhorando a visibilidade dos torcedores, no Campo do Rosolém. O espaço está bonito e agradável para receber os jogos de futebol da nossa cidade. O gramado também foi renovado, assim como a área externa ao redor da praça esportiva. O trabalho não para por aqui. Até um brinquedão para as crianças será instalado. O campo recebeu ampliação da arquibancada, enfim, tudo pronto para a nossa temporada de competições. Continuamos fortalecendo o esporte e contribuindo com a melhoria das estruturas esportivas de Hortolândia“.

Mais detalhes sobre a Modernização no Campo do Rosolém

Essas melhorias não apenas beneficiam os praticantes e admiradores do futebol amador, mas também reforçam o compromisso da administração municipal com o desenvolvimento do esporte local e com o bem-estar da comunidade.

Advertisement

Com uma estrutura revitalizada e mais funcional, o Campo do Rosolém está preparado para receber emocionantes partidas e eventos esportivos, proporcionando momentos de lazer e integração para todos os moradores de Hortolândia.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Parque Linear do Perón já tem previsão para ser entregue: confira

Parque Linear do Perón

Hortolândia se prepara para receber uma nova área de convivência, lazer e prática esportiva, em meio à natureza. Trata-se do Parque Linear do Perón, localizado na altura da Avenida Antônio da Costa Santos, entre a Rua Cachoeira Paulista e a Rua Um, na região do Parque Perón.

A previsão é que o novo equipamento público seja entregue à população ainda no primeiro semestre deste ano, coincidindo com as comemorações do aniversário de 33 anos de Hortolândia.

Anuncio

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o futuro parque terá aproximadamente 14 mil metros quadrados e contará com playground, quiosques, academia ao ar livre e pista de caminhada conectada ao Corredor Metropolitano.

No entanto, um dos aspectos mais significativos da obra envolve questões históricas e ambientais: a preservação da nascente do Ribeirão Jacuba. Este curso d’água é intrinsecamente ligado às origens do município, às lutas pela emancipação e é considerado o principal curso d’água da cidade.

Advertisement

A nascente do Jacuba, que emerge no Perón, atravessa diversos bairros, como Jd. Santa Emília e Vila Inema, e passa pelo Parque Socioambiental Remanso das Águas, cortando o município até encontrar o Ribeirão Quilombo, já em Sumaré, conforme informações da Secretaria de Meio Ambiente.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Saiba quais UBSs realizarão vacinação contra Dengue em Hortolândia no próximo sábado (27)

vacinação contra Dengue

Neste sábado (27), Hortolândia realiza mais um dia de vacinação contra Dengue, das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Amanda I, Campos Verdes e Rosolém. Segundo a Secretaria de Saúde, serão distribuídas senhas até às 16h.

A vacinação é direcionada exclusivamente para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Para receber a dose, é necessário apresentar algum documento com foto e o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas).

Detalhes sobre a vacinação contra Dengue em Hortolândia

Anuncio

Hortolândia já recebeu 4.298 doses da vacina do governo do Estado, imunizando até o momento 411 pessoas. A expectativa da Secretaria de Saúde é ampliar esse número com a vacinação deste sábado.

Além da vacina contra a Dengue, também será realizada a imunização contra a gripe, porém exclusivamente para os públicos-prioritários da campanha deste ano.

Advertisement

Ana Paula Fernandes, coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria de Saúde, destaca a importância da vacinação e ressalta que o número de pessoas imunizadas até agora está dentro das expectativas.

Conforme as diretrizes do Ministério da Saúde, a vacinação contra a Dengue consiste em duas doses, com intervalo de três meses entre elas. Cada UBS contará com três salas para vacinação contra a Dengue e uma sala para vacinação contra a gripe.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

campeonato de boxe melhor idade campeonato de boxe melhor idade
Esportes6 horas ago

Melhor idade de Hortolândia competem em campeonato de Boxe

Luvas, protetor bucal, capacete e coletes de proteção são alguns dos equipamentos que os idosos de Hortolândia usarão no 1º...

Modernização no Campo do Rosolém Modernização no Campo do Rosolém
Nossa Cidade10 horas ago

Modernização no Campo do Rosolém para receber jogos do futebol amador da cidade

A modernização no Campo do Rosolém, que é o principal palco do futebol amador em Hortolândia, proporcionará uma nova aparência...

Parque Linear do Perón Parque Linear do Perón
Nossa Cidade11 horas ago

Parque Linear do Perón já tem previsão para ser entregue: confira

Hortolândia se prepara para receber uma nova área de convivência, lazer e prática esportiva, em meio à natureza. Trata-se do...

vacinação contra Dengue vacinação contra Dengue
Nossa Cidade12 horas ago

Saiba quais UBSs realizarão vacinação contra Dengue em Hortolândia no próximo sábado (27)

Neste sábado (27), Hortolândia realiza mais um dia de vacinação contra Dengue, das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de...

trem intercidades trem intercidades
Nossa Região13 horas ago

Trem Intercidades, que passaria pela RMC, tem assinatura do contrato suspensa

O Trem Intercidades, projeto que ligaria Campinas a São Paulo, teve sua assinatura de contrato de concessão suspensa, temporariamente, pela...

Jardim Nossa Senhora Auxiliadora Jardim Nossa Senhora Auxiliadora
Policial17 horas ago

Operação policial no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora apreende drogas e leva menor de idade para a delegacia

Na manhã da última segunda-feira (22), uma operação policial foi realizada no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora, em Hortolândia, para coibir...

Jd. Santa Emília Jd. Santa Emília
Policial17 horas ago

Suspeito de tráfico de drogas tenta fugir da polícia, mas é detido no Jd. Santa Emília, em Hortolândia

Na madrugada de hoje (24), uma equipe policial seguia em patrulhamento pelo bairro Jd. Santa Emília, em Hortolândia, quando avistaram...

Advertisement
cinema

Populares